quinta-feira, 27 de dezembro de 2018



TEXTO BASE: 
GENESIS 5: 19-24- 19 Viveu Jarede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas.

20 Todos os dias de Jarede foram novecentos e sessenta e dois anos; e morreu.

21 Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.

22 Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas.

23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos;

24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.

O texto nos fala de Enoque e de seu relacionamento com Deus, que nos leva a fazer uma reflexão sobre como temos nos relacionado com Deus.

Temos conhecido há muito tempo, principalmente nos tempos modernos, pessoas que tem um encontro com Deus, e começam uma estória de transformação, de vigor na fé, começam de uma forma muito firme, uma obediência e rigor naquilo que acabam de receber que chega a surpreender.

Mas passado algum tempo, percebendo que a vida continua a transcorrer com as batalhas, as lutas, ou muitos ainda seduzidos pela opção de uma vida de lazer, de conquistas de desejos pessoais pessoas optam por não continuar na mesma dedicação em sua comunhão com Deus.

E quando isso acontece, começam a se escassear, na vida destas pessoas o manifestar de Deus em todas as suas esferas: alegria, provisão, de paz, de milagres etc.

Quando se fala isso, muitos entendem ser um desejo motivacional, para que as pessoas mantenham seu fervor na fé, sua comunhão com a igreja, mas está na realidade é uma verdade descrita na Palavra de Deus, que mostra a necessidade de fé e de fidelidade, para que Deus continue operando em nós.

SALMOS 62:12-Contigo também, Senhor, está a fidelidade.É certo que retribuirás a cada umconforme o seu procedimento. 

O QUE É FIDELIDADE? 

Fidelidade significa cumprir aquilo que se promete ou se compromete. 

Deus é fiel porque Ele cumpre integralmente tudo o que fala, tudo o que promete.

E nós com relação a Deus, temos cumprido tudo o que declaramos com as palavras de nossa boca?

Temos sido fieis na nossa parte nos mandamentos e ordenanças?

A fidelidade exemplificada: 

Nos amigos de Daniel, que não se dobraram a estátua, preferindo ser jogado na fornalha de fogo (DANIEL 3:17-18)

Por Daniel ao se ajoelhar para orar mesmo com um decreto proibindo isso (DANIEL 6:10)

Nenhum deles pensou em nenhuma justificativa, foram fiéis a Deus em tudo, mesmo com risco de sofrer, danos irreparáveis

Cumpra o que você diz. Seja fiel, assim como o Senhor é fiel, E VEJA O QUE ESTÁ RESERVADO AOS FIEIS.

O HOMEM FIEL A DEUS É COBERTO DE BENÇÃOS

PROVÉRBIOS 28:20- 20 O homem fiel gozará de abundantes bênçãos; mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune.

O HOMEM FIEL TEM UMA VIDA ABUNDANTE

A verdadeira vida abundante envolve todos os aspectos da vida: família, finanças, relações sociais e profissionais, saúde e, principalmente, a vida espiritual, que é o aspecto mais importante da existência humana.

E a promessa de Deus é que a gente vá bem em tudo

III JOÃO 1:2 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma.

O HOMEM FIEL RECEBE BENÇÃOS ESPIRITUAIS

MATEUS 25:21-21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

O HOMEM FIEL EXPERIMENTA A PRESENÇA CONSTANTE DE JESUS COM ELE

SALMOS 101: 6 Os meus olhos estão sobre os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda no caminho perfeito, esse me servirá.

Mas não é incomum que as pessoas se tornem INFIÉIS com as coisas de Deus. 
E para isso tentam arrumar muitas justificativas, alguns tentam espiritualizar a infidelidade, arrumando interpretações próprias das Escrituras para justificar sua desobediência, 
esquecendo que a infidelidade sempre atrai maldição.

DEUITERONOMIO 28:15- 15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:

A fidelidade é consequência de um caráter tratado, que tem a fidelidade como prática de vida e garante bênçãos. 

Veja o que aconteceu com Enoque, no texto que lemos como introdução.

GENESIS 5:21-22-21 Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
22 Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas.

Veja que o texto fala que Enoque andou com Deus 300 anos, e aqui quero pensar com você sobre algumas coisas.

II- A IMPORTANCIA DE UMA VIDA CONSTANTE COM O SENHOR

Veja que o texto fala de 300 anos de Enoque com Deus, uma vida vivida em um tempo com pouco tecnologia, com a ciência não desenvolvida, com certeza com muitas lutas para se manter e manter a família, mas diz a Palavra que Enoque caminhava com Deus este tempo todo.

Era um relacionamento constante, guiado pela fé, pela certeza do valor deste encontro e não por circunstâncias e sentimentos. Enoque já tinha vivido 65 anos, sem o SENHOR fazer parte de sua vida, como se vê em

GENESIS 5:21-21 Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.

Só depois de gerar Matusalém é que ele andou com Deus

GENESIS 5:22-22 Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas.

Percebe que no momento em que ELE encontrou o SENHOR, percebeu a diferença que sua vida tinha experimentado e nunca mais deixou ao SENHOR, e a dedicação foi tamanha que Enoque não viu a morte, foi transladado

GENESIS 5:24-24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.

Daí irmãos fica o exemplo da importância de se viver de maneira costumeira e equilibrada a sua fé, em tempos fáceis de prosperidade, mas também em tempos de lutas, porque ultrapassaremos tanto um como o outro, quando diante de Deus alcançamos testemunho

HEBREUS 11:5-5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

III-UMA VIDA DE FIDELIDADE PARA COM DEUS, ELIMINAM O CANSAÇO

Veja que foram 300 anos caminhando com o Senhor, com certeza enfrentando tudo o que os anos trazem consigo: lutas, enfermidades, tentações, decepções e frustrações e muito mais, porém você percebe que Enoque se manteve fiel, a ponto de Paulo registrar que Enoque durante todo este tempo ter agradado a Deus, ou seja, diante de tudo que passou, tomou atitudes e proferiu palavras que demonstraram sua fidelidade.

HEBREUS 11:5-5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

E por isso, pela sua fidelidade, era fortalecido, renovado pelo SENHOR, não se cansava apesar de todo o movimento necessário que teve que fazer nestes 300 anos, isto é promessa de Deus

ISAÍAS 40:31 diz: "Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças; voam alto como águias, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam."

Quantos hoje vivem com o Senhor a muito menos tempo que Enoque e já estão cansados, se o SENHOR como diz a sua Palavra renova as forças de quem é fiel, acho que aqueles que vivem proferindo estar cansados, possuem um problema de fidelidade.

IV- O OBJETIVO DE NOSSA FÉ, É TERMINAR A CAMINHADA, NÃO APENAS SE MANTER EM PRIMEIRO DURANTE MUITO TEMPO

A CORRIDA DA VIDA, QUE Jesus nos oferece, mostra que o importante é correr de modo que nos alcancemos o resultado final

I CORINTIOS 9:24-24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.

Que maneira seria essa de correr? Hebreus 12:1 tem esta resposta

HEBREUS 12:1-1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,

DEIXANDO TODO O EMBARAÇO

Que embaraços Paulo estava se referindo?

Se mantivermos em mente que Paulo falava das corridas competitivas daquele tempo como as olimpíadas gregas, largar tudo aquilo que tirasse a atenção do corredor com seu objetivo final, estar com Jesus.

São coisas que nos fazem a não dar a devida importância a Jesus, que não nos levam a visão de querer agrada-lo, não significa abandono de nossas responsabilidades, mas deixar de lado os exageros, os desejos não necessários, o excesso de valorização de coisas não tão importantes, ele alerta novamente em

LUCAS 21:34-35-34 Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço.
35 Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra.

Coisas que muitas vezes não são ilícitas, mas supervalorizadas não nos levam a pensar na vida espiritual que temos que viver

MATEUS 24: 37 Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca,
39 e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.

DEIXANDO O PECADO QUE NOS RODEIA

Precisamos resistir a tudo aquilo que contraria a Palavra de Deus, que está muito perto de nós, todos os dias.

Para isso é necessário viver em tudo na dependência de Deus, tomar cuidado com os descuidos da vida, o excesso de confiança em nossa capacidade e até mesmo distrações perigosas da fé.

HEBREUS 12:1-1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,

CORRAMOS A CORRIDA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA

Outra coisa interessante é que um corredor natural, quando se inscreve para uma prova, ele não decide o percurso, o horário da competição, as condições climáticas, ELE se inscreve e corre a corrida que está propostas, com tudo isso decidido pelos organizadores.

Na vida espiritual é a mesma coisa, o SENHOR nos oferece o roteiro, o tempo, as condições para que a gente possa participar desta corrida, e nós devemos aceita-la, dar o melhor de nós, se preparar para estas condições e correr a corrida proposta.

Mas hoje em dia alguns querem correr a sua própria corrida, evitando os trechos mais difíceis, sendo uma corrida agradável, bonita com tudo facilmente resolvido, não é esta a corrida certa, a corrida certa é aquela proposta por Jesus.

É sempre bom verificarmos que tipo de corrida estamos correndo

LAMENTAÇÕES 3:40- 40 Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor.

CONCLUSÃO

Amados precisamos entender a importância de uma fé constante, sem picos, mas aquela que caminha com o SENHOR em qualquer tempo, com a mesma fidelidade.

A fidelidade que desenvolvemos com Deus nos gera força para continuar

A fidelidade nos ensina que o importante é terminar a corrida, pois na corrida da fé. Não há perdedores;

E para terminar esta corrida é preciso deixar o embaraço, se cuidar contra o pecado e correr a corrida certa, aquela que nos está proposta.

0 comentários:

Postar um comentário