segunda-feira, 1 de outubro de 2018



 INTRODUÇAO

Texto Base: I REIS 18:22-38

I REIS 18:22-38 - 22 Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do Senhor; mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens.
23 Desce-nos, pois, dois novilhos; e eles escolham para si um dos novilhos, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; e eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo.
24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo, esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
25 Disse, pois, Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós: um dos novilhos, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do Senhor, vosso deus, mas não metais fogo ao sacrifício.
26 E, tomando o novilho que se lhes dera, prepararam-no, e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até o meio-dia, dizendo: Ah Baal, responde-nos! Porém não houve voz; ninguém respondeu. E saltavam em volta do altar que tinham feito.
27 Sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e necessite de que o acordem.
28 E eles clamavam em altas vozes e, conforme o seu costume, se retalhavam com facas e com lancetas, até correr o sangue sobre eles.
29 Também sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde. Porém não houve voz; ninguém respondeu, nem atendeu.
30 Então Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele. E Elias reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado.
31 Tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome;
32 e com as pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez em redor do altar um rego, em que podiam caber duas medidas de semente.
33 Então armou a lenha, e dividiu o novilho em pedaços, e o pôs sobre a lenha, e disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha.
34 Disse ainda: fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. De novo disse: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez.
35 De maneira que a água corria ao redor do altar; e ele encheu de água também o rego.
36 Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.
37 Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

Elias vivia um tempo difícil no momento deste texto que lemos como introdução. Vivia debaixo de um governo corrupto, dirigido por Acabe o sétimo rei deIsrael, que casou-se com Jezabel filha do rei dos Sidonios e corrompida espiritualmente com a feitiçaria.

Acabe só pensava em si mesmo, não se importando com as necessidades e valores das pessoas que viviam a sua volta, isto é notado quando:

Desejou , apenas para construir um jardim para si e mesmo sabendo que a conseguiu em virtude de uma armação de sua esposa contra o dono do tereeno, não deu a menor importância, apenas correu para te-la para si.

I REIS 21:15-16-15 Ora, ouvindo Jezabel que Nabote fora apedrejado e morrera, disse a Acabe: Levanta-te e toma posse da vinha de Nabote, e jizreelita, a qual ele recusou dar-te por dinheiro; porque Nabote já não vive, mas é morto.
16 Quando Acabe ouviu que Nabote já era morto, levantou-se para descer à vinha de Nabote, o jizreelita, a fim de tomar posse dela.

Um rei preocupado em ostentar que só queria riquezas para si, que no meio de uma drise, constroi uma casa de Marfim. (I REIS 22:39) que era oriundo dos dentes de elefantes e de grande valor comercial.

Um rei que se corrompeu na fé aceitando a idolatria pregada pelos 450 profetas de Baal e 400 profetas de Aserá, trazidos a Israel pela sua esposa Jezabel. Além de tudo isso, a vida de Acabe estava em tudo que afrontava os ensinos de Deus.

I REIS 16:31-34-31 E, como se fosse pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e foi e serviu a Baal, e o adorou;
32 e levantou um altar a Baal na casa de Baal que ele edificara em Samária;
33 também fez uma Aserá. De maneira que Acabe fez muito mais para provocar à ira o Senhor Deus de Israel do que todos os reis de Israel que o antecederam.
34 Em seus dias Hiel, o betelita, edificou Jericó. Quando lançou os seus alicerces, morreu-lhe Abirão, seu primogênito; e quando colocou as suas portas, morreu-lhe Segube, seu filho mais moço; conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermédio de Josué, filho de Num.

Esse posicionamento do rei e a aceitação de boa parte do povo de Isarel, trouxeram consequências, pois em sua maior parte o povo se divida espirtualemnte., como se vê na chamada de Elias no monte Carmelo.

I REIS 18:20-21-20 Então Acabe convocou todos os filhos de Israel, e reuniu os profetas no monte Carmelo.
21 E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada.

Veio um período de muito sofrimento em Israel que culminou com 3 anos sem chuva e todo sofrimento que isto causava econômica e socialmente na cidade.

I REIS 17:1-1 Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra.

Nestes momentos de dor e dificuldades, muitos do povo de Israel oravam a Deus e com toda a dificuldade que enfrentavam e quando não viam mudanças se questionavam:“porque Deus não responde minhas orações?

Hoje também percebemos muitos questionamentos na fé, em busca da resposta de Deus, o mesmo questionamento: “Porque Deus não responde as nossas orações

Com certeza o SENHOR deseja responder, manter comunhão e gerar poder em nossa vida, assim como fez com o profeta Elias, que ao orar, fez com que “caísse fogo dos céus, sobre aquele lugar”.

Se você deseja que sua oração faça diferença, que gere poder do alto, que provoque manifestação do poder na terra consumindo, omo a que houve no tempo de Elias, você e eu precisamos aprender com o profeta.

