domingo, 7 de março de 2021




 I-INTRODUÇÃO

ROMANOS 2: 11 pois para com Deus não há acepção de pessoas.

A Palavra de Paulo aos romanos mostra que o SENHOR não faz acepção de pessoas, quer que todos sejam abençoados e realizem tudo aquilo que o SENHOR planejou para cada uma de suas criaturas. ELE deseja que todos cheguem ao pleno conhecimento de tudo e a plena realização daquilo que ELE planejou para nós. 

Porém todos nós conhecemos pessoas que se dão muito bem na sua vida, naquilo que Deus planejou para elas, conseguem livramento, proteção, crescimento, enquanto outros apesar de um tremendo potencial, de terem sido revestidos de conhecimento e poder, de terem a possibilidade de alcançarem grandes momentos de realização fracassam, se perdem e acabam muito aquém do que se havia planejada para Elas.

O que será que acontece para que com o mesmo planejador de vida, com as mesmas capacitações, uns vão tão bem, enquanto outros se perdem no caminho?

A resposta não é muito difícil e está diretamente ligada a atenção que damos a orientação de Deus. O Senhor planejou a nossa vida desde o início, ofereceu a cada um de nós ao possibilidade de nos tornarmos filhos de Deus, deixando apenas de ser criaturas de Deus. Hoje por causa de ditos populares e ensinamentos errados, boa parte das pessoas diz que:  “todos somos filhos de Deus”, mas não é isso que as escrituras ensinam, o que elas ensinam é que a condição de filho, vem apenas após recebermos ao SENHOR como SENHOR da nossa vida.

JOÃO 1:12-13-12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;

13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. 

O apóstolo Paulo reafirma isso aos Gálatas:

GALATAS 3:26-26 Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

Antes disso somos apenas criação de Deus e portanto criaturas de Deus e não filhos.

GENESIS 5:2-2 Homem e mulher os criou; e os abençoou, e os chamou pelo nome de homem, no dia em que foram criados.

Quando nos tornamos filhos de Deus o SENHOR nos capacita com força, poder, orientação, para que os planos que ELE tem em nós e através de nós, comecem a ser realizados. Poorém isto não acontece sem que o filho de Deus esteja atento, obediente as orientações de Deus. É necessário que exercitemos o nosso livre arbítrio escolhendo viver o plano de Deus em nós pela obediência e dedicação a sua direção.

Mas na caminhada muitos filhos de Deus, com todo potencial para fazer uma tremenda diferença, acabam se envolvendo com outras coisas e deixando de ouvir, de cumprir, de usar toda a capacitação de Deus, para aquilo que ELE planejou e se envolvem com as coisas deste mundo, priorizando-as em sua vida. Isto não é um fato novo, já acontecia há muito tempo a ponto de Paulo escrever aos crentes de Éfeso a seguinte advertência:

EFÉSIOS 5:14-14 Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.

Que na realidade é uma advertência emitida pelo Espirito Santo, através do profeta Isaias

ISAIAS 60:1-1 Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor.

Paulo fala aos efésios que eles deveriam deixar a sua apatia, a sua indiferença com o que a Palavra de Deus os orientava, chegando a mostrar que alguns estavam mortos espiritualmente, mas que se estes se dispusessem a tomar a atitude de ouvir, de obedecer, Cristo os esclareceria, os levaria a grandes resultados. Isto significa que:

II- TEM GENTE DESPERDIÇANDO TODO O PODER, O POTENCIAL COM QUE O SENHOR OS CAPACITOU, PARA SEREM GRANDES NAS MAOS DE DEUS

Acho que cada um de nós já ouviu falar de Sansão. Ele foi o 13.Juiz de Israel, desde o ventre de sua mãe foi consagrado ao SENHOR, depois que o anjo do Senhor (uma teofania a aparição de Jesus no Antigo Testamento) apareceu a ela e lhe disse que o menino seria um instrumento de Deus para ser usado de maneira grandiosa e poderosa.

JUIZES 13:3-5-2 Havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não lhe dera filhos

3 Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste à luz; porém conceberás, e terás um filho.

4 Agora pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura;

5 porque tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus.

Veja que nascia um menino, com um futuro planejado por Deus de vitórias contra seus inimigos, um libertador e protetor de Israel do jugo de seus inimigos. Tudo estavam se cumprindo com o menino, a benção de Deus se manifestava na vida dele.

JUIZES 13:24-25-24 Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou.

25 E o Espírito do Senhor começou a incitá-lo em Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.

Sansão recebeu de Deus uma incrível força, a ponto de em lutas fazer coisas que a qualquer homem por mais forte que fosse não seria possível. Sansão despedaçou um leão que vinha contra ele como se fosse um cabrito, feriu mil filisteus com uma queixada de jumento, ou seja uma força descomunal, dada por Deus para alcançar suas vitórias e guardar Israel.

Sansão fora criado e capacitado para ser um dos grandes líderes na história de Israel, mas ao contrário, sua vida, de fato, tornou-se um exemplo de como não se deve viver. Chegando a ser capturado pelos filisteus, seus inimigos o cegaram e acabou sendo ridicularizado em meio aos inimigos.

I SAMUEL 16:20-21-20 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Despertando ele do seu sono, disse: Sairei, como das outras vezes, e me livrarei. Pois ele não sabia que o Senhor se tinha retirado dele.

21 Então os filisteus pegaram nele, arrancaram-lhe os olhos e, tendo-o levado a Gaza, amarraram-no com duas cadeias de bronze; e girava moinho no cárcere.

Perceba que o texto diz que Sansão perdeu a sua força, e foi derrotado pelos filisteus, e o principal motivo é que o SENHOR se retirou dele.

Como isso aconteceu?

O SENHOR orientava, exortava, dava a direção mas Sansão começou a fazer pequenas concessões, diante do que Deus falava, que culminou com o afastamento total de Deus, que já não via mais em Sansão interesse em atender ao que Jesus lhes orientava.

As concessões que Sansão começam quando:

ELE SE INTERESSA POR UMA MULHER FILISTÉIA, O QUE DEVERIA SER EVITADO PELOS JUDEUS, AINDA MAIS UM JUDEU CONSAGRADO,

EXODO 34: 16 e não tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, para que quando suas filhas se prostituírem após os seus deuses, não façam que também teus filhos se prostituam após os seus deuses.

Mas sansão se enamorou de uma mulher Filistéia e a tomou para si

DEIXOU DE OUVIR CONSELHOS ESPIRTUAIS

Seu pai e sua mãe o aconselharam a não tomar mulher dos filisteus mas ele não os escutou

JUIZES 16: 3 Responderam-lhe, porém, seu pai e sua mãe: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o nosso povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse, porém, Sansão a seu pai: Toma está para mim, porque ela muito me agrada.

DESCUMPRIU O SEU VOTO COM DEUS, POIS COMO NAZIREU NÃO PODIA TOCAR EM NADA MORTO

O voto de Nazireu entre outras coisas exigia que aquele que o fez não tocasse em nada morto, como se vê em.

NUMEROS 6:6-7- Durante todo o período de sua separação para o Senhor, não poderá aproximar-se de um cadáver.

Mesmo que o seu próprio pai ou mãe ou irmã ou irmão morra, ele não poderá tornar-se impuro por causa deles, pois traz sobre a cabeça o símbolo de sua separação para Deus.

Sansão ao ver um pouco de mel, na carcaça de um leão morto, não teve dúvida foi, pegou e curtiu a delícia daquele mel.

JUIZES 14:9- 9 E tirando-o nas mãos, foi andando e comendo dele; chegando aonde estavam seu pai e sua mãe, deu-lhes do mel, e eles comeram; porém não lhes disse que havia tirado o mel do corpo do leão.

SANSÃO VAI ATÉ GAZA E LÁ DORME COM UMA PROSTITURA, COMETENDO ADULTÉRIO

JUÍZES 16:1- 1 Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e entrou a ela.

SANSÃO NÃO DAVA O DEVIDO VALOR AO DOM QUE RECEBERA E BRINCAVA COM SEUS INIMIGOS, DANDO-LHES INDICIO FALSO DE COMO SERIA DERROTADO, APENAS PELO PRAZER DE MOSTRAR SUA FORÇA.

Até que um dia ludibriado por Dalila, contou seu enigma e dormiu em seu colo, ela usando o que Sansão revelara, cortou seu cabelo, suas forças foram embora, porque não dera ouvidos ao voto que fizera e se tornou uma atração nas mãos dos filisteus.

