quarta-feira, 18 de outubro de 2017

I- Introdução

DANIEL 6: 1-11- Pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte sátrapas, que estivessem por todo o reino;
2 e sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um; a fim de que estes sátrapas lhes dessem conta, e que o rei não sofresse dano.
3 Então o mesmo Daniel sobrepujava a estes presidentes e aos sátrapas; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino:
4 Nisso os presidentes e os sátrapas procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino mas não podiam achar ocasião ou falta alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem falta.
5 Pelo que estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, a menos que a procuremos no que diz respeito à lei do seu Deus.
6 Então os presidentes e os sátrapas foram juntos ao rei, e disseram-lhe assim: Ó rei Dario, vive para sempre.
7 Todos os presidentes do reino, os prefeitos e os sátrapas, os conselheiros e os governadores, concordaram em que o rei devia baixar um decreto e publicar o respectivo interdito, que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, exceto a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
8 Agora pois, ó rei, estabelece o interdito, e assina o edital, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
9 Em virtude disto o rei Dario assinou o edital e o interdito.
10 Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
11 Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.

Eu não sei se você consegue enxergar a importância de ser um homem de oração?
Parece em nossos dias que a importância da oração não é bem compreendida,
Porém a oração é que nos levara a atingir os resultados que tanto buscamos.

JOÃO 16:24-24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo.

Veja que o SENHOR mostra que através da oração, a nossa alegria será completa.

Isso é tão verdade que o inimigo do homem, trabalha em todo tempo para impedir que as pessoas orem.
Como?
Permitindo que alguns inimigos da oração nos ataquem: o cansaço físico, o desanimo por não termos atingido nossos objetivos, as dificuldades de uma sociedade corrompida, os apelos do mundo com suas propostas mirabolantes com promessas de um mundo melhor e a preocupação, uma das mais comuns é a preocupação.
Quando pedimos alguma coisa ao SENHOR, ou quando as circunstâncias não sejam boas, devemos jamais parar de orar e nos alegrar sabendo que Deus nos ouviu.
I JOÃO 5:14-15-14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
15 e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido.
Temos que nos alegrar sabendo que Deus ouviu a nossa oração, a preocupação é você se ocupar com aquilo, enquanto a oração é você largar aquilo nas mãos de Deus.
O texto que lemos fala da vida de um homem de oração, chamado Daniel:

DANIEL 6:10-10 Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

E de tudo que a oração proporciona em sua vida

III – ATÉ O INIMIGO SABE QUE A ORAÇÃO É A FONTE DA VITORIA DO CRENTE

Irmãos neste texto a gente percebe que até os inimigos sabem que a oração e a fonte de vitória, de animo, de força, de poder do crente e procura de todas as maneiras, nos tornar pessoas sem vida de oração
Veja que os inimigos de Daniel queriam achar alguma coisa contra ELE, queriam destruí-lo, mas sabiam que enquanto Daniel estivesse desenvolvendo uma vida de oração eles não conseguiriam.

DANIEL 6: 4-5-Nisso os presidentes e os sátrapas procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino mas não podiam achar ocasião ou falta alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem falta.
5 Pelo que estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, a menos que a procuremos no que diz respeito à lei do seu Deus.

Então o que ELE fizeram, ludibriaram ao rei para que baixasse um decreto, impedindo Daniel de orar.

DANIEL 6: 12 Depois se foram à presença do rei e lhe perguntaram no tocante ao interdito real: Porventura não assinaste um interdito pelo qual todo homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem por espaço de trinta dias, exceto a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, e disse: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.

Amado o inimigo sabe que se nos impedir de orar, seremos alvos fáceis para suas artimanhas e para as derrotas.

Pense nos momentos de suas maiores derrotas, agora pense no tempo deste período que você gastava em oração, com poucas exceções veremos que este era o tempo em que menos orávamos.

Irmãos façam como Daniel, mesmo diante de impedimento, mesmo que seja um momento de sacrifício de algo na nossa vida devemos orar todos os dias, assim como fez Daniel, que mesmo com um decreto do rei, não deixou de orar.

