quarta-feira, 21 de abril de 2021

 


ROMANOS 1:17-17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

Meus irmãos nesta noite quero meditar junto com vocês ao texto que Paulo exorta aos romanos a terem um novo modo de encarar a vida, quando diz qual a maneira que eu e você quando aceitamos a Cristo, devemos andar, quando afirma que “o justo viverá pela fé”.

Todos nós sabemos que a terra, o sistema do mundo e é um sistema mal, a própria Palavra fala sobre isso, quando diz “O mundo jaz no maligno” I JOÃO 5:19

A Palavra também diz que não temos como viver sem estar em contato com este sistema, o próprio Jesus sabia disso quando disse: “Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno “JOÃO 17:15.

Porém normalmente não temos entendimento do que é viver pela fé e como somos guardados do maligno, e com isso as vezes se instala em nosso coração e nossa mente um sentimento que estamos sempre numa posição inferior, de menos força contra os inimigos, sempre na defensiva, tentando sobreviver neste mundo mal e corrompido. Com esta visão nos afastamos de toda a vida que Jesus prometeu para nós, quando nos disse que: “Eu vim para que tenham vida e vida abundante” JOÃO 10:10, quando jesus expressou isso ELE sabia que viveríamos durante certo tempo neste mundo que jazz no maligno, mas nos prometeu que mesmo assim teríamos uma vida abundante, em todos os sentidos.

Alguns ainda não se deram conta desta verdade, deste ensino e vivem uma vida muito abaixo daquela que o SENHOR preparou para que elas vivessem. Estas pessoas e nós podemos estar incluído nelas é que podemos viver desta maneira abundante, sem medo, alcançando realizações se a gente viva, conforme Paulo ensina aos romanos, mostrando que o justo viverá da fé. Ou seja se ELE viver pela fé, sua vida será uma vida abundante prometida pelo SENHOR.

Mas o que é viver pela fé?

Viver pela fé e entender, e agir debaixo da Palavra de Deus, de suas promessas, de seus ensinamentos, viver pela fé é:

II – ENTENDER QUE O NOSSO MAIOR INIMIGO JÁ FOI DERROTADO POR JESUS.

COLOSSENCES 2:14-15-14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;

15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.

 

Muitos ainda tem o certo temor do que o inimigo possa fazer ou casar na nossa vida, mas a Palavra nos ensina que nós não precisamos temer, não pesa sobre nós nenhuma acusação, não pesa em nós nenhum poder do mal, porque ELE não tem mais autoridade sobre a nossa vida, tudo foi vencido na cruz, tanto que a Palavra de Deus mostra que o nosso papel contra o inimigo é apenas resistir contra ele, contra seus ardis, suas maquinações, porque ELE já foi derrotado e nós temos como proteção o sangue de Jesus. Veja o que diz:

TIAGO 4:7-7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

Paulo nos ensina a mesma coisa que o papel do cristão é resistir e não atacar o diabo.

EFÉSIOS 6: 13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.

Pedro reafirma que o cristão deve apenas resistir ao diabo

I PEDRO 5:8-9-8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;

9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.

 

Mas você pode estar se perguntando, mas se ele já foi derrotado, porque a Palavra diz que “ele anda ao derredor, buscando alguns a quem possa tragar?” I PEDRO 5:8

Na realidade ele continua tentando enfraquecer o reino de Deus, retirando deles pessoas que seguem a Jesus, fazendo-as cair em tentação, retroceder, porque aquilo que um dia pertenceu a ele, ele perdeu se rebelando contra Deus, que nos entregou poder, autoridade e a glória de viver com Jesus por toda a eternidade.

LUCAS 10:17-19-17 Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem.

18 Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.

19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.

 

Percebe o nosso papel qual é? O nosso papel é resistir porque temos poder e autoridade para isso, e diz a Palavra que “ELE fugirá de nós “Tiago 4:7?

Para você entender a dimensão da autoridade que nos foi dada, nas línguas originais em que a Palavra de Deus foi escrita, neste caso no grego a palavra “fugirá” significa “correr aterrorizado”.

Percebe amado que não devemos temer porque Ele só tem lugar na nossa vida se nós dermos a ELE,

EFÉSIOS 4: 27 nem deis lugar ao Diabo.

Por isso não devemos temer, mas sim resistir. Mas como resistir?

Resistimos conhecendo os ardis, a forma de o inimigo trabalhar que são vários mas sempre os mesmos:

O ENGANO – JOÃO 8: 44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.

Precisamos entender que ele planta mentiras em nossa mente e se nós as aceitarmos estes acabam se tornando uma fortaleza para alcançarmos os resultados. Nosso papel é viver pela verdade, para não permitir que estas mentiras se tornem uma fortaleza contra nós, contra nossos sonhos e esperança, que nos limita e derrota.

AS TENTAÇÕES – O inimigo sabe aquilo que nos atrai e sabe apresentar a tentação, de forma que a gente ache que não tem problema e caia nela. Sua maior arma é fazer com que o pecado pareça agradável, que pareça não haver problemas quando a praticamos apenas por um pouco de tempo, e que ninguém saberá disso s e formos discretos, mas a Palavra de Deus diz que não há nada oculto para Deus.

O que precisamos entender é que temos condições de superar a tentação.

I CORINTIOS 10: 13 Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.

Mais uma vez somos ensinados a resistir

AS ACUSAÇÕES – Um dos maiores ardis do inimigo é acusar, não apenas que erram, mas até mesmo aqueles que estão andando conforme a vontade de Deus, para tentar nos desestabilizar, como foi o caso de Jó. A acusação tem a ideia de nós enfraquecer na convicção do nosso lugar diante de Deus e diante DELE. Precisamos resistir entendendo que se pecamos e confessarmos o nosso pecado, somos perdoados, e em qualquer caso.

HEBREUS 10:17-17 E não me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniquidades.

COMO RESISTIMOS AO INIMIGO:

Exatamente como o maior exemplo que temos, daquele que resistiu e colocou o inimigo em fuga, que foi Jesus Cristo que ao ser tentado pelo diabo, resistiu pela Palavra de Deus, em todas as tentações, afirmando: “Está escrito”, quando apresentamos a Palavra de Deus ELE não resiste e tenta de outra maneira, novamente nós resistimos com a Palavra e ELE foge, porque a Palavra é a verdade e ELE não suporta a verdade, quando nos submetemos a Palavra o vencemos. O SENHOR nos mostra que sua Palavra despedaça aquilo que é contrário, que parece intransponível

JEREMIAS 23:29-29 Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?

E quando eu e você a utilizamos, ela não vai deixar de fazer aquilo para a qual a direcionamos

ISAIAS 55:11-11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

Nós precisamos entender que fomos chamados a andar na certeza que o inimigo não tem poder sobre nós, e quando assumimos a nossa posição de fé ele corre para longe de nós de forma aterrorizada sabe irmãos é ele (o inimigo) que tem que se preocupar coma gente, a nós cabe vigiar e resistir.

III- VIVER PELA FÉ É CRER QUE O SENHIOR CUIDA DE NÓS E NÃO ECONOMIZA NO SEU MOVER SOBRE NÓS

Tem gente que ainda não entendeu que Deus é um Deus de abundância, que tem prazer em nos atender muito além daquilo que nós precisamos ou pedimos. Uma das maiores armas que o inimigo possui é o desconhecimento a ignorância do que a Palavra de Deus diz e faz a nosso respeito.

OSEIAS 4: 6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Não conhecendo a Palavra estamos sujeitos ao engano de nosso inimigo, não conseguimos discernir as coisas como elas realmente são e isto gera medo, gera decisões erradas e derrotas.

A Palavra de Deus mostra que o SENHOR protege e capacita aqueles que creem em seu nome, uma proteção muito além do que podemos imaginar, ELE faz promessas incríveis, para que a gente entenda que não estamos sozinhos e nem somos limitados, pois o seu agir é sem economia. Veja o que ELE diz sobre isso:

FILIPENSES 4:19-19 Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.

SALMOS 34:10-10 Os leõezinhos necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor, bem algum lhes faltará.

Aliás ELE não supre apenas a necessidade, mas acima delas

EFÉSIOS 3:20-20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

Então não tema porque sempre o SENHOR vai te suprir em todos os sentidos: força, poder, necessidades muito além do que você pede ou pensa.

IV- VIVER PELA FÉ É ENTENDER QUE POR ELA TEMOS RESPOSTAS A NOSSA ORAÇÃO

Já vimos isto em outros textos, mas a Palavra de Deus nos garante que quando pedimos com fé nos recebemos aquilo que eu peço, por mais grandioso e difícil que possa parecer.

MARCOS 11:23-24-23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito.

24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.

O que o SENHOR estava revelando através de Marcos é que obstáculo nenhum é intransponível pela fé e através da oração. Devemos viver e agir no dia a dia debaixo desta certeza, isto afasta de nós o temor, nos dá confiança diante de todos os momentos e circunstâncias que enfrentamos.

Podemos resistir porque sabemos que com oração e fé, todas nossas respostas chegarão, desde que a gente peça a Deus aquilo que não contrarie a Palavra de Deus e muito menos carreguem motivações erradas.

MATEUS 21:22-22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.

Mais uma vez a importância da comunhão com Deus e com sua Palavra, mas quando andamos assim a resposta é certa.

Nós aprendemos nesta noite que o SENHOR nos manda viver pela fé, resistir aos ardis do inimigo, completamente possível, porque ELE não permite que sejamos atacados por força maior do que podemos suportar, ele nos deu força, poder e autoridade.

Então não temos motivo para crer e viver de maneira abundante, governando e não ser governado, ser cabeça e não cauda, vivendo plenamente e não apenas sobrevivendo, então viva pela fé e seja vitorioso. Não é isso que a Palavra de Deus nos diz para viver

I JOÃO 5:4-4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

DEUS OS ABENÇOE

0 comentários:

Postar um comentário