quinta-feira, 18 de março de 2021

 


I-INTRODUÇÃO

Se há alguém que relutou para assumir seu papel, mas depois que o assumiu, foi um homem que gerou através da sua fé, grandes feitos, não apenas para ELE, mas acima de tudo para o povo de Deus, este homem foi Moisés.

Quando Moisés foi chamado para libertar Israel do cativeiro do Egito, para ser o intercessor do povo diante de faraó, a principio teve medo que o povo não o recebesse como enviado de Deus, e diz isso ao SENHOR como querendo dizer que o plano de Deus não funcionaria com ele.

EXODO 3: 11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?

O SENHOR insiste com Moisés que tudo correria bem, porque o SENHOR estaria com ele em todo tempo.

EXODO 3: 12 Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo;

Moisés então vai até faraó e por várias vezes pede para que faraó libere seu povo, para que pudessem sair do Egito e servirem a Deus. Faraó endurece o coração e não permite que o povo saia. Moisés insiste por várias vezes, mostrando a faraó que era a vontade de Deus e sua dureza do coração provocaria a disciplina de Deus sobre os egípcios. Foram 10 vezes que Moisés insistiu, e foram 10 as negativas de faraó, que resultaram em pragas contra os egípcios, até que faraó cede e permite que o povo fosse embora.

 

EXODO 12: 31 Então Faraó chamou Moisés e Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide servir ao Senhor, como tendes dito.

32 Levai também convosco os vossos rebanhos e o vosso gado, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim.

33 E os egípcios apertavam ao povo, e apressando-se por lançá-los da terra; porque diziam: Estamos todos mortos.

 

Sob a liderança de Moisés começa a retirada do povo do meio do Egito, num primeiro momento caminham até chegar as margens do Mar Vermelho. Diante do Mar Moisés pensava como conseguiria atravessar aquele mar, num local profundo como aquele. Nisto  eis que Faraó arrependido de ter liberado o povo, volta a persegui-lo com seu exército aproximando-se de onde estavam os judeus e fechando a sua retaguarda, ou seja de um lado o mar profundo e de outro o exercito de faraó.

 

EXODO 14:5-8- 5 Quando, pois, foi anunciado ao rei do Egito que o povo havia fugido, mudou-se o coração de Faraó, e dos seus servos, contra o povo, e disseram: Que é isso que fizemos, permitindo que Israel saísse e deixasse de nos servir?

6 E Faraó aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo;

7 tomou também seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito, e capitães sobre todos eles.

8 Porque o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, e este perseguiu os filhos de Israel; pois os filhos de Israel saíam afoitamente.

 

O que acontece deste ponto em diante, através de Moisés, mostra ao povo  o poder da fé e realiza a primeira transformação que é a libertação do passado daqueles judeus, quando viram o que o SENHOR tinha feito, aqueles ex-cativos que suplicavam com choro e tristeza, foram transformados em homens alegres, avivados na fé

 

ÊXODO 15:1-3- 1 Então cantaram Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.

2 O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele se tem tornado a minha salvação; é ele o meu Deus, portanto o louvarei; é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.

3 O Senhor é homem de guerra; Jeová é o seu nome.

 

Esta é a fé que o SENHOR deseja que operemos em meio ao lugar em que vivemos, para que as pessoas deixem a incredulidade, a frustração e o desânimo e comecem a crer que em Deus podemos ter situações que parecem solidificadas, sendo transformada.

 

Uma fé que confia mesmo em meio as lutas, que ouve a Deus em meio as impossibilidades e caminhe por fé em meio a tempos e locais que pareçam não ter mais caminho.

 

I TESSLONICENSES 1:5- 5 porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós.

 

Esta era a fé de Moisés e é a fé que o SENHOR espera que a gente viva, uma fé que:

 

II- UMA FÉ QUE CRE QUE QUANDO ERGUEMOS AS NOSSAS MÃOS AOS CÉUS,

SABE QUE O PODER DE DEUS FAZ O MAL SER IMOBILIZADO

 

Irmãos Moisés foi chamado por Deus, era uma pessoa como eu e você, com seus defeitos, sua insegurança, seu temperamento, mas Deus disse a ele, para confiar e ele seria o instrumento de libertação do povo da escravidão do Egito. Moisés então creu e começou a fazer tudo o que o SENHOR mandara, diante de faraó intercedeu pela libertação vez após outra, foram 10 encontros e Moisés perseverou, até que saiu a ordem para liberta-los.

 

O SENHOR te chamou, ELE sabe suas fraquezas e deficiências, mas ELE determinou que pela fé e obediência ao seu chamado e direção, você poderá não apenas fazer coisas grandes como estas, mas maiores ainda, no sentido de fazer por muito tempo.

 

JOÃO 14:12- 12 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai;

 

Moisés estava indo com o povo de Deus em busca da promessa, mas faraó se arrepende e resolve perseguir o povo, e os alcança quando o povo está as margens do Mar vermelho, o faraó e seu exército veem por trás do povo, de modo a cerca-los, com o intuito de os destruir. Atrás o exército, na frente o mar intransponível.

 

O povo rapidamente volta ao seu costume: reclamar, murmurar, a enxergar que seriam mortos naquele local.

 

EXODO 14:10-12- 10 Quando Faraó se aproximava, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios marchavam atrás deles; pelo que tiveram muito medo os filhos de Israel e clamaram ao Senhor:

11 e disseram a Moisés: Foi porque não havia sepulcros no Egito que de lá nos tiraste para morrermos neste deserto? Por que nos fizeste isto, tirando-nos do Egito?

 

Sabe irmãos o ambiente era de medo e incredulidade, nem mesmo Arão irmão de Moisés seu braço direito se levanta para demonstrar fé, apenas Moisés se levanta, fala ao povo que Deus daria a vitória.

 

EXODO 14:13-14- 13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver;

14 o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis.

 

Moisés com as mãos levantadas clamou a Deus e veja o que aconteceu?

 

EXODO 14:19-20- 19 Então o anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e se pôs atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles e se pôs atrás,

20 colocando-se entre o campo dos egípcios e o campo dos israelitas; assim havia nuvem e trevas; contudo aquela clareava a noite para Israel; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.

 

O ato de levantar as mãos” é um gesto que expressa adoração no contexto do culto. Era também usado para apresentar ao Senhor as orações e súplicas (SaImos 28:2), como se a oração fosse colocada na palma da mão e levantada ao Senhor pedindo-Lhe que aceitasse (SaImos 141:2).

 

Perceba que diante do clamor de um homem só, diante da fé de um homem só, diante da adoração e confiança de um homem só, o SENHOR se moveu, saiu de frente do povo de Deus e se colocou entre o povo e o exército, trazendo uma paralisação do mover do inimigo sobre o povo de Deus, deixando-os em trevas, enquanto o povo de Deus estava em claro.

 

Perceba o poder da oração, da adoração, do levantar de mãos diante de Deus em fé, isto move o poder de Deus para bloquear a ação do inimigo sobre a nossa vida.

Irmão, irmã sua situação pode estar como a dos Judeus diante do mar e cercado pelo exército, sem saída, com aparência de destruição e morte olhando pela lado natural, mas se você se levantar, adorar, clamar a Deus, creia ELE vai paralisar o mal que tenta te afligir,e mais que isso te dar saída, o mar se abriu.

 

III- UMA FÉ QUE CRE, MESMO DIANTE AINDA DE UMA VISÃO DE QUE O MAL NÃO DESAPARECEU, CRE QUE ELE ESTÁ CONTIDO, ATÉ QUE O SENHOR NOS PONHA EM SEGURANÇA.

 

As vezes irmãos o SENHOR está agindo, mas muitos de nós não conseguem perceber isso, porque o mal que nos rodeia ainda mostra a sua cara, creia que mesmo que você não veja, não escute, sua oração fez a mão de Deus agir a teu favor.

 

Quantas vezes a gente tá clamando com fé, mas a gente não vê sombra de variação, a gente ainda vê o nosso inimigo nos rodeando, muito próximo de nós, e o temor tenta atacar o nosso coração.

Creia uma coisa o SENHOR está sempre agindo em favor dos seus e de suas orações.

 

DEUTERONÔMIO 31: 8 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes.

 

Nós é que muitas vezes não percebemos, mas ELE está agindo.

 

ISAIAS 43:18-19- 18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.

19 Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

 

Entenda que nossa oração tem o poder de mobilizar o céu e sua proteção sobre nós,

 

SALMOS 34:17- 17 Os justos clama, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias.

 

Será que os Judeus não perceberam que com tanta raica dos egípcios contra eles, os Egipcios não se mexeram durante uma noite inteira, não perceberam que de noite havia trevas sobre os egípcios e claridade sobre os judeus? Não perceberam que durante toda noite o mar foi se abrindo, o chão tornando-se seco a sua frente?

 

EXODO 14: 21 Então Moisés estendeu a mão sobre o mar; e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e fez do mar terra seca, e as águas foram divididas.

 

Perceba que o SENHOR estava agindo, o inimigo estava lá, mas estavam imobilizados por Deus, enquanto o caminho seguro não estava pronto para abençoar a Israel, os Egípcios estavam em trevas, impedindo de avançar sobre o povo de Deus.

 

Sabe irmãos as vezes o mal ainda nos ronda, a gente o enxerga, mas o Senhor o está contendo, para que não te faça mal, até que o caminho seguro da tua vida, seja completo e total, não se baseie na visão que você tem sobre a situação, mas no cuidado de Deus pela tua vida.

 

A sua fé e a sua oração tem poder, sua oração move os céus para te ajudar e livrar

 

TIAGO 5:16-18- 16 Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.

 

As vezes ELE não fara da forma como queremos, mas fará conforme a sua vontade, que é sempre a melhor para todos

 

I JOÃO 5:14-15- 14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.

15 e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido.

 

Ore, confie e não se guie por vista mas pela fé, veja que quando o mar estava totalmente aberto, o SENHOR tirou o impedimento do exército, que ai sim seguiu para pegar o povo, mas por tentarem de novo ir contra o povo de Deus, veja que o SENHOR os destruiu. Primeiro impedindo seus carros de andar, com as rodas atoladas e destruídas.

 

EXODO 14:25- 25 embaraçou-lhes as rodas dos carros, e fê-los andar dificultosamente; de modo que os egípcios disseram: Fujamos de diante de Israel, porque o Senhor peleja por eles contra os egípcios.

 

Depois fazendo com que o mar fechasse e eles fossem submersos pela água

 

EXODO 14: 27 Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar retomou a sua força ao amanhecer, e os egípcios fugiram de encontro a ele; assim o Senhor derribou os egípcios no meio do mar.

28 As águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros, todo o exército de Faraó, que atrás deles havia entrado no mar; não ficou nem sequer um deles.

 

Enquanto você não chegar ao lugar da promessa, da segurança, confie que o SENHOR está diante de teus inimigos te protegendo. Ele está agindo.

 

IV- A FÉ QUE FALA NA HORA CERTA E SE CALA NA HORA CERTA

 

Sabe irmãos o que o SENHOR quer ver não são decisões tomadas pelo temperamento, pela vontade, pela vista, pela urgência, mas pela fé e na confiança em Deus e suas orientações.

Quando viram o exército chegando os judeus começaram a murmurar e Moisés disse a eles, que o Senhor lutaria por eles, mas que eles teriam que ficar calados.

Ficar calado diante de tudo que estava acontecendo era uma forma de mostrar a sua confiança em Deus. Os judeus foram levados a pensar sobre tudo o que Deus tinha feito por eles até ali e entender que não seria agora que ELE iria falhar.

Somos chamados a confiar da mesma forma, lembrar de tudo que já enfrentamos e passamos e tudo o que Deus já fez por nós, e entender que não será agora que ELE vai falhar.

Porém chegou um momento em que Deus disse para que eles confiassem NELE, e colocassem o pé na água, para começar a preparar a travessia do mar, perceba que agora era para se mover na fé e não mais ficar quietos.

 

Veja que durante a perseguição dos egípcios o povo apenas debaixo da clamor de Moisés, o exército inimigo foi colocado em trevas e paralisado.

Moisés

Em outro momento o SENHOR mandou que eles colocassem o pé no mar para que om mar começasse a se abrir.

Amados somos chamados a confiar em Deus, as vezes calados e quietos aguardando as orientações e outras vezes agindo, indo adiante pela fé.

 

Muitos não são abençoados, porque não respeitam o tempo de ficar quietos, ou por não aceitarem as instruções de Deus, nós não somos assim, somos do que cremos e obedecemos para receber as respostas de Deus.

 

V- A FÉ QUE NÃO É CEGA, MAS SE MOVE MESMO QUE PAREÇA ESTRANHO

 

Muita gente acha que os cristãos tem uma fé cega, isto que não é um elogio muitas vezes, mas uma crítica que agimos sem comprovação, sem a razão, mas eu tenho a te dizer que agimos não por uma fé cega, mas uma fé, que já recebeu provas de Deus que NELE podemos confiar, NELE podemos todas as cosias, que ELE já interviu inúmeras vezes na nossa vida e por isso temos a certeza do que pedimos, esperamos e cremos.

 

Os judeus viram o mar aberto, dividido em duas muralhas de água e a terra imediatamente seca, por vários metros, imagine você esta situação, você entrar em um mar, onde as aguas estão paradas com um muro, alguns respingos pelos ventos deveria cair, nada muito grande, alguns respingos, era preciso muita fé e coragem para se expor a algo jamais visto.

 

Mas o povo fez, não porque tivesse uma fé cega, mas uma fé baseada em tudo o que Jesus já havia manifestado ao seu povo. Você e eu somos chamados a viver esta fé, mesmo que pareça estranho, inusitado, somos chamados a confiar em Deus e seguir, quando fazemos isto concluímos o nosso trajeto e segurança.

 

EXODO 14:29- 29 Mas os filhos de Israel caminharam a pé enxuto pelo meio do mar; as águas foram-lhes qual muro à sua direita e à sua esquerda.

 

CONCLUSÃO

 

Creio que muitos de nós quando se lembram de Moisés, algumas coisas lhe veem a mente: a primeira é de uma criança colocada num cesto e largada no rio, mas vem também outras coisas: Seu temperamento de ferir a rocha para obter água, de quebrar as tábuas dos mandamentos, de matar o egípcio que fazia mau aos seus irmãos, de sua enrolação para atender ao chamado de Deus.

 

Mas uma coisa que não podemos nos esquecer jamais é de sua fé, de sua obediência ao Senhor, que o fizeram experimentar tantas maravilhas de Deus, que foi exemplo de uma geração, de como alcançar as promessas de Deus.

Sabe irmãos o SENHOR sabe que somos falhos, conhece a nossa fraqueza, mas nos chamou, para andarmos na fé e obediência que Moisés andou, para experimentarmos a maravilha do seu poder, o que precisar ser tratado em nossa vida, ELE o fará na nossa caminhada com ELE.

Deus te abençoe

 

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário