quarta-feira, 18 de outubro de 2017


I – INTRODUÇÃO

 AGEU 2.1-9 -1 No segundo ano do rei Dario, no sétimo mês, ao vigésimo primeiro do mês, veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu, dizendo:

2 Fala agora ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e ao resto do povo, dizendo:

3 Quem há entre vós, dos sobreviventes, que viu esta casa na sua primeira glória? Em que estado a vedes agora? Não é como nada em vossos olhos?

4 Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos exércitos,

5 segundo o pacto que fiz convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito habita no meio de vós; não temais.

6 Pois assim diz o Senhor dos exércitos; Ainda uma vez, daqui a pouco, e abalarei os céus e a terra, o mar e a terra seca.

7 Abalarei todas as nações; e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos.

8 Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos.

9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos.

Neste momento o povo de Israel estava vivendo momento s difíceis, sob domínio babilônico, onde não se conseguia ver a manifestação de Deus, não conseguiam prosperar, era um deserto espiritual e material na vida do povo de Deus.

Mas Deus como é misericordioso, faz aquilo que sempre faz com seu povo, levanta alguém para confrontar o povo sobre seu modo de andar e o que viria pela frente, através do mover de Deus.

O SENHOR mostra que havia por vir um momento de bênçãos, de glória de restituição como nos mostra os versículos

AGEU 2: 6-7 - Pois assim diz o Senhor dos exércitos; Ainda uma vez, daqui a pouco, e abalarei os céus e a terra, o mar e a terra seca.

7 Abalarei todas as nações; e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos.

Mas como tudo na nossa vida, se concretiza com atitudes de fé, como vamos ver a seguir 

I – NÃO BASEIE A SUA FÉ NA FORMA COMO DEUS AGIU NO PASSADO GLÓRIA

Aqui o SENHOR estava falando com uma geração que havia em sua maior parte nascida em cativeiro e nunca tinham visto o templo e sua suntuosidade e estavam muito felizes porque podiam dizer que agora possuíam um templo para adorar.

Havia também um povo que NO PASSADO eram ainda muito jovem que havia visto o templo de Salomão e sua grandiosidade e beleza. E baseados no que viram ao ver um templo um templo mais modesto, se entristeciam.

Era uma tristeza tão grande que eles pranteavam em alta voz

ESDRAS 3:12-13-12 Muitos, porém, dos sacerdotes e dos levitas, e dos chefes das casas paternas, os idosos que tinham visto a primeira casa, choraram em altas vozes quando, a sua vista, foi lançado o fundamento desta casa; também muitos gritaram de júbilo;

13 de maneira que não podia o povo distinguir as vozes do júbilo das vozes do choro do povo; porque o povo bradava em tão altas vozes que o som se ouvia de mui longe.

Isto acontecia porque eles enxergavam, por comparação ao templo antigo o novo templo como NADA

AGEU 2:3 Quem há entre vós, dos sobreviventes, que viu esta casa na sua primeira glória? Em que estado a vedes agora? Não é como nada em vossos olhos?

Amados a forma como Deus age em cada momento, em cada situação, em cada pessoa podem ser diferentes, mas sem dúvida alguma são sempre as melhores e para o bem daqueles que estão vivendo aquela situação.

Por isso não devemos nos basear no modo de Deus agir no passado, para entender o seu agir no presente.

Você pode estar pensando, mas a Palavra de Deus não nos exorta a isso, quando diz em Lamentações 3:21- Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança”?
Sim mas aqui se refere as promessas, as misericórdias de Deus e não a forma de agir.

Veja um exemplo na cura de dois cegos:

Jesus curou a um cego perto de Jericó de uma forma simples e direta, ministrando sobre a fé daquele cego.

LUCAS 18:41-43- 41 Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja.

42 Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou.

43 Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.

Já no evangelho de Marcos o SENHOR usa barro e saliva para untar a vista dos cegos, que acontece em duas etapas.

MARCOS 8:22-26- 22 Então chegaram a Betsaída. E trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.

