segunda-feira, 15 de março de 2021

 


I-INTRODUÇÃO

EFÉSIOS 6:13-13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.

Em outra tradução: “Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.” Efésios 6.13 

Paulo escreve esta carta aos efésios da prisão em Roma, mesmo sendo uma prisão domiciliar, o apóstolo era guardado por soldados romanos, mas tinha liberdade de receber visitas e escrever suas cartas. Paulo então escreve não apenas as cristãos que estavam em Éfeso, mas para todos os crentes, conforme nos revela os melhores manuscritos.

O objetivo principal desta carta era o de encorajar cada cristão a se preparar, para conseguir enfrentar os tempos maus que viriam na caminhada, sem desanimar, sem retroceder, sem entrar em desespero e ainda mais importante permanecer na fé.

Hoje vivemos um dos períodos mais duros dos últimos anos. Sabemos que em cada geração houveram tempos difíceis causando as pessoas perdas, dores, prejuízos, tristezas e incertezas quanto ao futuro e além de tudo isso uma incerteza de como enfrentar este tempo, já que nós  seres humanos normais, temos em nós mesmos, pouco ou nenhum  poder para enfrentar.

Assim como hoje, naquele tempo os crentes estavam enfrentando um período muito difícil, os judeus tentavam influenciar a igreja com ensinos judaizantes, que traziam um peso para os gentios e judeus convertidos, perseguição de judeus e de Roma contra a igreja, que começara em seu tempo, mas se agravaria com o passar dos anos.

Paulo então escreve a carta para cuidar da igreja que havia fundado, mas acima de tudo para lhes orientar a enfrentar e vencer as grandes batalhas, perseguição e dores que se levantam contra a os convertidos. O que Paulo ensinou aos cristãos da igreja primitiva, serve para cada um de nós hoje em meio as lutas: físicas, espirituais, emocionais e financeiras que enfrentamos.

Por exemplo o que esta pandemia, que se estende há mais de um ano, não alcançou?Ela afetou  muitas pessoas em seu físico (mortes, sequelas que duram tanto tempo). Afetou a vida espiritual de muitos servos de Deus, quantos devido à grande dor e perda, tiveram sua fé abalada. Afetou o emocional das pessoas em razão das incertezas, a reclusão que todos tiveram que adotar.Afetou as finanças das pessoas que perderam seu emprego, sua renda, seus negócios e estão hoje numa situação de penúria.

Como enfrentar uma situação como está?

Quem nos responde isso é Paulo, através de seu texto registrado em sua carta fésios, que lemos como introdução e vamos ler de novo para fixa-lo em nosso coração, nos preparando para a luta:

EFÉSIOS 6.13 - Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.”

Paulo mostra como sairmos destes e de outros enfrentamentos tão firmes ou mais firmes do que começamos.

II – NA NOSSA FORÇA NÃO PODEREMOS VENCER, MAS DEUS NOS COLOCOU A NOSSA DIPOSIÇÃO MEIOS DE NOS PROTEGER E AVANÇAR

 

Em EFÉSIOS 6:13, Paulo mostra que estamos enfrentando uma batalha e numa batalha não podemos entrar sem estratégias, sem armas e muito menos proteção.

Um pouco antes Paulo já tinha mostrado aos crentes de Éfeso, que a luta que enfrentamos, apesar de muitas vezes virem aparentando ser uma luta natural e humana, não é contra o natural e humano que travamos, mas sim contra as hostes espirituais da maldade.

EFÉSIOS 6:12- 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.

O inimigo muitas vezes faz uso de pessoas e situações humanas para nos atacar, com perseguições, com mentiras, com levantamento adversidades, com o objetivo de minar a nossas forças e a nossa fé, para que a gente abandone a fé, para que a gente seja derrotado, para que não vivamos a alegria que vem de Deus. Não foi isso que ele fez com Jó: destruiu seus bens, ceifou a vida de seus filhos, lançou sobre Jó enfermidades, colocou amigos ao lado de Jó que ao invés de ajudarem, estavam agravando mais a situação de Jó?

Por isso Paulo fala que nós os cristãos devemos estar preparados para enfrentar as lutas que cheguem até nós, não com a nossa força, mas revestidos com a armadura de Deus, não podemos enfrentar a luta, a batalha sem estar devidamente capacitado para isso.

Você pode estar pensando, mas o que é esta armadura de Deus?

Armadura no grego é Panóplia, onde Pan significa=Toda e Hóplia que significa=armas, armadura então é estar preparado com todas as armas. Paulo está mostrando que o crente vitorioso é aquele que está capacitado pelo exercício e uso de todas as armas de Deus. Não adianta estar apto em uma e não em outra, não adianta orar e não conhecer a Palavra, Não adianta conhecer a Palavra e não orar, Não adianta orar, conhecer a Palavra e não praticar o que ela nos ensina. Tanto que Paulo fala por duas vezes que devemos nos revestir de “Toda a armadura de Deus” (EFÉSIOS 6:11,13). ESTAR CAPACITADO COM A ARMADURA DE DEUS SIGNIFICA:

PRIMEIRO ENTENDER A GUERRA QUE LUTAMOS

Temos que entender que lutamos uma guerra com o poder e as armas de Deus e que ELE já venceu o inimigo que enfrentamos. Lutamos numa guerra onde o resultado já está decretado com a derrota definitiva do inimigo.

Mas também significa entender que mesmo sendo um exército derrotado, por onde passa eles atacam aos servos de Deus, tentando arrastar alguns junto com eles. Precisamos Compreender que estamos protegendo um território conquistado, portanto não podemos temer, mas temos que nos manter alertas.

SEGUNDO ENTENDER O QUE É A ARMADURA DE DEUS E COMO ELA NOS PROTEGE

De uma maneira mais simples revestir de toda a armadura de Deus, é viver Cristo em nós, é vestir-se do próprio Cristo em nossas atitudes e ações. Paulo explica mais detalhadamente esta armadura em EFÉSIOS 6:13-17, onde ele cita que esta armadura é composta de:

1.            EFÉSIOS 6:14 a – Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade,

Isto significa que o cristão vitorioso anda sustentado pela verdade de Cristo, jamais contra ela, mesmo que isto lhe cause dano, significa não usar de subterfúgios ilícitos para se dar bem.

2.            EFESIOS 6:14 b- e vestida a couraça da justiça,

O cristão vence porque foi justificado por Cristo e elevado a uma posição de justo, não havendo mais sobre ele, nenhuma condenação ou restrição.1

3.            EFESIOS 6:15- 15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,

Paulo tinha em mente um soldado romano ao descrever a armadura, já que os romanos eram um povo que se tornou um dos maiores conquistadores de todos os tempos, pois tinham armas e preparação adequada para vencer. Ao falar do que o crente deveria usar sapatos adequados para que seu caminho fosse melhor trilhado ele fala tendo em mente as sandálias que os romanos usavam, que eram feitas de couro duro, com o colado cheio de pregos, de modo a se manterem firmes em qualquer tipo de solo.

Paulo mostra que todo cristão que se move, pelo caminho, pela mensagem da Palavra, se mantém firme na batalha e mais que isso se mantém em paz para enfrenta-la sem medo os desespero.

4.            EFESIOS 6: 16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

O Escudo romano era grande o suficiente, cerca de 1 metro, para proteger o corpo do soldado que se encolhia e se escondia atrás dele, eram muitas vezes umedecidas para apagar as flechas incendiarias. Paulo estava declarando é que se usarmos a fé, com ela apagaremos as fechas que o inimigo lança sobre nós, que representam todo o mal, todos os ardis contra nós.

5.EFÉSIOS 6: 17 a- Tomai também o capacete da salvação.

O capacete é uma arma de defesa muito importante numa guerra, protegia a cabeça de golpes que seriam mortais, Paulo aqui compara o capacete do romano, com a salvação, a salvação protege a nossa mente e nos faz ficar firmes na fé, quando o inimigo lança dúvidas quanto a nossa posição em Cristo, quanto a nossa salvação, são lançadas contra nós.

6.EFÉSIOS 6:17 b- e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Os soldados ao irem para a batalha carregam as suas armas, na época de Paulo era a espada, ninguém ia para a guerra sem uma espada, comparando isso com os soldados romanos, Paulo estava dizendo que crente vitorioso luta manejando a Palavra de Deus para se defender e para atacar o inimigo quando necessário.

7. EFÉSIOS 6:18 a- 18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito

Oramos até que a nossa oração seja respondida

Nesta luta temos que compreender que o resultado da guerra já está estipulado, que nós estamos protegendo um território conquistado, e precisamos estar vestidos da armadura de Deus, porque não lutamos contra sangue nem carne, perseverando sempre, e vigiando sempre, estando atentos a orientação de Deus.

EFÉSIOS 6:18 b- e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança

 

Quer vitória, permanecer firme diante de tempos trabalhosos, use a armadura de Deus

 

III- A ARMADURA É DISPONIBILIZADA PARA QUEM QUER RESISTIR

Sabe irmãos a nossa vitória depende do desejo que tivermos de não recuar, mas enfrentar as lutas, aplicando o melhor que temos, usando as armas que o SENHOR nos disponibiliza, resistindo aos ataques que vem sobre nós.

EFESIOS 6 .13 “...para que possam resistir no dia mau...” 

Há momentos em que a luta está tão forte, que nos vem à mente que talvez seja a hora de desistir, mas será que é isso que o SENHOR espera de cada um de nós?

Há Palavra de Deus mostra que devemos ter como fonte de nosso animo, aquele que enfrentou toda a oposição humana e espiritual, mas não desistiu, isto é que deve nos levar a não desanimar.

HEBREUS 12:3- 3 Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas.

Quando decidimos resistir, ficar firme na nossa fé, o SENHOR capacita a nossa vida, o Espirito Santo nos fortalece, nos enche de ânimo para não só continuar lutando, mas lutar guiado pela vontade e direção de Deus, e com isso vencer os obstáculos

FILIPENSES 2:13- 13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Muitas pessoas desistem de lutar porque amam mais ao mundo do que a Deus, outras porque não confiam que Deus lhe dará capacitação para vencer, não deram crédito ao que a Palavra de Deus diz. O inimigo vence apenas aqueles que não deram crédito as promessas e a Palavra de Deus 

II TESSALONICENSES 2:10-12- 10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.

 

11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira;

12 para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça.

Não é fácil enfrentar as batalhas? Claro que não, mas algumas coisas importantes nos fazem ficar firmes e resistir. A oração e a intercessão nos ajuda a resistir, precisamos continuar orando e buscar ajuda em oração com gente de fé. A bíblia diz que devemos orar uns pelos outros(TIAGO5)

Precisamos da sabedoria do alto para resistir, Tiago nos ensina a pedir esta sabedoria a Deus, A Palavra também diz em LUCAS 21:15, que o SENHOR nos dará sabedoria, a qual nenhum de nossos adversários poderão resistir

Estar em comunhão com gente de fé, nos ajuda a resistir

EFESIOS 4:15-16- 15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

16 do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.

Quando você resiste nos dias maus, com toda a arma e capacitação de Deus, permaneceremos inabaláveis, resistir ´crer na vitória de Cristo, que nos é repassada na vitória de cristo na cruz, na capacitação de Deus (Tudo posso naquele que me fortalece) e acima de tudo sabendo que todo tempo mau passa um dia se nós fizermos tudo o que está a nossa altura.

CONCLUSÃO

Paulo ensina a igreja a enfrentar os tempos ruins, vencer e permanecer firmes, em meio as lutas e todas as circunstância que tentam nos pressionar a desistir, nos conformar com as derrotas e as limitações;

Quantas vezes e em quantas áreas de nossa vida enfrentamos estas pressões?

Na família, quantos relacionamentos entre os casais entram em um momento de lutas e o inimigo sugere que a gente desista, fazendo com o casamento se desfaça, ou que se torne uma relação fria.

Na família ainda, quando temos um parente com grandes problemas, investimos várias vezes em busca de uma mudança, mas nada muda, nos vem a tentação der largar de mão.

Quando a nossa petição não é atendida por algum tempo, vem sobre a nossa vida a vontade de desistir, com o pensamento de que não haverá mais resposta ou solução.

Mas o que Deus nos fala hoje, através de Paulo, é resista, tome a armadura de Deus, e continue porque você está preparado par vencer.

 

 


0 comentários:

Postar um comentário