quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

 


 INTRODUÇÃO

PROVÉRBIOS 3:5- 5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

Uma das coisas que mais se ouve na hora das decisões é: Como eu posso distinguir a voz do Senhor, diante de muitas vozes que eu escuto, na hora de decidir.

Este é um problema que sempre existiu, mas que em nosso tempo devido a velocidade que as coisas acontecem, diante de tanta correria do dia-a-dia, tem se agravado e com isso, muitas pessoas deixam de tomar as atitudes corretas, de serem abençoadas, de viver o propósito de Deus em nossas vidas e todas as bênçãos que isto proporciona.

Muitos por não distinguiram a voz de Deus acabam agindo apenas pelo seu entendimento ou pelo que ouve de conselhos de pessoas, o que é um perigo, por mais íntimo que as pessoas sejam de nós.

Um dia o rei Salomão morreu e como era costume seu filho reinou em seu lugar, o nome do filho de Salomão era Roboão, os príncipes da terra foram até Roboão, solicitar que ele tirasse um pouco da carga pesada de impostos, que seu pai havia criado ao final do governo.

I REIS 12:3-4 - 3 E mandaram chamá-lo; Jeroboão e toda a congregação de Israel vieram, e falaram a Roboão, dizendo:

4 Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia a dura servidão e o pesado juro que teu pai nos impôs, e nós te serviremos.

O rei então pede aos homens 3 dias para pensar, para que depois eles retornassem que teriam uma resposta. Roboão sabiamente procura conselheiros, os anciãos do reino para poder tomar uma decisão, estes homens mais experientes e fiéis a Deus, propõem para Roboão atender ao pedido feito de abaixar os impostos, que isto faria com o que o reino, se tornasse unido e forte.

I REIS 12:6-7- 6 Teve o rei Roboão conselho com os anciãos que tinham assistido diante de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, e perguntou-lhes: como aconselhais vós que eu responda a este povo?

7 Eles lhe disseram: Se hoje te tornares servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, eles serão para sempre teus servos.

Mas Roboão deixou de lado estes conselhos e foi buscar conselhos com os mais jovens, que haviam crescido com ele, mas que não eram pessoas com intimidade com Deus, que lhe deram um conselho, para agir com rigor e pressionar aqueles homens, negando qualquer ajuda.

I REIS 12:8-11- 8 Ele, porém, deixou o conselho que os anciãos lhe deram, e teve conselho com os mancebos que haviam crescido com ele, e que assistiam diante dele,

 

9             perguntando-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me disse: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?

10          E os mancebos que haviam crescido com ele responderam-lhe: A este povo que te falou, dizendo: Teu pai fez pesado o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.

11          Assim que, se meu pai vos carregou dum jugo pesado, eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites; eu, porém, vos castigarei com escorpiões.

O resultado desta decisão foi a de dividir o povo de Israel em dois reinos, dez tribos seguiram a Jeroboão e duas tribos seguiram a Roboão, fazendo com que a força da nação fosse diminuída, que as riquezas fossem menores e guerras entre as duas nações durante todo o tempo destes reis.

I REIS 14: 30 Houve guerra continuamente entre Roboão e Jeroboão.

Aqui fica uma lição importante, cuidado para não dar ouvidos a pessoas, por mais próximas que sejam a você, mas que não tem comunhão, compromisso com Deus, as pessoas por mais bem intencionadas que sejam, não possuem a sabedoria do alto, não conhecem as leis do Senhor, são pessoas que pensam de forma natural e nós sabemos que estas não atendem as necessidades e compromissos espirituais, por mais que desejem ajudar, não aceitam as direções espirituais, e irão te fazer cair em erro.

I CORINTIOS 2:14-15-14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.

O que acabamos de ler nos mostra que devemos ouvir a voz de Deus e para ouvi-la precisamos ter discernimento espiritual, para reconhecer que é Deus falando mesmo.

A Palavra de Deus nos mostra como agir, para termos certeza de que estamos seguindo a orientação do Senhor, a voz do Senhor, como veremos a seguir.

II-A DECISÃO QUE VOCE ESTÁ INCLINADO A TOMAR, ESTÁ DE ACORDO COM AS ESCRITURAS

As vezes sentimos em nosso interior o desejo de enfrentar tal situação de uma certa maneira, tomando algumas atitudes, mas precisamos saber se estas são atitudes corretas diante da situação, mas acima de tudo diante de Deus.

A primeira coisa que devemos entender é que as orientações de Deus, são as únicas atitudes sábias e seguras. Porque ELE conhece o caminho que estamos pensando em seguir, por isso nos indicará a melhor estrada a seguir.

E como a vontade de Deus está revelada ao homem nas Escrituras, nós em primeiro lugar não podemos jamais tomar decisões, seguir uma direção, que não seja aprovada nas escrituras, por mais que possam parecer corretas diante do que enfrentamos.

Discernimento espiritual é ser guiado pelo espirito santo e não por entendimento humano, pensando assim temos que compreender que o Espirito Santo, jamais concordará ser correto seguir uma direção que não esteja de acordo com as Escrituras.

A vontade de Deus é revelada nas Escrituras, 

I PEDRO 1:20-21- 20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

Portanto por mais justo, adequado que possa perecer, em tempo algum contrarie a Palavra de Deus, pois estaremos incorrendo em erro.

MATEUS 22:29- 29 Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus;

Tem gente que se justifica que se cumprir à risca a Palavra de Deus, ou em todo tempo, estarão sendo prejudicadas em alguns aspectos, ou que não a estão cumprindo momentaneamente para ajudarem determinadas pessoas, mas veja o que a Palavra de Deus diz, que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável

ROMANOS 12:2- 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Se você teme ao Senhor, deixe somente ELE te instruir e você caminhará indo bem em tudo.

SALMOS 25:12-13-12 Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher.

13 Ele permanecerá em prosperidade, e a sua descendência herdará a terra.

 III-A DECISÃO QUE VOCE ESTÁ DESEJANDO TOMAR, PROPORCIONA PAZ A VOCÊ.

Nós temos dentro de nós habitando o Espirito Santo de Deus, temos a nossa consciência que nos revela não apenas as atitudes corretas, mas acima de tudo as motivações pelas quais tomamos a atitude, se estão corretas ou não. 

Se algo que Deus nos manda fazer, ou algo que alguém diz ser a melhor direção, nos traz falta de paz, tristeza, não faça não é a vontade de Deus para você, muito menos o momento certo. Se falta paz o Espirito Santo está te alertando a não fazer.

Isto acontece quando o resultado de nossas intenções e atitudes é a paz de Deus, quando agimos com sabedoria do alto, a paz invade o nosso ser e jamais seremos derrubados por nenhuma condição.

SALMOS 119:165- 165 Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar.

Então se você tiver a paz que excede todo entendimento, creia que você estará tomando as atitudes corretas.

COLOSSENSES 3:15- Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. 

IV- A DECISÃO OU O CAMINHO QUE VOCE ESTÁ DECIDINDO SEGUIR SO ENCONTRA PORTAS EMPERRADAS, PRESTE ATENÇÃO POIS NÃO É A DIREÇÃO DE DEUS PARA VOCÊ

Quando estamos seguindo um caminho, que entendemos ser o caminho de Deus, mas só encontramos obstáculos intransponíveis, portas emperradas, que não se abrem de jeito nenhum, mesmo seguindo toda a direção de Deus, nos portando como homens e mulheres de fé: orando, jejuando, mas os obstáculos não cedem, pode ter certeza que este não é o caminho de Deus para nós.

Isto não significa que não encontraremos obstáculos na caminhada, quando dentro da vontade de Deus, mas estes obstáculos e dificuldades, são superados, ultrapassados, pela graça de Deus.

Para o povo ser livre da escravidão do Egito, o povo tinha que superar o mar vermelho, que se abriu e o povo passou em seco;

Para entrar na terra prometida o povo de Deus encontrou uma cidade fortificada e fechada, mas depois de sete dias os muros caíram;

Uma coisa é a fé que insiste até que o obstáculo caia, porém se a mesma fé insiste e o obstáculo não cai, creia que não estaremos operando pelo poder, direção e graça de Deus.

Certa vez Paulo queria pregar na região da Bitinia, mas o SENHOR não permitiu, não era este o caminho, para aquele momento, mesmo sendo uma coisa boa a se fazer, não era o tempo ainda, 

ATOS 16:6-7- 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia;

7 e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.

Portanto cuidado quando você atribui qualquer direção que você recebe a Deus, sonhos, vozes, impressões, visões ou revelações podem ser Dele, mas também podem ser própria das pessoas, das circunstâncias ou até mesmo do diabo.

CONCLUSÃO

Precisamos aprender a discernir entre a voz de Deus, a voz do homem e a do diabo, pois se seguirmos a voz errada, podemos seguir um projeto de vida frustrante.

Entenda que Deus fala com os seus de maneira clara, porque você é especial e ELE tem um plano abençoado para sua vida

JOÃO 10:27- 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;

 

0 comentários:

Postar um comentário