DANIEL 6:10 Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

III- A ORAÇÃO NÃO APENAS ATENDE A MINHA VIDA ESPIITUAL, COMO ME TORNA BEM SUCEDIDO EM TODAS AS DEMAIS ÁREAS EM QUE ME ENVOLVO

DANIEL 6:3-3 Então o mesmo Daniel sobrepujava a estes presidentes e aos sátrapas; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino:

Quando oramos somos aperfeiçoados por Deus, porque na oração o SENHOR através de seu Espirito trabalha em nós, valores, conhecimento, direção, pois o papel do Espirito Santo é de um auxiliador do homem.
O Espirito Santo está em contato com nosso espirito, é ELE que nos auxilia em nossas fraquezas.
ROMANOS 8:26-26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza....
Por ser uma pessoa de oração a gente percebe que Daniel foi aperfeiçoado pelo Senhor

ERA UMA PESSOA INTEGRA,

Daniel é um dos poucos casos das escrituras, em que não se menciona seus pecados, é descrito como um home reto até pelos seus inimigos.
DANIEL 6:5-5 Pelo que estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, a menos que a procuremos no que diz respeito à lei do seu Deus.
Era um homem tão reto, que um dia ao interpretar um sonho do rei, quando no meio de um banquete Deus escreve uma mensagem na parede, que somente Daniel poderia interpretá-la, este o quis presenteá-lo, como inúmeros presentes mas Daniel recusou porque vinham de origem duvidosa.
DANIEL 5:16-17-16 Ouvi dizer, porém, a teu respeito que podes dar interpretações e resolver dúvidas. Agora, pois, se puderes ler esta escritura e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço, e no reino serás o terceiro governante.
17 Então respondeu Daniel, e disse na presença do rei: Os teus presentes fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; todavia vou ler ao rei o escrito, e lhe farei saber a interpretação.

ERA UMA PESSOA COMPETENTE

Daniel se distinguiu por ser mais que competente, por ser excelência, que é muito mais que competente naquilo que faz, por isso serviu a Daniel serviu um total de 4 imperadores babilônios e medo-persas, num espaço de 69 anos.
Serviu aos imperadores babilônicos: Nabucodonosor (Daniel 1:1), Belsazar (DANIEL 7:1), serviu a Dario imperador medo (DANIEL 9:1) e a Ciro imperador Persa (DANIEL 9:1)
No governo de três deles, Nabucodonosor, Belsazar e Dario, ele serviu como primeiro ministro.
Só se assume tais posições sendo um estrangeiro, pela demonstração de competência, com certeza Daniel possuía instrução e através da oração e a comunhão com Deus o SENHOR lhe acrescentou sabedoria e competência.

DANIEL5:13-14- 13 Então Daniel foi introduzido à presença do rei. Falou o rei, e disse à Daniel: És tu aquele Daniel, um dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá?
14 Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham a luz, o entendimento e a excelente sabedoria.

Excelência é buscar o melhor a cada dia, a cada tarefa, a cada ação.

ERA UMA PESSOA QUE PASSA A ENTENDER TUDO O QUE LHE VEM A MÃO PARA FAZER
Daniel interpretou sonhos que nenhum dos sábios do reino poderia fazer, se tornou um excelente administrador fazendo tudo o que se colocava em sua mão prosperar, serviu como primeiro ministro em 3 momentos, o que o fazia a entender de leis, de relacionamentos entre nações, de comercio exterior, de ações financeiras, e discernimento espiritual, etc.

DANIEL 9:22-23-Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, vim agora para fazer-te sábio e entendido.
23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, pois és muito amado; considera, pois, a palavra e entende a visão.

ERA UMA PESSOA PROSPERA

Veja que Daniel estava sobre todos os demais líderes da Babilônia e por isso tinha uma boa vida e comando sobre os demais

DANIEL ¨:2 e sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um; a fim de que estes sátrapas lhes dessem conta, e que o rei não sofresse dano.
3 Então o mesmo Daniel sobrepujava a estes presidentes e aos sátrapas; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino:
Através da oração somos moldados em todas as áreas de nossa vida, para sermos muito mais que bem sucedidos mas excelentes em tudo.

