quinta-feira, 22 de abril de 2021

 


I-INTRODUÇÃO

ROMANOS 3:9-10-9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;

10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um.

Este é um texto que nos desafia a entender que somos pessoas dificieis, complicadas, cheias de engano e erro e que no processo de salvação, através do Espirito Santo e mediante ao nosso desejo, vamos sendo trabalhados e ao aceitar este trabalhar de Deus vamos mudando, sendo transformados, tento a nossa mente renovada, retirando-se o que era velho e revestindo-se do novo.

Mas não se engane esta luta vai acontecendo durante toda a jornada que vivemos nesta terra, não nos transformamos 100% em uma pessoa boa, apenas pela conversão ou pelo tempo de igreja.

Há duas naturezas que habitam dentro do homem a natural, carnal e humana herdada de Adão, e a espiritual que recebemos quando aceitamos a Cristo como Senhor da nossa vida. O que acontece em todo tempo é que uma milita contra a outra e isto vai acontecer até o dia da nossa morte.

GALATAS 5:17-17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.

Todos os cristãos enfrentam esta luta, mesmo aqueles que são mais íntimos do Senhor, veja que Paulo um  tremendo servo de Deus, cheios de dons, de frutos, ele mesmo afirmava que esta era uma luta que ele também enfrentava, tanto que ao escrever aos romanos ele diz:.

ROMANOS 7:15-15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.

Em outra tradução: "Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço" Romanos 7:15.

E isso tem que ficar bem claro para cada um de nós, mesmo aceitando a Jesus como Senhor e salvador, recebendo seu Espirito em nós, a nossa natureza carnal não é removida, mas permanece em nós

I PEDRO 3:21-21 que também agora, por uma verdadeira figura-o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo,

(Aqui só um parenteses: Pedro não está dizendo que o batismo salva, por que a salvação é graça e é pela fé, Pedro está dizendo que o que nos salva é aquilo pelo qual eu me batizo a fé ou seja o compromisso de uma boa consciência diante de Deus, por isso eu me batizo).

Por isso nosso papel é a cada dia abafar a natureza carnal,  vivendo cada vez mais pelo Espirito,e a nossa vida vai sendo aperfeiçoada pelo SENHOR a medida que nós permitimos e desejamos.

HEBREUS 13:21-21 vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.

Diante disso algumas coisas precisam ficar bem claras, na nossa caminhada de fé.

II- A PRIMEIRA É TODOS NÓS PRECISAMIOS NOS SUBMETER AO ESPIRITO SANTO PARA VIVER UMA VIDA MAIS LONGE DO ERRO

Nós já entendemos a nossa natureza carnal nos acompanha até a morte, mas também aprendemos que  ao aceitarmos Jesus como SENHOR da nossa vida, recebemos a natureza espiritual e que estas a cada minuto, a cada decisão, a cada desejo, militam uma contra a outra.

Sabemos que se dermos vazão, atendermos a nossa natureza carnal, nós não agradamos ao Senhor

ROMANOS 8:8-8 e os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Para isso a cada momento nós precisamos ter disciplina, para não aceitar a influência da carne, mas sim viver debaixo da influência do espírito, e isso só se faz se tudo o que falamos, pensamos, desejamos, for levado a obediência de Cristo e sua Palavra, pois só desta forma anulamos a influência e o poder da carne. E isto exige disciplina de cada uma destas coisas, serem colocadas diante da Palavra, da influência do Espirito Santo e não não nossa vontade ou desejo.

II CORINTIOS 10: 5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;

A natureza carnal não é eliminada apenas peloo desejo que temos que mudar, por nos impor sacrifícios humanos, mas unicamente pela  disciplina, perseverança, trabalho duro, para nos ajustar a vontade de Deus. Nninguém cresce na vida espiritual sem esforço e disciplina sem diariamente fazer seus exercícios espirituais (oração, meditação, serviço) Paulo fala da importância da disciplina.

I CORINTIOS 9:25-25 E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.

Paulo falava isso e praticava isso

I CORINTIOS 9:26-27-26 Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar.

27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.

A medida que eu e você nos tornamos disciplinados espiritualmente  o SENHOR, sua Palavra e o Espirito Santo,  vai ganhando mais espaço na nossa vida e vamos ficando cada vez mais guiados pela nossa natureza espiritual, e com isso mais longe dos erros.

Você tem disciplina Espiritual na sua vida? Que natureza tem influenciado mais suas decisões e atitudes, a carnal ou a espirituall?

III-A SEGUNDA COISA IMPORTANTE DE ENTENDER É NÃO EXISTE IGREJA PERFEITA

É interessante notar que algumas pessoas se movimentam de igreja em igreja, por  se sentirem frustradas com pessoas, com sua forma de pensar e se afastam da igreja, ou do serviço da igreja, ou dos compromissos com a igreja, esquecendo aquilo que nós aprendemos no primeiro tópico desta mensagem, que é a que “em todos nós habita a natureza carnal e a natureza espiritual” e nós precisamos diariamente muito disiciplina para atender, nos direcionar pela natureza espiritual, mas sabemos que não o conseguimos fazer isso de maneira completa, como o próprio Paulo nos ensinou em "Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço" Romanos 7:15.

Portanto nós precisamos viver em meio a gente imperfeita, gente que erra, que falha, é assim desde o começo, eu escuto muito e com certeza já preguei sobre a importância de sermos parecidos com a igreja primitiva, que se movia tentando cada vez mais ser parecido com Cristo e viver os seus ensinamentos, a gente vê que:

Uma igreja em comunhão entre seus membros – ATOS 2:44-44 Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.

Uma igreja que compartilhava as necessidades – ATOS 2: 45 E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.

Uma igreja que se congregava – ATOS 2: 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,

Uma igreja que buscava os não cristãos e os influenciava – ATOS 2: 47 louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.

Uma igreja que possuía dons e os exercitava não apenas em meio a igreja, mas no meio da multidão – ATOS 5: 12 E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos de comum acordo no pórtico de Salomão.

Uma igreja que atraia os não crentes – ATOS 5: 15 a ponto de transportarem os enfermos para as ruas, e os porem em leitos e macas, para que ao passar Pedro, ao menos sua sombra cobrisse alguns deles.

16 Também das cidades circunvizinhas afluía muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais eram todos curados.

 

Quem não gostaria de fazer parte de uma igreja como essa? Quem não gostaria de encontrar em nosso tempo uma igreja com estas qualidades e tantas outras?

Todos nós gostamos de falar como a igreja primitiva era exemplar, gostamos de falar de suas realizações, dos seus acertos, mas nos esquecemos que era uma igreja formada por pessoas que tinham também seus erros e que não eram poucos, a igreja primitiva que realizava todos estas maravilhas, na realidade era imperfeita também.

Haviam em seu meio pessoas que pensavam diferente a respeito das doutrinas e por causa do que acreditavam quase dividir a igreja -ATOS 15: 1-2- Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos.

2 Tendo Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles, os irmãos resolveram que Paulo e Barnabé e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, por causa desta questão. 

Havia pessoas que viviam de uma forma na presença dos irmãos, mas de outra na frente da liderança, sendo hipócritas.GALATAS 2: 11 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível.

12 Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão.

13 E os outros judeus também dissimularam com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.

 

Havia pessoas que eram avarentas e mentirosas-ATOS 5:1-3- 1 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,

2 e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos.

3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?

Havia problemas morais sérios-I CORINTIOS 5: 1 Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai.

Percebe o quanto havia problemas também na igreja primitiva, isto não significa que devemos aceitar passivos, mas entender que como seres imperfeitos que somos, todos nós podemos contribuir com uma igreja imperfeita, alguém um dia disse que se “ Nós encontramos uma igreja e nos filiamos a ela, nos congregando já a tornamos imperfeita”.

Por isso o que o SENHOR espera de nós não é um abandono, mas uma ação de modo a ajudar a igreja a tornar-se mais dominada pela natureza espiritual. Todos nós somos chamados para cuidar e edificar uns aos outros e não deixar os doentes enfermos. Veja o que a Palavra nos ensina.

HEBREUS 10:25 - Não abandonemos a tradição de nos reunirmos como igreja, segundo o procedimento de alguns, mas, pelo contrário, motivemo-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o Dia está se aproximando. O castigo do pecado renitente

Como você reage quando percebe que vive no meio de pessoas imperfeitas?

IV- O MEU E O SEU PAPEL É TRABALHAR PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA (NUNCA SE ESQUECENDO QUE IGREJA SÃO PESSOAS)

Veja que por toda a Palavra de Deus somos ensinados a trabalhar em prol do arrependimento, da reconciliação, da restauração de vidas este é o nosso ministério, é o ministério de todos os cristãos.

I CORINTIOS 5: 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação;

Mensagem esta que foi espalhada pelas paginas do Novo Testamento

I TESSALONICENSES 5: 11 Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo.

HEBREUS 3:13 -Pelo contrário, exortai-vos mutuamente todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de maneira que nenhum de vós seja embrutecido pelo engano do pecado.

ROMANOS 14:19 Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e ao aperfeiçoamento mútuo.

A gente vê que o chamado do Senhor para todos nós, não é que expressemos em nossas Palavras ou atitudes um ministério de condenação, que apenas vê as coisas erradas e quer punir, afastar, etc, mas nos deu um ministério de reconciliação, o SENHOR quer encontrar pessoas disponíveis para sermos usados por ELE para alcançar os que estão perdidos em todo tempo.

EZEQUIEL 22:30- 30 E busquei dentre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

Quando não atendemos a este chamado estamos desprezando a vida destas pessoas, e seremos cobrados, não se as pessoas aceitaram nosso conselho, mas se nós procuramos ou não edificar estas vidas. Então não podemos fechar os olhos para o problema, não podemos achar que cada um com os seus problemas, não podemos ser parte do problema agindo apenas com condenação, mas precisamos nos envolver para acabar com este problema e restaurar os que estão participando deles.

GALATAS 6:1-1 Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado.

CONCLUSÃO

Creia este ministério de reconciliação precisa de obreiros que aceitem este chamado, é um ministério para todos, não é opcional.

I CORINTIOS 5: 18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação;

Nosso papel é trabalhar pela reconciliação, não devemos desistir, mas estar juntos, exortando, advertindo tudo isso com amor e mansidão. Não podemos ser imaturos na fé quando os problemas surgirem devemos intervir, orar, andar conforme a Palavra de Deus nos ensina e crer que o SENHOR fara a sua obra e retiraremos desta experiência algo bom.

DEUS OS ABENÇOE

 

0 comentários:

Postar um comentário