segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

 


 I-             INTRODUÇÃO

I SAMUEL 4:1-8-1 Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita.

2 Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.

3 De ano em ano este homem subia da sua cidade para adorar e sacrificar ao Senhor dos exércitos em Siló. Assistiam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.

4 No dia em que Elcana sacrificava, costumava dar quinhões a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas;

5 porém a Ana, embora a amasse, dava um só quinhão, porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre.

6 Ora, a sua rival muito a provocava para irritá-la, porque o Senhor lhe havia cerrado a madre.

7 E assim sucedia de ano em ano que, ao subirem à casa do Senhor, Penina provocava a Ana; pelo que esta chorava e não comia.

8 Então Elcana, seu marido, lhe perguntou: Ana, por que choras? e porque não comes? e por que está triste o teu coração? Não te sou eu melhor de que dez filhos?

Estamos diante de uma mulher amargurada porque não conseguia realizar o seu grande sonho que era ser mãe, diz a Palavra, que Ana era estéril. Apesar de seu marido chamado Elcana a amar muito e fazer tudo para que ela se sentisse bem, como se vê em:

I SAMUEL 1:8-8 Então Elcana, seu marido, lhe perguntou: Ana, por que choras? e porque não comes? e por que está triste o teu coração? Não te sou eu melhor de que dez filhos?

Mas Ana era amargurada não apenas por não ter filhos, mas porque a concubina de Elcana, chamada Penina, em todo tempo irritava, provocava, ridicularizava a Ana por não ter filhos.

I SAMUEL 1:6-7- 6 Ora, a sua rival muito a provocava para irritá-la, porque o Senhor lhe havia cerrado a madre.

7 E assim sucedia de ano em ano que, ao subirem à casa do Senhor, Penina provocava a Ana; pelo que esta chorava e não comia.

Essa é a história de algumas pessoas em nosso tempo, pessoas que como Ana, são fiéis a Deus, que vivem cumprindo as ordenanças de Deus, mas que ainda não tiveram seus sonhos, sua promessa, cumpridas e são humilhadas por pessoas incrédulas que querem ridicularizar a nossa fé, porque enfrentamos alguns tempos difíceis, ou porque aquilo que confessamos crer, como a provisão de Deus ainda não chegou a nossa porta.

Nesta hora há alguns caminhos que surgem em nossa mente, querendo que entremos por eles. O primeiro é desistir do que cremos, o segundo é desistir do que buscamos e o terceiro é continuar crendo e alimentando nossos sonhos enquanto esperamos, por um único motivo que é:

Há um tempo em que a Palavra de Deus vai se cumprir e quando este tempo chegar não haverá adiamento, o SENHOR diz isto a Ezequiel, e queria que seu povo tivesse esta convicção em sua fé, que a repete por duas vezes.

EZEQUIEL 12:25- 25 Porque eu sou o Senhor; falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá. Não será mais adiada; pois em nossos dias, ó casa rebelde, falarei a palavra e a cumprirei, diz o Senhor Deus.

EZEQUIEL 12:28- 28 Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Não será mais adiada nenhuma das minhas palavras, mas a palavra que falei se cumprirá, diz o Senhor Deus.

O SENHOR queria que o povo entendesse que sua Palavra se cumpriria no tempo certo, porque foi ELE que prometeu e tem o poder sobre tudo e todos, para realizar o que foi prometido.

Esta Palavra é para você que está aqui nesta noite, que talvez ainda não tenha visto seu sonho se cumprir, que tem visto pessoas rirem ou duvidarem de sua fé, para você que vê homens incrédulos alcançando seu sucesso e você ainda esperando, para que assim como Ana você assuma algumas posições que te colocarão cada vez mais próximo do teu sonho.

II-            SUPORTE OS TEMPOS DIFICIEIS SABENDO QUE SÃO MOMENTÂNEOS, SÃO CILADAS PARA SUA FÉ

Quando o SENHOR tem uma benção, uma realização, uma missão para nós, num determinado momento o inimigo se levanta contra nós, de muitas maneiras e nós precisamos entender isso, Paulo nos ensina a entender que somos do Senhor, que NELE podemos todas as coisas, mas que temos um inimigo, que usa muitas armas para tentar nos deter.

II CORINTIOS 2: 11- Para que não sejamos vencidos por satanás, porque não ignoramos seus ardis

Percebe que quando a gente conhece a maneira do inimigo agir, nós não somos vencidos, por suas ciladas. Se você tem um sonho, uma promessa e sabe que aquilo que o SENHOR promete ELE cumpre, mesmo diante das lutas no tempo certo vamos receber, esta é nossa atitude, suportar, resistir aos tempos de luta, sem perder a fé e a esperança desta forma derrotamos nosso inimigo que bate em retirada.

TIAGO 4:7- 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

Foi exatamente o que Ana fez, apesar de ser humilhada, ridicularizada por Penina, por não engravidar, Ela passou por este tempo de dificuldade, mesmo com tristeza, com choro, sem deixar de crer em Deus e no seu sonho.

Ana ia de ano em ano cumprir seu momento de adoração e ofertas, como o SENHOR havia ensinado, perceba que mesmo sofrida, acusada de ser amaldiçoada por Deus por causa da esterilidade, Ela não deixou de crer, adorar, de cumprir suas obrigações espirituais e materiais e acima de tudo de estar na presença DELE em oração.

I SAMUEL 1:10-11- 10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito,

11 e fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha.

