quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017





Texto base:
JÓ 2:1-8-1 Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor.
2 Então o Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela.
3 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Ele ainda retém a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.
4 Então Satanás respondeu ao Senhor: Pele por pele! Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
5 Estende agora a mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará de ti na tua face!
6 Disse, pois, o Senhor a Satanás: Eis que ele está no teu poder; somente poupa-lhe a vida.
7 Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça.
8 E Jó, tomando um caco para com ele se raspar, sentou-se no meio da cinza.

O texto que lemos vemos Satanás se apresentando diante do SENHOR, o cenário assim como no capítulo 1 do mesmo livro, é a corte aonde os anjos se apresentam diante do ETERNO, do DEUS TODO PODEROSO.

Nesta segunda apresentação diante do Senhor narrada no livro de Jó, já lhe se havia sido permitido provar a Jó, que havia perdido sua família, suas riquezas Mas mesmo assim mantinha a integridade de sua fé.

Neste novo encontro percebemos algumas coisas com profundo valor espiritual.

II- O INIMIGO NUNCA VAI DEIXAR DE NOS RODEAR

JÓ 2:1-1 Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor.

O texto mostra que outra vez o inimigo se apresenta na presença do SENHOR e questionado de onde vinha, ele novamente fala que vinha de percorrer a terra e andar por ela.

Veja que coisa interessante o inimigo em seu objetivo de nos derrubar, eliminar, mesmo quando é derrotado, humilhado ele não desiste ele continua em seus objetivos.

ELE não desiste de tragar, de derrubar, de atacar as pessoas para separá-las da alegria, da paz, da felicidade, seu intuito continua sendo o de destruir.

Que lição interessante para cada um de nós, um ser julgado, derrotado que sabe que nada poderá mudar o seu destino final não desiste, persiste em seus objetivos. E nós que temos a Palavra de vitória, de bênçãos, muitas vezes diante de uma pequena adversidade, acabamos por desanimar e até desistir de nossos objetivos. 

Essa visão deve nos alertar a não desistir nunca.

Mas outra coisa que ser como alerta aqui, é que devemos  viver em constante vigilância, com aquilo que tenta nos influenciar, influenciar minhas ações, o meu falar, o meu ouvir, para não cair nas armadilhas, nos ardis do inimigo.

O inimigo  tenta sempre, porque como um ser espiritual ele não se cansa, não precisa se alimentar, dormir, descansar, mas se estivermos preparados e firmados no SENHOR ele foge de nós.

TIAGO 4:7-7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

Primeiro nos preparamos sabendo que apesar de astuto, inteligente, ele é repetitivo em seus comportamentos, o que para um cristão que le a Biblia se torna fácil identificar seus modos.

Segundo ele não nos ataca de qualquer jeito, tem seus modos de agir e nos ataca na hora em que estamos mais debilitados espiritual, emocional e fisicamente, por isso que devemos ter uma vida espiritual constante de: congregar, meditar e orar, para não cairmos neste estado de debilitação sendo alvos fáceis para o inimigo.

Terceiro sua arma mais usada contra nós está descrita em 

I JOÃO 2:16-16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.

Ele vai nos oferecer coisas, mas tudo que vem dele é ilusório.

.JOÃO 10:10-10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Lembre-se na tentação de Jesus ele ofereceu coisas que não estavam sob seu domínio, tentando enganar a Jesus.

Não basta conhecermos o suficiente sobre espíritos malignos e como eles operam para termos vitória sobre eles, é preciso acima de tudo entregar nossa vida ao SENHOR, sermos obedientes a ELE e fugir dos desejos da nossa natureza carnal, resistindo à soberba da vida e à cobiça dos olhos, e encher-nos do Espírito Santo, pois é a presença deste emnosso coração que nos torna santos e gera em nós o Seu fruto 

Gálatas 5.22-23-22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

III- AS NOSSAS ATITUDES EM TODO TEMPO TEM REFLEXO NA BATALHA ESPIRITUAL QUE ENFRENTAMOS.

JÓ 2:3-3 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Ele ainda retém a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.

Veja o que o SENHOR diz aSatanás:” se ele tinha observado como Jó, mesmo depois da prova ao perder tudo, seus filhos e suas riquezas,  mantinha ainda sua integridade espiritual”

A atitude de Jó, foi lançada na cara de Satanás, para provar que ele era um mentiroso e nada do que dizia se confirmava, veja que Satanás na primeira aparição diante do SENHOR, havia lhe dito que se ele permitisse que tudo fosse tirado de Jó, ele se rebelaria contra Deus.

JÓ 1:8-11-8 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?
9 Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde?
10 Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra.
11 Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face!

Diante disso foi permitido a Satanás tirar tudo de Jó, porém mesmo assim Jó permaneceu integro, mostrando que Satanás não tem conhecimento da mente, do tamanho da fé de cada um, ele tenta desestabilizar aqueles que não sabem que podem mais que ele.
Com isso foi envergonhado diante de Deus.

As nossas reações ao que enfrentamos aqui, são as armas de humilhação ou engrandecimento do inimigo no mundo espiritual.
Quando resistimos com fé diante das provas, as adversidades da vida, envergonhamos ao inimigo, e nesta resistência o vencemos



IV- NÃO FIQUE SURPRESO SE VOCE ESTÁ REAGINDO COM FÉ E A LUTA SE AGRAVA UM POUCO MAIS.

JÓ 2:1-7-1 Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor.
2 Então o Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela.
3 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Ele ainda retém a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.
4 Então Satanás respondeu ao Senhor: Pele por pele! Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
5 Estende agora a mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará de ti na tua face!
6 Disse, pois, o Senhor a Satanás: Eis que ele está no teu poder; somente poupa-lhe a vida.
7 Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça.

Veja que Jó havia perdido seus bens, seus filhos e filhas , seus servos e com isso toda a riqueza, a sustentação de uma vida, conseguida através de muito esforço, e se mantinha integro, pela fé que ele tinha, estava na certeza que o DEUS o livraria em breve desta situação ou o levaria para A GLÓRIA.

JÓ 1:21-22-21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.
22 Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Quando Jó poderia estar pensando, que não havia como ficar pior, o inimigo requer mais, ataca com mais força, tentando fazer com que ele rejeite a fé, a Deus, e causa-lhe uma doença incrível, 

JÓ 2:7-7 Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça.

As provas podem as vezes piorar, devemos pedir para Deus nos sondar, como fez o salmista no:

Salmos 139:23-24-23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos;
24 vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.

Mas nem sempre a luta se agravar significa que você não está no caminho certo, agindo certo, exercendo sua fé de maneira correta, que Deus não está olhando para você, cuidando de você.

Veja Jó se mantinha integro, cheio de fé, e a situação ficou ainda mais grave.

Veio sobre ele um tipo de lepra, que o fazia sofrer muito também fisicamente.

A luta aumenta, mas com certeza dentro daquilo que podemos suportar, mais com um proposito, conforme diz o texto de:

ROMANOS 5:3-5-3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,
4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;
5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

A tribulação produz perseverança. 

Se você perseverar, verá o resultado. 

Esse resultado é a experiência. 

Você só terá experiência se não desistir. 

E o fato de ter tido experiência, te trará esperança. 

Será uma lição para todas as vezes que passarmos novamente por uma tribulação, entendendo que vamos supera-la, pois o que aprendemos na experiência nos dá a esperança que sempre conseguiremos, pois a esperança não desaponta.

Quando temos experiência com Deus, sabemos em quem estámos confiando. E por isso não desistimos até a vitória.

IV - NÃO ACEITE CONSELHOS DE QUEM QUER APENAS O MAIS FÁCIL

JO 2:9-9 Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua integridade? Blasfema de Deus, e morre.

Jó agora esta diante de sua esposa que o aconselha a abandonar a sua fé e morrer, dizendo a ele que esse Deus que tu cres não existe. Então desiste de tudo e morre

Veja o homem que foi um dos mais ricos e poderosos do oriente, agora é um ser em completa destruição, sem apoio de ninguém, nem mesmo de sua mulher.

Mas mesmo assim se manteve fiel aquilo que cria

JO 2:10-10 Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.

Não bastasse isso vieram os amigos de Jó, homens religiosos, mas naõ conheciam a Deus e começaram a lhe dar muitos conselhos equivocados.

O achavam pecador, em falta contra Deus colocavam sobre ele um peso que não era verdadeiro

Cuidado mesmo com os conselhos de gente que parece conhecer a fé, mas na realidade está baseado num conhecimento equivocado e em vez de te ajudar só te atrapalha.

Conclusão

Irmãos aprendemos aqui nesta noite que a nossa vida cotidiana necessita de preparação e atenção, porque o inimigo de nossas vidas não param de se apresentar contra nós.
Porém aprendemos também que ele já está julgado e condenado e que sobre nós a uma ordem de vitória.

O que precisamos é não aceitar o caminho mais fácil, os maus conselhos, abendo que todas as nossas atitudes são espirituais e tem efeito na batalha espiritual que travamos.
Mas uma coisa é certa NELE somos mais que vencedores

0 comentários:

Postar um comentário