quarta-feira, 18 de outubro de 2017

I-INTRODUÇÃO

Irmãos queria meditar esta noite com vocês a respeito do tipo de relacionamento que temos tido com Deus, será que temos nos relacionado com Deus, na dimensão espiritual correta, na  dimensão que ELE espera de seus filhos?

Essa dimensão está claramente escrita no texto do Evangelho de João  no seu capítulo 4, que diz:

JOÃO 4:23-23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Olhando para este versículo nos vem a mente uma pergunta: Como tem sido nosso  relacionamento com Deus quando nos reunimos na igreja local, quando estamos a sós com ELE?

De uma forma geral, não apenas individual, o que se observa é que quando entramos na presença do Pai, nos reunimos com uma tremenda vontade que ELE resolva, atenda as nossas necessidades e quase maior parte do tempo que passamos em sua presença, passamos pedindo alguma coisa para ELE.

Essa postura tem afetado até os cultos , que também em uma grande parte, tem sido direcionado sobre essa visão, é só perceber em alguns detalhes:.

Os louvores mais modernos e famosos falam em suas letras daquilo que Deus faz por nós, em menor número estão aqueles que tratam da adoração, e com isso mais uma vez através do momento de louvor no culto, não prestamos um momento maior de adoração a Deus,  apenas  celebramos a nossa fé crendo que ELE  irá nos ajudar a resolver diversas questões;

Quando oramos na igreja,  normalmente a maior parte das orações são de pedidos a Deus, para que ele se manifeste, realize várias coisas no meio de nós;

Chegada a hora da ministração da Palavra o pastor ministra normalmente servindo a edificação da congregação.

Com uma boa análise do que falamos e mais observamos, nas nossas reuniões  tem se afastado de seu objetivo maior, naquele que deveríamos investir mais tempo que é  a de nos reunir e adorar a Deus..

Você pode estar pensando mas se não expressarmos nossas petições como Deus vai  agir, se manifestar em nosso meio?

Irmãos não há nada de errado em fazer orações de petição, e bíblico fazer oração de petição e receber a resposta as nossas necessidades, mas o que é errado é nos reunirmos, ou entrarmos em um momento de comunhão individual com Deus, apenas para pedir, o correto seria que a maior parte de nosso relacionamento com Deus se desse em meio da adoração e louvor.

E da mesma forma, ou ainda em escala maior o  SENHOR se manifestará em graça, em sinais, em maravilhas, para conosco, quer ver um exemplo disso.

ATOS 13:1-4-1 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo.
2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
3 Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram.
4 Estes, pois, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

Veja que a Igreja de Antioquia era uma igreja avivada, havia profeta e mestres na Palavra de Deus, com certeza os seus cultos havia manifestação de poder, de maravilhas, mas seus líderes enfatizavam a adoração como a parte fundamental de seu culto

Veja que a Palavra de Deus em ATOS 13:2 diz: SERVINDO ( ou ministrando) ELES AO SENHOR  JEJUANDO, mostra que a igreja estava reunida não para pedir algo a Deus, mas para servir ao SENHOR e jejuar, ou seja, em louvor e adoração, reconhecendo a Deus como centro de suas vidas.

Esta igreja por sua postura espiritual de  dar a primazia a adoração e o louvor a Deus,  tornou-se  uma igreja considerada modelo para as demais igrejas.

E como todo o inicio não foi fácil, pois Antioquia era um importante centro comercial, com cerca de 500.000 habitantes, capital da síria e a terceira cidade mais importante do império romano, importante centro comercial e cultural, mas centro também do paganismo daquela época.

O culto a deusa astarote e baal era um dos principais .

Há igreja de Antioquia se estabelece em meio a este paganismo, devido a fuga de alguns cristãos de Jerusalém, em virtude da perseguição, onde estes começaram a falar de Jesus para as pessoas da cidade, acontecendo a partir dai  muitas conversões

ATOS 11:20 Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.

Veja que a igreja começa a crescer, fazer diferença, quando ela está servindo e não apenas pedindo e o resultado deste serviço é o poder de Deus sobre a igreja de forma grandiosa:  veja que a continuação do versículo, que lemos diz o seguinte ATOS 11:21a-21 E a mão do Senhor era com eles,

E o resultado foi grandioso

A mão do SENHOR era com eles
ATOS 11: 21 E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor.

A mão do SENHOR era com eles, esta expressão significa que  Quer dizer que o poder e a presença de Deus se manifestava entre eles.

Grande numero se converteu ao SENHOR

ATOS 11:21b – “ ...e grande número creu e se converteu ao Senhor.

É muito gratificante notar que esta manifestação maravilhosa de Deus, começa a acontecer pelas mãos de gente simples, de irmãos simples da igreja, que apenas através da sua experiência de salvação, porque viviam um relacionamento com Deus que tinha com prioridade servir e adorar, viram a mão de Deus e seu poder se manifestar em seu meio, diante de um povo tomado pelo misticismo e paganismo.

Neste momento da igreja, que lemos aqui, era um trabalho feito por servos simples, gente comum, tanto que o autor do livro de Atos, Lucas não cita seus nomes, cita apenas:

ATOS 11:20- 20 Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses,

Veja que  não eram muitos e portanto se fossem pessoas influentes poderiam cita-los nominalmente, mas era gente comum.

Irmãos quando a gente adora  e vive baseado na prioridade que a Palavra de Deus nos ensina de servir e adorar,  o SENHOR nos capacita e nos honra, todo o restante das necessidades são supridas.

Começaram a abundar os dons espirituais

ATOS 13:1-1 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo.

