quarta-feira, 18 de outubro de 2017



I-             INTRODUÇÃO

I PEDRO 5:8- 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;

O apóstolo Pedro escreve esta carta aos cristãos que estavam sendo alvo de perseguições cada vez maior, principalmente após Nero ter incendiado Roma e colocado a culpa nos cristãos.

Seu objetivo era ensiná-los a viver votriosamente, mesmo no meio de toda esta hostilidade.

Creio que é uma carta que seus efeitos atravessam ao tempo, e chegam até nós hoje, como a atualidade como se tivesse sendo escrita hoje.

Pois a hostilidade, o preconceito cresce contra a fé, num mundo mau e corrupto como o de hoje.

Pedro mostra a ELES e a nos que o inimigo (o Diabo)  vive nos rodeando como leão buscando a quem possa tragar.

Mas o mesmo Pedro em seguida mostra algo muito interessante diante destas investidas.

I PEDRO 5:9-9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.

A questão é como podemos enfrentar e resistir ao inimig que ele denomina de leão?

Usando a figura do leão que nos ataca, vale a pena a gente entender algumas situações para que a gente não seja tragado.

II – A PRIMEIRA COISA A APRENDER É QUE LEÃO TEM MEDO DE FOGO

Entendendo o que a Palavra de Deus nos diz, em I PEDRO 5:8 – “ o adversário anda ao derredor, buscando uma oportunidade de atacar a sua presa, ele não ataca de uma hora para outra, ele primeiro observa, e espera uma oportunidade para atacar, quando a vítima está despreparada, desatenta, etc.

Você já deve ter percebido em filmes que as pessoas experientes na floresta, quando param para descansar ou se alimentar, a primeira coisa que eles fazem é acender uma fogueira para  espantar animais ferozes

Isto acontece porque enquanto tiver fogo aceso no local o  leão não ataca se mantém distante.
Trazendo isso para o lado espiritual, meu irmão enquanto eu e você estivermos cheios do fogo do espirito santo, do  fervor na fé, nos o mantemos afastados o leão.

Irmãos o diabo vai continuar ao derredor, procurando uma situação para diminuir ou acabar com o fogo, mas enquanto o fogo de Deus estiver  queimando dentro de você, ELE não ataca.

A Palavra de Deus diz que Deus é fogo consumidor e nós temos que ser iguais a ELE.

O grande problema é que nós os cristãos as vezes nos esquecemos de alimentar o fogo de maneira que em todo tempo ele fique forte e visível, quando não alimentamos o fogo, ele vai diminuindo as vezes sem percebermos e aí que o inimigo invade o local onde estamos para nos destruir.

Irmãos a maneira de nos protegermos é manter o fogo aceso: através da oração, da busca de unção, da meditação na Palavra, no serviço do reino, etc.

II – A SEGUNDA COISA INTERESSANTE É QUE LEÃO ATACA OS ANIMAIS ISOLADOS

Como a maioria dos animais selvagens , eles não atacam  um grupo de animais, possivelmente porque eles juntos o matariam.

Qual sua maior arma isolar a presa de seu bando, e ai a ataca  e a destrói

Na vida espiritual o inimigo age da mesma forma, ele procura fazer com que a vítima se isole do grupo, através de decepções, desanimo, por estar fraca e não conseguir acompanhar o grupo, ou ainda aquelas que são novas e não conhecem a estratégia.

Por isso a impotância registrada na Palavra de Deus, dos crentes estarem juntos, não se isolarem. Pelo contrário a sempre uma advertência a não ficarmos sós.

Juntos o resultado é melhor

ECLESIASTES 4: 9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

Juntos não ficamos desprotegidos

ECLESIASTES 4: 10 Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante.

Juntos a brasa não se apaga, já vimos que a maneira de manter-nos protegidos do ataque do inimigo é mantendo o fogo aceso e bem forte e aí quanto mais brasas juntas maior é a altura do fogo, juntas elas  têm o poder de aumentar o fogo, então meu irmão não deixe de se congregar: igreja, célula, etc, mantem seu poder de afastar o inimigo sempre ativo.

