segunda-feira, 29 de março de 2021

 


I-INTRODUÇÃO

Conheço muitas pessoas que creem em Deus, que oram, que participam da comunhão com Deus, mas que nas horas das decisões, tem dificuldade de enxergar qual o caminho o SENHOR está propondo.

Há pessoas que não conseguem entender claramente qual o caminho que o SENHOR está mostrando que elas devem seguir e aí agem por decisão própria.

Aqui é preciso ter uma primeira direção bem clara meu irmão, minha irmã que é: “Se a direção de Deus não ficou clara, não vá adiante, fique parado até você entender qual a direção Deus tem para você neste assunto”, porque Deus nunca deixa de orientar sobre o caminho que devemos andar.

SALMOS 25:8-9- 8 Bom e reto é o Senhor; pelo que ensina o caminho aos pecadores.

9 Guia os mansos no que é reto, e lhes ensina o seu caminho

Sabe irmão ser dirigido por Deus é acima de tudo é um privilégio. Porque é um privilégio?

Porque com certeza o maior problema da nossa vida são as decisões erradas, sejam elas em que área forem, vários são os momentos em que nós tomamos decisões que nos levam ao fracasso, erro e frustração, elas pareciam boas aos nossos olhos, mas na realidade eram enganosas.

Na realidade o que nos move a escolher são nossas vontades, escolhemos baseados na maior parte das vezes nos desejos do coração e sabemos que o coração é enganoso, em virtude da da queda, nossa natureza foi corrompida, não conseguimos ver tudo com clareza, ter uma percepção correta das coisas e das consequências,

JEREMIAS 17: 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?

O apóstolo Paulo confirmou isso, que nos desejos naturais, na maioria das vezes não habita bem algum, além de ser muito difícil fazer boas escolhas, fazer o bem.

ROMANOS 7:18-18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.

As vezes o coração deseja tanto algo que nós fazemos de tudo para conquistar aquilo que desejamos, sem pensar em tudo, se aquilo é bom, o que pode causar na nossa vida como um todo e muito menos na aprovação de Deus. Davi enfrentou muito isso em sua vida, seus desejos o levaram a atitudes, escolhas que lhe causaram muitos danos, até que ELE entendeu que em não dava para continuar a viver sem a direção de Deus.

Num determinado dia Davi que em virtude da perseguição de Saul, se estabeleceu no território dos Filisteus, numa cidade chamada Ziclague, alguns homens fiéis se ajuntaram a ELE, neste tempo Davi apoiava militarmente a um rei Filisteu chamado Aquis, rei de Gate, nas incursões contra seus inimigos. Um dia quando Davi e seu exército saíram para suas obrigações, ao voltarem a cidade, perceberam que a cidade, estava totalmente destruída e suas mulheres e filhos, levadas pelos Amalequitas.

I SAMUEL 30:1-2- 1 Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, os Amalequitas tinham feito uma incursão sobre o Negebe, e sobre Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo;

2 e tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho.

Ora neste momento, assim como em tantos outros momentos da vida, achamos que as reações que precisam ser tomadas, estão claras pela situação que se vive. O pensamento natural para Davi e seus homens era: “perseguir os Amalequitas e resgatar seus parentes não é?” Mas Davi calejado pelas más escolhas que fizera quando agia sem consultar a Deus, mesmo que parecesse lógico o que deveria fazer, Davi não segue a lógica, muito menos o coração, veja o que ele fez:

I SAMUEL 30:6-8- 6 Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.

7 Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi.

8 Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? alcançá-la-ei? Respondeu-lhe o Senhor: Persegue-a; porque de certo a alcançarás e tudo recobrarás.

Só depois de consultar a Deus e ter a orientação DELE sobre como fazer é que Davi se pôs a perseguir os Amalequitas.

Entenda uma coisa: Muitas das decisões que eu e você tomamos, que parecem as coisas naturais a se fazer diante da situação ou do momento, mas que não consultamos a Deus para ter NELE o sim, por mais honestas, por mais bem intencionados, por mais que atendam os seus interesses, longe da confirmação de Deus, não nos levam a uma lugar seguro, a um resultado de bênçãos.

PROVERBIOS 16:25- 25 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.