23 Jesus, pois, tomou o cego pela mão, e o levou para fora da aldeia; e cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa?

24 E, levantando ele os olhos, disse: Estou vendo os homens; porque como árvores os vejo andando.

25 Então tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos; e ele, olhando atentamente, ficou restabelecido, pois já via nitidamente todas as coisas.

26 Depois o mandou para casa, dizendo: Mas não entres na aldeia.

Veja que não está na forma, mas no crer no poder, nas promessas de Deus.

Já pensou se o cego de Marcos se baseasse na forma de agir do cego de Jericó, com certeza ficaria desanimado, incrédulo e não encontraria a sua cura.

Irmãos esta é uma estratégia do inimigo, para nos fazer não enxergar e receber o poder de Deus, que a gente se baseie em fórmulas, em modos, em tudo aquilo que é palpável para poder viver uma vida de fé.

Outra coisa é entender que aquilo que ficou no passado, as nossas vitórias é muito mais valioso do que estamos vivendo hoje.

Isso é comum se observar no ser humano que relata em seus testemunhos e conversas, que relatam com certo saudosismo os acontecimentos passados e não desenvolvem muita alegria e esperança do que Deus pode fazer daqui por diante.

As pessoas normalmente valorizam o passado sem enxergar o que pode ser vivido no momento.

Exemplo:
Gente que valoriza a família quando os filhos eram pequenos, mas quando eles crescem e começam a ter as suas crises, isso já dá saudades do passado, sem valorizar o que Deus pode fazer agora, nesta crise.
Gente que olha para a vida financeira do passado e acha que ali esteve os anos de ouro, de felicidade, mas não consegue enxergar que mesmo em dias difíceis Deus nos tem dado provisão

Essa é uma estratégia do Diabo para nos paralisar.
O inimigo desenvolveu uma estrutura de pensamento em nossa mente que sempre nos faz pensar que os nossos melhores tempos já passaram.
Que os anos da nossa maior felicidade são parte do passado.  
Irmãos esta é uma estratégia antiga pois enquanto você fica olhando apenas para trás, sua vida presente está paralisada, você dificilmente conseguira atingir seus objetivos.
Alguém uma vez disse, sobre a importância de estar sempre olhando para a frente e usou uma parábola usando o carro, onde o para brisa é enorme em relação ao retrovisor, porque você precisa ter uma visão maior adiante do que olhar para trás, para atingir seus objetivos.
Quem vive do passado acaba não percebe o que Deus quer e pode fazer hoje.
Na igreja moderna se percebe a tendência das pessoas viverem de testemunhos do mover de Deus no passado e não valorizam ou não vivem o que Deus pode e quer fazer hoje.
A Palavra nos exorta a não ficarmos presos as lembranças do passado.
FILIPENSES 3: 13-14- Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,
14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.
HEBREUS 12: 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.
Guarde isso meu irmão: “Se a gente ficar apenas vivendo do passado, o nosso presente não sai do lugar”

 II - NÃO MENOSPREZE O QUE DEUS ESTÁ FAZENDO HOJE EM SUA VIDA

ESDRAS 3:12-13-12 Muitos, porém, dos sacerdotes e dos levitas, e dos chefes das casas paternas, os idosos que tinham visto a primeira casa, choraram em altas vozes quando, a sua vista, foi lançado o fundamento desta casa; também muitos gritaram de júbilo;

13 de maneira que não podia o povo distinguir as vozes do júbilo das vozes do choro do povo; porque o povo bradava em tão altas vozes que o som se ouvia de mui longe.

Irmãos se queremos viver o melhor de Deus na nossa vida, precisamos valorizar tudo o que o SENHOR faz em nos, sejam coisas maiores ou menores do que já vivemos.

Um grande erro é menosprezar o mover de Deus, porque em nosso entendimento não é tão grande, tão bonito, tão valioso, com o que já tivemos contato.

Precisamos eliminar este pensamento de que o mover de Deus é pequeno ou não se comparar com aquilo que eu preciso ou o que ELE já fez, porque o SENHOR nunca nos dá menos que precisamos.

