terça-feira, 2 de outubro de 2018




I-INTRODUÇÃO     

DEUTERONOMIO 28:1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;
2 e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:

Irmãos estamos aqui diante do proferir de bênçãos sobre seu povo através de Moisés seu líder.

PROMETER significa obrigar-se moralmente a fazer ou dar alguma coisa.

Todos nós já fizemos e recebemos promessas. Infelizmente, nem todos cumprem o que prometem.

Na nossa sociedade, em todos os negócios que vamos realizar, temos que nos cercar de mecanismos de segurança (documentos, garantias, recibos, códigos de defesa…) porque não podemos confiar na palavra das pessoas.

Mas hoje quero falar das promessas de Deus ne em Deus nós podemos confiar.

Ele é um Deus de promessas, que jamais mentiu. 

A Sua Palavra contém centenas de promessas e Ele é fiel pra cumprir cada uma delas.

Desde o começo da vida humana o SENHOR mostra como viver e como podemos nos preparar para ter uma vida de paz, alegria e vitórias.
Genesis que significa princípios, origem e é o grande fundamento de todos os demais livros.

Em Genesis aprendemos que:

O SENHOR É UM DEUS GENEROSO reconhecido em toda sua criação e toda sua provisão para o homem no EDEN.

Lá o SENHOR já estabelece que as bênçãos e as promessas de Deus eram condicionais, ou seja, para que a benção se estabelecesse em nossas vidas, haveria uma condição, veja que ao homem estava dado toda a fartura do Éden, todo comando e autoridade, toda a provisão de tudo que havia no jardim para seu alimento, mas para que isto se mantivesse havia uma condição;

GENESIS 2:16-17-16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;

17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal,
E veja que Deus sempre é generoso, coma de todas as arvores, menos a do conhecimento do bem ou do mal.
Deus é protetor e abençoador, por todo seu amor e proteção, o SENHOR advertiu sobre as consequências desastrosas de comer daquela árvore

GENESIS 2:17b..... dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Quando o SENHOR coloca seu povo na terra prometida, estabelece uma série de bênçãos sobre a vida daquele povo, como observamos sintetizadas no texto de Deuteronômio

O que Deus promete


a)    Deus promete que as bênçãos perseguirão o povo de Deus e não ao contrário

Você consegue entender isto, ao invés de andarmos atrás das bênçãos elas andarão atrás de nós?

DEUTERONOMIO 28:2- 2 e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:

b)   Deus promete bênçãos independente do lugar que você esteja, em locais de mais oportunidades ou de menos oportunidades.

DEUTERONOMIO 28:3- 3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.

c)    Deus promete bênçãos na nossa família:

O Senhor mostra que as bênçãos se estabelecerão na vida de nossos filhos

DEUTERONOMIO 28:4 a- 4 Bendito o fruto do teu ventre,

d)   Deus promete benção do seu trabalho

O Trabalho não será algo penoso, mas algo que prospera e tras alegria.

DEUTERONOMIO 28:4 b - ... e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.

e)    Deus promete benção para sua provisão diária

O Senhor promete que as nossas necessidades diárias seriam abençoadas.

DEUTERONOMIO 28:5- 5 Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira.

f)     Deus promete que em todo tempo, sejam de lutas ou de paz, haveria paz, ou seja não haveria um limite de tempo para se viver estas bênçãos.

DEUTERONOMIO28:6- 6 Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres.

No espaço de tempo em que você viver a benção estará sobre ti.

g)   Deus promete livramento contra os nossos inimigos


DEUTERONOMIO 28:7 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.

Veja que ELE entregará os inimigos feridos, ou seja ELE pelejará por nós.

h)   Deus promete que em tudo o que colocarmos a mão se transformará em benção

O Senhor mostra que o nosso mover, as nossas atitudes e decisões seriam sempre abençoadas

Percebe que a promessa de Deus é de um povo repleto de sua benção, com realizações, com vitórias, com provisão, e nada disso de maneira restrita ou contada, mas abundantemente.

