segunda-feira, 6 de agosto de 2018


I-INTRODUÇÃO

Às vezes nós estamos em busca de respostas, resultados, soluções, que precisamos, e com o passar do tempo à espera da conclusão destas coisas, não vendo nenhuma sombra de variação e olhando para as circunstâncias, a tendência do homem natural é achar que nada vai acontecer ou mudar, que sua fé é vã ou insuficiente, porque temos uma mente que se apoia muito no negativo, nas deficiências.

Mas essa não pode ser uma posição de um homem ou uma mulher de fé, pois a definição de fé mostra o oposto desta visão:

HEBREUS 11:1-1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a(convicção) prova das coisas que não se vêem.

A fé é certeza e convicção, portanto quem é uma homem e uma mulher de fé, tem que estar convicto, certo, de todas as coisas, amém.

Mas a pergunta é: Você tem convicção do que crê e no que crê?

O que significa o termo convicção?

Ter convicção é ter a firme certeza sobre algo em que acredita, sendo esta segurança extraída a partir de motivos ou provas de natureza particular.

A fé é a firme certeza das coisas que se esperam, a fé mostra uma realidade de algo inexistente, ou seja, dá realidade às coisas invisíveis, considerando-as como se fossem objetos da visão física.

Portanto, aí está o grande poder da fé: trazer à existência as coisas que não existem, que contrariam as circunstâncias, os pensamentos naturais, etc.
Se você tem esta fé, porque você permite que se estabeleçam no seu coração, as incertezas, o medo, as visões negativas, de algo que você sabe que é promessa de Deus?

Isto na realidade é algo proposto pelo inimigo em nossa mente, que deseja que que a gente duvide, do poder de Deus e de seu trabalho diário por cada um de nós, conforme nos garante a Palavra de Deus.

ISAIAS 64:4-4 Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera.

Veja que aprendemos que desde a antiguidade, ou seja, desde sempre, o SENHOR trabalha para aquele que NELE espera e você sabe quem é aquele que NELE espera?
Pessoas que mantem sua convicção, sua fé de que aquilo que pedimos, buscamos, é uma realidade, já a enxergamos como parte de nossa vida, isto é crer.


Quer um exemplo disso, Abraão foi chamado por Deus para sair de sua terra e de sua parentela, que seria levado por Deus a uma nova terra, onde seria pai de multidão de filhos e sabemos que ele por si só não poderia ter filhos pois Sara era estéril e Abraão avançado em dias

HEBREUS 11: 8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
11 Pela fé, até a própria Sara recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lho havia prometido.
12 Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.

Mas Abraão foi e teve a seu filho Isaque, que seria o herdeiro da promessa. Abraão estava feliz, maravilhado, porém acontece algo surpreendente na sua vida, uma aparente reviravolta da circunstância, Deus pede a Abraão o sacrifício de seu filho Isaque.

GENESIS 22:1-4-1 Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui.
2 Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.
3 Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera.
4 Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe.

Você consegue imaginar o que passou na cabeça de Isaque, quando a circunstância mudou, a incerteza quis tomar conta de seu coração, mostrando que a promessa não se cumpriria?

O que você acha?

A maioria se engana nesta resposta, Abraão tinha convicção, fé nas promessas de Deus e ELE tinha certeza que não perderia seu filho, que as promessas se cumpririam, como se vê quando ele chega ao local determinado por deus para que ele sacrificasse seu filho, quando Abraão diz aqueles que vão consigo:

GENESIS 22:5-5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós.
Ele diz aos moços, “eu vou com o menino até lá, adoraremos e voltaremos a vós”

Glórias a Deus, a fé de Abraão mesmo diante das circunstâncias, das notícias ruins, diante de tantas coisas que poderiam ter levado este homem a sair do propósito de Deus, se mantiveram intactas e o menino foi poupado, e a promessa foi cumprida na vida de Abraão.
Veja que Abraão pegou lenha para o holocausto e deu para seu filho carregar enquanto caminhavam para o lugar do sacrifício;

GENESIS 22:6-6 Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho; tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos.

A cada passo o momento final se aproximava e quanto mais a gravidade aumentava mais Abraão confessava sua convicção.

GENESIS 22:7-8 - 7 Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos.

Percebe que não há lamento, não há murmuração, não há choro, mas há convicção na promessa de Deus e isto foi em todo tempo, chegando Abraão a pegar seu filho, colocar sobre o altar e levantar o cutelo, para executar o pedido de Deus

GENESIS 22:9-10-9 Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha.

10 E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho.

Neste momento o SENHOR fala com Abraão para que este não tocasse no menino.

GENESIS 22:11-12-11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui.
12 Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.

Percebemos aqui alguns princípios fundamentais de uma fé, que gera milagres, que conquista, que recebe a promessa:

1.    TUDO QUE REALIZAMOS SÃO SEMENTES

GALATAS 6:7- 7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceif

Ora o que o homem na sua caminhada planta, já que nem todos são agricultores?

Evidente que o Espirito Santo estava revelando que são atitudes, pensamentos do dia a dia, que são as nossas sementes.

2.    E QUANDO SEMEAMOS EM CONVICÇÃO, EM FÉ, SOMOS ABENÇOADOS, PORQUE COLHEMOS NO TEMPO CERTO E EM MUITO MAIOR QUANTIDADE DO QUE AS SEMENTES JOGADAS NA TERRA:

É assim na agricultura colocamos um grão de milho, na terra, este cresce e gera uma espiga, você parou para pensar quantas grãos de milho, são compostos numa espiga, que foi gerada por apenas um grão depositado na terra?

