segunda-feira, 1 de outubro de 2018


INTRODUÇÃO

Eu gostaria de falar com você a respeito dos momentos de provação que passamos na nossa caminhada.

Primeiro não podemos nos enganar achando que eles nunca irão chegar sobre nós, porque não é verdade, a Palavra nos revela isso

SALMOS 34:19 - Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.

JOÃO 16:33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Que elas chegarão fica claro, porém tem outra coisa que precisa ficar claro, é que ELAS não são para nos derrotar, mas sim de nos levar a aprender algumas coisas importantes para a nossa fé, para isso vamos usar a passagem dos amigos de Daniel: Sadraque, Mesaque e Abdnego.

Num determinado dia Nabucodonosor construiu uma estatua com 28 metros de altura e 3,00 metros de largura e ordenou que quando se tocasse a buzina pelo reino, todos os moradores do reino deveriam se prostrar, e quem não se prostrasse seria punido, sendo jogado na fornalha de fogo ardente.

DANIEL3: 3 Então se ajuntaram os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os magistrados, e todos os oficiais das províncias, para a dedicação da estátua que o rei Nabucodonozor fizera levantar; e estavam todos em pé diante da imagem.

4 E o pregoeiro clamou em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e gentes de todas as línguas:

5 Logo que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonozor tem levantado.

6 E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro duma fornalha de fogo ardente.

O mais interessante nesta passagem é que 15 anos antes, no segundo ano do reinado de Nabucodonosor ele tinha tido um sonho, que o perturbou e afastou o sono dele, chamou  todos os sábios, magos, astrólogos e encantadores, mas nenhum deles conseguiu interpretá-lo.

DANIEL 2:10-11- 10 Responderam os caldeus na presença do rei, e disseram: Não há ninguém sobre a terra que possa cumprir a palavra do rei; pois nenhum rei, por grande e poderoso que fosse, tem exigido coisa semelhante de algum mago ou encantador, ou caldeu.

11 A coisa que o rei requer é difícil, e ninguém há que a possa declarar ao rei, senão os deuses, cuja morada não é com a carne mortal.
O rei enfurecido então manda matar todos eles

