segunda-feira, 1 de outubro de 2018



  INTRODUÇÃO

  MATEUS 9: 35 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades.
 
O nosso texto mostra que oministério de Jesus se baseava em uma pregação sobre três aspectos: pregar, ensinar e manifestar o poder de Deus (curar é uma destas manifestações), o evangelho de Mateus deixa isso bem claro neste texto.

A igreja do Senhor foi comissionada com poder e autoridade, para desenvolver  seu ministério sobre estes três aspectos também.

Jesus comissionou seus discípulos com poder e autoridade para enfrentarem todas as sortes de situações, como podemos ver em 

MATEUS 4:17,23- 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.

Mas você pode estar perguntando, Por que desenvolver este ministério sob estes três aspectos?  Pregar e ensinar não é a mesma coisa?

Amados se fossem a mesma coisa, não estariam listados na Palavra de Deus nos mesmos textos, para que a gente possa compreender, mais a fundo vamos lá:

A PREGAÇÃO – Proclama o Evangelho, mostra que ELE existe, que é necessário ter um contato com ELE

O ENSINO– Explica o evangelho, pra que a pessoa saiba o que é preciso fazer em cada momento e situação.

Jesus manifestava o poder de Deus em curas, libertações, sinais e maravilhas e quer que a Igreja opere nesta dimensão.: pregar, ensinar e curar.

MARCOS 16:15- 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
MATEUS 28: 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
MATEUS 10:1- 1 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.

PERCEBEU AGORA O QUE O SENHOR ESPERA DE SUA IGREJA, DE CADA UM DE NÓS?

Não apenas que a gente pregue, ensine, mas que cada um de nós manifeste o poder de Deus a cada necessidade.

A Igreja primitiva entendeu isso e desenvolveu seu ministério com muito zelo e dedicação, manifestou o três aspectos das boas novas de salvação, de pregar, ensinar e curar, em todo o mundo por eles conhecido até aquela época.

COLOSSENCES 1:23 - 23 se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.

Mas porque será que hoje, se tem este evangelho completo tem estado desequilibrado?

Alguns motivos observamos nas igrejas modernas: 

a)Se prega mas não se ensina;
b) se ensina mas não manifesta o poder de Deus;
c) Manifesta o poder de Deus mas não ensina;

É preciso entender que o evangelho só é completamente pregado quando os três aspectos são manifestados pela igreja.

Mas o maior problema hoje é a resistência que alguns possuem diante do assunto: “manifestação do poder de Deus”

Isto porque se tem visto e ouvido um uso indevido, errado, comercial e as vezes um charlatanismo no que diz respeito a curas, milagres, prodígios, fez com que parte da igreja moderna recuasse, deixando de exercer o seu papel, de proclamar um evangelho completo: pregar, ensinar e manifestar a glória de Deus.

Porque Jesus associa a manifestação do poder de Deus (cura, milagres, prodígios) ao ensino e pregação?

Porque Jesus pregava,ensinava que o SENHOR veio para a restauração do ser humano completa: física, emocional e espiritual. A manifestação do poder de Deus (curas, milagres, sinais, prodígios) são a realidade daquilo que Jesus oferecia em sua pregação e ensino, que afirmava basicamente que o Reino de Deus chegou e porque ELE chegou tudo passa a ser diferente em nossa vida.

A manifestação do poder de Deus em nossos dias é muito importante, porque há muitas pessoas sofrendo, com vidas destruídas, doentes em vários aspectos: há famílias, casamentos, carreiras, corpos, fé, sonhos, planos, amizades, completamente destruídos.

E é a estas pessoas também que Jesus nos manda pregar, ensinar e claro manifestar o poder de Deus, para que eles tenham a vida abundante aqui e no porvirJesus não nos enviou  apenas para curar o seu Espirito, mas para restaurar todas as coisas,
Preste atenção ao que Jesus mostra que seu evangelho nos deixou:

LUCAS 1: 79 para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da paz.
COLOSSENSES 1:20- 20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.
JOÃO 14:27- 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Jesus disse que sua obra, pregação vieram para levar o homem a paz, a palavra paz no hebraico, como vocês sabem é “Shalom”, que significa paz com Deus. Shalom no hebraico significa a paz de quem é salvo, resgatado do pecado e todas implicações e consequências do pecado. 

O Evangelho veio trazer restauração de tudo o que estava danificado pelo pecado. Mas nunca deixou de lado a manifestação do poder de Deus através de várias ações ( cura, libertação, sinais e prodígios).

MATEUS 8:1-3- 1 Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam.
2 E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
3 Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra.

Entenda que Jesus acabara de ministrar ensino a muitos e na descida lhe aparece um leproso,  que era um dos mais excluídos de sua época, ele chegou diante de Jesus e disse: “Se quiseres tu podes me tornar limpo” e qual foi a resposta de Jesus: “Quero”.

Percebe como Jesus quer a manifestação do seu poder, para transformar não apenas o espirito do homem, mas também sua situação aqui nesta terra?

Jesus está preocupado com o ser completo, neste momento por exemplo ELE não ensinou, apenas curou.

Irmãos este é o chamado para a igreja em todos os tempos: PREGAR, ENSINAR EMANIFESTAR O PODER DE DEUS

II – O QUE NOS IMPEDE NESTES DIAS DE VIVER ISTO NA MESMA INTENSIDADE DOS TEMPOS DE JESUS?

1.NÃO ESTAR DISPOSTO A VIVER UMA NOVA VIDA

A PRIMEIRA COISA que nos impede de viver as manifestações do reino de Deus em nós, é a de não aceitar que Jesus estabeleceu um novo reino para a nossa vida, não somos mais deste mundo, e isso deve me levar a uma nova vida, ou seja, a partir do momento que eu quero viver toda esta dimensão do evangelho em mim, tenho que sair da acomodação, da zona de conforto e viver do modo que Jesus quer que vivamos.

Jesus quer um povo usado em curas, mas também um povo que valoriza pregação e estudo e parece que hoje em dia, as pessoas querem aquilo que consideram maravilhoso, poder de Deus, mas não querem se aprofundar nas coisas de Deus.

Precisamos morrer para o nosso jeito de enxergar a vida, e deixar que Jesus a dirija, pois só assim estaremos vivendo um novo reino em nossa vida, e quando vivemos este novo reino, onde Jesus é o rei, suas ações começam a acontecer.

LUCAS 14:33- 33 Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.

GALATAS 5:24- 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

Em outra tradução : “Vós não podeis pertencer a Cristo Jesus a não ser que crucificais todas as suas paixões e desejos.”

COLOSSENSES 3:1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

2.INCREDULIDADE

A SEGUNDA COISA que nos impede de viver as manifestações de poder do reio de Deus em nós, é a incredulidade, de pessoas que são da fé, mas que não creem ser possível algo maior, mais profundo, mais poderoso, aceitam algumas manifestações como possível, mas outras não.

Quer um exemplo disso a irmã de Lazaro, Marta que a princípio demonstra na fé na Palavra de Deus, fé que Jesus poderia curá-lo se estivesse ali, como se vê em 

JOÃO 11: 21-24- Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
22 E mesmo agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
23 Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.
24 Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.

Mas quando Jesus chegou diante do tumulo e pediu para que retirassem a Pedra a mesma Marta demonstra sua inconstância na fé e sua incredulidade.

JOÃO 11:39- 39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias.

Quantas vezes estamos na igreja, compreendemos a mensagem, acreditamos até um certo ponto ser possível viver o que a Palavra de Deus diz (se estivesse aqui ele seria curado), mas não acreditamos no poder de Deus de fazer tudo.

MATEUS 13:58 E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.
3. JESUS NOS ENSINA A IMPORTANCIA DE ANDAR PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS 

Às vezes nos mantemos firmes na Palavra de Deus, o que algo maravilhoso, mas acabamos não ouvindo a direção do Espirito Santo em nossa vida e perdemos muito das maravilhas que o Espirito quer operar em nós.

Somos muitas vezes limitados na interpretação dos fatos, limitados na manifestação do amor, limitados para entender as necessidades ao nosso redor, e isto o Espirito Santo faz por nós, pois ELE foi dado para nos ensinar, guiar entre outras coisas.

Porque estamos falando isso?

Jesus um dia foi a cidade chamada Naim, e de lá saia um enterro de filho de uma viúva, Jesus compadecido com a situação daquela mulher, toca no esquife parando o cortejo, para devolver a vida para aquele menino e para a benção de sua mãe, que não haveria como se manter sem o menino.

Só que pela lei cerimonial, nenhum judeu poderia tocar em algo morto, pois se tornava contaminado.

NUMEROS 19: 11 Aquele que tocar o cadáver de algum homem, será imundo sete dias.
12 Ao terceiro dia o mesmo se purificará com aquela água, e ao sétimo dia se tornará limpo; mas, se ao terceiro dia não se purificar, não se tornará limpo ao sétimo dia.

Isso era uma lei cerimonial que visava a manutenção da pureza física e cerimonial, porém diz a Palavra que Jesus tocou no esquife.

LUCAS 7:14- 14 Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te.

Será que Jesus estava aqui nos mostrando que podemos não fazer aquilo que a Palavra de Deus diz (Pois não cumpriu o texto de Números 19)?

Jesus na realidade dirigido pelo Espirito Santo não deixou de obedecer a Palavra, pois não cumpriu uma lei cerimonial, que foram leis registradas por Moisés e que visavam a purificação, a adoração, sacrifícios, festas, sábados, que deveriam ser observadas para nos levar a Cristo

GALATAS 3:24- 24 De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados.
25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.

Hoje não precisamos cumprir a lei cerimonial, tais como: mais circuncidar nossos filhos, não precisamos mais comer ervas amargas, nem sacrificar animais, porque Cristo e o cumprimento completo desta lei, ELE de uma vez por todas fez a expiação pelos nossos pecados.

O Espirito Santo mostrava que Jesus não estava quebrando a lei ao tocar no esquife e ressuscitar aquele menino, ao contrário daqueles que viviam baseados apenas na letra da lei e não possuíam a revelação do Espirito, criticavam a ação de Jesus, porque viviam apenas a letra da lei. O Espirito Santo mostra que em primeiro lugar ELE é o cumprimento da lei da purificação e também queELE  jamais fica insensível ao sofrimento humano e que não seria quebrada nenhuma Lei Moral, mas apenas as de cerimonias. 

JESUS NOS ENSINA A NÃO NOS ATER EXCLUSIVAMENTE A LETRA DA LEI, MAS SER ENSINADO PELA DIREÇÃO DO ESPIRITO

É TAMBÉM verificar sempre se o que aprendemos não são apenas tradições herdadas e não a Palavra de Deus como ela é.

I-    CHAMADOS A VIVER  O EVANGELHO POR COMPLETO, A MENSAGEM DE JESUS HOJE ( PREGAR, ENSINAR e MANIFESTAR A GLÓRIA DE DEUS

Em JOÃO 14, vemos a orientação de Jesus sobre isso

JOÃO 14: 12 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai;

Veja que Jesus disse que “quem crê em mim, fará também as obras que eu faço”, vamos relembrar algumas das obras realizadas por Jesus: 

a) Devolveu a visão a cegos;
b) Fez paralíticos andarem;
c) Ressuscitou um morto que já estava em decomposição havia quatro dias;
d) Transformou água em vinho;
e) Curou leprosos;
f) Controlou uma tempestade;
g) Curou um mudo;
h) Alimentou uma multidão com cinco pães e dois peixes e em outra ocasião alimentou outra multidão com sete pães e alguns peixinhos;
i) Andou sobre o mar;
j) Curou uma orelha decepada.

Ou seja a chamada para quem crer é realizar tais obras

Os apóstolos entenderam isso e seguiram a pregação, o ensino e a manifestação do poder de Deus.

PEDRO FOI UM GRANDE INSTRUMENTO DE PODER DE DEUS

Curou o coxo na porta do templo

ATOS 3: 4-7- E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5 E ele os olhava atentamente, esperando receber deles alguma coisa.
6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.
7 Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamenteos seus pés e artelhos se firmaram

Ressuscitou a Dorcas

ATOS 9: 36-40- Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, que traduzido quer dizer Dorcas, a qual estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
37 Ora, aconteceu naqueles dias que ela, adoecendo, morreu; e, tendo-a lavado, a colocaram no cenáculo.
38 Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens, rogando-lhe: Não te demores em vir ter conosco.
39 Pedro levantou-se e foi com eles; quando chegou, levaram-no ao cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe as túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas.
40 Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pôs-se de joelhos e orou; e voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.

FELIPE CUROU E LIBERTOU A MUITOS

ATOS 8:6-7- 6 As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava;
7 pois saíam de muitos possessos os espíritos imundos, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados;

ANANIAS CUROU A SAULO

ATOS 9:17--17 Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
18 Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado.

PAULO CUROU O PARALITICO DE NASCENÇA

ATOS 14:8-10 - 8 Em Listra estava sentado um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado.
9 Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado,
10 disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés. E ele saltou, e andava.

OS APOSTOLOS CURAVAM E LIBERTAVAM MUITAS PESSOAS

ATOS 5:12-16-12 E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos de comum acordo no pórtico de Salomão.
13 Dos outros, porém, nenhum ousava ajuntar-se a eles; mas o povo os tinha em grande estima;
14 e cada vez mais se agregavam crentes ao Senhor em grande número tanto de homens como de mulheres;
15 a ponto de transportarem os enfermos para as ruas, e os porem em leitos e macas, para que ao passar Pedro, ao menos sua sombra cobrisse alguns deles.
16 Também das cidades circunvizinhas afluía muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais eram todos curados.

Deus aos 12 apóstolos

MATEUS 10: 1 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.

Depois aqueles que iam como missionários para pregara Palavra de Deus

LUCAS 10: 8 Também, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que puserem diante de vós.
9 Curai os enfermos que nela houver, e dize-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.

Isso é que Jesus espera de sua igreja: JOÃO 14:12-Aquele que crê em mim, fará também as obras que tenho realizado”

MARCOS 16:17-18-17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.

CONCLUSÃO

Então meu irmão o nosso chamado como igreja hoje, se baseia neste mesmo ministério que Jesus exerceu e disse que nós faríamos as mesmas obras, que é: Pregar, ensinar e manifestar o poder de Deus.

Para viver isso é fundamental estar dispostoa viver uma nova vida (a nossa vida muda quando aceitamos o chamado);

É preciso fé completa, não apenas em parte, como Marta;

É preciso se mover sob direção do Espirito Santo, que é aquele que nos ensina em toda a verdade.

Quando você anda assim, você surpreende o mundo, deixa os religiosos em polvorosa, como Paulo e Pedro, que fizeram os milagres de Jesus, de uma forma como antes nunca se tinha tido notícias serem possíveis.

0 comentários:

Postar um comentário