QUEM SOMOS E NOSSO COMPROMISSO

Somos uma igreja evangélica, pentecostal, fundamentada na Palavra de DEUS, da qual não abrimos mão de sua importância para o crescimento da igreja e das pessoas.



terça-feira, 24 de janeiro de 2017

CUMPRINDO A MISSÃO QUE JESUS NOS DEIXOU




I-INTRODUÇÂO

MATEUS 10:1-15-1 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.
2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
3 Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;
4 Simão Cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
5 A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
6 mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
7 e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
8 Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
9 Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos;
10 nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento.
11 Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela é digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis.
12 E, ao entrardes na casa, saudai-a;
13 se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.
14 E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

O texto que acabamos de ler mostra o SENHOR JESUS bem no começo de seu ministério, dá uma ordem a seus discípulos que é a ordem prioritária para a igreja em todos os tempos, mas que as vezes perde um pouco de sua importância na visão de algumas pessoas.
Vamos ver que ordens foram essas:


II- JESUS QUER UMA IGREJA VÁ AO ENCONTRO DOS PERDIDOS 

MATEUS 10:1,5-6- 1 E, chamando a si os seus doze discípulos,
MATEUS 10: 5 A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
MATEUS 10 :6- 6 mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;

Irmãos Jesus teve 3 anos de ministério terreno, neste período escolheu seus doze discípulos e os ensinou o seu evangelho.

Porém o que se percebe é que rapidamente após escolhe-los, depois de um preparo inicial, Jesus os chama e ordena que estes saiam em busca das ovelhas perdidas, daqueles que sofrem, para trazer-lhes alivio.

Irmãos o que vemos ao nosso redor é um tempo propício para exercitarmos a nossa fé, e agirmos na autoridade que Cristo nos deu, pregar a Palavra, acompanhada da operação de milagres, prodígios e maravilhas, mostraremos a estas pessoas que Jesus vive e tem poder de mudar toda e qualquer situação.

Desde o começo Jesus queria que nós entendêssemos isso a importância de ir, de sair, de ministrar em todo tempo na vida das pessoas.

No antigo testamento o SENHOR diz através do profeta Isaias

ISAIAS 6:8-8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

No Novo Testamento Jesus reafirma esta prioridade

Esta é a missão de Jesus

LUCAS 19: 10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Esse é o desejo de Jesus

I TIMÓTEO 2:3-4- 3 Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

O que as vezes nos impede de ir em busca do perdido é o tamanho da marca que aquele pecado deixa transparecer, o quão horrível é aquilo que aquela pessoa está presa.

Mas o nosso olhar deve estar para a beleza daquela criatura que foi feito imagem e semelhança de Deus e que está presa ao pecado, quando olhamos assim entendemos que aquela pessoa precisa da mensagem de salvação.

Irmãos é isto que diferencia a igreja, os cristãos dos fariseus.

LUCAS 15:1-2- 1 Ora, chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
2 E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.

Devemos encontrar inclusive os perdidos dentro da igreja. Que são aqueles que: (A parábola do filho pródigo é um exemplo disso LUCAS 15:11)

Estão dentro da igreja mas não obedecem o mandamento principal de amar a Deus e ao próximo, ou seja não se incomodam com os irmãos.

Estão dentro da igreja mas apenas querem julgar os outros;

Vive dentro da igreja mas não é livre, está preso, não tem prazer, obedece por medo, faz as coisas esperando reconhecimento.

Vive dentro da igreja mas seu coração está cheio de amargura;

Vive dentro da igreja mas não se sente dono daquilo que é do pai;

Precisamos ministrar para todas estas pessoas perdidas para que elas voltem a ter a alegria da vida, a esperança do futuro.

III- COMO FALAMOS PRECISAMOS ENCONTRAR OS PERDIDOS COM O PODER DE DEUS, PARA QUE AS PESSOAS PERCEBAM QUE JESUS TEM PODER PARA MUDAR QUALQUER SITUAÇÃO

MATEUS 10:1- 1 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.

Muita gente quando se fala em poder, em unção, em cura, libertação, fica pensando que isso e para os mais experientes, aqueles que tem mais tempo de igreja, mas irmão esse chamado para espalhar este poder é para todos nós da igreja do SENHOR.

Todos nós que nos dispomos pela fé nas mãos de Deus, que o buscamos em oração, que mantemos comunhão com Deus pela Palavra, que somos sensíveis ao ensino que nos é oferecido, podemos e devemos fazer esta obra.

O Ministério de Jesus durou três anos, e durante este período de algumas missões para seus discípulos, uma delas era para que eles fossem espalhar o evangelho por completo, ou seja, ainda não eram tão experientes assim na fé, tinham que crescer em muitas coisas mais o SENHOR Jesus lhes enviou.

Veja que ele envia os seus “discípulos”, uma Palavra que as vezes passa desapercebido, mas este termo discípulo significa “ o que recebe instrução” ou seja aquele que ainda está prendendo, não chegou ao fim do aprendizado.

Não eram pessoas mais preparadas que ninguém, estavam ali aprendendo, mas já foram enviados para ministrar sobre os outros;

Amado você é chamado para ir falar do amor de Deus, da graça da salvação, mas acima de tudo ministrar com poder na vida das pessoas ao seu redor.

É tempo de assumir este papel com ousadia, seja eu novo ou velho, é você que Deus envia para este trabalho.