I TIMOTEO 6: 17 manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos;

II CORINTIOS 9:8-10-8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;

9 conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.

10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.

Neste caso de Ageu, o povo estava há 70 anos em cativeiro, sem poder cultuar a Deus porque não havia o templo, agora o SENHOR concede que o templo seja erguido, mas por causa da suntuosidade do templo antigo os mais velhos estavam tristes, enquanto o certo era estar animados porque Deus estava agindo e operando em suas vidas.

Por isso meu irmão valorize todos os momentos do agir de Deus, sendo pequenos ou grandes e você terá a abundância de bênçãos naquela situação, porque nunca nos dá menos que precisamos e vai concluir sua operação com a benção completa.

Mas muitos como os judeus não valorizavam o que Deus estava fazendo, pelo contrário achavam que aquilo era nada perto do que já viram.

AGEU 2:3-3 Quem há entre vós, dos sobreviventes, que viu esta casa na sua primeira glória? Em que estado a vedes agora? Não é como nada em vossos olhos?

Quando a gente não valoriza o que Deus está fazendo, nos enfraquecemos, desanimamos, perdemos a fé de que as coisas vão mudar, que eu sou vitorioso, que o resultado final é a minha benção.

Irmãos o diabo quer que você desista de sua família, que se afunde na dividas pelo pessimismo e estratégias erradas, que você deixe a fé, saia da comunhão da igreja, pelo desanimo.

Veja que quando o SENHOR viu o desanimo daquele povo, que com certeza iria afetar a todos, mandou um recado para o sacerdote transmitir o povo.

Deus falou com o neto do rei Jeconias, chamado Zorobabel e com Josué sumo sacerdote

AGEU 2:4-4 Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos exércitos,


III – OS PEQUENOS COMEÇOS SÃO A REVELAÇÃO DE QUE O MELHOR DE DEUS ESTAR POR VIR

O próprio SENHOR revela ao sumo sacerdote e ao rei que ia fazer algo grandioso.

AGEU 2:6-6 Pois assim diz o Senhor dos exércitos; Ainda uma vez, daqui a pouco, e abalarei os céus e a terra, o mar e a terra seca.
Quando o SENHOR fala em abalar céus, terra e mar, mostrando que Deus faria coisas grandiosas, apesar de ter sido iniciado de forma pequena, e interessante é falar que isso aconteceria “daqui a pouco” ou seja em breve.

O que era necessário para eles era pela fé, saber que mesmo com um início pequeno, o melhor de Deus se concretizaria sem demora.

Mais que isso é que ele encherá de glória aquilo que começou pequeno

AGEU 2:7-7 Abalarei todas as nações; e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos.
Isto mostra que devemos valorizar a Palavra de Deus e suas promessas e não nos guiarmos pelo tamanho do que vemos com nossos olhos acontecendo.
Na sua vida entenda que por menor que pareça as respostas que você vem tendo, tenha certeza que um pouco mais adiante o SENHOR vai se manifestar de maneira grandiosa de modo a abalar a situação.
AGEU 2:21-22-21 Fala a Zorobabel, governador de Judá, dizendo: Abalarei os céus e a terra;
22 e derrubarei o trono dos reinos, e destruirei a força dos reinos das nações; destruirei o carro e os que nele andam; os cavalos e os seus cavaleiros cairão, cada um pela espada do seu irmão.
Veja que o SENHOR não disse a Eles que faria um templo igual ao anterior, mas sim que faria algo muito melhor, assim é na sua vida, Deus não vai reviver o que você já viveu, mas fara você viver coisas melhores e maiores

CONCLUSÃO:

Irmãos amados creia que Deus age de diversas formas e de muitas maneiras, mas em todas elas sempre há o melhor de Deus para nós.
Por isso saiba que você não deve se guiar pelo que vê, mas sim pela sua fé.
Você deve valorizar sempre tudo o que está acontecendo, mesmo que ainda não seja suficiente para resolver o seu problema.
Tenha certeza que com a expressão da fé falta pouco para isso.



0 comentários:

Postar um comentário