segunda-feira, 1 de outubro de 2018


I-INTRODUÇAO 

II CRONICAS 20:10-14-10 Agora, pois, eis que os homens de Amom, de Moabe, e do monte Seir, pelos quais não permitiste que passassem os filhos de Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram-
11 eis como nos recompensam, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar.
12 Ó nosso Deus, não os julgarás? Porque nós não temos força para resistirmos a esta grande multidão que vem contra nós, nem sabemos o que havemos de fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.
13 E todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também os seus pequeninos, as suas mulheres, e os seus filhos.
14 Então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias o levita, dos filhos de Asafe,

O texto nos leva até o momento em que Josafá estava prestes a ser atacado pelo exército de Moabe, Amon e muitos outros que se juntaram para guerrear contra Josafá, que acontece por porque, em um tempo trás Josafá, iludido por Acabe, se associa com ele e parte para a luta contra os exércitos da Síria, isso é confirmado quando Deus manda seu profeta a Josafá para alertá-lo, que essa retaliação viria sobre ele:

II CRONICAS 19:2- 2 Mas Jeú, filho de Hanâni, a vidente, saiu ao encontro do rei Josafá e lhe disse: Devias tu ajudar o ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do Senhor.

Josafá sendo um homem temente a Deus, bem sucedido, muito honrado pelo povo e por Deus em determinado momento se associa com Acabe, que era um homem mal, idólatra e de má fama extremamente conhecida de todos, mas mesmo assim Josafá se aliança com ele, o que desgostou profundamente o Senhor.

Isso provocou nos exércitos dos amonitas e moabitas e seus aliados, o desejo de se vingar de Josafá e formam um grande exército pra ataca-lo

II CRONICAS 20: 1 Depois disto sucedeu que os moabitas, e os amonitas, e com eles alguns dos meunitas vieram contra Josafá para lhe fazerem guerra.
2 Vieram alguns homens dar notícia a Josafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão de Edom, dalém do mar; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.

Muito mais que uma guerra por territórios, encontramos aqui ensinamentos sobre as decisões que tomamos na vida:

II- AS CONSEQUENCIAS DE NOSSAS ESCOLHAS SEMPRE APARECERÃO

Veja que coisa interessante, Josafá se aliança com Acabe. Uma aliança sem nenhuma afinidade, muito menos sem a aprovação de Deus. Um rei temente a Deus (Josafá) e um rei idólatra e mal, uma guerra que nada tinha a ver comJudá, que vivia uma vida tranquila e próspera porque era fiel a Deus, ao contrário de Acabe que tinha sua cabeça colocada a prêmio pelo próprio rei da Síria, 

II CRONICAS 18:30- 30 Ora, o rei da Síria dera ordens aos capitães dos seus carros, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, senão só contra o rei de Israel.

O resultado desta ação é que um pais que vivia em paz e segurança, aonde até era presenteado por todo povo como se vê em II CRONICAS 17:5-5 Por isso o Senhor confirmou o reino na sua mão; e todo o Judá trouxe presentes a Josafá; e ele teve riquezas e glória em abundância.

Mas ao ajuntar-se com Acabe, atraiu para si o desagrado do SENHOR

II CRONICAS 19:2- 2 Mas Jeú, filho de Hanâni, a vidente, saiu ao encontro do rei Josafá e lhe disse: Devias tu ajudar o ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do Senhor.

Que permitiu que os exércitos amonitas e moabitas fossem contra Josafá

II CRONICAS 20:1- 1 Depois disto sucedeu que os moabitas, e os amonitas, e com eles alguns dos meunitas vieram contra Josafá para lhe fazerem guerra.

Veja como é importante analisar bem a situação antes de tomar decisões, fazer alianças e sociedades, há um texto na Bíblia que rege as associações e sociedades que o crente deve ter:

II CROINTIOS 6: 14-16- Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?
15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?
16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

E há outro texto que rege os resultados de minha atitudes que diz: GALATAS 6: 7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Tem gente que acha que os pecados cometidas não causam consequências se nos arrependermos, mas o perdão de Deus não está ligado a retirada das consequências, Deus perdoa mas as consequências naturais do ato, permanecem.

Exemplo 1: Davi pecou adulterando com Bate-Seba, pediu perdão a Deus, Deus o perdoou, mas as consequências vieram, Davi ficou a ficar doente de tanto sentimento de culpa

SALMOS 32:3- 3 Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo.
5 Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

Não foi o que aconteceu com Davi, quando adulterou com Bate-Seba e mandou matar seu marido, o filho que nasceu deste relacionamento ficou doente e os jejuns e oração de Davi por ele e por sua cura não foram atendidas.

Exemplo 2:  Araão irmão de Moisés foi o maior apoiador do ministério de Moisés, na retirada de Israel do Egito, teve papel fundamental, suas ações eram boas, diante dos himens e principalmente de Deus, mas ao desobedecer as ordens de Deus,

Primeiro construindo um bezerro de ouro 9EXODO 32:4), depois se rebelando contra Moisés junto com sua irmã Miriã (NUEROS 12:1-6), depois ao retirarem a glória de Deus e colocarem sobre si mesmo, na hora de dar agua ao povo (NUMEROS 20:7-11).

No últimoepisódio os dois Aarão e Moisés ficaram irritados com o povo para falar a rocha que daria água, feriram a rocha, além disso assumiram que eles seriam aqueles eu lhe dariam agua, enquanto a verdade era o SENHOR que traria este suprimento, e isto causou consequências a Arão, que perdeu seu lugar como sacerdote, humilhado diante de todo o povo e não entrou na terra prometida.

NÚMEROS 20:23-29- 23 E falou o Senhor a Moisés e a Arão no monte Hor, nos termos da terra de Edom, dizendo:

24 Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que dei aos filhos de Israel, porquanto fostes rebeldes contra a minha palavra no tocante às águas de Meribá.
25 Toma a Arão e a Eleazar, seu filho, e faze-os subir ao monte Hor;
26 e despe a Arão as suas vestes, e as veste a Eleazar, seu filho, porque Arão será recolhido, e morrerá ali.
27 Fez, pois, Moisés como o Senhor lhe ordenara; e subiram ao monte Hor perante os olhos de toda a congregação.
28 Moisés despiu a Arão as vestes, e as vestiu a Eleazar, seu filho; e morreu Arão ali sobre o cume do monte; e Moisés e Eleazar desceram do monte.
29 Vendo, pois, toda a congregação que Arão era morto, chorou-o toda a casa de Israel por trinta dias.

Amados o SENHOR perdoa aquele que se arrepende de seus maus caminhos

I JOÃO 1:9- 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Deus perdoa da culpa que tínhamos diante DELE, mas nem sempre retira as consequências, porque isso é uma lei espiritual

GALATAS 6:7- 7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

O pecado sempre alcança você com as consequências, veja que Araão e Moises erraram no episódio da água, isto acontece muitos anos antes de o Senhor ordenar que ele passe o sacerdócio para Eleazar, na sua cabeça talvez não passariam mais pelas consequências, mas o dia chegou muitos anos depois para ambos.

Um ato errado, mesmo diante de tantos atos justos e bons, não anulam a consequência do pecado.

Isto não significa que Deus não perdoa, mas isto significa que Deus faz justiça a sua Palavra, tanto que Araão mesmo humilhado, foi chamado para o reino de Deus.

NUMEROS 20:26- 26 e despe a Arão as suas vestes, e as veste a Eleazar, seu filho, porque Arão será recolhido, e morrerá ali.

III- AS ALIANÇAS ERRADAS QUE FAZEMOS A PRINCIPIO GERAM UM GRANDE PRAZER

Veja que Josafá ao fazer aliança com Acabe, foi recebido com uma tremenda hospitalidade, com festa abundante, que com certeza causava uma tremenda alegria e prazer, veja a dimensão desta festa.

II CRONICAS 18:2- 2 Ao cabo de alguns anos foi ter com Acabe em Samária. E Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que o acompanhava; e o persuadiu a subir com ele a Ramote-Gileade.

Veja que a festa foi regada a ovelhas e bois em abundancia não apenas para o rei mas toda sua comitiva, bebidas muitos dias de festa, quem não gostaria de estar num momento como este?

Isto acontece quando decidimos fazer uma aliança com aquilo ou aqueles que desagradam a Deus, o começo é de muita abundancia, alegria, felicidade, assim é quando o cristão decide ir para o mundo, se ajuntar aos padrões mundanos.

Mas como o mundo jaz no maligno, e o nosso inimigo não dá nada para ninguém, logo vem a cobrança, logo vem a solicitação para que nos juntemos a ações que Deus não aprova.

Foi o que aconteceu com Josafá, que no meio da festa foi persuadido pelo Rei Acabe a ir a uma guerra contra Síria, que não era a vontade de Deus. Assim que você se associa com o mundo, você começa a ser usado por ele, contrariando os princípios de sua fé.

Cuidado com os momentos de prazer, são apenas a ponta do Iceberg, Josafá quase foi morto na batalha, por não ouvir a voz de Deus. O profeta Micaias tinha advertido que seria uma tragédia e que Acabe seria derrotado e morto

IV-NÃO ACHE QUE PORQUE TUDO VAI BEM QUE DEUS ESTÁ APROVANDO TUDO O QUE VOCE FAZ, EM TODO PASSO CONSULTE A DEUS

Tem muitas pessoas que quando tudo vai bem se distraem de sua vida espiritual e tomam posições que não agradam a Deus, esquecendo que as consequências virão.

Veja que quando Josafá estava numa situação privilegiada com riquezas em abundância sem falta de nada, com muitas honras reconhecido por todos, se achava suficientemente apto a fazer suas escolhas e fez aliança com Acabe sem consultar a Deus.

II CRÔNICAS 18:1- 1 Tinha, pois, Josafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe.

Porém quando veio o grande exército de Amom e Moabe contra ele, a primeira coisa que Josafá pensou foi em buscar a Deus

II CRONICAS 19:3-6- 3 Então Josafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá.
4 E Judá se ajuntou para pedir socorro ao Senhor; de todas as cidades de Judá vieram para buscarem ao Senhor.
5 Josafá pôs-se em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do átrio novo,
6 e disse: Ó Senhor, Deus de nossos pais, não és tu Deus no céu? e não és tu que governas sobre todos os reinos das nações? e na tua mão há poder e força, de modo que não há quem te possa resistir.

Como a irmã Tania disse aqui outro dia, louvar a Deus, obedece-lo, seguir seus princípios quando tudo vai bem é fácil, mas o SENHOR deseja você, seu louvor sua fé por inteiro. estes são abençoados

SALMOS 119:2- 2 Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração,
SALMOS 34:1- 1 Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.

A proposta bíblica, porém, é louvar a Deus em “todo o tempo”: no dia bom e também no dia mau; em plena saúde e nos dias de enfermidade; quando aplaudido ou criticado; ao receber uma resposta positiva do Senhor ou quando ele nos fecha um caminho que intensamente desejávamos seguir.

Louvar a Deus em “todo o tempo” implica reconhecer que todos os planos do Pai são planos de amor. Que todas as coisas, de fato, cooperam de alguma forma, que pouco compreendemos, para o bem dos que sinceramente amam a Deus, e isto nos basta.

Louvar a Deus em “todo o tempo” implica também reconhecer que as circunstâncias da vida, mesmo as mais complexas e difíceis, possuem algum motivo de gratidão. No salmo 34 não encontramos um cenário de perfeição que nos leva natural
mente ao louvor, mas um louvor que é proferido na realidade por uma vida que possui desafios constantes. Quando o rei Davi escreveu o salmo 34 estava passando por momentos de aflição, momentos difíceis. Veja o que ele relatou no verso 19:   "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra."  

Sabe, Davi tinha as suas lutas, seus problemas, suas 'dores' de cabeça, mas ele tinha também uma certeza; de que poderia passar pelas mais difíceis batalhas na vida por ser servo de Deus.

Josafá aprendeu e orou a Deus pelo livramento, de forma que mostra que ele conhecia a Palavra de Deus, a ponto de saber da importância de as pessoas estarem reunidas em uma só voz clamando por bênçãos de Deus, como diz a Palavra.

Mateus 16: 18-19- Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;
19 dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.
Mateus 18: 19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

Josafá sabendo a força do povo de Deus união em comunhão e oração

II CRONICAS 20:3-4- 3 Então Josafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá.
4 E Judá se ajuntou para pedir socorro ao Senhor; de todas as cidades de Judá 
vieram para buscarem ao Senhor.

Todos mulheres e crianças também

II CRONICAS 20:13- 13 E todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também os seus pequeninos, as suas mulheres, e os seus filhos.

Um pouco mais adiante Josafá ora como Salomão havia orado tempos antes, mostrando que nos momentos difíceis deveriam apresentar sua necessidade diante de Deus

II CRONICAS 20:9 (II CRONICAS 7:14) - 9 Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti em nossa aflição, e tu nos ouvirás e livrarás.

Mostra que o Senhor já havia livrado Israel deles na vinda do Egito para a terra prometida

II CRONICAS 20:10- 10 Agora, pois, eis que os homens de Amom, de Moabe, e do monte Seir, pelos quais não permitiste que passassem os filhos de Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram-

Sabia que o inimigo vive a roubar o povo de Deus e suas bênçãos

II CRONICAS 20:11- 11 eis como nos recompensam, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar.

Mas mesmo assim houve tempo que ELE não cuidava de servir e louvar ao Senhor em tudo

V- QUANDO NOS UNIMOS EM PROPÓSITOS COMO CORPO DE CRISTO HÁ MANIFESTAÇÃO DO ESPIRITO SANTO, SOBRE A CONGREGAÇÃO

Quando estamos no mesmo espirito de busca de oração de conhecimento de Deus o SENHOR envia suas manifestações sobrenaturais sobre alguém da congregação
Veja que haviam muitas pessoa, muito sacerdotes, muitos nobres, mas o Espirito Santo foi derramado sobre Jaaziel, que começou a profetizar trazendo a resposta do SENHOR.
Amados precisamos estar certos que o Espirito do Senhor é a resposta, o ensinamento a força certa para enfrentarmos qualquer situação e ele é derramado sobre qualquer pessoa que busca esta unção, para ser instrumento de Deus,

Deus se manifesta lutando as nossas lutas, porque estamos juntos no mesmo proposito

II CRONICAS 20:17-17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco.

Há um avivamento na igreja, veja que isto é demonstrado pela palavra profética, revelada por Deus a Jaaziel (II CRONICAS 20:14), e depois quano todos os levitas começaram a louva a Deus e voz muito alta, fora do comum, de maneira sobrenatural

CONCLUSÃO

Lembre-se ninguém se livra das consequências das más escolhas, por isso cuidado;
As escolhas erradas a principionostrazem um grande conforto e prazer;

Não ache que porque tudo vai bem que deus está aprovando tudo o que voce faz, em todo passo consulte a Deus;

Quando nos unimos como corpo, Deus se manifesta e usa seus vasos.

0 comentários:

Postar um comentário