Moisés não era um homem de muito tempo na fé, já que foi criado na corte de faraó, mas Jesus o usou para uma grande tarefa;

Davi ainda era um jovem quando foi chamado por Deus;

Timóteo foi outro destes jovens tremendamente usado por Deus

Ou seja, pessoas que ainda tinham muito que aprender, mas foram chamados para a obra

O PODER DE DEUS É CONCEDIDO TAMBÉM PARA OS QUE AINDA ESTÃO EM APRENDIZADO

Veja que ainda eram discípulos, ou seja pessoas em aprendizado como já vimos, mas o SENHOR os chamou e lhes deu “PODER”, sobre espíritos imundos, para que libertassem pessoas e curassem todos os doentes e todo o mal.

Amado você também recebeu esta autoridade e este poder

JOÃO 1:12- 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;
ATOS 2: 18 e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.

Veja sobre toda carne, que tem a Jesus como seu SENHOR, está derramada a autoridade e o poder de Deus. Os mais ´preparados, os mais novos na fé, enfim todos.

Mesmo os mais novos na fé têm poder e autoridade para derrotar os inimigos espirituais.

I JOÃO 2:14 Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.

Meninos aqui se referem aos crentes recém salvos

O que precisamos é reconhecer a nossa capacitação com esta autoridade e agir, assim como Pedro ao subir ao templo para orar.

ATOS 3: 6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.

IV- O PODER ESPIRITUAL É APERFEIÇOADO QUANDO A APLICAMOS O PRINCIPIO DA AUTORIDADE PRIMEIRO EM NOSSA PROPRIA VIDA

MATEUS 10:5- 5 A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;

A autoridade começa em nossa própria vida, com uma submissão a Deus e as suas orientações, esta submissão é o elemento fundamental para a vitória espiritual.

Veja que a primeira grande demonstração de autoridade era de controlar os desejos dos discípulos, em pregar para qualquer um que encontrassem, mas havia uma determinação do SENHOR para não fossem aos gentios, nem mesmo aos samaritanos.

E foi o que eles fizeram quanto mais fizeram maior o poder sobre sua vida

Veja que depois de dizer a forma como o SENHOR queria que eles desenvolvessem sua missão o poder foi ampliado naquilo que poderiam fazer.

Não entre nas cidades dos gentios, nem dos samaritanos, mas as ovelhas perdidas da casa de Israel.

Além disso disse qual seria a pregação.

MATEUS 10:8- 8 Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí.

Veja que andando conforme a orientação, aplicando a autoridade controlando seus desejos, se mantendo em obediência além de curar, de libertar o poder é ampliado para “ressuscitar os mortos”.

Quem vive debaixo de autoridade em obediência cresce em tudo.

DEUTERONOMIO 28: 1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;
2 e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:

V- O PODER ESPIRITUAL SE APERFEIÇOA QUANDO VIVEMOS SEM APEGO AS COISAS HUMANAS

MATEUS 9:10-11 - 9 Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos;
10 nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento.
11 Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, N saber quem nela é digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis.

Irmãos as coisas humanas, materiais são necessárias para a vida de qualquer um, porém não podem ser a nossa preocupação prioritária.

Veja que o desafio para aqueles homens era para que eles fossem na total dependência de Deus, não era para levar dinheiro para compra de nada, nem mesmo um alforje para carregar algo que havia sido conseguido, muito menos duas roupas.

Você já imaginou que orem aparentemente difícil, porém o SENHOR queria que eles começassem a entender que o poder que estava sobre eles, iria prover a cada um do necessário para uma boa vida na missão.

Dependência de Deus, pois digno é o obreiro do seu salário.

A dependência crê na provisão de Deus não fica temeroso e muito menos perplexo, lembra quando Deus pediu a oferta de seu filho a Abraão?

Quando menino perguntou onde estava o holocausto o que Abraão respondeu?

GENESIS 22:8- 8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos.

Irmãos se quer mais poder de Deus em sua vida não hesite em viver na dependência de Deus sempre e em todas as circunstancias.

VI – O PODER DE DEUS NOS DA A DEVIDA NOÇÃO DE COMO DEVEMOS TOMAR CUIDADO COM NOSSOS ENVOLVIMENTOS

MATEUS 10:11- 11, Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui.

Veja que o SENHOR nos chamou para uma grande obra e nos capacitou com algo precioso que é seu poder e sua glória sobre nós. Algo precioso demais e tem que ser preservado.

A outra parte desta capacitação é o confronto com o mal, que faz com que a gente tenha que preservar uma vida em santidade.

Por isso o SENHOR orienta, encontre uma casa digna, da mesma fé e lá fique, cuidado para não estabelecer uma vida de qualquer forma.

Você pode se envolver com pessoas que não são da mesma fé para fazer diferença, evangelizar.

MATEUS 10:12-15- 12 E, ao entrardes na casa, saudai-a;
13 se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.
14 E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

CONCLUSÃO

Amados o SENHOR quer que cada um de nós individualmente saia em busca dos perdidos, e os traga ao conhecimento de Jesus.

O poder de Deus está derramado em nossa vida, para que ao momento em que assumirmos esta postura, o SENHOR operar.

Precisamos cuidar para que não pensemos apenas nas conquistas humanas.

E cuidar para que nosso envolvimento não seja um fator a atrapalhar o mover de Deus.








Nenhum comentário:

Postar um comentário