Havia ministração de profecias

ATOS 11:27-28-27 Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia;
28 e levantando-se um deles, de nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome por todo o mundo, a qual ocorreu no tempo de Cláudio.
Havia reconhecimento público, exaltação diante de Deus e dos homens

Os membros daquela igreja ficaram conhecidos como cristãos, que significa “pequenos cristos”

ATOS 11:26-26 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos.

O que eu queria que você entendesse é que se desejamos poder, respostas, resultados, talvez seja a hora de pensamos, fazermos uma análise de como tem sido a nossa relação com Deus.

Diante da forma como nos relacionamos, se a percebermos que estamos longe das prioridades e vontade de Deus em primeiro servir e adorar, adotarmos uma postura de realizar uma reformulação, ou um recomeço como foi pregado aqui a alguns cultos atrás, voltarmos ao principio da igreja primitiva de  enfatizar a oração de adoração e louvor,  cultuar e servir ao SENHOR,  ao invés de só pedir, pois a Palavra de Deus nos mostra que diante de atitudes assim o Espirito Santo se manifesta, não foi assim em Antioquia, o Espirito Santo deu a direção para a Igreja

ATOS 13:2-2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Irmãos quanto mais dedicarmos tempo em comunhão com Deus mais o SENHOR FALARÁ CONOSCO, AGIRÁ EM NOSSO MEIO. Paulo, Barnabé e Silas estavam na igreja de Antioquia, enviados por Jerusalém, para ajudar a organizar a igreja que começara de forma tão impactante, no mesmo espirito de servir e adorar ao SENHOR

ATOS 13:2-2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Diante disso a manifestação de Deus começou a tomar conta do dia a dia da igreja

Servir e Adorar a Deus gera discernimento e poder contra o mal

Paulo pregava e certo encantador tentava atrapalhar o trabalho, pelo Espirito Santo o SENHOR dá a direção a Paulo que o repreende e paralisa os trabalhos daquele homem com uma cegueira

ATOS 13: 11 Agora eis a mão do Senhor sobre ti, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. Imediatamente caiu sobre ele uma névoa e trevas e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão.

Servir e Adorar a Deus gera livramento

Paulo e Silas presos começaram a louvar e adorara Deus, sem pedir coisa nenhuma e diz o texto que as portas se abriram e foram soltos

ATOS 16:25-25 Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.

26 De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos.

Veja aqui que foi através do louvor que as cadeias foram abertas, mas eram cânticos de louvor, não eram cânticos de pedidos, de lamentação, ou os que falam de nós, mas cânticos de louvores.

Já imaginou cada um de nós nesta situação, que tipo de hinos, de corinhos podíamos cantar, pois os mais famosos que são escritos hoje, nem todos, falam  de louvor e adoração, principalmente os mais modernos.

Com certeza em algum momento da cadeia eles oraram pedindo livramento, mas este só veio quando eles louvavam a Deus com cânticos, mostrando que  apenas a oração de petição não abala as estruturas espirituais contra nós, mas quando há junto com a petição louvor e adoração o SENHOR abala as estruturas contra nós, a cadeia sofreu um terremoto.

Quer causar um terremoto na sua situação louve e adore a Deus em primeiro lugar, pois o poder de Deus se manifesta quando os crentes louvam a Deus.


Josafá foi pego de surpresa com a notícia que os seus inimigos em grande quantidade subiam contra ele, para destruí-lo, diante disso Josafá se pôs a buscar ao SENHOR.

II CRONICAS 20:1-3- 1 Depois disto sucedeu que os moabitas, e os amonitas, e com eles alguns dos meunitas vieram contra Josafá para lhe fazerem guerra.
2 Vieram alguns homens dar notícia a Josafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão de Edom, dalém do mar; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
3 Então Josafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá.

Primeiro buscar ao SENHOR, JEJUAR SE CONSAGRAR, ADORAR A Deus para depois pedir.

II CRONICAS 20: 4 E Judá se ajuntou para pedir socorro ao Senhor; de todas as cidades de Judá vieram para buscarem ao Senhor.

O que aconteceu?

O Espirito Santo se apresenta através de um jovem e dá a resposta para Josafá

II CRONICAS 20:15,17-15 e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus.
16 Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis na extremidade do vale, defronte do deserto de Jeruel.
17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco.

Veja que no dia seguinte o exercito de Israel saiu da mesma forma em louvor e adoração

II CRONICAS 20:21-21 Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.

O resultado foi que o poder de Deus se manifesta e derrota o inimigo

II CRONICAS 20:22-25-22 Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados.
23 Pois os homens de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores do monte Seir, ajudaram a destruir-se uns aos outros.

24 Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram cadáveres que jaziam por terra, não havendo ninguém escapado.
25 Quando Josafá e o seu povo vieram para saquear os seus despojos, acharam entre eles gado em grande número, objetos de valor e roupas, assim como jóias preciosas, e tomaram para si tanto que não podiam levar mais; por três dias saquearam o despojo, porque era muito.

Conclusão

Os cultos aonde há poder, manifestação de Deus, são aqueles aonde encontram uma igreja que adota como prioridade o servir ao SENHOR, o louvor e adoração, e não apenas uma busca incessante de resolver seus problemas individuais.
Que cada um de nós tenha estes momentos individuais de adoração a Deus;
Que nós como igreja não nos preocupemos em atrair gente, apenas sob o manto de que Deus é um Deus resolvedor de problemas, mas um pai amoroso, que tem sobre nós uma promessa maravilhosa de vida.







0 comentários:

Postar um comentário