Eu fui procurar nos sites especializados, que disseram que uma espiga média no Brasil produz cerca de 500 grãos e uma espiga média nos Estados Unidos cerca de 800 grãos, para você ver que a colheita prometida é muita maior que imaginamos no Brasil, para cada atitude 500 vezes mais, nos Estados unidos 1 atitude 800 vezes mais, é muita coisa, é colheita abundante.

Espiritualmente também há esta promessa, que aquilo que semeamos, colheremos muitas vezes mais

II CORINTIOS 9:10- 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.

Multiplicar a sementeira, significa multiplicar a colheita, pois sementeira significa terra semeada.
Não é isso que a Palavra de Deus nos mostra sobre semear com convicção, com fé em:

MATEUS 13:23- 23 Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

Terra boa espiritualmente falando é aquela que ouve a Palavra, entende a Palavra, fica firme na Palavra.

Mas porque a produção não é igual para todos?

Embora a semente seja a mesma, algumas pessoas são mais producentes que outras, estão mais maduras que as outras, porém o Espirito Santo quer levar a todos a produzirem 100%

Abraão semeou uma grande semente de fé e obediência, sem duvidar, sem recuar mas acreditando na colheita, não apenas o filho da promessa, mas tornar-se o pai da fé.

3.    SABE AMIGOS A FÉ QUE NÃO SE ABALA, ENQUANTO NÃO VE O BROTO DO QUE FOI PLANTADO CRESCER, CONTINUA CRENDO E FALANDO QUE SUA COLHEITA VAI SER FARTA, PORQUE SEMEOU CORRETAMENTE

Ora todos nós conhecemos o processo de semeadura e colheita, preparamos a terra, lançamos a semente na terra, mas temos que esperar até que a semente germine, gere um broto, depois a planta cresce, até nascer e colher os frutos.

O agricultor, não fica olhando para o campo, achando que nada vai nascer, o que ele não vai colher o que plantou, mas sua expectativa é sempre de uma excelente colheita, porque tudo foi feito nas etapas e no tempo adequado.

Espiritualmente é a mesma coisa, preparamos nossa terra (o coração) com a Palavra de DEUS, plantamos a nossa semente (atitudes e pensamentos segundo a Palavra) e ai continuamos regando, protegendo contra predadores (através da fé, da Palavra de Deus, da oração, da gratidão e do testemunho de confissão no que cremos) e esperamos brotar a planta, sempre na expectativa, na certeza de que serão belos frutos, que no tempo certo florescerão;

É o que diz a Palavra:

ISAIAS 61:7- 7 Em lugar da vossa vergonha, haveis de ter dupla honra; e em lugar de opróbrio exultareis na vossa porção; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.

Em Israel, se alguém ia a falência, eles deviam fazer uma lista de todas as suas dívidas, e escreve-la sobre uma pele de animal, e coloca-las em lugar visível, para que todos vissem.
Às vezes alguma familiar ou benfeitor rico ia até lá, pagava todas as dívidas, tirava a pele com a relação, a dobrava e a guardava e escrevia seu nome no lugar que guardava, da mesma forma visível a quem passasse por lá e todos o poderiam o procurar para pagamento.

Foi isso que Cristo fez ao se sacrificar por nós, tomou a nossa dívida e a pagou, e ao pôr a nossa confiança em Jesus, a nossa fé NELE passou a nos dar o privilégio de receber o dobro de bênçãos (Dupla honra), consiste na restituição de tudo que foi perdido, mais a multiplicação de tudo o que o diabo roubou.

Veja que Abraão enquanto esperava o momento da promessa, continuou com sua fé, com gratidão e falando que o Senhor providenciaria tudo, e o resultado foi que Deus proveu a cordeiro para o sacrifício.

Você tem crido? Tem mantido sua fé mesmo diante da espera da germinação da sua benção? Tem declarado a sua vitória, porque a boca fala aquilo que o coração tá cheio.

As nossas declarações são importantes, porque fluem de um coração cheio de fé ou não.

PROVERBIOS 18:20-21- 20 O homem se fartará do fruto da sua boca; dos renovos dos seus lábios se fartará.
21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

Quando nosso coração está cheio de fé na promessa na Palavra de Deus, podemos declarar as promessas na minha vida, porque o SENHOR promete que não seremos envergonhados

ISAIAS 54: 4 Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não sofrerás afrontas; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez.
EFÉSIOS 1: 20 segundo a minha ardente expectativa e esperança, de que em nada serei confundido (envergonhado); antes, com toda a ousadia, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.

CONCLUSÃO

Amado depende apenas de cada um de nós, em meio as circunstâncias, a aparente demora, o não vermos ainda o que desejamos, trazer as promessas de Deus para o nosso dia a dia pela fé, tendo convicção, plena certeza, que o SENHOR vai cumprir sua promessa em mim.

É tempo de respostas, de promessas cumpridas, de bênçãos de milagres, de alegria, de curas, de felicidade, creia, declare e aja de acordo com a promessa.

EZEQUIEL 34: 24 E eu, o Senhor, serei o seu Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse.
25 Farei com elas um pacto de paz; e removerei da terra os animais ruins, de sorte que elas habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques.
26 E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênçãos serão.
27 E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar os canzis do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas.


0 comentários:

Postar um comentário