Eu e você precisamos entender que uma das coisas mais importantes que existe na caminhada de Deus é ser dirigido por ELE. O SENHOR nos ama tanto que jamais permitirá que a gente se ache confuso, que ande sem direção, seu prazer é nos guiar assim como fez com todos os seus servos em todo tempo. O problema está em estar disposto a se submeter a essa direção, a essa orientação. Há uma exortação na Palavra de Deus para que nos submetamos a Deus, não como uma opção, mas uma ordenanças e queremos viver uma vida debaixo da graça de Deus, veja o que diz:

TIAGO 4:7 a- 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; e o inimigo fugirá de nós

A submissão a Deus é uma demonstração que entregamos o comando de nossa vida a ELE, nos entregamos a sua autoridade, a sua vontade e as suas decisões, dessa forma cumprimos aquilo que Paulo nos ensina: “Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo, vivo pela fé em Cristo Jesus”

Essa é uma afirmação de gente vitoriosa, gente que deixou de viver por seu coração, por seu conhecimento, por sua vontade e agora vive pela fé e quem vive pela fé, que produz resultados,

Pela fé você vive de verdade - O justo viverá pela fé – ROMANOS 1:17

Pela fé somos fortalecidos - Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número. Atos 16:5

Pela fé temos paz interior - Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, - ROMANOS 5:1

Pela fé temos poder, autoridade e realizações de grandes feitos –HEBREUS 11:32-34- 32 E que mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas;

33 os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões,

34 apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros.

Mas voltemos ao nosso assunto central desta meditação, a direção de Deus é clara para todos nós, o que precisamos é nos submeter a ELA, a gente vê que depois de sua conversão o apostolo Paulo durante três anos se preparou para ser um pregador da Palavra e saiu em várias viagens missionárias, numa delas Paulo e Silas pregavam a Palavra de Deus, mas num determinado momento desejando passar para a região da Ásia, foram impedidos pelo Espirito Santo de Deus

ATOS 16:4-6-- 4 Quando iam passando pelas cidades, entregavam aos irmãos, para serem observadas, as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.

5 Assim as igrejas eram confirmadas na fé, e dia a dia cresciam em número.

6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia;

Irmãos o desejo de Paulo era ir a Ásia pregar a Palavra, ele queria expandir o evangelho para a região que hoje é a Turquia, o que provocaria uma grande expansão do Cristianismo, mas mesmo tendo este forte desejo, sendo um homem escolhido para espalhar a mensagem o Espirito o impediu e ele não foi.

Um pouco mais adiante, obedecendo a direção de Deus chegaram a Mísia e desejavam levar o evangelho até a região da Bitínia, que era uma província romana na região oriental próximo a Éfeso, mas novamente o Espírito do Senhor não permitiu, eles então não foram e desceram até Trôade.

ATOS 16: 7 e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.

8 Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade.

Porque Paulo agiu assim, se era um tremendo evangelista, usado por Deus e os territórios eram uma terra fértil para a pregação da Palavra e uma colheita muito promissora pela fé?

Simplesmente porque Paulo aprendeu a viver exclusivamente debaixo da direção de Deus, veja o que ELE diz, quando escreve aos gálatas.

GALATAS 1:10- 10 Pois busco eu agora a aprovação dos homens, ou a de Deus? ou estou tentando agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

Para viver a direção de Deus, fazer a vontade de Deus e não a nossa é preciso viver guiado não mais pelo coração, renunciar ao coração e obedecer a Deus, então é preciso:

II- ESTAR SENSÍVEL A DIREÇÃO DE DEUS

Se você perceber nesta passagem, Paulo estava fazendo a obra de ir e ensinar, dada pelo Senhor na grande comissão, estava fazendo a vontade de Deus, E NO CAMINHO NORMAL DOS ACONTECIMENTOS, Paulo é orientado a não ir na direção que queria ir. Você percebe que isto não aconteceu em momentos especiais de consagração, não foram em vigílias ou jejuns que estes homens tiveram a direção de Deus em suas vidas, mas no caminhar comum do dia-a-dia?

Eles estavam caminhando, fazendo seu trabalho normalmente, claro que oravam, que cumpriam seus momentos de vida devocional, mas o dia transcorria normalmente, não houve um momento em que Eles foram a presença de Deus, para pedir a direção para onde deveriam ir, porque sabiam que estavam fazendo aquilo que o SENHOR desejava, levar a mensagem do evangelho.

