segunda-feira, 8 de março de 2021

 


INTRODUÇÃO

PROVERBIOS 16:1- O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor

Irmãos hoje a gente vai meditar um pouco sobre coisas que deram errado na nossa vida, não para curtirmos o peso da derrota, mas para que a gente possa retomar cada um destes assuntos, destas pendências, e as fazer acontecer em nossa vida. Todos nós temos coisas para acontecer que estamos esperando, é ou não é, você tem? Creio que sim, isto significa que elas ainda não se concretizaram;

Tenho certeza que você já ouviu uma palavra que mostra que: “Se desejamos novos resultados, temos que fazer de outra maneira”, você já deve ter ouvido isso várias vezes principalmente no início de cada ano e até tentou, mas as coisas ainda não aconteceram.

Isto porque esta mensagem não está completamente certa, pois para que os resultados sejam diferentes e diferentes para melhores, só temos um único jeito de fazer com que isto aconteça que é: “Nossos sonhos, nossos planos e objetivos, nossas ações, devem estar alinhados com o céu”. Quando isto acontece o SENHOR atende as nossas orações

Vamos pensar um pouco a respeito daquilo que eu ainda não alcancei. Continuamos buscando, orando, crendo mas ainda não deram certo ainda em nossas vidas. Algo não está certo e normalmente o que não está certo parte de nós e jamais de Deus.

A pergunta que eu devo fazer é: “Será que estas coisas e as atitudes que eu tomo para busca-las, estão alinhadas exatamente com a visão de Deus?”

Para ilustrar o que estamos falando, vamos pegar o exemplo de um homem de Deus e a situação que enfrentava e a maneira como ELE se relacionava com Deus e os seus resultados quando clamava aos céus.

Este homem era Elias, que um dia foi incumbido por Deus, para exortar o povo de Israel, que caminhava na idolatria, se afastava cada dia mais de Deus, influenciado pelo Rei Acabe e sua esposa Jezabel, que se envolveram com a idolatria e a libertinagem. Elias é chamado para saber do povo se continuariam a servir os falsos deuses, ou retornariam para o SENHOR.

Para isso o profeta Elias convocou uma reunião pública, onde estivesse todo o povo, os sacerdotes idólatras, o rei Acabe e Elias, para que publicamente se pudesse ver a manifestação de ambas as partes, de falsos deuses e do Deus todo poderoso, para que o povo decidisse onde estava a verdade, o poder e a libertação e aí sim tomasse uma decisão.

Logo cedo todos se juntam no Monte Carmelo, Elias então pede aos sacerdotes dos falsos deuses, que comecem a sua oração e ritual, para que houvesse uma manifestação destes falsos deuses. O tempo passa, muitas horas de oração e sacrifício, os sacerdotes oravam em alta voz, cortavam seu corpo com facas para que seu sangue jorrasse como sacrifício, foram mais de 6 horas de oração e sacrifícios, até a hora do sacrifício da tarde (15 horas) e nada aconteceu.

Agora chega a hora de Elias orar a Deus, ele preparou o altar, colocou lá um novilho para o sacrifício, pediu por duas vezes que se enchesse o local com água, para aos olhos humanos dificultar que houvesse o fogo para consumir a carne e fez uma breve oração.


I REIS 18:26-27- “À hora do sacrifício da tarde, o profeta Elias colocou-se à frente do altar e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua”. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti”

 

E O QUE ACONTECE?

 

Imediatamente o SENHOR responde aquela oração feita por Elias, o fogo de Deus cai do alto e consome o sacrifício, a água ao redor, apenas poucos minutos depois de Elias ter orado.

 

I REIS 18: 38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

 

1.    GRANDE LIÇÃO: Servos de deus com mente e coração alinhado com os céus, não precisam temer o número de pessoas que se levantam contra eles (eram 850 profetas dos falsos deuses), não precisam temer quando do lado contrário está o poder humano (rei e rainha estavam contra Elias) porque se deus é por nós quem será contra nós. (ROMANOS 8:31)

 

Irmãos assim como lemos no versículo de introdução, quanto mais o nosso coração e a nossa mente, que representa o centro da vida para os judeus, estiverem alinhados com os céus, com SENHOR, mas rapidamente nos vem as respostas, os milagres e o poder de Deus sobre nós.

 

Quanto mais a nossa vida estiver em intimidade com Deus, melhor será a compreensão das coisas, o encontro do caminho certo, das respostas certas e a manifestação da graça de Deus na minha e na sua vida.

 

O apóstolo Paulo que era profundo conhecedor da Bíblia, participava de todas as celebrações do judaísmo, orava 3 vezes ao dia, mas mesmo com tudo isso não compreendia a mensagem da cruz, trilhou por uma caminho errado durante muito tempo, até encontrar a Jesus. Depois deste encontro percebeu que todo conhecimento e esforço humano, não produz os melhores resultados, não gera milagres, muito menos provisão, nem mesmo paz em meio as lutas. Sabe porquê? Porque sua mente e coração estão alinhados apenas ao conhecimento humano, aos valores humanos, que produzem resultados corrompidos.

 

Paulo percebeu que ele precisava mudar a direção de sua vida, para poder alcançar melhores resultados e o que ele faz? Decide alinhar a sua vida com os céus.

 

GALATAS 2:20-20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

 

2.    GRANDE LIÇÃO: Você precisa tomar uma decisão se vai continuar confiando no conhecimento humano e os valores humanos, ou vai mudar radicalmente a sua maneira de viver, alinhando a sua mente e coração aos céus?

 

Com certeza a pergunta que salta a nossa mente agora é: “Como eu sei que meu coração e minha mente está alinhado com os céus?

Não sabe? Vamos ver algumas caraterísticas de um coração e mente alinhado com os céus.

 

II- UM CORAÇÃO ALINHADO COM O CÉU NÃO PERMITEQUE INFLUENCIAS NEGATIVAS, AFETEM SUA CONFIANÇA EM DEUS

 

Precisamos entender que alinhar é colocar-se lado a lado, na mesma linha, concordar e não se mover em outro sentido.

Um coração alinhado com o céu, não permite que o ambiente, que as influências ao seu redor, afetam a sua fé, a sua confiança, a sua adoração e serviço a Deus. Um coração alinhado com os céus, entende que o momento poder ser fácil, ou o tempo pode ser difícil, mas nós nos mantemos ao lado do SENHOR, não trocamos nossa fé e adoração por nada deste mundo.

Veja que Elias vivia num local onde o governo era mal e pagão (Acabe e Jezabel), onde a grande maioria do povo, quase a sua totalidade tinham aderido a idolatria e aos maus costumes dos povos, mas Elias continuou firme diante deste tempo de tanta maldade e incredulidade.

Um coração alinhado com os céus se mantem firme mesmo em meio as adversidades, pois conhece todas as promessas e mais que isso o Deus das promessas, que é bom e faz o melhor por cada um de nós.

O amor que temos por Cristo nos leva a suportar sem retroceder momentos de dor e desapontamento, entendendo que isso não pode ser comparado ao que nos está reservado mais adiante.

ROMANOS 8:18- 18 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

III- UM CORAÇÃO ALINHADO COM O CÉU, NÃO SE BASEIA NO APOIO HUMANO QUE TEM, MAS NA PALAVRA DE DEUS

Todos nós desejamos apoio humano a nossas ideias, companhia na nossa caminhada, parece ao coração humano mais eficiente, porém isso não deve ser assim, muitas vezes estar cercado de gente é estar sozinhos e se confiamos nisso ficaremos desapontados e desanimados. Lembra Jesus andava cercado de pelos doze discípulos, mas apesar de estar sempre rodeado de pessoas, isto não afetava sua confiança, porque ela estava depositada não na quantidade dos que estavam a seu lado, mas ao SENHOR que dirigia seus passos.

Não estamos falando que devemos nos isolar, que não é bom ter amigos, comunhão com os irmãos, mas estamos falando que mesmo que estejamos só, contra a maioria das pessoas por causa da nossa fé, não devemos retroceder ou nos abalar. Elias estava só contra o governo, contra o povo e contra os profetas, mas permaneceu na certeza, ou seja estava só em todos os sentidos, mas não estava só em sua fé, ele sabia que Deus era com ELE e agiria ali através de sua fé;

I REIS 18.22,36 “Disse então Elias: ‘Eu sou o único que restou dos profetas do Senhor, mas Baal tem quatrocentos e cinqüenta profetas

36 Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.

 

Um dia Gideão tinha que enfrentar um exército de filisteus que atacavam e devastavam a Israel, e Gideão estava com medo e o SENHOR mostrou a ELE, que não precisava estar rodeado de muita gente, mas seguir o que o SENHOR indicava, que ele síria como vencedor

JUIZES 6:14- 14 Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?

 

IV-UM CORAÇÃO ALINHADO COM O CÉU, RESTAURA O ALTAR QUEBRADO

 

Antigamente o altar era o lugar onde o Espirito Santo se manifestava, onde fazíamos as nossas ofertas, hoje o altar é onde o Espirito Santo mora e se manifesta a nossa vida, se queremos a manifestação de Deus, nossa vida precisa dos consertos necessários, precisamos ajustar a nossa vida com Deus e sua Palavra, senão não haverá resultados. Foi o que Elias fez antes de qualquer coisa.

Veja que antes de oferecer Elias restaurou o altar, perceba que a oferta sem restauração do altar, sem conserto, não provoca o fogo de Deus?

 

 V- UM CORAÇÃO ALINHADO COM O CÉU TEM CERTEZA DE SUA POSIÇÃO NOS CÉUS DIANTE DE DEUS E POR ISSO CLAMA COM FÉ

Percebe que quando chegou a hora de Elias orar, Ele invocou ao SENHOR mostrando que sabia que era seu servo, alinhado com Ele, usado por Ele, por isso sabia que o poder de Deus ia se manifestar

I REIS 18: 36-37 “À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: ‘Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti’

 

 V- UM CORAÇ ÃO ALINHADO COM O CÉU, NÃO PENSA APENAS EM SI, MAS FAZ DE TUDO PARA LEVAR AS PESSOAS AO ENCONTRO DE DEUS

Sabe irmãos hoje infelizmente as pessoas são instruídas a fazer as coisas na fé, pensando no que terão de resultados pessoais, bênçãos materiais, bons salários, mas a Palavra de Deus nos exorta a levar as pessoas ao reconhecimento de quem é Deus, para que elas possam servi-lo e adora-lo.

Ninguém ali cultuou a Elias, mas todos reconheceram a Deus como autor da obra.

I REIS 18: 38-39 “Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta. Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: ‘O Senhor é Deus! O Senhor é Deus

Um coração alinhado com Deus serve, para que ELE cresça e a gente diminua.

CONCLUSÃO

Quando a gente tem o coração alinhado com o céu, Deus opera através da nossa fé e nossa oração, o fogo de Deus se manifesta, o poder de Deus se manifesta e acontece as transformações necessárias.

Vamos manter o nosso coração alinhado com Deus neste ano e viver novos resultados.

0 comentários:

Postar um comentário