DEUTERONOMIO 28:11- 11 E o Senhor te fará prosperar grandemente no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais te dar.

Em outra tradução diz: “E te dará o Senhor superabundância de bens, e no fruto dos teus animais…”

E ai muitos vão dizer, mas este texto era exclusivo para os judeus na terra prometida, ora o que o SENHOR Jesus fala para aqueles que o aceitam como Senhor e salvador?

JOÃO 10: 10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Jesus confirma as promessas do povo de Deus para nós os crentes de hoje e mostra que são ainda melhores as promessas para nós hoje.

HEBREUS 8:6- 6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas.

Ai você pode estar pensando, mas porque conhecemos crentes que ainda não estão vivendo estas coisas?

Outros dirão que Jesus fala que no mundo teremos aflições?

II- AS VEZES PASSAMOS POR MUITAS DIFICULDADES, DORES E SOFRIMENTO PORQUE DESCONHECEMOS AS PROMESSAS DE DEUS E A NOSSA POSIÇÃO EM CRISTO
O profeta Oséias fala disso, que muitos do povo de Deus estavam perecendo, passando por privações, por perdas e dificuldades por falta de conhecimento DDE SUA POSIÇÃO EM Cristo, como povo de DEUS

OSEIAS 4:6 A- 6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.

Cada cristão deve meditar na Palavra de Deus, estudar a Palavra de Deus e se apropriar da Palavra de Deus, para viver estas bênçãos em sua vida.

III- OUTRA COISA IMPORTANTE ENTENDER QUE ESTAS PROMESSAS NÃO NOS ISENTA DE PASSARMOS POR LUTAS, MAS NOS GARANTEM O LIVRAMENTO, A VITÓRIA NA LUTA

A Palavra de Deus desde o princípio fala de inimigo, de lutas, de aflições, já que enfrentamos um inimigo eu não desiste, falar que não haveria lutas e ir contra a realidade e acima de tudo da Palavra de Deus, mas isto não invalida as promessas, mostra apenas que o SENHOR nos livra NO SOFRIMENTO, NAS TRIBULAÇÕES, NAS ANGUSTIAS e não de passar por estas coisas.

SALMOS 34:19- 19 Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra.

Jesus confirma isso em JOÃO 16:33- 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

O que a gente percebe é que as aflições, as lutas, tem um limite na vida do cristão, como nos revela Paulo.

II CORINTIOS 4:8-9- 8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados;

9 perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;

VEJA QUE ELE FALA DE ATRIBULADOS MAS NÃO ANGUSTIADOS

A TRIBULAÇÃO diz respeito as adversidades que enfrentamos na vida, as aflições comuns.]

 Ex.: doença, perda de emprego, rompimento de relacionamentos, problema com os filhos, cirurgias, etc.

A ANGÚSTIA é aflição ou agonia intensa que pode levar inclusive à depressão.

Deus sabendo disso limita a nossa luta, para não vivermos a angústia.

ELE FALA AINDA DE PERPLEXOS MAS NÃO DESANIMADOS (II CORINTIOS 4:8-9)

PERPLEXOS - atônitos, espantados, confusos, sem entender nada, sem explicação. Por que está acontecendo isso? Por que estou passado por isso? Eu não entendo! Estou fazendo tudo direito, tudo certo.
Passa por momentos difíceis mas não desanima, porque Deus não permite, um exemplo disso foi Jó, que ficou perplexo sem entender mas Deus o livrou do desanimo.

O TEXTO FALA AINDA DE PERSEGUIDOS MAS NÃO DESAMPARADOS (II CORINTIOS 4:8-9)

A perseguição pode vir do mundo natural, pessoas que se levantam contra nós, nos ameaçando, tentando nos derrubar, passar por cima de nós, conseguir o que é nosso mas não se desespere, apenas confie em Deus que está sempre atento para nos amparar.

ISAIAS 43:2- 2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

A perseguição pode vir do mundo espiritual e aqui parece que a preocupação dos cristãos é maior, porque não se lembram do que está escrito: JOÃO 4:4, está escrito: "Porque, maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo"

JOÃO 5:18, está escrito: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, aquele que nasceu de Deus (Jesus) o guarda, e o maligno não lhe toda".

O TEXTO FALA AINDA DE ABATIDOS MAS NÃO DESTRUÍDOS (II CORINTIOS 4:8-9)

A palavra "abatido” se refere a pessoas enfraquecidas, debilitada na fé, triste, não tendo o mesmo ardor, entusiasmo ou alegria no Senhor como no início da sua fé, este abatimento pode vir decorrente de um "stress", do cansaço, ou uma enfermidade.

A pessoa pode estar abatida pelo pecado mas a boa notícia é que não importa o tipo, o tamanho, se você se arrependeu Deus te levantará

O SENHOR não permitirá que você seja destruído, ELE vai levanta-lo desta situação

Veja o que diz:

II CORINTIOS 7:5-6- 5 Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro.

6 Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito;

O homem também pode estar abatido pelo pecado, mas a boa notícia é que não importa o tipo de pecado, o tamanho do pecado, se você se arrependeu e deseja mudança, Deus vai levantar você.

PROVÉRBIOS 24:16, está escrito: "Sete vezes cairá o justo e se levantará". Não ficará prostrado, o Senhor o levantará.

O Sofrimento pelo que o crente passa é limitado e não nos leva a destruição, mas sim estar mais perto de Deus e fortalecer a nossa fé.

SALMOS 119:71- 71 Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.

IV- MAS AS PROMESSAS DADAS NÃO SE CONCRETIZAM AUTOMATICAMENTE, SÃO CONDICIONADAS

Tem gente que acha que somos crentes, frequentamos uma igreja, temos acesso a todas as promessas, mas estas promessas são condicionais.

1)    Quais são estas condições

O texto de Deuteronômio 28, colocando uma condição.

DEUTERONOMIO 28:1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;

A expressão SE aparece em muitas delas, ou seja: SE não fizermos a nossa parte, a promessa é anulada na nossa vida. E isso não acontece porque Deus mentiu ou porque não foi capaz de cumprir a Sua Palavra. Mas porque não cumprimos o pré-requisito.


A condição que Deus coloca pode ser resumida em duas palavras: FIDELIDADE e OBEDIÊNCIA.

É isso que Deus espera de um povo para poder abençoá-lo

A Fidelidade é crer e obedecer ao Senhor, é também o compromisso de não trocar Deus por nada nem por ninguém.

Em qualquer circunstância ou situação, Deus precisa continuar sendo o seu Deus crendo que o melhor está por vir, que suas promessas vão se cumprir eu e você precisamos enfrenta-las em obediência a Deus.

E lembre-se Ele conhece os corações e sabe exatamente quem é fiel e quem não é.

A sua fidelidade a Deus sempre será testada. È na hora do teste que você precisará permanecer firme e ser aprovado. Deus tem todo o interesse de abençoar os fiéis.

A Obediência é a outra condição. Aqueles que querem viver suas vidas debaixo dos seus próprios preceitos e conceitos, sem se importar com o que Deus diz a respeito não serão abençoados.

Deus tem uma vontade e ela precisa ser obedecida.

A nossa obediência também será testada quando um mandamento de Deus se opuser à nossa vontade. È fácil ser obediente quando concordamos com o que a Bíblia diz, mas quando pensamos diferente?

Obedecer a Deus implica em abrir mão de nossas vontades e desejos e isto muitas vezes provoca em nós traz momentos difíceis de abrir mão de nossos conceitos e prazeres para servir a Deus, o que devemos ter em mente é que sempre vale a pena.

Há recompensa para aqueles que, mesmo contra a sua vontade, obedecem a Deus.

0 comentários:

Postar um comentário