quinta-feira, 25 de março de 2021

 

 


INTRODUÇÃO:

JOÃO 11:1-6,17- 1 Ora, estava enfermo um homem chamado Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.

2 E Maria, cujo irmão Lázaro se achava enfermo, era a mesma que ungiu o Senhor com bálsamo, e lhe enxugou os pés com os seus cabelos.

3 Mandaram, pois, as irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.

4 Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.

5 Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.

6 Quando, pois, ouviu que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde se achava.

Perceba o que acontece aqui nesta passagem pois é um ensinamento que atravessa os tempos, ensinando a todos que esperam a resposta de Deus, de que o SENHOR cumpre o que promete e aquele que espera será honrado, mesmo que aos olhos do mundo e até mesmo de nós mesmos, aparentemente Jesus esteja atrasado, que seu agir está demorando.

Pensar dessa maneira não é algo novo, agir mediante esta visão de que Deus está atrasado, não é algo novo já acontece há muito tempo. Aconteceu no tempo de Moisés quando ele levava o povo para a terra prometida. Moisés subiu ao monte para falar com Deus e receber as orientações de como o povo deveria se relacionar com ELE, como deveria se relacionar entre eles onde ao fim Moisés recebe as tábuas com os mandamentos, que serviriam de benção para a vida do seu povo. Moisés estava no monte recebendo instruções de Deus e lá ficou por 40 dias.

EXODO 34:28- 28 E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos.

O restante do povo estava acampado e quando viu que Moisés passara um tempo que para eles era prolongado não quis esperar, tornou-se impaciente, não puderam esperar 40 dias, e resolveram agir por conta própria e fazer o que achavam melhor para o que necessitavam, e pediram a Aarão que fizesse um bezerro de ouro para que eles pudesse adora-lo.

EXODO 32:1- 1 Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.

O SENHOR ao ver a impaciência, a desobediência, a decisão de que cada um faria o que era melhor para sua vida, teve o desejo de eliminar aqueles rebeldes.

EXODO 32:7-10-7 Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu;

8 depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.

9 Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz.

10 Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação.

Será que a gente entende o que estava acontecendo naquele momento, o SENHOR ao invés de abençoar o povo, queria elimina-los, porque estes não tiveram a paciência em esperar, creio que todos nós já vivemos um momento em que as coisas estão demorando para acontecer em nossa vida, outros estão vivendo este momento hoje, é preciso cuidado para que com nossa precipitação a gente não afaste de nós a promessa.

Este é o ensinamento que se observa na enfermidade de Lazaro e na busca da resposta, da ajuda de Jesus a ele. Lazaro estava muito doente, prestes a morrer e elas mandaram um mensageiro a Jesus, clamar por sua ajuda e diz a Palavra que ELE ficou ainda mais dois dias aonde estava.

JOÃO 11: 6 Quando, pois, ouviu que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde se achava.

Creio que um dos objetivos desta aparente demora era ensinar a cada um de nós o que fazer nestes momentos em que parece que Jesus está demorando?

II – CREIA QUE MESMO NA DEMORA APARENTE, DEUS ESTÁ TRABALHANDO POR VOCE

Veja o que diz ISAIAS 64:4- 4 Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera.

Perceba que nunca se ouviu em tempo algum, em lugar algum, um Deus que age em prol daquele que espera com confiança. Creio que você que ouve esta mensagem, espera com confiança a resposta de Deus, então creia que ELE está trabalhando por sua causa.

Aquilo que parecia demora na entrega das orientações no monte Sinai, era porque ELE estava trabalhando com Moisés, ensinando sobre a fé, sobre a adoração, a santidade, os seus deveres para com Deus e para com o próximo, moldando o caráter e a fé de Moisés, para que ELE descesse e pudesse trabalhar a fé e o caráter de cada judeu. Não era demora era preparação, era ensino de como colher o melhor da vida.

Quando Jesus demorou em atender o pedido de Marta e Maria, era para trabalhar a fé de Marta e Maria, para moldar seu caráter, tirar a impaciência, mostrar que é muito melhor esperar em Deus e ficar firme para saber qual é a sua verdadeira vontade sobre aquela situação, do que nos impacientar e tomar atitudes que podem me separar do amor de Deus, como o povo de Moisés que não esperou e pediu um bezerro de ouro.

Jesus está querendo te mostrar que nós precisamos confiar em Deus, em todas as situações, até mesmo aqueles que o mundo não consiga enxergar uma saída, uma resposta, uma possibilidade de ser feito. Temos que confiar que estas coisas são permitidas para que pela fé a gente veja a gloria de Deus se manifestar.

O SENHOR está nos mostrando que não importa o estágio em que se encontra o teu problema, se você continuar crendo e confiando você verá a glória de Deus.

Marta estava de luto há 4 dias e foi isso que o SENHOR disse a Marta

JOÃO 11: 40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?

Irmãos aprenda a continuar crendo mesmo quando parece impossível, improvável, fora de tempo ou porque sua ação, sua resposta não veio na hora que esperávamos, tenha convicção que a vontade DELE se manifestará na hora certa.

III-  NÃO TEMA AS AMEAÇAS DA VIDA, MAS SEJA PRUDENTE E SE MOVA POR FÉ E COM PRUDENCIA

Passados alguns dias depois de avisado que Lazaro não estava bem, Jesus diz ao seus discípulos que eles iriam a Judéia,

JOÃO 11: 6 Quando, pois, ouviu que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde se achava.

7 Depois disto, disse a seus discípulos: Vamos outra vez para Judéia.

Neste momento surgiu então o medo de voltar a um lugar onde Jesus era perseguido e ameaçado de morte e eles expressaram este medo a Jesus.

JOÃO 11: 8 Disseram-lhe eles: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá?

Jesus então mostra que aquele que anda na luz, ou seja, anda debaixo da orientação da vontade de Deus, não deve temer

JOÃO 11:9-10- 9 Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;

10 mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.

Jesus mostra a ELES que estava indo em obediência a Deus e para manifestar a obra de Deus, para que o SENHOR e seu poder fosse ainda mais conhecidos entre o povo.

JOÃO 11: 4 Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.

A presença de Jesus com certeza provocaria um alvoroço, aumentaria ainda o alvoroço quando ELE ressuscitasse um morto após 4 dias de sua morte, Jesus ficaria muito exposto e facilmente seria fácil localiza-lo e apedreja-lo, mas Jesus foi operou o que era necessário e ninguém o apedrejou, ninguém o atacou.

É verdade que alguns fariseus tramaram em seus gabinetes, mas não agiram para matá-lo, ficando apenas na ameaça, porque por trás de tudo o que Jesus fazia estava a proteção de Deus.

I JOÃO 5:18-18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca.

Não devemos ter medo das ameaças, que não são apenas pessoas, mas situações também que tentam nos afetar, nos destruir, devemos nos manter confiantes que somos de Deus e que andamos pela sua direção e nada pode nos deter.

Isto não significa andar de qualquer jeito, mas andar de maneira prudente, Jesus agiu assim, quando percebeu que os fariseus tramavam, se afastou, mas não se escondeu, se afastou mas não saiu de lá correndo com medo, pelo contrário ficou muito tempo na região para qual se dirigiu.

JOÃO 11: 54 De sorte que Jesus já não andava manifestamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a região vizinha ao deserto, a uma cidade chamada Efraim; e ali demorou com os seus discípulos.

Entenda que a fé não anula a prudência, isto é um pensamento maligno, o SENHOR deseja fé, mas também a prudência.

MATEUS 10:16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

Prudência nos leva a confiar em Deus, orara a Deus pelo que buscamos, mas também fazermos aquilo que é necessário, para prever evitar os perigos, os erros no que depende de nós. Davi quando foi enfrentar o gigante cria em Deus que lhe daria a vitória, mas ao ir pegou 5 pedras e não uma apenas, mas foi apenas com uma que derrubou o gigante. Neemias quando soube que ia ser atacado ao tentar reconstruir o muro, orou a Deus, pediu sua proteção, mas colocou vigias em toda extensão do muro,

Ter fé e prudência é ter cuidado para não se expor desnecessariamente, é se cuidar, e cuidar do que você tem com atitudes práticas, ter fé não é a deixar de ser prudente: Você tem fé, mas tem que olhar antes de atravessar uma rua, Você tem fé, mas tem que trancar as portas da tua casa ao dormir, Você tem fé, mas tem que ir no medico e fazer o tratamento, Você tem fé, mas tem que cuidar de seus filhos e os seus ensinando-os. A fé não anula a prudência, inclusive é uma ordenança de Deus sermos prudentes como as serpentes.

IV- NÃO DEIXE DE TER FÉ E DE SER PRUDENTE MESMO QUANDO TUDO PARECE CONFUSO, CREIA QUE O SENHOR VAI TE ESCLARECER

Quando as coisas parecem incompreensível a gente fica meio que perdido, em dúvida, com a fé atacada, mas o que a Palavra nos indica é que também nestes momentos devemos manter a fé e a prudência, esperar o SENHOR falar conosco a respeito da situação, para que ELE nos aponte uma direção, uma estratégia, pois ELE irá nos esclarecer e nos entregar caminhos a seguir naquela situação.

SALMOS 25:14-15-O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança

Veja que Jesus disse aos seus discípulos que ia voltar a Judéia, os discípulos ficaram preocupados, pois Jesus era ameaçado pelos judeus de ser apedrejado. A primeira coisa que Jesus esclarece nós que vimos no ponto anterior, é que quem anda debaixo da orientação de Deus, não tropeça, ou seja não pode ser parado.

II SAMUEL 22: 30 Pois contigo passarei pelo meio dum esquadrão; com o meu Deus transporei um muro.

Aos discípulos ELE diz que iriam a Judéia para curar a Lazaro, que dormia, eles ainda mais confusos, não entenderam que Jesus falava e tentaram dissuadi-lo de novo, porque não entendiam o que estava acontecendo, mas ELE os esclarece.

JOÃO 11:11-13- 11 E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.

12 Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom.

13 Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono.

14 Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;

 

Percebe que a cada inquietação, a cada dificuldade o SENHOR esclarecia o que estava acontecendo e o que iriam fazer.

Jesus fez isto também com Marta a irmã de Lazaro, quando Jesus disse que seu irmão ia ressurgir ela cria que iria ressurgir na ressurreição do último dia, não entendia que podia ser naquele dia, quando Jesus mandou tirar a Pedra ela disse que o morto já cheirava mal, então Jesus esclarece que ia ressuscitá-lo naquele momento.

Irmãos as vezes passamos por momentos instigantes, não entendemos o que está para acontecer ou que está acontecendo, mas o SENHOR nos esclarece, portanto não tome decisões, não tire conclusões, sem antes escutar o esclarecimento de Jesus.

AMÓS 3:7-7 Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

CONCLUSÃO

Irmão querido creia que mesmo que não pareça, Jesus está trabalhando. Mesmo que aparente demora não desanime porque ELE está agindo, neste intervalo em que eu e você esperamos podemos fazer algumas coisas.

Saiba que o momento da resposta nem sempre é curto, mas fiel é o que prometeu;

A demora as vezes é uma batalha contra o inimigo, então entre nessa batalha com oração em todo tempo;

As vezes o que é demora é para acontecer algo maior do que o visto ou ouvido até aqui, perceba que já havia sido feita vários milagres de ressurreição, mas nenhum passado tanto tempo depois da morte, eram 4 dias após ele ter sido enterrado, um milagre nunca visto ou ouvido, as vezes a demora é para algo ainda

0 comentários:

Postar um comentário