Toda vez que nós nos afastamos  da comunhão da igreja, ficamos vulneráveis e desprotegida.

 III – A TERCEIRA COISA INTERESSANTE ELES PREFEREM AS TREVAS

Os estudiosos mostram que os leões preferem atacar ao anoitecer, no meio da escuridão, quando não são facilmente notadas as sua aproximação.
Para um leão na floresta o que puca gente sabe é que de suas investidas, apenas 30% se concretizam em sucesso para eles, “A caçada só tem sucesso quando o animal consegue chegar o mais perto possível da presa sem ser percebido”

Trazendo isso ao nível espiritual, o inimigo age melhor quando a trevas, ou seja, ignorância, ou desprezo a Palavra de Deus, pois dessa maneira ele onsegue se aproximar despercebido, pois quanto mais a pessoa anda em trevas, ela não consegue discernir o mal que está se aproximando, mais sucesso no ataque o inimigo consegue.

Por outro lado, quanto mais a pessoa está na luz, e nos sabemos que a Palavra de Deus é luz, mais protegidos estamos:

I JOÃO 1:5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas.
Jesus nos falou que se o seguíssemos, jamais entraríamos em trevas
JOÃO 8: 12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Mostra ainda que quem anda na luz não tropeça
JOÃO 11: 9 Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
10 mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.
Irmão o ambiente preferido do diabo são as trevas, portanto viva na presença de Deus, de sua Palavra e você jamais tropeçara, peça sempre a Deus sobre todos os assuntos revelação, para não dar passos errados, nossa vitória depende  do nível de revelação que temos. 
 IV – A QUARTA COISA INTERESSANTE QUE O PRATO PREDILETO DOS LEÕES, SÃO OS LENTOS E FERIDOS

Uma das caracteristicas do leão é que eles não conseguem perseguir a sua presa por muito tempo, porque eles se cansam com facilidade, não passando a correr mais que uma s centenas de metros.

Por isso o  leão escolhe a sua presa por eliminação.

Aquelas que têm mais disposição, que correm muito, que são muito fortes vão saindo da sua lista.

Ele está de olho naquela que está mancando, que apresenta algum tipo de debilidade ou ferida.

O leão sabe que uma presa ferida ela está vulnerável, porque a dor a impede de avançar com a manada. Em algum momento ela ficará para trás. Então ele se esquece do restante da manada e foca na presa ferida.

O mesmo faz o diabo, em relação aos cristãos, sua prioridade número um são os cristãos que estão feridos!

Por isso quando temos algum tipo de problema temos que ser rápidos para resolver esses problemas. Porque quanto mais tempo passa, mais a ferida aumenta e mais fácil ficamos como presas fáceis do inimigo.

Veja que a Palavra de Deus incita a que a gente resolva os problemas com rapidez

MATEUS 5:23-24-23 Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.

Fala ainda que quanto mais rápido melhor.

EFÉSIOS 4: 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;

Quanto mais tempo passa, mais a ferida aumenta, mais não conseguimos acompanhar o grupo e ficamos sujeitos a ataques.
Irmãos com todo respeito aos profissionais da área, que ajudam: mas terapia, análise, aconselhamento são ajuda, mas a cura é liberada pela obediência a Palavra e a manifestação do Espirito Santo na igreja, quando ouvimos e pela revelação do Espirito Santo, entendemos a sua importância e começamos a por em prática o que ouvimos.

Conclusão:
Aprendemos aqui nesta noite, que o inimigo vive a nos rodear buscando a quem possa tragar, apesar de atacar de forma indiscriminada, como ele possui limitações, ele faz uma seleção de prioridades a quem atacar pimeiro. Os fracos, feridos, lentos.
Vimos também que ele não ataca onde há fogo, por isso a importância da vida no Espirito.
Outro fator que devemos entender é que ele quer isolar a sua presa, por isso importante estarmos juntos

E sua preferencia é atacar nas trevas, por isso devemos resistir ao pecado e tudo que nos afasta de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário