quinta-feira, 15 de abril de 2021

 



I-INTRODUÇÃO

I SAMUEL 9:1-10- 1 Ora, havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afias, filho dum benjamita; era varão forte e valoroso.

2 Tinha este um filho, chamado Saul, jovem e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía em altura a todo o povo.

3 Tinham-se perdido as jumentas de Quis, pai de Saul; pelo que disse Quis a Saul, seu filho: Toma agora contigo um dos moços, levanta-te e vai procurar as jumentas.

4 Passaram, pois, pela região montanhosa de Efraim, como também pela terra e Salisa, mas não as acharam; depois passaram pela terra de Saalim, porém tampouco estavam ali; passando ainda pela terra de Benjamim, não as acharam.

5 Vindo eles, então, à terra de Zufe, Saul disse para o moço que ia com ele: Vem! Voltemos, para que não suceda que meu pai deixe de inquietar-se pelas jumentas e se aflija por causa de nós.

6 Mas ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e ele é muito considerado; tudo quanto diz, sucede infalivelmente. Vamos, pois, até lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir.

7 Então Saul disse ao seu moço: Porém se lá formos, que levaremos ao homem? Pois o pão de nossos alforjes se acabou, e presente nenhum temos para levar ao homem de Deus; que temos?

8 O moço tornou a responder a Saul, e disse: Eis que ainda tenho em mão um quarto dum siclo de prata, o qual darei ao homem de Deus, para que nos mostre o caminho.

9 (Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, outrora se chamava vidente.)

10 Então disse Saul ao moço: Dizes bem; vem, pois, vamos! E foram-se à cidade onde estava o homem de Deus.

O texto nos leva até Quis, pai de Saul, que segundo a Palavra era um homem muito bem situado na vida, próspero, ou como esta registrado varão valoroso. Quis era dono de animais e dentre elas algumas jumentas, num determinado dia ele percebe que algumas haviam fugido. Quis então chama a Saul seu filho, para que junto com um servo fosse em busca de resgatar os animais.

Saul vai com o servo em busca dos animais e procuram em muitas regiões adjacentes as suas terras, eles estiveram no Monte Efraim, dali foram até Salisa, depois as terras de Saalim, mais adiante a terra de Benjamin e por último até a terra de Zufe. Como se vê eles procuraram bastante, mas não conseguiram encontrar as jumentas. Saul então decide voltar, mesmo sem os animais, ELE diz ao seu servo que deveriam voltar para que seu pai não ficasse inquieto com a segurança dele, pensando que algo mal poderia ter acontecido.

I SAMUEL 9:5-5 Vindo eles, então, à terra de Zufe, Saul disse para o moço que ia com ele: Vem! Voltemos, para que não suceda que meu pai deixe de inquietar-se pelas jumentas e se aflija por causa de nós.

É neste ponto que a história de Saul começa a ter uma grande transformação e vamos entender como e por que;

II- A IMPORTANCIA DE OUVIR CONSELHOS DE PESSOAS COMPROMETIDAS COM A FÉ

Saul não tinha encontrado as jumentas mesmo depois de ter procurado muito e decide desistir e voltar para seu pai com as mãos vazias, com o prejuízo da perda dos animais e para isso justifica que seu pai poderia estar preocupado com sua segurança. O que Saul estava fazendo era aceitar a derrota, a perda e o prejuízo de não achar os animais.

Isto ainda é muito comum em nossos dias e em nosso meio, as vezes sofremos uma perda e porque se torna difícil recuperar esta perda, algumas pessoas acabam desistido desta restituição, as vezes até mesmo sem se esforçar demais para recuperá-las, como era o caso de Saul, que apenas andara a cavalo atrás destas jumentas, não teve grandes dispêndios de força e luta, não enfrentou intempéries ou inimigo, apenas se cansou de tentar recuperá-las e queria desistir.

Neste momento o seu servo, aquele para o qual não fazia a menor diferença se Saul achasse ou não os animais, aconselha a Saul a não desistir, mas para irem em busca de uma orientação do vidente (nome que o profeta tinha naquele tempo) para que este revelasse a ELES onde estavam os animais.

O servo de Saul prova ser um homem de fé, pois declara com certeza  que o profeta diria a ELES o caminho que deveriam seguir.

I SAMUEL 9:6-6 Mas ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e ele é muito considerado; tudo quanto diz, sucede infalivelmente. Vamos, pois, até lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir.

O que o servo faz é colocar aquilo que a Palavra de Deus, em inúmeras páginas da escritura nos ensina, que é que “aquele que crer, tudo o que pedir ele receberá”, no Novo Testamento Marcos ensina isso:

MARCOS 11:23-24- 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito.

24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.

O Servo de Deus que crê, que busca ao Senhor, sabe que irá receber, o SENHOR não nos preparou, nem nos guiou, para a perda, para a derrota, pelo contrário ELE nos conduz a vitória.

II CORINTIOS 2: 14 Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento;

Não apenas para nosso benefício, mas para que as pessoas a nossa volta conheçam ao Deus todo poderoso, através de sua manifestação em nossa vida.

O servo de Saul o incentiva a irem até o profeta, que com certeza  daria a direção, para se recuperar o que fora perdido.

Irmãos na caminhada da vida nem sempre estamos fortes espiritualmente, nem sempre enxergamos a vida pelos olhos da fé, daí a importância de estarmos rodeados de pessoas que possam estar abrindo nossos olhos, nos cercando com bons conselhos e direção.

Não é isso que a Palavra de Deus diz?

ECLESIASTES 4: 9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

10 Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante.

11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?

12 E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

Saul neste tempo não era um exemplo de fé, de intimidade com Deus, tanto que ELE não conhecia o profeta de sua terra, o mensageiro de Deus em sua terra, que era Samuel, o seu servo é que teve que apresenta-lo a Saul.

I SAMUEL 9:6-6 Mas ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e ele é muito considerado; tudo quanto diz, sucede infalivelmente. Vamos, pois, até lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir.

Sabe irmãos nós todos precisamos ter ao nosso lado pessoas comprometidas com Deus, pessoas de fé, que nos deem bons conselhos e não apenas falem aquilo que é agradável aos nossos ouvidos, que nos mostrem uma direção, quando estamos indo na direção errada, isto significa dizer, que muitas vezes estas pessoas vão revelar os nossos erros, o caminho ou o pensamento errado que estamos assumindo e devemos superar o nosso orgulho e seguir estes conselhos.

Saul queria ficar com o prejuízo, mas o servo, o homem de Deus mostrou a Saul, que ele não deveria perder a esperança da restituição, de tempos melhores, a Palavra mostra que podemos cair, podemos perder, mas se tivermos fé, iremos recuperar tudo o que foi perdido e muito mais, o profeta Miquéias nos afirma isso:

MIQUEIAS 7:7-8-7 Eu, porém, confiarei no Senhor; esperarei no Deus da minha salvação. O meu Deus me ouvirá.

8 Não te alegres, inimiga minha, a meu respeito; quando eu cair, levantar-me-ei; quando me sentar nas trevas, o Senhor será a minha luz.

Devemos encarar a perda como algo momentâneo, mas buscar imediatamente a restituição.

JOEL 2:25- 25 Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o meu grande exército que enviei contra vós.

Você percebe a importância de ter alguém de fé, para lhe trazer conselhos?

E isso que precisamos estar cercado por pessoas de fé e aceitar os seus conselhos. Tem gente que não acredita, vive pelo dito popular que “se conselho fosse bom não se daria, mas venderia” e a gente é influenciado  a crer nesse erro; Veja o que a Bíblia diz:

PROVERBIOS 15; 22 -Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há conselheiros sábios. 

Por quem você está cercado nestes tempos, por gente de fé ou por gente de pensamento natural?

III- CREIA O SENHOR VAI SE MANIFESTAR A VOCE NÃO PELO QUE VOCE PODE OFERECER A ELE, MAS PELO QUE ELE QUER FAZER EM VOCE

Quando o servo de Saul o chama para ir se aconselhar com o profeta, a primeira coisa que Saul pensou é no que ele poderia presentear ao profeta, quando percebeu que não tinha nada, relutou para ir.

I SAMUEL 9:7 Então Saul disse ao seu moço: Porém se lá formos, que levaremos ao homem? Pois o pão de nossos alforjes se acabou, e presente nenhum temos para levar ao homem de Deus; que temos?

Este é um pensamento de muitos, que acham que Deus vai se agradar com o que podemos oferecer a ELE, e ai sim vai nos atender. Mas o SENHOR apenas espera de nós disponibilidade para viver os planos que ELE traçou, antes mesmo de a gente chegar a este mundo.

JEREMIAS 1: 5 Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.

Não são nossos esforços que vão atrair o mover de Deus, mas sim à nossa disposição de atender ao seu chamado.

Muitos de nós ainda pensa baseado na retribuição, dessa forma trabalha, vai aos cultos, contribui, oferta, dizima, para obter a graça de Deus, enquanto o SENHOR mostra que o que deseja do homem é o reconhecimento que precisamos DELE, e que não somos merecedores de nada, mas por sua graça somos atendidos e abençoados.

Dar, ofertar, dizimar, tudo que eu posso entregar ao Senhor deve ser feito como  um ato de gratidão, por reconhecermos como tudo isso chegou a nossa mão,

I CRONICAS 29:14-14 Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.

Samuel acolheu e falou com Saul, não pelo presente, que era ¼ de siclo de prata que era uma oferta comum, não de alto valor (hoje cerca de 190 reais), mas porque o SENHOR mandou que ele falasse.

 I SAMUEL 9:15-16-15 Porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos, como o foram todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há permanência:

16 Ó Senhor, Deus nosso, toda esta abundância, que preparamos para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua.

Amado (a) Sempre procure a Deus com a motivação correta e não porque você acha que merece alguma coisa. E ELE te encontrará por causa de sua graça e por amor a você.

Você olha para Saul, alguém disposto a desistir, a ficar com o prejuízo, mas no momento em que ELE se dispôs a buscar a presença do profeta, sua vida mudou completamente.

Ele é ungido rei

I SAMUEL 10: 1 Então Samuel tomou um vaso de azeite, e o derramou sobre a cabeça de Saul, e o beijou, e disse: Porventura não te ungiu o Senhor para ser príncipe sobre a sua herança?

Todo o plano de Deus e as incertezas que estavam diante do coração de Samuel, foram tiradas pelo profeta.

I SAMUEL 9: 19 Respondeu Samuel a Saul: Eu sou o vidente; sobe diante de mim ao alto, porque comereis hoje comigo; pela manhã te despedirei, e tudo quanto está no teu coração to declararei.

As jumentas que haviam sido perdidas foram encontradas

ISAMUEL 9: 20 Também quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não te preocupes com elas, porque já foram achadas. Mas para quem é tudo o que é desejável em Israel? porventura não é para ti, e para toda a casa de teu pai?

A partir daí a vida espiritual de Saul ganha uma nova dimensão, ELE começa a profetizar

I SAMUEL 10:5-6- 5 Depois chegarás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; ao entrares ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas descendo do alto, precedido de saltérios, tambores, flautas e harpas, e eles profetizando.

6 E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e serás transformado em outro homem.

Sua vida foi transformada depois destes acontecimentos em um outro homem

I SAMUEL 10: 7 Quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão para fazer, pois Deus é contigo.

CONCLUSÃO

Nesta noite aprendemos que: Como é importante ouvir conselhos de gente comprometida com Deus, um homem comum foi transformado em rei de Israel;

Um homem comum recebe a unção do Espirito e começa a profetizar;

Deus restitui as jumentas de seu pai

E sabe como tudo isso aconteceu? Através de um conselho de um servo comprometido com Deus, que mudou a direção e a visão de Saul.

Valoriza a sua volta pessoas assim, que te ajudarão a estar mais próximo do Senhor, da sua graça e do seu poder.

Você que se acha imerecedor, creia você é mesmo, mas pelo amor de Deus ELE se move para te ajudar.

Deus te abençoe.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário