terça-feira, 2 de outubro de 2018


I-INTRODUÇÃO

MATEUS 12:9-14- 9 Partindo dali, entrou Jesus na sinagoga deles.
10 E eis que estava ali um homem que tinha uma das mãos atrofiadas; e eles, para poderem acusar a Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?
11 E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la?
12 Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados.
13 Então disse àquele homem: estende a tua mão. E ele a estendeu, e lhe foi restituída sã como a outra.
14 Os fariseus, porém, saindo dali, tomaram conselho contra ele, para o matarem.

O texto nos leva a mais uma cura de Jesus, já quase ao final de seu ministério terreno, já que a opinião comum é que esse fato ocorre depois de uns dois anos e meio da pregação de Jesus, que teve um ministério de 3 anos.

Foi uma cura maravilhosa, revelando o poder de Deus de curar qualquer enfermidade, doença, deficiências, mas Jesus nunca teve o objetivo principal de mostrar seu poder, apenas por poder.

Tanto isso é uma verdade que por muitas vezes quando manifestou seu poder, seus milagres e sinais, ordenou a seus discípulos e para aqueles que haviam sido objeto deste poder que não divulgassem isso. Veja só que foram muitas vezes.

NA CURA DO LEPROSO 

MATEUS 8: 2 E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
3 Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra.
4 Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
(Marcos 1:44; Lucas 5:14);

NA CURA DOS CEGOS

MATEUS 9: 27-30- Partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, que clamavam, dizendo: Tem compaixão de nós, Filho de Davi.
28 E, tendo ele entrado em casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus perguntou-lhes: Credes que eu posso fazer isto? Responderam-lhe eles: Sim, Senhor.
29 Então lhes tocou os olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.
30 E os olhos se lhes abriram. Jesus ordenou-lhes terminantemente, dizendo: Vede que ninguém o saiba.

A CURA DA FILHA DE JAIRO

MARCOS 5:39-43- E, entrando, disse-lhes: Por que fazeis alvoroço e chorais? a menina não morreu, mas dorme.
40 E riam-se dele; porém ele, tendo feito sair a todos, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele vieram, e entrou onde a menina estava.
41 E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
42 Imediatamente a menina se levantou, e pôs-se a andar, pois tinha doze anos. E logo foram tomados de grande espanto.
43 Então ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que lhe dessem de comer.

A TRANSFIGURAÇÃO

MARCOS 9: 2-9- Seis dias depois tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou à parte sós, a um alto monte; e foi transfigurado diante deles;
3 as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, tais como nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia branquear.
4 E apareceu-lhes Elias com Moisés, e falavam com Jesus.
5 Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, bom é estarmos aqui; faça-mos, pois, três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.
6 Pois não sabia o que havia de dizer, porque ficaram atemorizados.
7 Nisto veio uma nuvem que os cobriu, e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi.
8 De repente, tendo olhado em redor, não viram mais a ninguém consigo, senão só a Jesus.
9 Enquanto desciam do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressurgisse dentre os mortos.

Podíamos ainda relatar muitos outros momentos como este: como a cura de um surdo e gago (MARCOS 7:36), A cura do cego de Betsaída (Marcos 8:26) e muitas curas de pessoas que o procuravam (Mateus 12:16).

Porque o pedido que não fossem divulgados as manifestações de poder, enquanto a igreja moderna faz questão de divulgar a manifestação de poder e milagres, como o ponto principal de sua existência?

Isso se explica quando se entende o propósito Deus para o homem descrito em sua criação.

GENESIS 1:26-28- 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

A intenção de Deus ao criar o homem era de ter uma grande família de muitos filhos à sua própria imagem, e encher a terra com uma família que expressasse a sua glória e autoridade, porém com o pecado isto acabou falhando e então o SENHOR providenciou Jesus para restituir esse propósito de Deus em nós.

