segunda-feira, 1 de outubro de 2018



I-INTRODUÇÃO

Texto base: PROVERBIOS 2:1-9 - 
PROVÉRBIOS 2:1-9-1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos,
2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento;
3 sim, se clamares por sabedoria, e por prudência alçares a tua voz;
4 se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos;
5 então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
6 Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento;
7 ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade,
8 guardando-lhes as veredas da justiça, e preservando o caminho dos seus santos.
9 Então entenderás a retidão, a justiça, a equidade, e todas as boas veredas.

Este é um livro pouco pregado em nossos dias, escrito pelo Rei Salomão, seu nome aparece em alguns trechos, tais como o que lemos na introdução desta mensagem em 1:1.
Salomão não só produziu provérbios como também coletou provérbios de outras pessoas, que ensinavam, como nos mostra o texto de:

ECLESIASTES 12:9-9 Além de ser sábio, o pregador também ensinou ao povo o conhecimento, meditando, e estudando, e pondo em ordem muitos provérbios.

Salomão escreveu este livro cerca de 900 a . C. A importância deste livro é claramente observada quando percebemos que durante o reinado de Salomãoa nação de Israel atingiu o seu auge espiritualmente, politicamente, culturalmente e economicamente.

Este livro com suas mensagens são tão importantes que líderes, reis, estrangeiros dos confins do mundo viajaram grandes distâncias para ouvir o sábio Salomão falar 

1 REIS 4:34-34 De todos os povos vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão, e da parte de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.

Creio da mesma forma que este livro contém mensagens importantes para que eu e você possamos obter os resultados que Salomão alcançou, mas especialmente o de crescer espiritualmente e em sabedoria, sendo o resto nos é acrescentado.

Vamos então entender porque o livro da sabedoria é tão importante?

Porque não trata apenas de nos dar conhecimento das coisas, mas sim de nos revelar a sabedoria de Deus, a forma como Deusvê as pessoas, as coisas e as situações, quando adquirimos esta sabedoria através dos ensinos de provérbios é como se tivéssemos usando a mente de Deus no cotidiano.

Mas voltemos ao nosso texto quero neste momento ressaltar o verso “3” como tema central de nossa meditação, ele diz:

PROVÉRBIOS 2:3- “3 sim, se clamares por sabedoria, e por prudência alçares a tua voz;

Veja que interessante o pregador estava conversando e ensinando seu filho, a respeito de várias atitude necessárias para alcançar a sabedoria, nos versículos 1 a 9. E o mais interessante é que o pregador diz ao seu filho, que para alcançar a sabedoria, ele não precisava de universidades, de star rodeado de pessoas sábias, de ler tudo que aparecesse pela frente, de ouvir as posições dos mais renomados filósofos, mas necessitava pedir a Deus em oração e clamor por sabedoria.

Ai fiquei pensando nestes anos todos eu estou no trabalho do reino de Deus, em tudo que tenho visto e ouvido e pensei na questão da oração.

Eu creio que muitos oram, eu creio que alguns oram muito, por necessidades, por benção, por respostas, mas fiquei pensando, quantos de nós tem orado por sabedoria, aliás muito mais que orar ele fala em clamar, que é orar com uma intensidade, um desejo muito maior.
Será que esta não é uma das causas de tantas decepções e frustrações?

Porque eu creio que muitos de nós estudam, buscam conhecimento, que é algo bomporém isto não se reflete em sabedoria, apenas em acumulo de conhecimento, porque a sabedoria vem da revelação do Espirito de Deus que nos revela a mente de Deus e sua visão sobre o fato que estamos envolvidos.

Isto é tão verdadeiro e importante que um dos mais eficazes apóstolos, Paulo de Tarso, orou para que todos os crentes obtivessem a sabedoria pelo Espirito Santo de Deus.

COLOSSENSES 1:9-9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;

Paulo sabia que cheios desta sabedoria a nossa vida seria mais produtiva e espiritual.

COLOSSENSES 1:10-10 para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus,

Hoje é tempo de meditar, na minha vida e na sua vida, o que realmente temos pedido a Deus em oração?

Será que estamos apenas pedindo coisas, bens, e outras coisas que apenas alimentam os meus desejos, ou estamos pedindo realmente aquilo que importa, aquilo que tem valor espiritual, aquilo que edifica e agrada a Deus, como a sabedoria.

Muitos não dão a devida importância a isto e o resultado não tem sido nada bom

II- AS PESSOAS QUE BUSCAM A SABEDORIA SÃO ABERTAS AOS CONSELHOS E REPREENSOES E NÃO VIVEM APENAS DE SUA VONTADE DE SEU DESEJO, MAS OS QUE NÃO SE GUIAM PELA SABEDORIA SE ENCAMINHAM PARA A CALAMIDADE

Uma das coisas que Deus faz é constantemente estar nos alertando, revelando os perigos de nosso caminho, mas há aqueles que não aceitam os conselhos, as repreensões porque dão mais valor a sua visão do que a visão de Deus a respeito daquilo que estamos envolvido.

Veja quantos crentes, frequentadores de igreja, que ouvem a Palavra, se envolvem com negócios, ações, que ao invés de prosperar causam uma profunda dor e frustração.
Porque desejamos fazer aquilo que queremos e não damos ouvidos a voz de Deus e isto se transforma num grande problema.

O SENHOR oferece sabedoria a todos nós, ela está perto de cada um de nós, de maneira clara, como diz:

PROVÉRBIOS 1:20-21-20 A suprema sabedoria altissonantemente clama nas ruas; nas praças levanta a sua voz.
21 Do alto dos muros clama; às entradas das portas e na cidade profere as suas palavras:

Mas diz a Palavra que muitos desprezam esta orientação, não a querem receber

PROVERBIOS 1:25-25 antes desprezastes todo o meu conselho, e não fizestes caso da minha repreensão;

E o resultado é angustia, calamidade em sua vida, por causa daquilo que você não buscou

PROVERBIOS 1:24-26-24 Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção;
25 antes desprezastes todo o meu conselho, e não fizestes caso da minha repreensão;
26 também eu me rirei no dia da vossa calamidade; zombarei, quando sobrevier o vosso terror,

Não atraia sobre você e sua casa a calamidade por não dar ouvidos a sabedoria de Deus
Isso é mais comum do que você imagina, em muitas áreas de nossa vida:

NA VIDA PROFISSIONAL

Tem pessoas que apregoam enriquecimento rápido e fácil, não se baseando numa ação de muito trabalho e esforço, com métodos escusos muitas vezes. O resultado disto é trágico.
PROVERBIOS 13:11-11 A riqueza adquirida às pressas diminuíra; mas quem a ajunta pouco a pouco terá aumento.

NA VIDA FAMILIAR

Hoje o mundo os novos psicólogos e pedagogos, e muitos pais e mães, não percebem a responsabilidade de colocar limites em seus filhos. Se chega ao cumulo de algumas pessoas pregarem que as crianças não podem ouvir um “não”, a sabedoria de Deus mostra que se agirmos assim estarmos criando um grande problema para nós mesmos e para os nossos filhos.

PROVERBIOS 29:15-15 A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.
PROVERBIOS 17:25-25 O filho insensato é tristeza para seu, pai, e amargura para quem o deu à luz.

NA ESCOLHA DE SEU COMPANHEIRO/COMPANHEIRA

Tem gente que escolhe seu companheiro e companheira por vários critérios, ou por vários motivos, tais como: beleza, riqueza, posição social, por achar que não tem mais tempo, por ser engraçado, carinhoso, etc., mas não casa debaixo da orientação e no temor do Senhor, vive uma vida conjugal muito abaixo daquela planejada por Deus e no futuro alcança problemas.

PROVERBIOS 31:30-30 Chine. Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.

NA ESCOLHA DE NÃO ACEITAR ORIENTAÇÃO DE SEUS LIDERES, MUITAS VEZES RIDICULARIZANDO SEUS ENSINAMENTOS

Tem gente que não aceita as orientações dos líderes que Deus colocou sobre eles, tem gente que critica, que zomba destas pessoas e de seus costumes e ensinamentos, com certeza vai colher problemas.

PROVERBIOS 20:20 O que amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á a sua lâmpada nas, mais densas trevas.
PROVERBIOS 30:17 Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale e devorados pelos filhos da águia.
HEBREUS 13:17-17 Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
PROVERBIOS 28:9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável.

SE VOCE NÃO VALORIZA O CARÁTER DAS PESSOAS, MAS O QUE ELAS PODEM FAZER POR VOCE

Tem muita gente que se associa a outros e não observa, ou cuida de verificar o caráter daquela pessoa, está trazendo para si um grande problema.

PROVÉRBIOS 11:16,22-16 A mulher graciosa guarda a honra, como os fortes guardam as riquezas
22 Como joia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da discrição.

O texto está mostrando a importância da honra, da descrição, do caráter, sem estas coisas é como se uma porca tivesse um brinco de ouro, retratando o desperdício.

ROMANOS 13:1-1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.

O SENHOR dá muito mais valor ao caráter, do que os resultados, exemplo ao citar o valor de Jó, veja o que ele diz:

JÓ 1:1-1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal.

Veja que o SENHOR diz que era integro e reto, isto é caráter, depois fala da espiritualidade, temia a Deus, para só depois falar de seu sucesso e riquezas.

QUANDO RESOLVEO ATENDER MAIS OS DESEJOS DO QUE A ORIENTAÇÃO DE DEUS

Quantos atendem os desejos e desprezam o que a Palavra de Deus diz: pessoas que adulteram, se prendem em jugo desigual, não se importam com as ordenanças de Deus em sua Palavra acreditando serem ultrapassadas ou não de tanta importância.

II CORINTIOS 6:14-17-14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?
15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?
16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
17 Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei;

PROVERBIOS 5:3-4 Porque os lábios da mulher licenciosa destilam mel, e a sua boca e mais macia do que o azeite;

4 mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.

CONCLUSÃO

Irmãos veja a importância da sabedoria de Deus em nossa vida, poderíamos mostrar o livro de provérbios nos ensina a ter uma visão de todos os assuntos da vida, sob a direção e a mente de Deus, Provérbios fala sobre:Questões relativas à conduta pessoal, relações sexuais, negócios, prosperidade, amor, ambição, disciplina, dívidas, educação infantil, caráter, álcool, política, vingança e piedade estão entre os vários temas abordados nesta rica coleção de provérbios.

Você e eu precisamos desta sabedoria, mas para obtê-la, precisamos orar e pedir a Deus.
Muitos não entendem isso, porque já não a recebemos quando nos convertemos?
Porque o SENHOR nos dá o livre arbítrio e só opera em nós em algumas áreas quando desejamos e pedimos, caso contrário Deus permitirá que vivemos sem elas. Mastê-la é simples

TIAGO 1:5-5 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.
TIAGO 4:2c- Nada tendes, porque não pedis.

Com esta sabedoria colocada em nós por Deus, todo resto virá e será benção em nossa vida, veja Salomão orou e pediu sabedoria e Deus lhe abençoou com todas as demais bênçãos.

II CRONICAS 1:7-12-7 Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e lhe disse: Pede o que queres que eu te dê.
8 E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benevolência para com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar.
9 Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua promessa, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste rei sobre um povo numeroso como o pó da terra.
10 Dá-me, pois, agora sabedoria e conhecimento, para que eu possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderá julgar este teu povo, que é tão grande?
11 Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento para poderes julgar o meu povo, sobre o qual te fiz reinar,
12 sabedoria e conhecimento te são dados; também te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, nem haverá depois de ti rei que tenha coisas semelhantes.

A sabedoria é oferecida a cada um de nós todos os dias, de maneira clara, a pergunta qual é a sua atitude a respeito desta oferta.

Se nós desprezamos esta oferta, podemos ter a certeza que os problemas estão as portas e quando eles chegarem, não haverá como te ajudar, porque a decisão de desprezar a sabedoria foi sua.

PROVERBIOS 1:27-28-27 quando o terror vos sobrevier como tempestade, e a vossa calamidade passar como redemoinho, e quando vos sobrevierem aperto e angústia.
28 Então a mim clamarão, mas eu não responderei; diligentemente me buscarão, mas não me acharão.

PROVERBIOS 28:9-9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável.

0 comentários:

Postar um comentário