DANIEL 2:12- 12 Então o rei muito se irou e enfureceu, e ordenou que matassem a todos os sábios de Babilônia.
Dessa forma também foram atrás de Daniel e seus amigos para os matarem também
DANIEL 2:13- 13 saiu, pois, o decreto, segundo o qual deviam ser mortos os sábios; e buscaram a Daniel e aos seus companheiros, para que fossem mortos.
Eu queria começar a meditar com você a respeito deste momento e dos que se seguem para que você entenda que nenhum momento pelo que passamos é sem propósito e muito menos para a nossa destruição, mas para que a glória de Deus se manifeste.
Aprendemos aqui que:
II – O SENHOR QUERIA QUE SEU POVO SAISSE DA ZONA DE CONFORTO E PROPAGASSEM O SEU PODER
Veja que chamaram a todos os sábios, astrólogos, encantadores e caldeus, para que declarassem seus sonhos, mas ninguém conseguiu fazer isso, Daniel tinha também esse mesmo status de sábio, como se vê em
DANIEL 2:20-21- 20 E em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.
21 Assim Daniel continuou até o primeiro ano do rei Ciro.
O que fica comprovado pelo fato de que na hora que o rei mandou matar todos eles porque não o divulgaram o seu sonho, Daniel foi listado para estar no meio deles.
DANIEL 2:13-13 saiu, pois, o decreto, segundo o qual deviam ser mortos os sábios; e buscaram a Daniel e aos seus companheiros, para que fossem mortos.
Isso significa que Daniel naquele momento estava na corte, mas não se envolveu diretamente no problema, e a orientação de Deus e para que seus servos vivam manifestando a glória de Deus, como isto não aconteceu voluntariamente, o SENHOR permitiu que o decreto da eliminação dos sábios fosse assinado, para que Daniel assumisse seu papel.
DANIEL 2:16-16 Ao que Daniel se apresentou ao rei e pediu que lhe designasse o prazo, para que desse ao rei a interpretação.
Irmãos se você está inserido em um local, um emprego, um grupo social, um condomínio, uma escola, não é por outro motivo se não se posicionar como servo de Deus, como aquele que faz a diferença e não para se calar, para achar que o problema não é seu, mas para manifestar a glória de Deus.
E quando não assumimos nosso papel, Deus permite que sejamos confrontados para exercitar a nossa fé.
Daniel então declara o sonho ao rei, o rei tem um momento de honrar a Deus e a Daniel, que pede ao rei que honrasse também seus amigos
DANIEL 2:46-49-46 Então o rei Nabucodonozor caiu com o rosto em terra, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblação e perfumes suaves.
47 Respondeu o rei a Daniel, e disse: Verdadeiramente, o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador dos mistérios, pois pudeste revelar este mistério.
48 Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador sobre toda a província de Babilônia, como também o fez chefe principal de todos os sábios de Babilônia.
49 A pedido de Daniel, o rei constituiu superintendentes sobre os negócios da província de Babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na corte do rei.
III- O SENHOR QUERIA QUE NOS ENTENDESSEMOS QUE OS NEGÓCIOS DESTA TERRA, JAMAIS PODEM SOBREPUJAR OS NEGÓCIOS DO REINO DE DEUS
Passados 15 anos Daniel e seus amigos eram parte da corte do rei, responsáveis pelo negócio do rei, um dos mais altos postos que alguém poderia alcançar naquela nação, com isso tinha obrigações de obediência e deveres para com o rei.
Mas essas obrigações e deveres jamais deveriam estar sobre os deveres e obrigações que eles tinham com a sua fé.
Veja que Nabucodonosor manda construir uma estátua e ordena para que todos ao escutarem a buzina do reino, se dobrem a estátua e quem não o fizesse deveria ser lançado na fornalha de fogo ardente.
E agora, como ficaria a situação de Sadraque, Mesaque e Abdnego?
O que eles fariam para manter a sua vida?
O pensamento natural é fazer o que o rei desejava para manter a situação como estava e não ser prejudicado, mas o homem de fé sabe que o que importa é manter sua fé intacta, porque aonde chegamos ou alcançamos, foi pela direção de Deus e não por influência de pessoas, de talentos, etc.
E não se dobraram a estatua.
Quantos hoje não acreditam que para vencer neste mundo tão conturbado, temos que ceder aos costumes da época, da situação e acabamos fazendo concessões que não agradam a Deus, e colhemos com isto a derrota.
A Palavra de Deus é clara, mostrando que nos importa obedecer a Deus e não aos homens.
ATOS 5:29-29 Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens.
Temos que entender que ser cristão é estar sempre em confronto com os valores do mundo e dos riscos que podem advir disso.
É saber que a qualquer momento poderá ser entregue ao matadouro.
É viver uma vida com mais renúncias do que ganhos.
É aborrecer a vida presente amando a do por vir.
O crente em Jesus é servo da Palavra e sabe que não é sábio agir contra ela.
É estar disposto a amar a Jesus mais do que a sua própria vida e não ir além do que está escrito.
É não ser morno - mas estar quente – não amando a Cristo em noventa e nove por cento, mas em cem por cento, com tudo o que se é: de “todo coração”, de “toda a alma”, e de “todo o entendimento”.
Não em partes, mas no “todo” com “tudo”.
Quantas vezes trilhamos os atalhos, com medo de sofrer danos se nos mantivéssemos na estrada da Palavra?
Não faça isso, faça como Sadraque, Mesaque e Abdnego que não trilharam este caminho e não se prostraram a estátua, como medo de perder seus benefícios, seus cargos e sua vida.
DANIEL 3: 8 Ora, nesse tempo se chegaram alguns homens caldeus, e acusaram os judeus.
9 E disseram ao rei Nabucodonozor: Ó rei, vive eternamente.
10 Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, se prostraria e adoraria a estátua de ouro;
11 e qualquer que não se prostrasse e adorasse seria lançado numa fornalha de fogo ardente.
12 Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.
13 Então Nabucodonozor, na sua ira e fúria, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abednego. Logo estes homens foram trazidos perante o rei.
E quando o reios confrontou permaneceram firmes sem retroceder

DANIEL 3:16-18-16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonozor, não necessitamos de te responder sobre este negócio.

17 Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei.

18 Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

Eles disseram ao rei que nem precisavam pensar a respeito de tomar esta atitude.

Irmãos esta é a fé e a determinação que o SENHOR espera de seu servos

 IV- QUANDO HONRAMOS A DEUS, CONTINUAMOS PROGREDINDO EM MEIO A TRIBULACÁO

Quando Nabucodonosor ouviu isto, mandou que aquecesse a fornalha ainda mais, para que os servos de Deus fossem derrotados, destruídos, de maneira mais rápida, mas mesmo assim eles permaneceram confiando no SENHOR, nem mesmo a dificuldade que já era grande aumentada, os fez temer a situação.

DANIEL 3: 19-22- Então Nabucodonozor se encheu de raiva, e se lhe mudou o aspecto do semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; e deu ordem para que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer;

20 e ordenou a uns homens valentes do seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, e os lançassem na fornalha de fogo ardente.

21 Então estes homens foram atados, vestidos de seus mantos, suas túnicas, seus turbantes e demais roupas, e foram lançados na fornalha de fogo ardente.

22 Ora, tão urgente era a ordem do rei e a fornalha estava tão quente, que a chama do fogo matou os homens que carregaram a Sadraque, Mesaque e Abednego.

Mas veja que interessante aquele fogo, que acabou com a vida dos guardas não foi suficiente para paralisar o servo de Deus, que segundo a Palavra, andavam pela fornalha,

DANIEL 3;25-25 Disse ele: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.

Veja que tudo foi preparado para que eles ficassem imobilizados até serem destruídos, pois foram jogados atados na fornalha, aquecida sete vez a mais, mas diz a Palavra que no meio daquela situação eles passeavam soltos.

Irmãos essa situação continua acontecendo em nossos dias, a fornalha do tempo moderno são: as lutas, as provações e as aflições da vida, as perseguições que todos nós passamos ou vamos passar.
Mas entenda que quando você não abre mão de sua fé e confiança no SENHOR, não será paralisado, mas continuará a se mover e crescer no meio da provação. A fornalha para você ‘para que você cresça, continue caminhando.

MARCOS 10:28-30-28 Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.

29 Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,

30 que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna.
.
V- NA PROVAÇÃO NUNCA ESTAMOS SOZINHOS

No momento das lutas, das provas, é comum querer se instalar em nós o sentimento de estarmos sozinhos, abandonados, largados a sua própria sorte.

Talvez você,assim como eu,já tenha passado por momentos que você parecia estar sozinho, abandonado. 

Momentos em que teus amigos sumiram, teus familiares não conseguiram perceber que você precisava de ajuda, parecendo que ninguém enxergava o quanto você estava sofrendo .

Até mesmo Deus parecia não se importar com você, pois não havia mudanças, as coisas pelo contrário pioravam, e você em algum momento, se não falou, pelo menos pensou: por que Deus não estava ali, porque Deus deixou aquilo acontecer, porque não estava acontecendo isso com pessoas que fazem coisas ruins”.

Isto é algo que é produzido pela mente, porque a fé nos mostra que jamais estamos sozinhos, desde o começo o SENHOR nos diz que não estamos sozinhos:

DEUTERONOMIO 31: 6 Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará.

Confirmada por Jesus em sua ministração aos discípulos

MATEUS 28: 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Jesus mesmo na prática entendeu isso, quando no momento mais difícil de sua vida, quando se aproximava sua prisão e crucificação, pode declarar que não estava só.

JOAO 16:32-32 Eis que vem à hora, e já é chegada, em que vós sereis dispersos cada um para o seu lado, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.

Veja que Sadraque, Mesaque e Abdnego entendiam isso e entendiam ainda mais que era o tempo e o propósito de Deus agir, quando afirmam ao rei.
DANIEL 3:17-18-17 Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei.

18 Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

Mesmo quando não o vemos, não conseguimos enxergar uma mudança na situação, podemos ter a certeza que ele está conosco.

Veja que na fornalha o rei viu que aqueles jovens não estavam sozinhos.

DANIEL 3:24 - Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
DANIEL 3:25 - Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.

Sabe por quê?

Porque eles obedeciam a Deus e não aos homem e quem permanece em obediência e fé, jamais sofrerá mal.

ECLESIASTES 8:5 – “Quem obedece as suas ordens não sofrerá mal algum, pois o coração sábio saberá a hora e a maneira de agir”

ECLESIASTES 8:5 - Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo.

Não se desespere ao ponto de pensar que Deus te abandonou, pois ele é um Deus onipresente, está sempre ao seu lado para ajudá-lo. Espere Deus agir

Vi- É COM ESTAS ATITUDES E NESTE MOMENTO, QUE DEUS TRATA CONTIGO DE FORMA ESPECIAL

Veja que coisa interessante, na hora mais critica da provação, na fornalha acessa com temperatura sete vezes maior, o SENHOR é visto passeando dentro da fornalha com seus servos Sadraque, Mesaque e Abedenego.

(Daniel 3:24) - Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
(Daniel 3:25) - Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.


Imagine que o SENHOR passeava com seus servos, e ninguém passeia calado, o SENHOR conversava com ELES, coisas que só os TRÊS CONSEGUIRAM OUVIR.

Com certeza eram coisas maravilhosas, semelhantes a que Paulo ouviu quando foi arrebato ao paraíso

II CORINTIOS 12:4 - Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.

Palavras inefáveis são palavras sagradas demais que não devem ser repetidas, são coisas que não cabem explicação com palavras humanas de tão grandioso que é e geram uma transformação interior incrível.

Irmãos nestas horas de lutas e de adversidades as experiências que passamos a ter com Deus, são algo indescritíveis com Palavras humanas, que nos transformam interiormente, que só você tem acesso. Essa experiência é só sua

O rei Nabucodonozor não escutou,os três não nos revelaram porque o que Deus fala neste momento, somente você poderá discernir!


CONCLUSÃO

Entenda uma coisa que aprendemos nesta noite, nenhum de nós quer passar pela tribulação, pelas lutas, pelas adversidades, mas elas são inevitáveis, porém mesmo nestas situações aprendemos que:

As provações enfrentadas com fé, nos mantém em pé, progredindo;

As provações nos revelam que nunca estamos sozinhos;

As provações provocam revelações especiais de Deus

Entenda o SENHOR nos capacita a enfrentar quaisquer situações, mas mesmo assim não nos deixa só

 O mundo inteiro pode te abandonar, mas Deus nunca irá, portanto por mais difícil que seja espere

HABACUQUE 2:3 - Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.






0 comentários:

Postar um comentário