terça-feira, 2 de outubro de 2018




Paulo ao escrever sua segunda epístola aos Coríntios, diz algo muito valioso, para a vida cristã, que está em

II CORINTIOS 5:7- 7 (porque andamos por fé, e não por vista);

A primeira coisa que Paulo mostra que a vida é uma caminhada, quando diz que andamos, o apóstolo mostra que a vida é um percurso deste mundo até o mundo preparado para o Senhor para cada um, ou seja,  estamos aqui de passagem para nosso outro reino, o eterno, e é com esta visão que devemos nos mover, entender a vida e valorizar cada coisa com seu devido valor.

Nosso tempo aqui é apenas um momento transitório, de passagem e dessa forma que devemos encarar a vida neste período, sabendo que nada do que temos ou desejamos é eterno, portanto de que adianta darmos tanto valor as coisas naturais e materiais, se estaos aqui apenas de passagem.

Isto não significa não ter a ambição, o desejo de viver bem aqui, mas  sim o de entender isto não ira nos fazer trocar estas coisas pelos valores eternos que me esperam. Não é porque eu não alcancei o que desejava neste momento, que eu vou abandonar os valores , os comportamentos, que me levam a vida eterna.

Quantos hoje não tem abandonado uma vida de valores cristãos, para ter uma melhor condição, ou para ter seus desejos satisfeitos neste momento?

Veja o que a Palavra de Deus diz a este respeito

A valorização do mundo deixa a fé infrutífera

MARCOS 4:19 mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.

Quem realmente vive para servir a Jesus Cristo, não vive há buscar as sua própria vontade,, mas sim a vontade daquele que deu sua vida por nós

II CORINTIOS 5:14-15-14 Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram;

15 e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Não podemos caminhar os caminhos de Deus para nós, tendo os olhares fixos nas coisas da terra

MATEUS 6:21-21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Buscamos muitas coisas para nós, nada de errado em pedir, mas também entendemos que o SENHOR tem seus planos para cada um de nós, seus caminhos e devemos andar nestes canminhos, mesmo que aparentemente estejam muio longe daquilo que desejamos e isto só é possível se tivermos a visão da fé, que é entender que Jesus é nosso guia, nosso slavador e que tem o melhor para mim. Por isso o autor da carta aos Hebreus nos diz:

HEBREUS 12:1-2-1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,

2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.

A segunda coisa que o versículo que lemos como introdução nos mostra é que Paulo fala aos coríntios, para que assim como ele, não devemos dar muito valor ao que enxergamos com os nossos olhos naturais, ou seja, Paulo não deixava que suas emoções, sua fé, sua determinação, seus objetivos, fossem dirigidos por sua visão natural, mas sim pela sua fé

II CORINTIOS 5:7- 7 (porque andamos por fé, e não por vista);

Creio que todos nós aqui já escutamos isto, mas será que todos nós entendemos exatamente como é viver isso em nossa vida ?

O que significa andar em fé?

II- ANDAR POR FÉ E NÃO POR VISTA É ANDAR DESCANSADO

Quando a gente anda de modo natural, como todo mundo a gente vive cansado, por baseia toda a nossa força em nosso esforço próprio, ou seja, usamos a nossa força para alcançar tudo o que desejamos, enquanto a fé é andar na dependência de Deus.

Quando estamos vivendo pelo nosso próprio esforço, isso significa que nós não estamos usando a fé, e estamos muitas vezes nos desgastando física, emocional e espiritualmente, o que contradiz aquele que vive pela fé, como está escrito em

HEBREUS 4:3 a-3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso,

O que significa andar em descanso?

Muitos pensam que andar em descanso é andar sem fazer nada, mas o descanso de quem anda por fé é fazer aquilo que é minha responsabilidade, mas não ficar angustiado, ansiosos, depressivos, mas saber que quem faz a obra é o SENHOR.
Se ficarmos tristes, depressivos, ansiosos, temerosos é porque estamos confiando em nossas forças, em nossa capacidade e não no SENHOR,
Quer um exemplo claro disso, o barco açoitado pelas ondas no meio do mar da Galiléia, a reação dos discípulos e a reação de Jesus.

MATEUS 8:23-27-23 E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.

24 E eis que se levantou no mar tão grande tempestade que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.

25 Os discípulos, pois, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Salva-nos, Senhor, que estamos perecendo.

26 Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança.

27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Irmãos descansar é isso: No meio da tempestade Jesus dormia porque sabia que iria cumprir tudo o que Deus tinha determinado, e sabia que no momento em que expressasse sua fé a tempestade passaria.
Já os discípulos desesperados, tentavam controlar o barco e só pensavam que iam morrer.
Mas porque estamos dizendo que os discípulos estavam agindo de forma carnal, simples porque ao acordar a Jesus, ao invés de exercitar a sua fé, declaravam com sua boca a morte, não a fé, nem a esperança.
O princípio de conformidade com a fé diz que: “A boca fala, daquilo que o coração está cheio”
Quando nosso coração está cheio de fé a nossa boca exala Palavras de fé, de vitória, sem ser forçado é espontâneo, muito menos cansativo, porque o SENHOR renova nossas forças
ISAIAS 40:30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão,

31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.


III- ANDAR POR FÉ E NÃO POR VISTA É NÃO SE BASEAR NAQUILO QUE VÊ

Muitos irmãos em Cristo, tem fraquejado na fé, quando olham para as circunstância ao seu redor, e fazem desta visão o resultado definitivo da situação, ficam preocupados, desesperados, pois a situação aponta para um momento de dificuldade, um momento ruim.

Mas aquele que anda pela fé, quando se depara com estes momentos, tem uma outra atitude, de parar de enxergar as circunstâncias e começam a enxergar e praticar aquilo que a Palavra de Deus diz a nosso respeito ou a respeito da situação que vivemos.

Por exemplo você olha para as ciscunstâncias ao seu redor, percebe que elas são difíceis, pesadas, que você não tem força para enfrenta-las, mas pela fé você se lembra do que a Palavra de Deus diz:

SALMOS 27:1- 1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?

Na realidade andar por fé, é quando se tem a necessidade de escolher, escolher a Palavra de Deus.

Andar por vista é característica do homem natural, onde as circunstâncias irão facilmente nos desanimar e tenderemos a ficar prostrados.
O Homem espiritual, aquele que anda por fé tem um olhar profético, que enxerga aquilo que a Palavra de Deus diz que irá acontecer.

Muitos tem olhado as situações por aquilo que o diabo quer nos fazer crer, não caia nesta armadilha.
Apenas creia que, na dimensão do Espírito, já é assim, ainda que com os meus olhos naturais eu não o veja.
Quer um exemplo disso, quando o profeta Eliseu viu-se cercado pelos exércitos inimigos, seu servo estava desesperado, mas Eliseu disse a Ele para olhar com os olhos espirituais.

II REIS 6:14-17- Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais vieram de noite e cercaram a cidade.

15 Tendo o moço do homem de Deus se levantado muito cedo, saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros. Então o moço disse ao homem de Deus: Ai, meu senhor! que faremos?

16 Respondeu ele: Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles.

17 E Eliseu orou, e disse: Ó Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu.

A calma de Eliseu diante de tanto poder contra ELE, vinha da certeza que ele tinha, que o SENHOR o protegeria, que a Palavra de Deus garante que a luta não é nossa, que não caia um fio de cabelo de nossa cabeça sem a permissão de Deus.
Assim acontece hoje em muitos cristãos, não conseguem enxergar a mão de Deus em nada, estão cegos, e ai caem no desanimo, na murmuração, no desespero e não andam pela Palavra de Deus.

PROVERBIOS 3:5-6-5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

HEBREUS 12:1-2-1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,
2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.

Veja que o texto mostra que devemos deixar tudo de lado e fixar os olhos em Jesus, e em sua Palavra, já que Jesus e o verbo, como diz João 1.

IV- ANDAR POR FÉ E NÃO POR VISTA É LIVREMENTE RENUNCIAR AO ENTENDIMENTO PRÓPRIO E VIVER PELOS VALORES DE DEUS

Desde o começo o SENHOR queria que o homem pudesse ter um relacionamento íntimo com Ele, vivendo debaixo de sua orientação, já que sendo o criador de tudo, onisciente, onipotente e onipresente, o SENHOR teria sempre a melhor direção, a melhor resolução dos momentos em que o homem iria enfrentar na vida.

Deus então dá uma ordem ao homem:

GENESIS 2:15-17-15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.
16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;
17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Veja que o SENHOR disse a Adão que não comesse da arvore do conhecimento do bem e do mal, não comerás, ou seja na hora que você pensar que por seu próprio entendimento você pode tomar as melhores decisões, ai sim entra o problema em sua vida.

O SENHOR estava revelando que ser servo de Deus, ser aquele que anda por fé e não por vista é aquele que entende que o importante não é saber se algo é certo ou errado, mas sim saber que o importante é saber o que Deus diz a respeito daquilo.

Por isso o caminhar de muitos tem sido complicado, porque desejam entender com sua sabedoria e conhecimento como andar e se portar, estão errados, pois não é suficiente que algo: “: Isso não é errado, não é pecado, não escandaliza, não ofende e nem faz mal a ninguém".
Mas não é andar assim é andar pelo entendimento próprio e não por fé. E nós somos chamados a andar pelo Espirito.

ROMANOS 814-14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

Amado, você ainda vai descobrir que muitas coisas que não são erradas, que não escandalizam e nem são sujas são reprovadas por Deus. O importante é aprender a andar no espírito e conhecer a vontade de Deus.
Se andarmos por entendimento, não dependeremos de fé no Espírito. Por isso, os que andam pelo entendimento próprio não podem agradar a Deus; o que eles fazem não provém da fé, e isso é carne.

CONCLUSÃO

Irmão andar por fé, se baseia em três atitudes bem simples:
O que anda por fé, anda descansado;
O que anda por fé, anda por aquilo que a Palavra diz;
O que anda por fé, não se baseie em seu próprio entendimento.

0 comentários:

Postar um comentário