segunda-feira, 1 de outubro de 2018



 Texto base: GENESIS 32:24-28

GÊNESIS 32:24-28-24 Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia.

25 Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele.

26 Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.

27 Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó.

28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.

O texto nos fala do momento em que Jacó voltava para sua terra, muitos anos depois de haver traído seu irmão, cerca de 20 anos após lheter tomado a primogenitura de forma ardilosa, junto com sua mãe Rebeca.

Passados estes 20 anos terra de Padâ Harã, o SENHOR manda que Jacó volte a sua terra.

GENESIS 31:13- 13 Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te, pois, sai-te desta terra e volta para a terra da tua parentela.

Jacó sabia o que tinha feito com seu irmão ao lhe roubar a primogenitura e tinha receio que seu irmão o matasse, para tentar aplacar a ira de seu irmão mandou mensageiros em seu nome a se encontrar com seu irmão.

GENESIS 32:3-5-3 Então enviou Jacó mensageiros diante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, o território de Edom,

4 tendo-lhes ordenado: Deste modo falareis a meu senhor Esaú: Assim diz Jacó, teu servo: Como peregrino morei com Labão, e com ele fiquei até agora;

5 e tenho bois e jumentos, rebanhos, servos e servas; e mando comunicar isso a meu senhor, para achar graça aos teus olhos.

Mas a resposta a Jacó deste encontro com seu irmão não foi a princípio muito boa, pois Esaú foi ao encontro dos mensageiros com 400 homens, como se fosse guerrear

GENESIS 32:6-6 Depois os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: Fomos ter com teu irmão Esaú; e, em verdade, vem ele para encontrar-te, e quatrocentos homens com ele.

Isto causou em Jacó um profundo temor e angustia

GENESIS 32:7a Jacó teve muito medo e ficou aflito;

O que faz Jacó então?

Traça planos para tentar pelo menos salvar parte de seu povo e de seu patrimônio e divide as pessoas e as riquezas em equipes, que iam de forma distanciada, de modo que se uma fosse morta a outra escaparia com vida.

GENESIS 32:7-8-7 Jacó teve muito medo e ficou aflito; dividiu em dois bandos o povo que estava com ele, bem como os rebanhos, os bois e os camelos;

8 pois dizia: Se Esaú vier a um bando e o ferir, o outro bando escapará.

Essa é uma situação muito comum aos dias modernos, temos alguns problemas tentamos resolve-los, mas parece que estes se tornam cada vez mais difíceis.

Porém o que acontece daqui por diante, serve para cada um de nós entender o que Deus espera de nós, para que a gente possa vencer estes e muitos outros problemas que enfrentamos.


1)           VOCE E EU PRECISAMOS ATITUDES ESPIRITUAIS ADEQUADAS

Veja que coisa interessante, Jacó passou por muitos problemas desde que roubou a primogenitura de seu irmão, foi ludibriado por seu sogro no trabalho para casar com sua esposa, era mal remunerado no seu trabalho para com seu sogro, e isto por 20 anos.
Mas o mais interessante neste tempo, é que não se registra uma oração a Deus por sua causa. Era Deus que o procurava, dava visões, por amor a ELE e por seus propósitos diante de Jacó, sendo a primeira oração a Deus de Jacó registrada apenas aqui.

GENESIS 32:9-12-9 Disse mais Jacó: o Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Volta para a tua terra, e para a tua parentela, e eu te farei bem!

10 Não sou digno da menor de todas as tuas beneficências e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; porque com o meu cajado passei este Jordão, e agora volto em dois bandos.

11 Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque eu o temo; acaso não venha ele matar-me, e a mãe com os filhos.

12 Pois tu mesmo disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar.

Ora quantas vezes não agimos assim como Jacó, temos temor a Deus, fazemos votos, temos revelações, expressamos nossa fé, mas nossa vida de oração é quase nula?

A Palavra de Deus mostra por todas as suas páginas e por todo tempo a importância da oração, todos nós aqui já ouvimos muito sobre isso, mas nós muitas vezes deixamos a oração em segundo plano.

A oração é mais importante que o serviço, sabia?

Quando Jesus foi tentado no deserto, o diabo lhe ofereceu autoridade sobre os reinos, mas Jesus respondeu de forma interessante, mostrando que a prioridade para Deus era a adoração e não o serviço.

LUCAS 4:8 Respondeu-lhe Jesus: Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

E a oração é uma forma de adoração, além do que é pela oração que nossa fé alcança maturidade, veja que na oração de Jacó, Ele não tinha uma fé aprovada, tanto que o Senhor disse a Ele para que ele voltasse a sua terra que ELE lhe faria bem

GENESIS 32:9-9 Disse mais Jacó: o Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Volta para a tua terra, e para a tua parentela, e eu te farei bem!

Mas Jacóparece não crer, porque age diferente, manda dividir sua tropa em duas e depois pede para Deus abençoar e o livrar, coisa que já via sido dito que aconteceria.

GENESIS 32:11-11 Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque eu o temo; acaso não venha ele matar-me, e a mãe com os filhos.

Irmãos precisamos entender de uma vez por todas, que se Deus falou ELE cumpre, então não precisamos dessa inquietação, desta incerteza, mesmo porque a fé e a certeza de todas as coisas.

Precisamos amadurecer e viver esta fé na prática todos os dias

2)JACÓ TEVE QUE RECONHECER QUÃO ERRADO ELE VIVIA

Veja que ao perceber Jacó angustiado, isolado, pois havia ficado sozinho, enquanto mandara a frente seus familiares e suas posses para atravessar o deserto e ir para sua terra, o SENHOR mais uma vez vai até Jacó e Jacó luta, persevera com Ele, para ser abençoado, durante toda noite.

E o Senhor considera abençoá-lo, mas antes disso pede a Jacó que diga seu nome.

Ora você já parou para pensar que Deus sabia o nome de Jacó?

Porque então exigir que ele dissesse seu nome?

Deus queria ouvir Jacó dizer quem ele era, já que o nome refletia o seu caráter, Deus antes de abençoá-lo queria que ele dissesse e reconhecesse que era o “enganador, suplantador”, significado de Jacó.

Quando Jacó reconheceu isso, o SENHOR lhe fez uma proposta, de lhe mudar o nome, de Jacó, para Israel, que significa Príncipe de Deus.

GENESIS 32:28-28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.

E Jacó aceitou, mostrando que aceitava quem tinha sido, para poder receber o que seria daqui por diante.

Conosco é a mesma coisa, precisamos reconhecer quem somos e aceitar a mudança de Deus, se queremos receber tudo aquilo que nossa posição nos proporciona.

Jacó assumiu quem Deus o transformara, e começou a mudança de seu comportamento.


3)           JACÓ COMEÇOU A VIVER UMA MUDANÇA, NÃO APENAS DE NOME, MAS DE ATITUDE DE FORMA IMEDIATA

GENESIS 33:1-3 a -1 Levantou Jacó os olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Léia, e Raquel, e as duas servas.

2 Pôs as servas e seus filhos na frente, Léia e seus filhos atrás destes, e Raquel e José por últimos.

3 Mas ele mesmo passou adiante dele

Veja que coisa interessante, um homem que estava em grande temor, angustiado, que havia mandado seus bens e sua família a frente, para aplacar a ira de seu irmão, depois de seu encontro com Deus, e da troca de seu caráter, assumiu a posição de Príncipe de Deus e largou fora o medo, a angustia e passou a frente de todos para encontrar-se com seu irmão, sem saber qual seria a reação de Esaú.

Irmãos quando deixamos de assumir as transformações, a nova posição que Cristo nos exige, deixamos de ver resultado, mas quando alertados e imediatamente transformados, recebemos a resposta de Deus.

Temos que estar cientes que recebemos as consequências de nossas atitudes de fé ou não.

HEBREUS 10:35-35 Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa.

MATEUS 13:23-23 Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

Jacó assumiu tanto sua mudança, que até chegar ao seu irmão, ELE ajoelhou-se sete vezes

Era um sinal de reverencia e respeito a uma autoridade, mostrando que Jacó renunciava a qualquer direito ou privilégio que ele havia conseguido por uma traição.

Isto é mudança, a mesma operada em Mateus o Publicano, que disse que devolveria quadruplicado a quem tivesse defraudado, nada mais tem valor que a fé em Jesus;

O caminho para vitória, para os milagres passa pelo reconhecimento que precisamos mudar e o atendimento dessa necessidade o mais rápido possível.

CONCLUSÃO

Com estas atitudes de:

Amadurecimento de fé;
Reconhecer os nossos erros;
Mudar assim que reconhecemos,

Gerou a benção de ter o perdão de seu irmão e não sofrer nenhuma perda.

Jacó se apegou ao Senhor e a sua Palavra aplicou o que lhe foi dito a sua vida, sem pestanejar, faça a cada dia o mesmo e a benção virá sobre ti.





0 comentários:

Postar um comentário