quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Culto de Oração
Igreja Água Viva
Quarta-feira - 25/01/2017
Pregação: Diaconisa Daniela

Resumo

Salmos 57:2

2 Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.

O amor do SENHOR é muito grande e nós não temos a noção da magnitude desse amor.

Quando a gente começa enfrentar uma luta, uma dificuldade, ou quando oramos por muito tempo e não temos a resposta no tempo em que queremos, a gente começa a fazer um monte de questionamos sobre o amor de DEUS, começamos a questionar sobre o caráter de DEUS.

DEUS faz tudo por nós.

A primeira coisa que eu pensei foi no filho, não como filho mimado, mas num filho que pode sempre contar com o pai, um filho que pede conselhos ao nosso pai.

A gente tem pai e tem essa noção de como é bom poder contar com o nosso pai. Se podemos contar com um pai que é imperfeito, imagina contar com um Pai que é perfeito, um Pai cheio de amor. Podemos contar com um Pai Eterno.

A segunda coisa que pensei é que geralmente é a mãe que faz tudo pelo filho.

DEUS faz tudo por nós.

Isaías 49:15

15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

DEUS não esquece de você. Nem mesmo nesse momento de tribulação. DEUS está sempre cuidando de você.

Não é porque já faz muito tempo que você está orando por uma situação é porque DEUS esqueceu de você, pelo que você tem clamado.

A luta é muitas vezes muito dura e perguntamos: Será que DEUS esqueceu de mim?

Entenda que DEUS é realmente amor. Entenda que DEUS tem um propósito para cada situação.

Vamos ver alguns exemplos na Bíblia:

Isaías 36:1-7 e 14-22

1 E aconteceu no ano décimo quarto do rei Ezequias, que Senaqueribe, rei da Assíria, subiu contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou.

2 Então o rei da Assíria enviou a Rabsaqué, de Laquis a Jerusalém, ao rei Ezequias com um grande exército, e ele parou junto ao aqueduto do açude superior, junto ao caminho do campo do lavandeiro.

3 Então saíram a ter com ele Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista.

4 E Rabsaqué lhes disse: Ora dizei a Ezequias: Assim diz o grande rei, o rei da Assíria: Que confiança é esta, em que esperas?

5 Bem posso eu dizer: Teu conselho e poder para a guerra são apenas vãs palavras; em quem, pois, agora confias, que contra mim te rebelas?

6 Eis que confias no Egito, aquele bordão de cana quebrada, o qual, se alguém se apoiar nele lhe entrará pela mão, e a furará; assim é Faraó, rei do Egito, para com todos os que nele confiam.

7 Porém se me disseres: No Senhor, nosso Deus, confiamos; porventura não é este aquele cujos altos e altares Ezequias tirou, e disse a Judá e a Jerusalém: Perante este altar adorareis?

14 Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar.

15 Nem tampouco Ezequias vos faça confiar no Senhor, dizendo: Infalivelmente nos livrará o Senhor, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria.

16 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Aliai-vos comigo, e saí a mim, e coma cada um da sua vide, e da sua figueira, e beba cada um da água da sua cisterna;

17 Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa; terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas.

18 Não vos engane Ezequias, dizendo: O Senhor nos livrará. Porventura os deuses das nações livraram cada um a sua terra das mãos do rei da Assíria?

19 Onde estão os deuses de Hamate e de Arpade? Onde estão os deuses de Sefarvaim? Porventura livraram a Samaria da minha mão?

20 Quais dentre todos os deuses destes países livraram a sua terra das minhas mãos, para que o Senhor livrasse a Jerusalém das minhas mãos?

21 Eles, porém, se calaram, e não lhe responderam palavra alguma; porque havia mandado do rei, dizendo: Não lhe respondereis.

22 Então Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista, vieram a Ezequias, com as vestes rasgadas, e lhe fizeram saber as palavras de Rabsaqué.

