quarta-feira, 18 de outubro de 2017



INTRODUÇÃO:

Irmãos quantos de nós não temos em nossas vidas, situações que não estão resolvidas, e nos levam a uma grande tristeza?
Creio que muitos aqui passam por este momento, ou já passaram por este momento que não é ou foi muito agradável.

E o pior que isso é pensar se seria possível reconstruir aquela situação, ou como poderíamos reconstruir aquela situação, e creio que Neemias nos mostra lições importantes sobre isso.

NEEMIAS 2:1-6-1 Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimos do rei Artaxerxes, quando o vinho estava posto diante dele, que eu apanhei o vinho e o dei ao rei. Ora, eu nunca estivera triste na sua presença.
2 E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, visto que não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração. Então temi sobremaneira.
3 e disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não há de estar triste o meu rosto, estando na cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas pelo fogo?
4 Então o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu,
5 e disse ao rei: Se for do agrado do rei, e se teu servo tiver achado graça diante de ti, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
6 Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo.

O texto nos leva até o momento seguinte em que Neemias tinha recebido a notícia que Jerusalém estava em ruínas, seus muros derrubados e em miséria total.

Neemias então teve um tempo de choro, de lamentação,

NEEMIAS 1: 4 Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias;

Mas também percebeu que apenas ficar lamentando, chorando não resolveria seu problema e mais que isso percebeu que seu problema necessitava de uma direção espiritual

NEEMIAS 1: 4  .....e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,

Neemias tomou uma decisão importante, que as vezes deixamos de assumir, ele colocou em seu coração a decisão de se envolver para reconstruir o muro quebrado.

NEEMIAS 1:11- 11 Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)

Veja que Neemias decidiu que, pararia de lamentar, de chorar e iria se envolver na reconstrução do que havia sido destruído e veja que ele não tinha nada a ver com o problema, pois não morava lá, estava muito tranquilo onde estava, porém eram seus compatriotas que ali estavam.

Irmãos as vezes estamos no meio de problemas que não fomos nós que criamos, que não são diretamente ligados a nós, mas ao invés de ficarmos criticando o que aconteceu, tentando achar como as pessoas envolvidas estão tratando o problema, devemos como Neemias nos envolver e buscar resolver a situação.

As quebras, as lutas acontecem em nossa vida, isso provoca um tempo de tristeza, de choro, de lamentação, mas tem que haver um momento em que nós decidimos a reconstruir o que foi quebrado.

Com Neemias aprendemos como iniciar a reconstrução do que está quebrado.

I – PRECISAMOS NOS PREPARAR PARA ENFRENTAR O PROBLEMA ANTES DE AGIR

Irmãos diante de uma destruição, de algo que nos atingiu e proporcionou uma grande tristeza, destruição, frustração, o nosso desejo é sair logo desta situação, e nos mover para mudá-la o mais rápido possível.

Mas precisamos entender que uma das coisas mais importantes é nos preparamos para se deparar com a destruição e iniciar a reparação. E preparo envolve muitas coisas: estratégia para agir, recursos para reparar, condição emocional, e espiritual sadia para enfrentar as pressões e dificuldades.

NÃO SE SAI DE UMA HORA PARA OUTRA SEM SE PLANEJAR E SE PREPARAR, TEMOS QUE AGUARDAR O MOMENTO CERTO PARA AGIR

É isso que nos ensina Neemias, veja que ele recebeu a notícia da destruição e miséria, segundo as escrituras no mês de Quisleu

NEEMIAS 1:1-3-1 Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital,
2 que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.
3 Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo.

A situação era muito séria, havia grande aflição e miséria, mas mesmo assim Neemias, não saiu sem se planejar, diz o texto que ele expos a sua condição e seu desejo ao rei no mês de Nisã, no mesmo ano.

NEEMIAS 2: 1 Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimos do rei Artaxerxes, quando o vinho estava posto diante dele, que eu apanhei o vinho e o dei ao rei. Ora, eu nunca estivera triste na sua presença.

No calendário judaico o mês de Quisleu é o nono mês, e ele somente se expos ao rei pedindo para ir no mês de Nisã, que é o primeiro mês, ou seja Neemias durante 4 meses se preparou para iniciar a reconstrução.

Neste tempo ele jejuou e orou, pôs em ordem seus pensamentos e emoções, buscou crescimento espiritual, fez um levantamento dos recursos que precisaria e onde encontra-los, só ai partiu para reconstruir os muros.

O grande problema diante de uma destruição ou perda é que imediatamente, ainda sob forte impacto emocional, sem conseguir pensar direito, sem ter a visual espiritual correta, a gente sai fazendo as coisas, e normalmente nossas ações s tornam infrutíferas.

A Palavra de Deus nos exorta contra a pressa:

Um dos homens mais sábios de todos os tempos fala sobre isso, Salomão em provérbios escreveu:

PROVERBIOS 19:2-2 Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho.
PROVERBIOS 21: 5 Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria.

Há diversas razões porque as pessoas tendem a responder apressadamente.

1.            Orgulho. Algumas pessoas pensam que podem formar opinião desde o início, que podem tirar as conclusões adequadas sem examinar os fatos. Mas as primeiras impressões são frequentemente inexatas.
José pareceu ser culpado de tentar estuprar a mulher de Potifar mas, se Potifar tivesse investigado mais meticulosamente, ele teria desmascarado as acusações mentirosas de sua esposa.

2.            Impaciência. Algumas pessoas não podem suportar qualquer coisa que exija atenção por um longo período de tempo. Elas ficam agitadas e nervosas. É esta a razão por que as pessoas frequentemente não conseguem entender as questões espirituais, elas não estão dispostas a se concentrar por muito tempo.

Aprender pode ser um processo tedioso, por isso podemos preferir saltar a conclusões e encurtar o tempo e o esforço exigidos para estudar seriamente.

3. Parcialidade. Quando queremos acreditar numa certa pessoa, ou num certo ensinamento, podemos intencionalmente ouvir só um lado. Podemos não querer ser influenciados por coisas que poderiam nos encorajar a chegar a uma conclusão diferente. Os pais defendem apressadamente seus filhos porque querem que eles estejam certos; frequentemente, eles não analisam todos os fatos do caso.

4. Confiança nos sentimentos. Os sentimentos são um dos piores modos de determinar a verdade (Jeremias 17:9; Provérbios 28:26). Mas muitos acham muito mais fácil deixar que seus sentimentos os guiem do que buscar realmente encontrar a verdade objetiva na palavra de Deus.

Nunca sai para reconstruir sem planejamento, não se apresse para reconstruir

2. BUSCANDO OS RECURSOS PARA RECONSTRUIR

Quando Neemias disse ao rei o que queria reconstruir a cidade, o rei perguntou o eu ele queria, e ele precisava de muitos recursos, mas qual foi a atitude de Neemias?

NEEMIAS 2: 4 Então o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu,

Veja que Neemias orou a Deus pelos recursos e não para o rei, Neemias tinha consciência que sem a direção e a provisão de Deus nada podemos fazer.

Irmãos o que tem atrapalhado bastante a reconstrução de muitas coisas na vida do povo de Deus, é que muitas vezes não estamos buscando nossos recursos em Deus.
Não construímos um planejamento para enfrentar a situação baseados em ações, atitudes, recursos espirituais.

Quantas vezes estamos encarando os problemas com atitudes contrárias a Palavra de Deus, tais como:

O Pessimismo -  Deus não é pessimista, portanto como imagem e semelhança DELE também não podemos ser, além disso o pessimismo traz consigo muitos hábitos que só nos prejudicam, tais como: mau humor, incredulidade, falta de disposição, etc.

A Impaciência – A impaciência gera muitas perdas na nossa vida: retarda a cura da alma, retarda o alcance de nossos objetivos, ou mesmo perde-lo de vez.

O Conformismo -.  Há pessoas que se acomodam à condição que estão vivendo e se recusam a agir no sentido de mudar a situação.  Este é o grande empecilho para a libertação:  a própria vontade da pessoa.

Como oferecer mudança para quem não quer mudar?
Cura, para quem não quer ser curado?
Entenda que aquele homem já estava há tanto tempo paralítico, que ele não conhecia outra forma de viver.

A Inconstância – O Inconstante é uma pessoa difícil, uma hora quer, outra não; um dia busca, outro deixa; um dia crê, noutro desacredita. Se você quer realmente se aproximar de Deus é preciso eliminar do seu coração toda inconstância. Amigo, se tem uma coisa que enfraquece a amizade com Deus é a tal da inconstância. Note o que a Bíblia afirma em Tiago 1.7 e 8: Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem a mente dividida e é instável em tudo o que faz

A auto imagem negativa – Uma das principais barreiras para que cristãos se disponham a trabalhar no Reino de Jesus é o sentimento de incapacidade ou inferioridade. Quem carrega em sua alma tal sentimento não apenas se exime de exercer o chamado de Jesus, mas também se afasta de todo e qualquer desafio profissional, estudantil ou familiar.
Irmãos há uma promessa para nós uma promessa feita a Abraão que se estende até nós por causa de Jesus Cristo

GALATAS 3: 7 Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão.
8 Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações.

9 De modo que os que são da fé são abençoados com o crente Abraão.

Portanto diante dos problemas temos que eliminar algumas atitudes em nossa vida, tais como: pessimismo, conformismo, a impaciência, a inconstância e a auto imagem negativa, buscarmos em Deus a visão de herdeiros da promessa

Sejam quais forem os recursos que necessitemos para enfrentar a reconstrução, o SENHOR É AQUELE QUE SEMPRE PROVÊ, os recursos necessários.

SALMOS 84:11-11 Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.
JOAO 15:5-5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

E quando Deus prove ele prove muito mais do que o necessário

EFESIOS 3:20-20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

Foi o que aconteceu com Neemias Ele providenciou para que Neemias tivesse a autorização do rei para ir a Judá, reconstruir os muros de Jerusalém e ainda proveu cartas de recomendação e material de construção (vv 5-8).

NEEMIAS 2:5-8-5 e disse ao rei: Se for do agrado do rei, e se teu servo tiver achado graça diante de ti, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pai
6 Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo.
7 Eu disse ainda ao rei: Se for do agrado do rei, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do Rio, para que me permitam passar até que eu chegue a Judá;
8 como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, a fim de que me dê madeira para as vigas das portas do castelo que pertence à casa, e para o muro da cidade, e para a casa que eu houver de ocupar. E o rei mas deu, graças à mão benéfica do meu Deus sobre mim.

Neemias sabia que nada disto  veio de uma conquista humana, tanto que declara que : E o rei mas deu, graças à mão benéfica do meu Deus sobre mim.

Conclusão

Amados você pode ter sofrido uma derrota, algumas coisas podem ter sido destruídas, mas o SENHOR quer te ajudar a reconstruir aquilo que foi quebrado, porém para que isto aconteça é preciso se:
a)    Se preparar;
b)   Não se apressar;
c)    Buscar os recursos em Deus


0 comentários:

Postar um comentário