IV – A ORAÇÃO NOS FAZ NÃO TEMER OS HOMENS, MAS CONFIAR MAIS NO SENHOR

Um homem de oração mesmo diante de grande ameaças a sua vida, não teme aos homens e o que eles ameaçam a fazer contra sua vida, a oração o leva a um nível de confiança ainda maior em Deus.

Veja que ao sair o decreto para que ninguém pudesse pedir nada a ninguém durante 30 dias, com intuito de impedir a oração, sobre pena de morte para quem desobedecesse, Daniel, na sua hora de oração, foi para sua casa e de maneira transparente fez o que sempre fazia, orou.

DANIEL 6:10-10 Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
Quem de nós não teria medo de ficar no meio de leões famintos, quem não viu o vídeo que o irmão Fabricio postou do pastor orando no monte e as vacas correndo atrás dele?
Daniel com certeza não era alguém que não via perigo ali, mas Daniel era um homem de oração, que o levou mesmo diante do perigo a confiar no SENHOR.
Irmãos quantas vezes nos erramos, trilhamos caminhos desconfortáveis porque não confiamos que o SENHOR iria nos guardar e tomamos atalho, isto acontece porque temos orado pouco, pois cada vez que nos aproximamos mais do SENHOR, passamos a confiar mais.

I PEDRO 5:7-7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

V-  A ORAÇÃO TRAS O MOVER DE DEUS SOBRE A SUA SITUAÇÃO

Como Daniel fora condenado por desobedecer um decreto real, o rei mesmo tentando livrá-lo, porem foi contestado pelos seus súditos.

DANIEL 6:15-15 Nisso aqueles homens foram juntos ao rei, e lhe disseram: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e persas que nenhum interdito ou decreto que o rei estabelecer, se pode mudar.

Tudo para que Daniel e os demais pudessem ver, que a oração move o céu sobre a terra, sobre as nossas situações, o rei diz que agora só deus para livra-lo.

DANIEL 6:16-16 Então o rei deu ordem, e trouxeram Daniel, e o lançaram na cova dos leões. Ora, disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.

E Deus mandou o seu anjo para fechar a boca dos leões.

DANIEL 6:20-21-21 Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre.
22 O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, e eles não me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocência diante dele; e também diante de ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.

Irmãos não deixem de crer e orar até aquilo que parece o último minuto, Daniel teve que estar diante dos leões, mas depois que ficou só ele os leões e Deus, o SENHOR fechou a boca dos leões.

Creia O SENHOR fecha a boca dos leões até o dia de hoje
Creia Deus ainda manda seus anjos para te ajudar

CONCLUSÃO

Irmãos o grande problema de nossa vida é que a gente acha que a fé, a oração são apenas aspectos para serem tratados na igreja, enquanto a Palavra de Deus nos mostra que fé e oração se refletem em todas as áreas de nossa vida.
Daniel era um nobre, entendido, sábio, competente, com capacidade de fazer na vida secular qualquer coisa, porque Deus o capacitava.
E um aspecto importante é que isto acontecia porque Daniel valorizava uma vida de oração.
A Palavra de Deus fala como cada um de nós deve se relacionar com essa ferramenta chamada oração.
I TESSALONICENSES 5:17-17 Orai sem cessar.
Em seguida nos diz para orar mas já acompanhada de gratidão sabendo que Deus ouviu nossa oração.
FILIPENSES 4:6-6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
Valorizar a oração como Daniel valorizou nos torna pessoas capacitadas para exercer qualquer trabalho, nos torna sábios, nos torna excelentes em tudo o que fizermos.
Não deixe de orar mesmo que aparentemente não haja mais soluções, pois Deus vai enviar teus anjos com ordens a teu respeito.

A MINHA PERGUNTA É: Qual tem sido seu relacionamento com a oração



0 comentários:

Postar um comentário