O resultado de enfrentar os momentos de dificuldade com fé, sem desistir, na presença de Deus o adorando em sua casa, foi que o SENHOR a abençoou e realizou seu sonho.

I SAMUEL 1:17,20- 17 Então lhe respondeu Eli: Vai-te em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.

20 De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.

Meu irmão, minha irmã é impossível viver uma vida de fé, sem as adversidades, o próprio Jesus nos advertiu sobre isso, e o apóstolo Pedro queria que os servos de Deus, não estranhassem isso

I PEDRO 4:12- 12 Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse;

Davi mostrou que enfrentar estas adversidades nos torna maduros, com entendimento perfeito dos caminhos que o SENHOR tem para nós.

SALMOS 119: 71 Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos e caminhos.

Suporte pela fé, na força que Deus dá os tempos de espera, de lutas, de humilhação, porque em breve a resposta vem.

III-          NÃO APENAS SUPORTE PASSIVAMENTE OS TEMPOS DE LUTAS E ADVERSIDADES, FAÇA O QUE VOCE TEM QUE FAZER

Ana mesmo humilhada, sofrida, suportando estas humilhações que tiravam a sua fome, que faziam com que as lagrimas fossem constantes em sua vida, mostrando o tamanho da dor que ela vivia, mesmo assim ela se recusou a ficar apenas esperando, prostrada, desanimada.

Diz a Palavra que Ana se levantou:

I SAMUEL 1:9- 9 Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava sentado, numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor.

É preciso não apenas esperar o cumprimento da promessa, mas se mover em busca da promessa com fé, se mover resistindo as investidas do desanimo, da tristeza, da prostração e fazer aquilo que a Palavra de Deus nos diz que é a forma de recebermos aquilo que desejamos que é a oração. Veja que o SENHOR quer que a gente peça o que desejamos

O SENHOR disse a Salomão para pedir o que quisesse

I REIS 3:5- 5 Em Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.

Nós precisamos mesmo em desanimo, tristeza e amargura ir a presença de Deus e pedir, Ana abatida, cansada foi a presença de Deus e pedia a Deus um filho.

I SAMUEL 1: 10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito,

Ana não ficou paralisada apesar da dor, dos anos de espera, mas fez o que tinha que fazer, deixou diante de Deus clara a sua petição.

FILIPENSES 4:6- 6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;

Nunca devemos permitir que situação nenhuma nos deixe prostrado, devemos mesmo em meio a dor e a dificuldade, nos levantar e ir a busca da nossa benção.

O SENHOR um dia disse a Josué que estava prostrado por causa da derrota de seus exércitos, por causa do pecado, a mesma coisa, mostrando que se eles se apegassem a Deus a vitória viria.

JOSUÉ 7: 13 Levanta-te santifica o povo, e dize-lhe: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; não poderás suster-te diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do meio de ti o anátema.

O cumprimento da promessa está condicionado a não ficar imobilizado, quando mais caminhamos, mais vamos alcançando, mesmo que a caminhada seja difícil.

SALMOS 126:5-6- 5 Os que semeiam em lágrimas, com cânticos de júbilo segarão.

6 Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos.

IV-         RECEBA A PALAVRA DE DEUS, MINISTRADA EM SUA VIDA, COMO ELA É UMA PALAVRA PROFÉTICA, QUE FAZ AQUILO QUE ELA PROMETE

A Palavra que Deus é criativa, poderosa para produzir grandes realizações e transformações em nossa vida, tudo que foi criado por Deus do nada, em Genesis, capítulo 1, por várias vezes observamos isto, que tudo foi feito por sua Palavra, notada na expressão:Haja luz e houve luz e assim foi para tudo o que foi criado.

Quando a Palavra de Deus é recebida corretamente, com fé, acontece o que aconteceu em vários momentos da história, na criação, na Palavra ministrada sobre Maria, que seria a mãe de Jesus, mesmo sem ter conhecido varão ainda.

Como se materializou todas estas coisas? Quando a Palavra foi recebida como profética e com fé, veja a resposta de Maria ao anjo.

LUCAS 1:34-35,38- 34 Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?

35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

38 Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

Assim como Maria, Ana ao estar orando no templo, recebeu do sacerdote Eli uma Palavra profética:

I SAMUEL 1: 17 Então lhe respondeu Eli: Vai-te em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.

E a recebeu com fé e saiu para voltar para casa, crendo que havia recebido esperando o cumprimento da promessa.

I SAMUEL 1: 18 Ao que disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher se foi o seu caminho, e comeu, e já não era triste o seu semblante.

A resposta que damos a Palavra ministrada em nossa vida é que faz com que a Palavra profética se cumpre em nós.

Como temos agido mediante as Palavras que recebemos? Creia isso faz toda diferença.

CONCLUSÃO:

Sabe irmãos o que o SENHOR nos traz a memória nesta noite é que jamais devemos ficar prostrados diante de momentos difíceis, de adversidades, temos que nos mover, na fé e na força que Deus nos dá, pois estes são tempos momentâneos, provocados por aqueles que não querem ver em nós o cumprimento das nossas bênçãos.

Além de não ficar paralisados devemos nos levantar e caminhar para o cumprimento da nossa promessa, através da oração, que a e forma que Deus estabeleceu para que a gente receba.

Junto com isso devemos receber a Palavra de Deus como ela realmente é uma Palavra criativa, que quando recebida com fé, não encontra impedimentos para agir.

0 comentários:

Postar um comentário