II – SE QUEREMOS ATRAIR FOGO DO CÉU, PRECISAMOS FAZER UMA ESCOLHA

Elias chegou diante do povo e os levou a entender que para agradar a Deus, para receber o poder e as maravilhas de Deus em sua vida era preciso fazer uma escolha.

A escolha é a de ser igual a todo mundo a maioria ou ser diferente, veja que a oração de Elias surtia diferença, porque no meio de uma população quase toda entregue a idolatria e a obediência e concordância com um rei totalmente corrupto, Elias decidiu servir a Deus, não se contaminar com a maioria, pensar com a maioria, mas sim com a verdade.

Diante de uma população muito grande em Israel, apenas sete mil não se curvaram a adorar a Baal, e Elias estava no meio deles

I REIS 19:18-18 Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou.

Irmãos a grande diferença na nossa vida espiritual é a decisão de servir a Deus independente de circunstâncias, de status social, de privilégios, etc. Precisamos tomar a decisão de renunciar aos nossos desejos.

MATEUS 16:24-24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;

Muitos para não ficarem isolados na sociedade, para não deixarem de conseguir alguns benefícios, acabam tendo uma vida espiritual como o povo de Israel naquele tempo, coxeando entre dois pensamentos, o que não agrada a Deus e não produz o poder de Deus em nossa vida, precisamos fazer uma escolha

I REIS 18:21-21 E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada.

Veja que o povo não fez escolha, o resultado foi que não houve respostas para aqueles que seguiam a direção destes falsos profetas, foram mais de 6 horas de busca, veja que provavelmente eles começaram as orações as 9 da manhã e foram até as três da tarde e nada de respostas

I REIS 18:29-29 Também sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde. Porém não houve voz; ninguém respondeu, nem atendeu.

III- SE QUEREMOS ATRAIR O FOGO DE DEUS O ALTAR TEM QUE ESTAR RESTAURADO

Amados a gente percebe que depois de 6 horas em que os profetas de Baal e Aserá fizeram suas ofertas e orações clamando pelo poder de sus falsos deuses, chegou a vez de Elias orar e clamar pelo poder de Deus naquele lugar.

Quando se preparava para fazer isso, a primeira coisa que Elias fez foi reparar o altar que estava quebrado.

I REIS 18:30-30 Então Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele. E Elias reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado. (que estava quebrado)

Irmãos a gente precisa entender que o Senhor não manda fogo sobre altar quebrado, profanado, se não decidirmos restaurar o altar, não veremos o poder de Deus.
Altar significa local de sacrifício, hoje o lugar de sacrifício não é mais um altar de pedras, mas a nossa vida, lugar onde Deus se manifesta.

Hoje o altar não é mais de pedra, mas o lugar onde Deus se manifesta que é a nossa vida, amados se queremos a manifestação de Deus, temos que manter o nosso altar, a nossa vida, o nosso coração segundo a Palavra de Deus.

O ALTAR RESTAURADO É REVELADO POR PAULO EM:

ROMANOS 12:-1-2-1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

O altar restaurado significa:

1.    SERVIR A DEUS COM NOSSO TRABALHO

Paulo fala em entregar o nosso corpo como sacrifício vivo

ROMANOS 12:1 a- 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo

Apresentar o corpo como sacrifício vivo significa:

Primeiro colocar as nossas habilidades e talentos a serviço do reino de Deus, não apenas cultuar, mas servir 

A segunda é usar o nosso corpo como instrumentos de justiça, preservando-o de tudo o que pode danificá-lofísica e espiritualmente, tais como vícios, maneira de viver agressiva ao corpo, etc.

ROMANOS 6:13-13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

2.    Reconhecer que o que mais importa para nós é QUE A VONTADE DE DEUS SEJA FEITA, mais do que qualquer outra necessidade. Não foi isso que o SENHOR nos ensinou na oração modelo.

MATEUS 6:10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

Isto significa que podemos ter muitas vontades, muitos desejos que queremos ver realizados, mas precisamos colocar em primeiro lugar a vontade de Deus
Não foi isso que Jesus nos ensinou na sua oração no Getsemani

LUCAS 22:42 dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.

O resultado que imediatamente apareceu um anjo e o serviu

LUCAS 23:43-43 Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava.
3.    Entregar os NOSSOS PENSAMENTOS AO CONTROLE DO SENHOR

A maior batalha que enfrentamos é a na mente, o mundo deseja controlar a sua mente, o inimigo trabalha com o pecado em primeiro lugar na mente, tanto que o SENHOR COLOCA ATRAVÉS DE Paulo a necessidade de uma transformação na maneira de pensar, retirar conceitos próprios, conceitos do mundo, visão do mundo e colocar sempre as verdades e conceitos de Des no comando.

Paulo diz:

ROMANOS 12:2-2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente

As pessoas são transformadas não por seguir regras, por falar de modo diferente, mudando a maneira de vestir, mas mudando a forma de pensar, tirando o ego do trono de nosso coração e colocando a Jesus.

II CORINTIOS 10:4-5- 4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas;

5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;

Cada um de nós deve examinar tudo pelo que passamos a luz da Palavra de Deus, que realmente que discerne os motivos e a intenção do coração.

HEBREUS 4:12-13- 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Quando o altar está em ordem o fogo jamais deixa de estar aceso

LEVITICO 6:12-13- 12 O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará. O sacerdote acenderá lenha nele todos os dias pela manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e queimará a gordura das ofertas pacíficas.

13 O fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará.

IV- SE QUEREMOS ATRAIR O FOGO DE DEUS, TEMOS QUE NOS APROXIMAR DO SENHOR

Veja que coisa interessante enquanto os profetas de Baal fazem suas orações e ofertas, Elias apenas observava, mas quando chegou a hora DELE fazer a sua oferta e oração, diz a Palavra que Elias se “aproximou do altar”.

I REIS 18:36-36 Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.

Irmãos não dá para servir a Deus, ver a manifestação de Deus seguindo a Jesus de longe, precisamos cada vez mais nos aproximar, ser intimo para poder entender seus planos, seguir suas orientações e receber as suas manifestações.

Pedro num determinando momento quando as coisas não deram certo e Jesus foi preso, servia a Jesus de longe

LUCAS 22:36 Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.

E o que aconteceu, quando foi confrontado por ser discípulo de Jesus, teve medo, mentiu e negou a Jesus três vezes.

LUCAS 22:56-59- Uma das empregadas o viu sentado ali perto da fogueira, olhou bem para ele e disse: Este homem também estava com Jesus.
57 Mas Pedro o negou, dizendo: Mulher, não o conheço.
58 Daí a pouco, outro o viu, e disse: Tu também és um deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou.
59 E, tendo passado quase uma hora, outro afirmava, dizendo: Certamente este também estava com ele, pois é galileu.
60 Mas Pedro respondeu: Homem, não sei o que dizes. E imediatamente estando ele ainda a falar, cantou o galo.

Sabe o que acontece hoje assim como Pedro quanto tudo vai bem: temos emprego, bens, bons salários, família tá sem problemas, estamos servindo a Jesus, mas quando as coisas começam a dar errado as pessoas colocam a culpa em Jesus e se afastam.

Jesus mostra que cristão morno não serve para nada

LUCAS 14:34 Bom é o sal; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar lhe o sabor?
35 Não presta nem para terra, nem para adubo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Quando seguimos a Jesus de longe nos tornamos improdutivos

V- SE QUEREMOS ATRAIR O FOGO DE DEUS CAI QUANDO TEMOS QUE PAUTAR NOSSAS AÇÕES EM  MOTIVAÇÕES CORRETAS

Veja que Elias se aproximou do altar e fez uma oração para que Deus se manifestasse, mostrando que não queria a fama para ele, os holofotes para ele, mas queria que o povo de Deus fosse alertado para a distância que estavam do Deus e verdadeiro e que tudo o que Elias fizesse era porque ele era servo de Deus.

I REIS 18:36-36 Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.

Irmãos muito do poder de Deus em falta hoje é porque as pessoas querem ser ais importantes do que o SENHOR, Elias se mostra que tudo o que fazia pelo poder e a Palavra de Deus e que nada vinha dele mesmo.

João Batista já ensinava isso quando dizia: “É importante que ELE cresça e eu diminua “JOÃO 3:30.

Somos bem sucedidos quando fazemos tudo para ELE, que toda honra, toda glória e todo louvor são DELE. Não de pessoas, não de ministérios, não de denominações.

Sabe porque ELE não divide sua glória com ninguém.

ISAIAS 42:8 Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.

Há muito fogo estranho queimando por aí, porque a glória de Deus está sendo dividia com os homens, cuidado tudo seja feito por ELE E PARA ELE.

ROMANOS 11:36 Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

CONCLUSÃO

A gente lê na Palavra de Deus que Elis era um homem sujeito as mesmas paixões que eu e você, com as dificuldades normais que toso ser humano enfrenta, porém diz a Palavra que o poder de Deus se manifestava na sua vida constantemente.

Ele orou e não choveu durante três anos, Ele orou e desceu fogo do céu e consumiu os inimigos, ele orou e a chuva retornou a Israel, isto significa que assim como Elias nós podemos fazer o poder de Deus e manifestar hoje.

Como?

Agindo da mesma forma que Elias agiu:

1.    Precisamos fazer uma escolha, andar conforme a vontade de Deus;
2.    Reconstruir o altar;
3.    Estar próximo ao Senhor
4.    Ter as motivações corretas



0 comentários:

Postar um comentário