O que estava acontecendo é que havia conflito com o rei de Judá. Eles estavam dizendo que tinham vencido outras nações. Foram afrontar não só a nação como também afrontar a DEUS.

Vemos que no versículo 22: e rasgaram as suas vestes em sinal de tristeza.

Levaram a informação ao rei Ezequias.

Isaías 37:1-9 e 33-36

1 E aconteceu que, tendo ouvido isso, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do SENHOR.

2 Então enviou Eliaquim, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e os anciãos dos sacerdotes, cobertos de sacos, ao profeta Isaías, filho de Amós.

3 E disseram-lhe: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia, e de vitupério, e de blasfêmias; porque chegados são os filhos ao parto, e força não há para dá-los à luz.

4 Porventura o SENHOR teu Deus terá ouvido as palavras de Rabsaqué, a quem o rei da Assíria, seu senhor, enviou para afrontar o Deus vivo, e para vituperá-lo com as palavras que o SENHOR teu Deus tem ouvido; faze oração pelo remanescente que ficou.

5 E os servos do rei Ezequias foram ter com Isaías.

6 E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o SENHOR: Não temas à vista das palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram.

7 Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor, e voltará para a sua terra; e fá-lo-ei cair morto à espada na sua terra.

8 Voltou, pois, Rabsaqué, e achou ao rei da Assíria pelejando contra Libna; porque ouvira que já se havia retirado de Laquis.

9 E, ouviu ele dizer que Tiraca, rei da Etiópia, tinha saído para lhe fazer guerra. Assim que ouviu isto, enviou mensageiros a Ezequias, dizendo:

33 Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, ou levantará trincheira contra ela.

34 Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o Senhor.

35 Porque eu ampararei esta cidade, para livrá-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.

36 Então saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos.

O SENHOR não concordou com aquela afronta. DEUS tomou as providências naquela situação.

DEUS mudou a situação, que na visão do homem podia não ter mais jeito.

Ezequias foi buscar a DEUS. Ele estava numa situação totalmente sem saída e ele clamou a DEUS.

A gente passa por um problema e acabamos não vendo o propósito de DEUS e o que vai acontecer lá na frente.

Muitas situações a gente não vê saída. Mas DEUS, por seu imenso amor, nunca nos abandona.

Isaías 38:1-5

1 Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.

2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor.

3 E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.

4 Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo:

5 Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.

Ezequias depois de tudo isso que ele passou, veio a informação de que ia morrer. Mas ele tinha tido a experiência de clamar a DEUS. E novamente ele clamou a DEUS.

Ele não se conformou com aquela situação e buscou ao SENHOR.

Se você está passando por uma tribulação, procure aprender o que DEUS quer ensinar com essa situação.

Ezequias aprendeu com aquela situação.

Outro exemplo na Bíblia:

Gênesis 41:38-42

38 E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?

39 Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.

40 Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.

41 Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.

42 E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.

José tem uma história tão bonita.

Ele foi vendido como escravo injustamente. José injustamente também foi preso.

Se passaram dois anos até que foi chamado para interpretar o sonho do Faraó.

José permaneceu fiel a DEUS. Mesmo com toda aquela injustiça, José permaneceu fiel ao SENHOR.

O resultado é que José se tornou a segunda pessoa mais importante do mundo naquela época. DEUS precisava de José para livrar seu povo da fome.

É da mesma forma das nossas vidas. DEUS sabe o que está além do que estamos vivendo. DEUS já sabe o que vai acontecer lá na frente.

Não questione a DEUS, permaneça fiel no caminho do SENHOR.

Isaías 48:17

17 Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.

DEUS é quem te ensina o que é útil.

DEUS nos ensina o que a gente precisa aprender. DEUS te guia pelo caminho que você deve andar.

Voltando aos salmos 57:2.

DEUS cuida de nós, ELE é amor.

Temos que clamar ao SENHOR.

LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR JESUS

Resumo feito pelo irmão Robson Santana

0 comentários:

Postar um comentário