segunda-feira, 1 de outubro de 2018


I – INTRODUÇÃO

MARCOS 5:25-34-25 Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia,

26 e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior,

27 tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto;

28 porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada.

29 E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal.

30 E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes?

31 Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou?

32 Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera.

33 Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade.

34 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal.

Irmãos neste ano de 2018 fomos chamados a ter novas atitudes para viver o novo de Deus em nossas vidas e um dos princípios que listamos para viver o novo de Deus foi: Tenha uma visão Espiritual da vida, ou seja ter uma visão de fé, sobretudo que nos acontece, sobre aquilo que estamos vivendo.

O texto que lemos mostra uma mulher que padecia de uma hemorragia a 12 anos, creio que não precisamos ser médios para saber o quanto isto fragilizava fisicamente e emocionalmente aquele mulher.

Isto pelas consequências desta hemorragia em seu corpo físico, pelo desgaste emocional em ver que nada resolvia seus problemas e também pela rejeição da sociedade aquela situação, mas interessante notar que mesmo no momento mais difícil, mesmo no decorrer de tanto tempo e de tantas lutas, sua fé permaneceu firme, inabalável, ela sabia que se tocasse em Jesus seria curada

MARCOS 5: 28 porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada.

O que fez esta mulher obter o resultado que ele desejava depois de tanto tempo?

II-  A DOR NÃO AFETOU SUA FÉ

Veja que esta mulher passou doze anos lutando com seu problema, e diz a Palavra que neste tempo esta mulher sofreu muito com tudo o que passava

MARCOS 5:26-26 e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior,

O sofrimento na mão dos médicos se deve não apenas a um sofrimento emocional, mas também derivado dos diversos tratamentos a quem se submeteu que causavam nela dores físicas, que não era qualquer dor, mas uma dor como texto diz: “bastante forte”.
Mesmo depois de tantas desilusões com os tratamentos, ela continuava acreditando na sua cura.

MARCOS 5:28 -28 porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada.

Há momentos na vida que fazem com que a gente pense em voltar atrás, principalmente aqueles onde enfrentamos situações difíceis.
A incerteza quanto ao que vai acontecer, o temor do que aparentemente é o resultado normal daquela situação que está por vir nos leva a uma luta contra o desanimo que quer se instalar, mas saiba meu irmão que você não está só;

Independente do sentimento que possamos ter em que não vemos a mão de Deus sobre nós, Ele está vendo o que estamos vivendo.

JEREMIAS 23:23 Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?

Não devemos temer o que tiver que acontecer, não se preocupar com o amanhã, ou como conseguiremos solucionar o problema, mas colocar tudo nas mãos de Deus, crendo que LE proverá a saída, a solução e a resposta.

Foi isso que Abraão pai da fé (Gálatas 3:6) declara quando o SENHOR pede o sacrifício de seu único filho e o menino pergunta aonde estava o cordeiro.

GENESIS 22:7-8-7 Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos.

Mesmo no momento mais difícil Abraão manteve sua fé que o SENHOR iria prover, é isto que devemos cultivar em todos os momentos: que Deus proverá.

Então devemos entregar nas mãos DELE a nossa situação pois ELE saberá a forma de agir, em sua infinita sabedoria usa meios, que nem passam em nossas mentes, para solucionar os nossos problemas e nos abençoar. Não podemos imaginar o que Deus pode fazer. Não é isto que diz:

I CORINTIOS 2:9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

Com certeza no momento certo o que Deus preparou para nós e que está guardado e em breve vai acontecer, se mantivermos a fé.

Aguarde o tempo de Deus, pois quando chegar à sua vez ninguém poderá impedir.

A mulher com hemorragia, continuou por doze anos sofrendo, mas crendo e o resultado foi o milagre de Deus da forma mais improvável, por um toque apenas.

Quem mantem sua fé em todo tempo, mesmo no meio de dor e sofrimento alcança a benção de Deus.

III- A PERDA MATERIAL NÃO AFETOU A SUA FÉ

Uma das coisas que mais interessa a sociedade moderna é a abundancia daquilo que é material.
Vivemos numa sociedade que preza aqueles que conseguem aumentar suas posses, que se tornam pessoas bem sucedidas de alto posto e com recursos materiais cada vez maiores.

Até mesmo na fé existe uma teologia que diz que se você não tem posses, se não é bem sucedido é porque você não tem fé suficiente, não tendo nenhuma base para isso, pois Jesus nunca ensinou que aqueles que não possuem bens não possuem fé.

O apóstolo Pedro após começar a seguir a Jesus, não tinha dinheiro

ATOS 3:6-6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.

O próprio Jesus viveu aqui uma vida simples

MATEUS 8:20-20 Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

O SENHOR mostra que os pobres, com é serão ricos na fé

TIAGO 2:5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?

E quando não alcançamos um patamar de prosperidade, ou quando perdemos alguma coisa, alguns ficam ficamos abalados na fé, mas esta mulher não, permaneceu firme em busca de sua cura.

Ela sabia que Deus supre as necessidades

FILIPENSES 4:19-19 Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.

Necessidade é tudo o que for essencial para manter a vida humana.

Dependendo da posição aonde Deus lhe colocou, Ele se compromete trazer aquilo que será o suficiente para realizar a sua missão.

Muito do que achamos ser necessidade é luxo, vaidade, extravagância e isso creio que Deus não tem que suprir.

Deus supre as necessidades que Ele considera como sendo necessidades. Nós confundimos desejos com necessidades;

SALMOS 34:10 Os leõezinhos necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor, bem algum lhes faltará.
Mas para alcançar aquilo que desejamos, precisamos primeiro nos deleitar nas coisas do Senhor
SALMOS 37:4-4 Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.
Deleitar-se é definida como: Causar prazer a; agradar; deliciar.
Por isso não valorizou as posses que havia perdido e foi atrás de sua benção.
IV- ELA TINHA UMA VISÃO ESPIRITUAL
Quando ela viu e ouviu sobre Jesus, Ela desenvolveu uma visão espiritual, ela se via tocando as vestes de Jesus e saindo dali totalmente curada.
Visão espiritual é enxergar além do mundo natural, é entender o propósito de Deus na nossa vida, a visão espiritual ´fundamental para que a gente corra atrás de nossos sonhos e objetivos.
A visão é o primeiro passo, depois conferimos com a Palavra de Deus para saber se está em acordo com a visão, depois trabalhamos para realiza-la.
Sim precisamos trabalhar para realiza-la, pois senão ela sempre será apenas uma visão.
Aquela mulher tinha uma visão de ser curada, estava dentro da Palavra de Deus que mostra que o SENHOR veio para curar, os cativos e oprimidos, e então ela trabalhou apara concretizar aquela visão.
Ela decidiu então ir aonde Jesus estava, se misturou a multidão e por trás de Jesus tocou-lhe as vestes.
Aparentemente algo fácil, mas não era: era uma mulher, com hemorragia que era considerada simultaneamente impura e tinha que tocar em Jesus, mas mesmo sendo difícil, perigoso e trabalhoso ela foi e assim o fez, o resultado é que ela saiu de lá com sua visão, seu sonho concretizado, foi curada.
Assim é que funciona temos a visão espiritual, confirmamos na Palavra de Deus e agimos para concretiza-las. Alguns de nós tem a visão espiritual, conferem com a Palavra, porém não agem para concretiza-las, não vão na direção da visão e fica apenas na visão.
Outros tem a visão conferem com a Palavra mas agem de maneira incoerente com a visão, confessam a derrota e a impossibilidade com a boca, não agem para concretiza-las.
PROVERBIOS 6:2-2 estás enredado pelos teus lábios; estás preso pelas palavras da tua boca.
Você tem que caminhar com fé, uma fé que vai fazer diferença em Jesus.
Imagine quantas pessoas naquela multidão tocaram em Jesus?
Os próprios discípulos afirmam isso:
MARCOS 5:30-31-30 E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes?
31 Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou?
Mas só o toque da mulher chamou a atenção de Jesus, ele percebeu que fora um toque diferente, de fé, que atraiu o poder de Deus para sua vida, sem nenhuma Palavra.
Jesus fez questão de ressaltar o toque diferente, porque no meio de uma multidão encontrou alguém diferente, havia ali pelo menos 1 pessoa com fé.
Hoje isto acontece na igreja, muitas pessoas se aproximam de Jesus, tocam em Jesus, mas voltam para casa sem sua benção, será que não está faltando um toque de fé, baseado na visão espiritual que tivemos?
CONCLUSÃO: 

Neste ano nós colocamos sonhos, objetivos que desejamos ver acontecer em nossas vidas e na vida de nossos.

Creio que todos nós já conferimos na Palavra de DEUS a conformidade do que queremos com a Palavra.

O próximo passo é não deixar que nada na caminhada nos atrapalhe de chegar até ELE com fé.

Precisamos declarar a nossa fé e fazermos todo o que nos compete para alcançar a visão que tivemos. Evitar a linguagem de incredulidade, caminhar na direção da visão e tocar com fé em Jesus



0 comentários:

Postar um comentário