segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

 


MARCOS 5:21-30-21 Tendo Jesus passado de novo no barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava à beira do mar.

22 Chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo e, logo que viu a Jesus, lançou-se-lhe aos pés.

23 e lhe rogava com instância, dizendo: Minha filhinha está nas últimas; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva.

24 Jesus foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.

25 Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia,

26 e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior,

27 tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto;

28 porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada.

29 E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal.

30 E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes?

Jesus volta para Cafarnaum, depois de passar por Gadara e libertar o endemoniado Gadareno, e quando chega em Cafarnaum, como é de costume, uma multidão já estava a sua espera, sem mesmo que ele desembarcasse, a margem do mar, a multidão já o aguardava.

E quando Jesus desembarcou, veio a ele, um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, que passava por um momento muito difícil, sua filha estava à beira da morte.

Jairo então prostra-se aos pés de Jesus e roga a Jesus que venha até sua casa e imponha as mãos sobre ela, para que ela seja curada.

MARCOS 5:23-23 e lhe rogava com instância, dizendo: Minha filhinha está nas últimas; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva.

E Jesus vai com ele, mas nesta ida, como em tudo que Jesus faz, não há tempo perdido, o SENHOR age, e nos ensina muitas coisas, que veremos a seguir;

II- A GENTE PRECISA ACEITAR O MODO DE JESUS TRABALHAR

Veja que Jairo foi um dos primeiros a chegar em Jesus para pedir-lhe algo, o problema de Jairo era muito grave e Jesus decidiu ir ter com ele em sua casa, porém no meio do caminho, uma mulher toca nas orlas das vestes de Jesus, recebe uma cura, Jesus percebendo que dele sai poder, para a caminhada para casa de Jairo.

MARCOS 5:28-32-28 porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada.

29 E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal.

30 E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes?

31 Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou?

32 Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera.

Jesus para e quer identificar quem foi que o tocou, começa a olhar para todos os lados, para querer saber quem foi, isso causa uma demora para atender a Jairo, que tinha uma situação grave a ser resolvida.

Qual de nós não iria tentar apressar a Jesus? Qual de nós não repreenderia a mulher, por atrasar o caminho de Jesus? Qual de nós não interferiria na situação?

Mas perceba uma coisa, Jairo não fala nada, não faz gesto nenhum de tristeza, de decepção, Jairo apenas olha para o que Jesus está fazendo, Jairo apenas espera e Jairo também não vai embora, mas mostra a confiança na maneira de Jesus trabalhar e na certeza que ELE vai operar um milagre em sua vida.

Precisamos entender que tudo o que Jesus faz, mesmo uma aparente espera em nos atender, é a maneira de ELE agir.

Neste caso Jesus queria ensinar não só a Jairo, mas todos que estavam a seu redor a confiar NELE, independente de entendermos ou não, de termos uma visão de tempo diferente da DELE, pois é DELE o poder, o controle de tudo e nada foge a isso.

A Palavra de Deus mostra que ELE, jamais dispensa alguém com necessidade sem o abençoar

JOÃO 6: 37-39- Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

39 E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.

E mais ainda a Palavra de Deus mostra que ELE nunca chega atrasado, há um tempo para tudo acontecer, determinado pela onisciência de Deus.

HEBREUS 10: 37 Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará.

Portanto está na luta, enfrentando problemas sérios, falou com Jesus, tenha certeza e confiança, que ELE vai até esta situação, para gerar o milagre.

III- QUANDO JESUS RESOLVE PARAR PARA EXPOR O MILAGRE DA MULHER DE FLUXO DE SANGUE, ELE ESTÁ PENSANDO NA VIDA DE MUITOS A SUA VOLTA, NÃO APENAS JAIRO

Perceba uma coisa a mulher foi e tocou em Jesus e foi curada, segundo a fé que tinha e que praticou, ela imediatamente foi curada, a fé desta mulher não necessitava de mais nada, era a fé que Jesus pregava a todos a sua volta.

Porque então parar e identifica-la?

Exatamente para mostrar as pessoas ao seu redor, o que um ambiente de fé verdadeira pode provocar. Jesus estava mostrando que ELE não precisava ir até a pessoa para cura-la, não precisa tocar em uma pessoa para ser curada, já pensando no tempo em que não estaria mais conosco, nesta terra, Jesus queria que eles e nós entendesse que a nossa  fé é suficiente para poder alcançar aquilo que precisa.

Jesus não pregou aquela mulher, não orou por ela, não impôs as mãos, e a cura aconteceu.

Jesus queria mostrar a Jairo que sua fé, poderia em nome de Jesus resolver aquela situação, mesmo que ele não fosse com Jairo, ele mostrava a Jairo que não precisava sua intercessão, seu toque, mas a sua fé em ação.

Jesus gerava em Jairo mais fé, o fato de Jairo não intervir, mostra que Jairo estava aprendendo a confiar, a crer.

Não subestime o poder de Deus e seus propósitos, pois quando ainda ELE não resolveu o nosso caso, mas estamos convictos, firmes no que ELE pode fazer, isto significa que ELE está nos preparando, para recebermos o milagre.

Jairo não tinha nem a fé da mulher com fluxo de sangue, que tinha convicção de quem não precisava de uma imposição de mãos, de um toque de Jesus nela, mas apenas se ela tocasse em Jesus com fé seria abençoado.

Não tinha ainda a fé do centurião de Cafarnaum, que disse a Jesus para que curasse seu servo, e quando Jesus decidiu ir ter com o enfermo, o centurião disse, que não precisava ir pois sabia da autoridade de Jesus, que com apenas uma Palavra poderia curar, seu servo de longe.

MATEUS 8: 7 Respondeu-lhe Jesus: Eu irei, e o curarei.

8 O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar.

9 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.

Percebe que ao curar aquela mulher, ELE trabalhava na fé de Jairo, pois em breve ELE iria necessitar desta fé quando recebesse a notícia da morte da sua filha.

MARCOS 5: 35 Enquanto ele ainda falava, chegaram pessoas da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: A tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?

36 O que percebendo Jesus, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente.

O que aconteceu diante do que viu, quando Jesus convocou-o para exercitar a sua fé, Jairo foi sem esboçar nenhum temor.

Veja que quando chegou à casa de Jairo, todos riam quando ele disse que a menina dormia e não estava morta, mas não permitiu que ninguém subisse com ele ao quarto da menina, só permitiu que fosse com ele gente de fé

MARCOS 5: 37 E não permitiu que ninguém o acompanhasse, senão Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago.

E também a duas outras pessoas

MARCOS 5: 40 E riam-se dele; porém ele, tendo feito sair a todos, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele vieram, e entrou onde a menina estava.

O pai Jairo porque já tinha tido sua fé trabalhada, a mãe para que nela fosse gerada a fé;

Irmãos não subestime o tempo que o milagre ainda não chegou, Deus está trabalhando em você, de forma que você possa expressar o seu milagre e mais.

IV – DEUS ANALISA SEMPRE A NECESSIDADE DE CADA UM, DENTRO DE SUA SABEDORIA

A Bíblia diz que a sabedoria do alto é perfeita, ou seja sem defeitos, sem decisões erradas, difere muito de nossa análise.

Uma perfeita sabedoria exige um perfeito conhecimento de todas as circunstâncias, para nunca estar propenso a cometer um erro.

A Sabedoria de Deus é perfeita

SALMOS 19:7-7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.

Pergunta se você tivesse que escolher entre a filha de Jairo e a mulher com o fluxo de Sangue quem você escolheria para curar primeiro?

Porque?

A maioria responderia a menina de 12 anos, porque e uma criança sensibiliza, etc.

Mas o Senhor escolheu parar pela mulher, perceba uma coisa a quantos anos ela sofria desta hemorragia

MARCOS 5:25-25 Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia,

Tinha sofrido muito e despendido todas as suas riquezas e força e tudo piorava

MARCOS 5: 26 e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior,

Ambas seriam curadas, mas a menina sofria a poucos dias e a mulher há muito tempo, era a hora de acabar com o longo sofrimento primeiro, para depois ir até a menina.

A mulher nestes últimos doze anos não viveu era preciso traze-la de votla a vida com urgência.

CONCLUSAõ

Irmãos é preciso aceitar o jeito de Jesus trabalhar, porque ELE sabe o que é melhor, não apenas para nós, mas para todos

Deus te abençoe

 

0 comentários:

Postar um comentário