segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

 


LUCAS 3:15-16-15 Ora, estando o povo em expectativa e arrazoando todos em seus corações a respeito de João, se porventura seria ele o Cristo,

16 respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, vos batizo em água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.

João Batista pregava na judéia a necessidade do arrependimento, e a volta em busca da santidade exigida por Deus, para que a benção se estabelecessse em meio ao povo de Deus.

A vida de João Batista era completamente diferente dos Rabis, dos príncipes dos saduceus e dos fariseus, via uma vida simples, consagrada ao SENHOR e ao seu reino, pregando a Palavra pelos camin hos da judéia, com um aroupa simples, se alimentando de coisas simples, enquanto os grandes mestres viviam apenas no meio da sociedade e das autoridades de sua época.

LUCAS 1:5 E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

6 Ora, João usava uma veste de pêlos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre.

Diante de uma Palavra poderosa, com autoridade, de um modo de vida simples, muitos ficaram na dúvida, se João era o messias que havia de vir

LUCAS 3:15- Ora, estando o povo em expectativa e arrazoando todos em seus corações a respeito de João, se porventura seria ele o Cristo,

João ao responder a eles mostrou que Jesus viria para fazer uma obra maior do que ele João fazia, vinha não apenas para os salvar, mas especialmente para capacitar a cada um de nós, com um poder e autoridade, nunca vista, ao qual João denominou de Batismo de fogo;

Uma experiência além do batismo do arrependimento com água, e que vem com um propósito de nos tornar cada vez mais desejosos da intimidade com Cristo, o batismo com fogo ao qual João Batista se referia, causa em quem o recebe uma vida completamente diferente da vivida até este momento, porque traz consigo as características do fogo.

Para muitos esta simbologia preocupa, mas quantas vezes o SENHOR se mostrou ao seu povo, para lhes dar caminho, para lhes chamar para o trabalho, para fazer tantas coisas na vida de quem ele se manisfetou assim.

A bíblia apresenta Deus como fogo consumidor

DEUTERONOMIO 4: 24 Porque o Senhor vosso Deus é um fogo consumidor, um Deus zeloso.

Deus responde a oração de Elias como um chama de fogo, para aceitar as ofertas

I REIS 18:37-38-37 Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.

38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego

EXODO 3:2-4- 2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia;

3 pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima.

4 E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui.

O SENHOR guiava seu povo pelo deserto numa coluna de fogo, mostrando a direção

EXODO 13: 21 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.

Percebe que o fogo é o símbolo da presença de Deus, da direção de Deus, da provisão de Deus, enfim da intimidade de Deus com seu povo, da sua presença real. O fofo, a presença de Deus concedida neste batismo provoca uma forma diferente de viver, como vamos ver;

II- O BATISMO DE FOGO FAZ COM QUE QUEM O RECEBE VIVA NA MEDIDA ESPIRITUAL ADEQUADA

Sabe uma das coisas que o SENHOR não deseja, são servos e servas que se relacionam com ele de forma fria, superficial, o verdadeiro cristão vive numa dimensão de intimidade com Deus, com seu coração, seu espirito e sua vida ardendo pelas coisas do reino de Deus, que jamais estarão sem segundo lugar.

Esta foi uma das repreensões dadas as igrejas no livro de apocalipse, a de um relacionamento morno, veja que mesmo o morno não serve, imagine o superficial, o frio.

APOCALIPSE 3:14-16- 14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!

16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.

O que João Batista chama de Batismo com fogo, não permite que um cristão seja alguém superficial em sua fé, sem intimidade com Deus, mas o deixa preparado para não apenas ouvir, mas obedecer a direção de Deus. O fogo aquece, nada atingido pelo fogo, fica na sua temperatura normal, mas é aquecida, se torna uma pessoa diferente, mais próxima de Deus.

 

III – O BATISMO COM FOGO, FAZ COM QUE O QUE O RECEBE NÃO SE CONTENHA , MAS ESPALHE SUA FÉ

O Batismo Com fogo que João Batista mostra que Jesus iria realizar em nossas vidas, tem como objetivo nos colocar na posição de embaixadores de Cristo, que o representam nesta terra, que se dão a conhecer, que espalham a sua mensagem. Uma das características do fogo é se alastrar rapidamente, era esse o desejo que o SENHOR JESUS TEM PARA CADA UM DE NÓS.

O SENHOR espera que TODOS os4 cristãos, sejamos aqueles que com entusiasmo, com ousadia, espalhemos a mensagem da salvação, atraindo pessoas para cristo.

Mas só iremos atrair os pecadores, se nós mesmos estivermos inflamados pelo poder da Palavra e do poder do espírito santo.

Os discípulos após a morte de Jesus, estavam fechados num cenáculo, como medo dos fariseus, dos saduceus e dos romanos, mas quando foram batizados com fogo, foram para rua com intrepidez e anunciaram a Palavra de Deus sem medo, cheios de poder.

ATOS 2:3-8-3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma.

4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

5 Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu.

6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

7 E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando?

8 Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos?

Irmãos isto é necessário não apenas pela demonstraçâo de poder, mas sim porque muitos pelo mundo inteiro, estão sendo direcionados para a perdição e para o fogo eterno, sem que tenham entendimento disso pois o diabo cegou o entendimento destas pessoas.

II CORINTIOS 4:3-4-3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto,

4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

E parte disto acontece também porque a igreja muitas vezes não esta mais cheias do fogo do Espírito que é o que nos move, é a energia nos constrange a espalhar a mensagem, não podemos permitir que isto continue acontecendo.

O SENHOR mostra que nós somos os agentes da propagação da salvação e não podemos nos omitir.

Mateus 5:14-16-14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;

15 nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.

16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

CONCLUSÃO:

Que cada um de nós possa buscar este batismo com fogo e incendiados pelo Fogo do Espírito, possamos caminhar na obediência, no influenciar outras pessoas a andar na luz e não nas trevas.

Que em obediência a Jesus, sejamos crentes quentes e não mornos ou frios, livrando vidas da perdição, cuidando destas vidas.

Por isso nossa oração é para que você deseje cada vez mais o fogo do Espirito Santo sobre sua vida, pois isto foi o principal chamado de Cristo a cada um de nós.

 

0 comentários:

Postar um comentário