JUIZES 16:25- 25 E sucedeu que, alegrando-se o seu coração, disseram: Mandai vir Sansão, para que brinque diante de nós. Mandaram, pois, vir do cárcere Sansão, que brincava diante deles; e fizeram-no estar em pé entre as colunas.

Irmãos é isto que tem acontecido na vida de muitos cristãos ainda hoje, estão fazendo concessões com as coisas de Deus, que parecem serem pequenas demais para fazerem qualquer efeito, mas a cada uma delas, nós vamos nos afastando de Deus e de seu propósito e ELE vai se afastando de nós, e sabemos quem sem ELE é impossível realizar, conquistar e vencer.

Talvez estejamos sendo enganados pelo inimigo, que tenta impor a ideia que não importa o que fazemos, somos ungidos de Deus e o inimigo não tem poder sobre nós, cuidado isto é um engano, a desobediência e o pecado nos enfraquecem.

Por isso hoje temos visto gente que começou bem, com tanto potencial, mas que se tornaram estagnados, estéreis, sem força e já não conseguem mais vencer o inimigo.

Cuidado não esteja desperdiçando o plano de Deus sobre a sua vida.

III- VEJA A DIFERENÇA DE RESULTADO PARA QUEM É RECEPTIVO A ORIENTAÇÃO DE DEUS E A PRATICA

Outro personagem que você conhece também é José, Marido de Maria, mãe de Jesus.

Quando Maria recebe a visita de um anjo, avisando que seria a mãe do nosso Salvador, mesmo sem ter contato com nenhum homem, José ao ser informado disso, claro que não entendia, não conseguia imaginar tal coisa e por respeito a Maria, intentou abandona-la.

MATEUS 1:18-19- 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo.

19 E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente.

Quando em seu coração ele decide isso, o SENHOR MANDA UM ANJO FALAR COM José através de sonhos

MATEUS 1:20-22- 20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo;

21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta:

A reação de José depois de despertar do sonho é de obediência, em tudo como lhe foi ordenado, mesmo sem humanamente entender, sabia que era a direção de Deus.

MATEUS 1:24-25- 24 E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher;

25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS.

José então apesar de não ser o pai biológico do menino, cuidou dele, o protegeu e o ajudou a chegar ao tempo em que seria revelado como o messias de Israel, pela fidelidade de José, o SENHOR continuou lhe dando a direção, o protegendo e trazendo provisão para sua vida.

Quando Herodes decide matar o menino um anjo novamente aparece a José e o orienta o que fazer.

MATEUS 2:13- 13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.

José seguiu a risco o que foi orientado

MATEUS 2:14-15- 14 Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.

15 e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho.

E com isto Eles foram preservados do ataque de Herodes.

MATEUS 2: 16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos.

Depois quando havia paz em Israel e José poderia voltar, novamente Deus envia a José um aviso, através de um sonho.

MATEUS 2:19-21- 19 Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito,

20 dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino.

José mas uma vez obedece sem questionar

MATEUS 2:21 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel.

Quando José estava se aproximando da Judéia, novamente através de divina revelação, ele é avisado que o filho de Herodes, chamado Arquelau reinava na Judéia, entendendo que não era seguro, por isso teria sido avisado, José pega Maria e a criança e vai morar em Nazaré.

MATEUS 2: 22-23-22 Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia,

23 e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno.

Irmãos creia que a revelação divina vem para aqueles que tem o coração em obedecer, que estão preparados para recebe-la e obedece-la de forma fiel o coração de José estava não só preparado para receber, mas também para obedecer, por isso teve proteção, provisão, livramento e paz.

Percebe a importância de dar ouvidos e não desprezar a orientação e a capacitação de Deus?

Que cada um de nós possa viver assim e experimentar assim as bênçãos de Deus. 

CONCLUSÃO

Irmãos o SENHOR capacitou a todos os seus filhos com dons, talentos, sabedoria, para que a gente possa cumprir tudo o que ELE planejou para nós, apenas é preciso entender isso e não se afastar da direção, do conselho, da orientação de Deus.

Se houver um erro, deve ser confessado e abandonado, se tomamos o caminho errado, devemos voltar e retomar o caminho, para que tudo se cumpra em nós.

Precisamos valorizar a direção de Deus e também o nosso papel no reino, para que as coisas possam ir bem.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário