quarta-feira, 14 de abril de 2021

 


I-INTRODUÇÃO

I CORINTIOS 2:9-9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

Paulo mostra aos Coríntios e a todos nós que cremos em Jesus, que o que está preparado para cada um de nós são coisas impressionantes, nunca antes vista ou ouvidas ou ainda imaginadas.

Se atentarmos para 0 que é dito percebemos que o que nos foi colocado a disposição é algo por demais grandioso.

Por conhecer o futuro da igreja, as lutas que adviriam, o SENHOR mostra que sua direção, suas verdades, seu poder sobre todas as coisas, seriam reveladas na hora necessária, na hora que cada momento assim o exigisse. Para que cada um de nós pudesse viver em paz, enfrentando os desafios, passando por ELES na força, no poder e na sabedoria de Deus.

Mas veja que quase dez anos após esta promessa, a igreja é repreendida.

HEBREUS 5:12-12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido.

Os crentes da igreja primitiva não haviam crescido espiritualmente, não alcançavam todo o conhecimento, poder, sabedoria para agir na autoridade delegada pelo SENHOR a eles.

Não havia um crescimento espiritual, como a Palavra de Deus exorta.

I PEDRO 3:18-18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.

O SENHOR deseja uma igreja madura espiritualmente, experimentando o poder de Deus a nossa disposição.

MATEUS 16: 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

19 dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.

 

A pergunta para nós hoje eu e você, será que estamos nos desenvolvendo espiritualmente ou ainda estamos como crianças na fé? Será que estamos usando todo poder a nossa disposição, será que temos tido as grandes revelações de Deus, as direções de Deus para enfrentar cada desafio?  Será que nos sentimos no decorrer do ano mais fortes e confiantes ou mais enfraquecidos pelas lutas que enfrentamos?

A paralisação no nosso crescimento, a nossa fraqueza espiritual, podem acontecer a qualquer cristão, sem exceção, quando não cumprimos as práticas que nos levam ao crescimento.

Você está cumprindo as práticas que vão te levar a maturidade e o crescimento?

II- QUANTO VOCE SE ALIMENTA DA PALAVRA, ISSO DETERMINA O QUANTO VOCE CRESCE ESPIRTUALMENTE

O QUANTO NOS ALIMENTAMOS DA Palavra de Deus, corresponde ao nível de fé que eu atinjo, que me torna saudável, que me torna forte para enfrentar grandes desafios e superá-los, para não cair em tentação.

A Palavra mostra que Jesus disse que quem tem cuidado na sua alimentação, acaba vivendo tudo o que uma boa alimentação causa, uma vida saudável, uma vida com poder de não ter falta de coisa alguma na caminhada.

JOÃO 6:57-57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

Precisamos nos alimentar corretamente, pois assim como o alimento físico traz saúde ou enfermidade ao nosso corpo físico, o alimento espiritual é fundamental para a nossa saúde espiritual e para o viver de forma espiritual plena.

De que forma você tem se alimentado e do que você tem se alimentado?

O dia a dia da vida da gente é tão corrido e com tantas obrigações que se descuidarmos acabamos tendo dificuldade de atender as prioridades que irão nos levar a saúde, mas temos que organizar de forma a ter uma vida saudável.

Se queremos vitória, respostas de oração, se queremos ver as coisas que os olhos não viram, que os ouvidos não ouviram, que não subiram ao coração do homem, eu e você precisamos nos alimentar de Jesus.

Muitos podem estar dizendo mas eu me alimento eu não falto aos cultos? Isso é muito bom, mas também é muito pouco, imagine na vida real uma pessoa que se alimenta apenas uma vez por dia? Imagine se esta pessoa for uma criança?

A ciência e os médicos não tem dúvidas que esta pessoa será uma pessoa muito abaixo no seu desenvolvimento e corre um sério risco diante das enfermidades que poderá contrair por falta de alimentação, de nutrição adequada.

Espiritualmente é a mesma coisa se nós só nos alimentamos da Palavra de Deus, nos dias de culto, estamos fazendo apenas uma única refeição, daí vem o alerta da Palavra de Deus que diz que por não nos alimentarmos direitos, não temos experimentado tudo o que a Palavra de Deus nos garante. Sem essa alimentação não conseguimos esperar as nossas respostas de oração até que ele venha, não conseguimos discernir a direção que Deus está nos oferecendo, não temos força e nem fé suficiente para crer nas promessas, não temos força para suportar a prova e vencer a tentação.

Você já imaginou quanto tempo de vida tem aquele que se alimenta fisicamente apenas uma vez por dia?

Se alimentar da Palavra habitualmente é algo que deve ser prioridade absoluta de nossa vida, depois sim ordenamos as demais prioridades Jó aprendeu isso.

JÓ 23:12-12 Nunca me apartei do preceito dos seus lábios, e escondi no meu peito as palavras da sua boca.

Em outra tradução (AEC/Thompson): “As Palavras de tua boca prezei mais que meu alimento”

Jó mostrava que para ele era mais importante a palavra de Deus que seu alimento, por isso pode suportar tudo o que passou e obter os resultados que obteve.

Outro que nos mostra a importância de se alimentar da Palavra de Deus é o profeta Jeremias,que quanto teve um encontro com a Palavra, ele rapidamente, sem demora começou a se alimentar delas

JEREMIAS 15:16- Achada as tuas Palavras logo as comi; elas me foram deleite e alegria em meu coração”

Para que a gente atinja a maturidade, viva as promessas de Deus plenamente, precisamos nos alimentar diariamente com a Palavra, valorizar este momento como um momento mais precioso do que qualquer outra coisa.

SALMOS 19:8-10-8 Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.

9 O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos.

10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos.

 

III- QUANTO VOCE SE ALIMENTA DA PALAVRA, DETERMINA O QUANTO VOCE ALCANÇA A MATURIDADE EMOCIONAL

Um dos maiores problemas do ser humano nos tempos modernos é o controle emocional. O emocional danificado, tem causado muitos distúrbios e não apenas para aquele que age assim, mas como as pessoas que convivem ao seu redor.

Todos nós sem exceção em um determinado momento somos feridos emocionalmente e se estas feridas não forem tratadas e curadas, vão interferir nas minhas ações, junto ao círculo de pessoas que vivem ao meu redor.

As feridas da alma só quem as tem sabe, porque elas não são visíveis, podem ter sido causadas por várias situações, tais como: aqueles que sofreram uma traição, outros que foram ridicularizados e ficaram inseguros e machucados, outros porque eram cobrados, criticados severamente e hoje não confiam mais em seu potencial, outros porque sofreram abusos físicos diversos. Há ainda muitas coisas algumas mais simples outros mais complicadas do que estas que citamos, mas todas com a capacidade de nos afetar emocionalmente.

Se nós não conseguirmos tratar esta ferida, trazer o emocional ao ponto de equilíbrio, jamais seremos felizes, vitoriosos, seremos pessoas que estaremos espalhando ao nosso redor, as marcas da maneira como fomos tratados e com isso ferindo pessoas importantes na nossa vida, destruindo relacionamentos e nos afastando de tudo que o SENHOR oferece para cada um de nós, porque também nosso relacionamento com ELE é afetado, e continuaremos prisioneiros das feridas que nos atingiram.

Mas se nós buscarmos a ajuda em Deus, ele sarará as nossas feridas

SALMOS 147:3-3 sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas;

Quando você busca a Deus e permite que ELE te ensine, te trate, suas feridas emocionais ficarão tratadas e bem resolvidas.

JÓ 11:13-16 13 Se tu preparares o teu coração, e estenderes as mãos para ele;

14 se há iniqüidade na tua mão, lança-a para longe de ti, e não deixes a perversidade habitar nas tuas tendas;

15 então levantarás o teu rosto sem mácula, e estarás firme, e não temerás.

16 Pois tu te esquecerás da tua miséria; apenas te lembrarás dela como das águas que já passaram.

Percebe que este tratamento começa a acontecer quando:

a)    ESTAR COM O CORAÇÃO PREPARADO – Significa ter entendimento que estas feridas existem e precisam de tratamento, significa não esconder isso de Deus, compartilhar isso com pessoas preparadas para te ajudar (Pastores, Psicólogos, Conselheiros etc.). Pois todas as vezes que você se fecha e não expõe isso a quem te pode ajudar a dor aumenta.

SALMOS 39: 2 Com silêncio fiquei qual um mundo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou.

b)    MUDAR A SUA REAÇÃO AO QUE CAUSA ESTA FERIDA – Veja que no livro de Jó mostra que se há iniquidade em nossa mão, devemos joga-la para longe, ou seja, se as minhas reações, a esta ferida, me faz ir contra a Palavra de Deus, devo jogar esta atitude para longe de mim. Não podemos agir contrariamente à Palavra de Deus

ROMANOS 12:17-17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.

O resultado de se portar assim é receber a cura das emoções e ficar firme

JÓ 11:15-16- 15 então levantarás o teu rosto sem mácula, e estarás firme, e não temerás.

16 Pois tu te esquecerás da tua miséria; apenas te lembrarás dela como das águas que já passaram.

Você passara a ser alguém que as pessoas procurarão para ser ajudados

JÓ 11;19-19 Deitar-te-ás, e ninguém te amedrontará; muitos procurarão obter o teu favor.

Porém quem não tem uma vida emocional equilibrada, nunca terá segurança

PROVÉRBIOS 25:28 Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.

IV- QUANTO MAIS VOCE SE ALIMENTA DA PALAVRA, MAIS VOCÊ APRENDE A CUIDAR DOS RELACIONAMENTOS

O Senhor nos guiou para vivermos em meio as pessoas, para nos relacionarmos com pessoas, mas para que a gente alcance os melhores resultados, nós precisamos identificar quem está fazendo parte de nossa vida cotidiana. Na vida teremos contatos, relacionamentos bons, com pessoas boas, mas também estaremos expostos a pessoas más e precisamos saber como lidar com os dois tipos de pessoas.

Quantas pessoas você conhece que por causa de maus relacionamentos foram prejudicadas, feridas, frustradas e atrasadas em seus planos em todo os aspectos?

Por outro lado você vê que pessoas que fazem boas escolhas, de se aproximar de pessoas de bem, sábias, com bons projetos de vida e se deram muito bem.

A Palavra de Deus mostra que as escolhas com quem andamos, o nível de influência que elas causam em nós, fazem toda a diferença.

PROVÉRBIOS 13:20-20 Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.

Por isso é muito importante a gente entender que nós não podemos sair deste mundo, temos que conviver com todas as pessoas, mas devemos conhecer muito bem quem está ao nosso redor, para não sermos envolvidos, influenciados por suas atitudes e idéias. Jesus teve doze discípulos, que andavam em sua intimidade, mas o SENHOR os conhecia muito bem e levava em conta este conhecimento ao agir na vida deles.Tinha Pedro que falava muito, mas não havia firmeza nas suas atitudes, tinha João um que o amava muito, mas ainda se preocupava com a posição no reino de Deus, tanto que sua mãe foi pedir a Jesus, que ele se sentasse próximo a Jesus no reino de Deus.

MATEUS 20:21-20 Aproximou-se dele, então, a mãe dos filhos de Zebedeu (Tiago e João), com seus filhos, ajoelhando-se e fazendo-lhe um pedido.

21 Perguntou-lhe Jesus: Que queres? Ela lhe respondeu: Concede que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.

 

Tinha outro que era o que iria traí-lo chamado Judas, mas Jesus andou com ELES durante três anos, sabendo com quem deveria se aproximar mais e com quem deveria se afastar.

Nós também precisamos escolher bem com quem vamos compartilhar a nossa intimidade porque existem relacionamentos que estão me atrapalhando, me distraindo daquilo que o SENHOR deseja, fazendo com o que meu tempo seja desperdiçado com eles e nós precisamos estar atentos e fazer algo para mudar esta situação, uma escolha errada pode complicar a nossa caminhada.

I CORÍNTIOS 15:33-33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.

Em vários textos a Palavra de Deus nos ensina a escolher não apenas os amigos, mas nos ensina sobre a influência deles em nossa vida e os nossos cuidados. Algumas devem ser evitadas

SALMOS 1:1-1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;

Devemos nos afastar de amizades que nos incitam ao erro

DEUTERONOMIO 13:6-9- 6 Quando teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo que te é como a tua alma, te incitar em segredo, dizendo: Vamos e sirvamos a outros deuses, deuses que nunca conheceste, nem tu nem teus pais,

7 dentre os deuses dos povos que estão em redor de ti, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até a outra-

8 não consentirás com ele, nem o ouvirás, nem o teu olho terá piedade dele, nem o pouparás, nem o esconderás,

9 mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele para o matar, e depois a mão de todo o povo;

 

A amizade deve servir para benefício para todos os lados

PROVERBIOS 27:17-17 Afia-se o ferro com o ferro; assim o homem afia o rosto do seu amigo.

A amizade não pode ser um relacionamento abusivo, explorador, mas algo equilibrado de ambos os lados.

PROVERBIOS 25:17-17 Põe raramente o teu pé na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti, e te aborreça.

É a Palavra de Deus que nos dá a direção correta para cada relacionamento.

CONCLUSÃO

Se nos alimentarmos da Palavra de forma habitual, diária, nos apropriarmos dos valores que ela nos ensina nas minhas escolhas, de modo que estas cooperem com a minha vida, meus resultados, com minha maturidade e crescimento espiritual, colheremos aquilo que o olho não viu, aquilo que o ouvido não ouviu e aquilo que ainda não subiu ao coração do homem.

Entenda uma coisa você foi predestinado por Deus para alcançar grandes coisas, mas para alcança-las você tem que ficar na rota do crescimento e na maturidade espiritual.

PENSE NISSO

FIQUE COM DEUS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário