terça-feira, 2 de outubro de 2018


I-INTRODUÇAO

II CRONICAS 32:1- 13 - 1 Depois destas coisas e destes atos de fidelidade veio Senaqueribe, rei da Assíria e, entrando em Judá, acampou-se contra as cidades fortes, a fim de apoderar-se delas.
2 Quando Ezequias viu que Senaqueribe tinha vindo com o propósito de guerrear contra Jerusalém,
3 teve conselho com os seus príncipes e os seus poderosos, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram.
4 Assim muito povo se ajuntou e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que corria pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas?
5 Ezequias, cobrando ânimo, edificou todo o muro que estava demolido, levantando torres sobre ele, fez outro muro por fora, fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância.
6 Então pôs oficiais de guerra sobre o povo e, congregando-os na praça junto à porta da cidade, falou-lhes ao coração, dizendo:
7 Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois há conosco um maior do que o que está com ele.
8 Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.
9 Depois disso Senaqueribe, rei da Assíria, enquanto estava diante de Laquis, com todas as suas forças, enviou os seus servos a Jerusalém a Ezequias, rei de Judá, e a todo o Judá que estava em Jerusalém, dizendo:
10 Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria: Em que confiais vós, para vos deixardes sitiar em Jerusalém?
11 Porventura não vos engana Ezequias, para vos fazer morrer à fome e à sede, quando diz: O Senhor nosso Deus nos livrará das mãos do rei da Assíria?
12 Esse mesmo Ezequias não lhe tirou os altos e os altares, e não ordenou a Judá e a Jerusalém, dizendo: Diante de um só altar adorareis, e sobre ele queimareis incenso?
13 Não sabeis vós o que eu e meus pais temos feito a todos os povos de outras terras? Puderam de qualquer maneira os deuses das nações daquelas terras livrar a sua terra da minha mão?

O texto nos mostra o reinado de Ezequias logo após aplicar o seu coração em levar o povo novamente ao temor do Senhor, a adoração e celebração a Deus.
Ezequias restaura o templo, sacerdócio, que haviam sido profanados e abandonados durante o reinado de seu pai Acaz

II CRONICAS 29:6-7-6 Porque nossos pais se houveram traiçoeiramente, e fizeram o que era mau aos olhos do Senhor nosso Deus; deixaram-no e, desviando os seus rostos da habitação do Senhor, voltaram-lhe as costas.
7 Também fecharam as portas do alpendre, apagaram as lâmpadas, e não queimaram incenso nem ofereceram holocaustos no santo lugar ao Deus de Israel.

Sua vontade de adorar e servir a Deus era tamanha, que retornou com as cerimônias, e as festas santas, fazendo inclusive segundo a Palavra de Deus, cerimônias como não se tinha visto desde os prósperos tempos de Salomão, considerado o homem mais rico da terra que existiu.

II CRONICAS 30:26-26 Assim houve grande alegria em Jerusalém, pois desde os dias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, não tinha havido coisa semelhante em Jerusalém.

Ezequias também revela a importância de uma adoração e uma vida cristã completa, como orienta a Palavra de Deus, e isso dizia respeito também dàs ofertas e de dízimos, o que foi não apenas incentivando, mas dando exemplo oi foi o  primeiro a garantir a manutenção das ofertas e dízimos para o exemplo de sua própria renda como rei.

II CRONICAS 31:2-3-2 E Ezequias estabeleceu as turmas dos sacerdotes e levitas, turma por turma, cada um segundo o seu serviço, tanto os sacerdotes como os levitas, para os holocaustos e as ofertas pacíficas, para ministrarem, renderem ações de graças e cantarem louvores nas portas do arraial do Senhor.
3 A contribuição da fazenda do rei foi designada para os holocaustos: os holocaustos da manhã e da tarde, e os holocaustos dos sábados, das luas novas e das festas fixas, como está escrito na lei do Senhor.

Amados é importante que os eu desejam o avivamento, sejam sinceros, exemplos para o povo, pois é assim que começa um grande mover espiritual.

Depois em seguida Ezequias ordenou ao povo que fizesse a mesma coisa, para que ELES pudessem fazer o seu trabalho na casa do Senhor.

II CRONICAS 31:4-5- 4 Além disso ordenou ao povo que morava em Jerusalém que desse a porção pertencente aos sacerdotes e aos levitas, para que eles se dedicassem à lei do Senhor.
5 Logo que esta ordem se divulgou, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias de trigo, mosto, azeite, mel e todo produto do campo; também trouxeram em abundância o dízimo de tudo.

E ai o que se percebe um povo em busca de avivamento, um povo com prazer de ver a casa restaurada, os sacerdotes e as celebrações instituídas, mas também com alegria de cumprir sua parte nas ordenanças, não apenas participando das celebrações, mas entregando sua parte no sustento do templo.

E veja que era algo realmente do coração, do desejo de buscar a Deus, a tal ponto de ofertarem muito, traziam diante de Deus, sacrifícios e ofertas, um povo que dava com liberalidade, que ofertava em montões, voluntariamente, movidos pela fidelidade a Deus, diz a Palavra 

EZEQUIAS 31:7-9- 7 No terceiro mês começaram a formar os montões, e no sétimo mês acabaram.
8 Vindo, pois, Ezequias e os príncipes, e vendo aqueles montões, bendisseram ao Senhor e ao seu povo Israel.
9 Então perguntou Ezequias aos sacerdotes e aos levitas acerca daqueles montões.

Quando se busca a Deus com esta sinceridade e fidelidade, quando se tem o prazer de servir, de buscar e ofertar ao Senhor, mesmo que sejam coisas grandes, o SENHOR retribui em grandes proporções .

II CRONICAS 31-20-21- 20 Assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e fiel perante o Senhor seu Deus.
21 E toda a obra que empreendeu no serviço da casa de Deus, e de acordo com a lei e os mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração e foi bem sucedido.

Esta é uma verdade que se estende até os nossos dias , como se lê em: 

LUCAS 6:38- 38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós.

O povo estava em plena graça de Deus, num movimento de avivamento espiritual, a comunhão com Deus havia sido restaurada, e com isso as orações respondidas, coisas que antes não aconteciam, pela infidelidade do povo.

SALMOS 18: 25-26- Para com o benigno te mostras benigno, e para com o homem perfeito te mostras perfeito.
26 Para com o puro te mostras puro, e para com o perverso te mostras contrário.
SALMOS 62:11-12- 11 Uma vez falou Deus, duas vezes tenho ouvido isto: que o poder pertence a Deus.
12 A ti também, Senhor, pertence à benignidade; pois retribuis a cada um segundo a sua obra.

Mas o que aconteceu ?

Passados alguns dias deste avivamento, o rei da Assíria decidiu tomar a Judá, invadir Judá.

É o que acontece com os servos de Deus em nossa época, quando nos determinamos a buscar um avivamento,  por não estarmos atentos aos ardis do inimigo e também não conhecermos profundamente a Palavra de Deus, que muitos tem naufragado em sua fé neste momento ou pelo menos ficarem gravemente feridos.

Por isso vamos entender um pouco mais o que aconteceu e suas explicações, para que a gente não caia nesta armadilha.

II- PORQUE TANTAS LUTAS NOS ADVÉM, QUANDO VIVEMOS OS MOMENTOS DE MAIOR BUSCA E FIDELIDADE AO SENHOR

É comum o ser humano tomar decisões para buscar o melhor resultado em todo o ás áreas de sua vida, normalmente no inicio de cada ano fazemos isso, cuidar do peso, por ordem as finanças, de servir, buscar a presença de Deus, nos encher de unção, trabalhar na obra do Senhor, ser fiel nos dízimos e ofertas, e começamos bem, fazendo tudo isso, pois na realidade queremos um ano abençoado, de avivamento, de respostas, de bênção, acordamos louvando a Deus, passamos o dia em Espírito de oração, freqüentamos as celebrações sem faltar na maioria delas (culto, célula, etc.) e tudo ta indo bem,nos sentimos fortes inatingíveis, até que de repente vem uma grande luta, uma força destruidora se levanta contra nós.

Foi o que aconteceu com Ezequias, na melhor fase espiritual da nação, que ele e o povo vivia, se levanta a Assíria, para atacá-los. 

A Assíria que era um dos Estados mais militaristas, visto sobre a terra. Estima-se que Senaqueribe pudesse contar com o serviço de muito mais que os 185.000 soldados que subiram contra Judá, já que alguém tinha que ficar no reino da assíria para defender a pátria.

Este exército chega diante dos judeus zombando de sua capacidade de enfrentá-los, zombando de sua fé, mostrando que quando as coisas apertaram no passado eles buscaram a ajuda dos egípcios, que apesar de serem um reino desenvolvido eram ridicularizados pelos Assírios.

II REIS 18:19- 21 Estás confiando nesse bordão de cana quebrada, que é o Egito; o qual, se alguém nele se apoiar, entrar-lhe-á pela mão e a traspassará; assim é Faraó, rei do Egito para com todos os que nele confiam.

Ora porque será que tudo isso acontece com Ezequias e seu povo, porque isso acontece conosco, quando estamos dispostos a viver de forma a cumprir a vontade de Deus?

A RESPOSTA A PALAVRA DE DEUS REVELA EM II CRONICAS 32:1

II CRONICAS 32:1- 1 Depois destas coisas e destes atos de fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria e, entrando em Judá, acampou-se contra as cidades fortes, a fim de apoderar-se delas.

Tudo adveio em virtude do povo agir com fidelidade para com Deus

A fidelidade do homem a Deus, gera muitas coisas, entre elas gera o mover sobrenatural de Deus sobre quem se porta assim.

Todos nós sabemos que um homem exemplo de fidelidade a Deus era Davi, um dia o Senhor falou com Davi, a respeito de sua fidelidade.

SALMOS 89: 20 -27 - Achei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi.
21 A minha mão será sempre com ele, e o meu braço o fortalecerá.
22 O inimigo não o surpreenderá, nem o filho da perversidade o afligirá.
23 Eu esmagarei diante dele os seus adversários, e aos que o odeiam abaterei.
24 A minha fidelidade, porém, e a minha benignidade estarão com ele, e em meu nome será exaltado o seu poder.
25 Porei a sua mão sobre o mar, e a sua destra sobre os rios.
26 Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação.
27 Também lhe darei o lugar de primogênito; fá-lo-ei o mais excelso dos reis da terra.

Davi era um ungido de Deus, e um homem fiel a ponto de ser conhecido como um homem segundo o coração de Deus, e o SENHOR neste salmos o SENHOR revela o como age diante de um homem, de uma igreja, de uma nação fiel .

O Inimigo sabe o que Deus faz através da fidelidade, nós muitas vezes não sabemos, neste salmo o SENHOR mostra algumas destas ações de Deus.

V21) A minha mão será sempre com ELE
V21) O meu braço o fortalecerá
V22) Inimigo não nos surpreenderá. Nem irá nos afligir;
V23) Adversários abatidos e destruídos
V24) autoridade e poder

O inimigo ataca quando estamos no começo da nossa fidelidade, primeiro porque não atentamos para as bênçãos prometidas para quem se mantém fiel ou seja quais as conseqüências da fidelidade.

Segundo porque se ele nos consegue tirar da fidelidade, nos tira de todas estas proteções e capacitações de Deus.

III- A NOSSA ATITUDE DIANTE DESTES ATAQUES E NUNCA TOMAR A ATITUDE QUE TODOS ESPERAM, QUE O INIMIGO GOSTARIA 

O que o inimigo deseja é de nos tirar de uma visão de fidelidade, para uma visão mais ou menos, do qualquer coisa serve desde que eu busque, o importante é buscar.

 O inimigo parte contra aqueles que querem viver em fidelidade, em dedicação , para tentar levá-los ao nível da carne, ao nível de uma busca superficial, para que ele possa vencer, pois diante de nossa possível infidelidade deixamos de recebe as bênçãos de Deus.
Porém irmãos nada justifica sair da fidelidade a Deus, do lugar sobre o qual Deus falou com você para estar. 

A bíblia nos fala sobre isso nos orientando a ter cautela para não perder o galardão por sair do lugar de fidelidade, por tomar decisões erradas. 

ROMANOS 8:38-39-38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

É isso que o inimigo quer e tem alcançado em alguns momentos com alguns e já de forma definitiva com quem abandonou o caminho da fidelidade.

Mantenha-se firme, no lugar onde Deus possa te alcançar. 

II JOAO 8- 8 Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebeis plena recompensa.

Veja que Ezequias ao invés de se desmotivar, reduzir a sua fidelidade, diz a Palavra que ELE se animou com aquele situação, 

ELE se animou para lutar, Animou-se para se preparar ainda mais do que havia se preparado.

II CRONICAS 32:5- 5 Ezequias, cobrando ânimo, edificou todo o muro que estava demolido, levantando torres sobre ele, fez outro muro por fora, fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância.

Veja que coisa interessante, Ezequias se preparou materialmente levantou torres, muros por fora,
Mas acima de tudo se preparou espiritualmente falando ao povo, não de táticas, mas do que estava em seu coração. 

II CRONICAS 32:6-8- 6 Então pôs oficiais de guerra sobre o povo e, congregando-os na praça junto à porta da cidade, falou-lhes ao coração, dizendo:
7 Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois há conosco um maior do que o que está com ele.
8 Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.

Irmãos quando o inimigo e o mudo todo espera de você a atitude normal, aja de maneira sobrenatural, na luta em vez de desanimar , anime-se, em vez de viver apenas buscando as armas carnais, busque as espirituais.

IV- CREIA QUE BOA PARTE DAS AMEÇAS, DA VISAO LANÇADA SOBRE VOCE PELA SITUAÇAO DE ENFRENTAMENTO CREIA É APENAS UM FALATÓRIO INUTIL

Quando Ezequias agiu desta forma de maneira animada, com fé, se preparando para derrotar o inimigo, o rei Senaqueribe foi até os muros de Jerusalém e fez duras advertências ao povo, dizendo:

Em quem vocês estão confiando II CRONICAS 32:10

Ezequias está enganando vocês II CRÔNICAS 32:11

Vocês já escutaram como eu destrui tantos outros povos da terra II CRONICAS 32:13

Nenhum deus deste povos conseguiu me parar e o de vocês também não vai II CRÔNICAS 32:14

Para mostrar seu poder, escrevia cartas e blasfemava contra o Deus de Israel II CRONICAS 32:17

Falaram em língua judaica, clamando contra eles para colocar medo no povo II CRONICAS 32:18

Sabe irmão não deixe sua fé abalar com tanto barulho, falatório, ameaças, tanta dúvida lançada sobre sua fé e o poder de seu DEUS, medo que o inimigo tenta lançar sobre você.É ai que é tempo de se fortalecer no SENOR, de buscar a direção, de estar juntos com os ungidos de Deus e usar a nossa bomba atômica, a maior arma já vista no mundo que é a oração.

Faça como Ezequias, junte-se com os ungidos de Deus, veja que Ezequias estava ao lado do profeta Isaias

II CRONICAS 32:20- 20 Mas o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, oraram por causa disso, e clamaram ao céu.

Levante um clamor aos céus, peça intercessão dos outros servos de Deus

II CRONICAS 32:20- 20 Mas o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, oraram por causa disso, e clamaram ao céu.

O SENHOR então enviou um anjo que destruiu a maioria do exército Assíria e fez com que o rei Senaqueribe, voltasse para casa envergonhado

II CRONICAS 32:21- 21 Então o Senhor enviou um anjo que destruiu no arraial do rei da Assíria todos os guerreiros valentes, e os príncipes, e os chefes. Ele, pois, envergonhado voltou para a sua terra; e, quando entrou na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos o mataram ali à espada.

O Senhor trás livramento quando mantemos a nossa fidelidade

II CRÔNICAS 32:22- 22 Assim o Senhor salvou Ezequias, e os moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e lhes deu descanso de todos os lados.

E Acrescenta bênçãos

II CRONICAS 32:23- 23 E muitos trouxeram presentes a Jerusalém ao Senhor, e coisas preciosas a Ezequias, rei de Judá, de modo que desde então ele foi exaltado perante os olhos de todas as nações.

Quanto ao forte, arrogante, presunçoso e aparentemente imbatível inimigo que era Senaqueribe, teve seu exército derrotado por um único anjo.

II CRONICAS 32: 21 a - Então o Senhor enviou um anjo que destruiu no arraial do rei da Assíria todos os guerreiros valentes, e os príncipes, e os chefes. 

E aquele homem de guerra forte, imbatível é orgulhoso, voltou para casa envergonhado

II CRONICAS 32: 21 b - Ele, pois, envergonhado voltou para a sua terra; 

E foi destruído dentro da casa de seu deus, pelos próprios filhos

II CRONICAS 32: 21 c... e, quando entrou na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos o mataram ali à espada.

CONCLUSÃO

Irmãos aprendemos aqui hoje que quanto mais pensamos em buscar o crescimento espiritual, o avivamento, o inimigo nos ataca fortemente.

Mas nos ataca porque muitas vezes, não sabemos o que gera esta fidelidade, mas ele sabe e tenta nos tirar desta posição.

Tome atitudes de fé, aquelas que ninguém espera faça uma busca ainda maior do Senhor.
Se uma em oração com os intercessores e o Senhor vai humilhar teus inimigos.

0 comentários:

Postar um comentário