Irmão e irmã, quando realmente estamos fazendo a vontade de Deus, ELE sempre nos guiará como fez com Paulo, quando O Espirito Santo o impediu de ir a Ásia.

ATOS 16:6- 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia;

Na decisão de atravessarem, o Espírito Santo testificou com o Espirito de Paulo e ele percebeu, que esta não era a direção do Senhor.

Assim é conosco em todo tempo, o SENHOR a cada momento do dia nos orienta, sobre sua vontade, sua direção. `Perceba que não ouve uma voz audível, não houve uma manifestação de poder, mas uma convicção no mais profundo de seu espirito e ele não foi. Paulo estava atento a esta convicção interior, mostrando que o SENHOR não os queria lá.

Irmão o SENHOR quer que você esteja atento, pois ELE guia os seus, no cotidiano não apenas nos momentos de uma consagração maior, o que é preciso é que estejamos sensíveis a isso. Sabe que as atitudes que você decidiu tomar ontem, hoje, o SENHOR te guiou, coube a você ouvi-lo ou não, obedece-lo ou não. Precisamos entender é que nas 24 horas do dia, em meio as tarefas cotidianas ou as espirituais, somos corpo de Cristo, não há momentos de espiritualidade e momentos de vida normal, o dia é vivido sempre com o coração atento a Cristo e sua Palavra.

III- O SENHOR SE MANIFESTA DE VARIAS MANEIRAS EU PRECISO ESTAR PREPARADO PARA ENTENDE-LAS

O Senhor nos guia por sua palavra, por seu falar ao nosso interior, mas também por revelações especiais sobre a nossa vida

Paulo não atravessou para a Ásia, nem para Bitínia, porque foi impedido pelo Espirito, por uma convicção interior, por uma testificação sem palavras, sem visões, sem manifestações externas.

Mas ao chegar a Trôade, diz a Palavra que Paulo teve uma visão.

ATOS 16: 9 De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos.

Perceba que revelação de Deus a Paulo foi completa ELE não apenas viu um homem, mas o escutou rogando para que atravessasse e o ajudasse, a forma de Deus falar com Paulo agora era diferente, não mais convicção interior, mas uma visão clara do caminho a seguir.

A vida de comunhão com Deus, vivida em obediência, provoca em nós experiências únicas e inconfundíveis, da direção do SENHOR para a nossa vida, nosso papel é estar sensível a todas as manifestações de Deus, algumas simples e interiores, outras através de sua Palavra e outras de forma externa, sobrenatural e grandiosa, porém sempre de acordo com as Escrituras sagradas que foi nos dada é completa e nos diz tudo o que precisamos saber.

Volto a te perguntar você está atento? Você está obedecendo?

Creio em todos os dons que a Palavra de Deus diz como dons atuais, ou seja, são para este tempo, mas perceba que de uma forma ou de outra, Deus falou pessoalmente para Paulo, ou seja, não necessariamente precisamos de vasos para nos levar a direção do Espirito, do obedecer a vontade de Deus, pois Deus se manifesta pessoalmente com cada um de nós.

Não estou negando a existência das pessoas com estes dons, muito menos que Deus possa usa-los hoje, mas creio que hoje ELE o faz, quando nós mesmos não estamos mais debaixo da vontade de Deus ou atentos a vontade de Deus.

CONCLUSÃO

Nestes textos desta mensagem, recebemos diversos ensinamentos, para quem está tento colocar em prática e se livrar de embaraços, de frustrações e viver as bênçãos de Deus.

A mensagem nos ensina que:

Deus quer dirigir a nossa vida em todo tempo;

Precisamos estar fazendo a sua vontade, para que a sua direção esteja presente em nosso caminhar;

As manifestações de Deus acontecem cotidianamente em nosso dia a dia, não apenas em momentos de consagração;

O Senhor se manifesta de muitas formas e de muitas maneiras, principalmente por sua Palavra, mas também por manifestações internas e externas;

Deus sempre será soberano, ELE decide o melhor lugar para ir e o melhor tempo;

O SENHOR nem sempre vai explicar tudo, algumas vezes apenas te dará a direção

 

 

0 comentários:

Postar um comentário