Esse sempre foi o propósito de Deus com o homem e não mudou até nossos tempos

ROMANOS 8:28-29- 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.

Que implica em encher a terra com pessoas que expressam sua glória, autoridade, se movessem em fé, sendo cooperadores de Jesus em seu propósito.

Por isso o texto que lemos, tem uma mensagem muito maior que a da cura física, tem uma lição espiritual, mostrando que a fé em meio ao povo de Deus, havia se transformado em uma fé deficiente, inoperante, mirrada assim como a mão daquele homem.

Isto porque assim como aquele homem, havia muitos que andavam no meio das sinagogogas, rodeados de sacerdotes, principais da sinagoga, doutores da lei, escribas, sem que ninguém operasse na vida deles com poder e autoridade e ensinasse ao povo que a fé bíblica tem o poder de transformar aquela situação. 

Vários exemplos a Palavra de Deus nos revela.

OS SACERDOTES não conseguiam exercer sua autoridade e fé, Jairo era o principal da Sinagoga om muitos amigos sacerdotes, mas nem estes foram capazes de curar a sua filha, por isso ELE foi atrás de Jesus

OS DISCIPULOS DE JEUS NÃO CONSEGUIAM exercer sua autoridade e fé

MATEUS 17: 19 Depois os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, perguntaram-lhe: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
20 Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.

OS JUDEUS DEVOTOS NÃO CONSEGUIAM EXERCITAR SUA AUTORIDADE E FÉ

MATEUS 13:58- 58 E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

Portanto quando Jesus encontrou com o homem com a mão ressequida dentro da sinagoga, onde se reuniam os judeus, os fariseus, os escribas, os saduceus, os homens de fé, quis curá-lo para mostrar aquelas pessoas, como a fé em Israel estava ressequida, pois ali estavam os homens de Deus e estes conviviam com estas situações sem exercerem a autoridade e poder.

Assim também acontece em nosso tempo dentro e fora da igreja há pessoas ainda com sua mãos ressequidas , mas não literalmente, mas falando da fé, da autoridade, que ressequidas não apresentavam resultados.

PORQUE ESTA COMPARAÇÃO DE UMA MÃO RESSEQUIDA COM FÉ RESSEQUIDA?

Não há nenhum exagero nisso ao entendermos que na vida natural é com as mãos que conseguimos trazer para perto de nós, tudo o que precisamos.

A pergunta é como trazemos para nós as coisas espirituais, as promessas?

Com certeza com mãos espirituais, que são a nossa fé.

Quando Jesus diante dos judeus na sinagoga, cura aquele homem, num sábado, a sua maior preocupação era não apenas acabar com o problema de enfermidade, mas mostrar ao seu povo, que eles há muito tempo estavam vivendo muito aquém do que ELE os tinha capacitado a viver, por causa de uma fé deficiente, como a mão deste homem.

Porque ELE quis mostrar isso?

Exatamente porque uma fé deficiente enfrenta muitas dificuldades na caminhada.

.II- MÃOS ESPIRITUAIS DEFICIENTES NÃO CONSEGUEM PEGAR O QUE PRECISAM, O QUE ESTÁ A SUA DISPOSIÇÃO.

A Palavra de Deus mostra que o SENHOR tem para cada um de seus servos tempo de vida abundante, que tem para cada um de nós tem vitórias, tem pode e autoridade para que as portas do inferno não prevaleçam contra sua igreja, que tem possibilidades de fazer com que as armas forjadas contra seu povo não prosperem, estando todas estas promessas e muito mais, dadas, entregues  para cada um de nós, 

EFÉSIOS 1:3-4- 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;
4 como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

O QUE PRECIAMOS ENTÃO PARA TELAS EM NOSSA VIDA?

O que devemos fazer é pegá-las como pegaríamos qualquer coisa temos que usar as mãos espirituais, a fé, porém elas estão encolhidas e não conseguem alcançar.

POIS TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA A VIDA E COMO VIVE-LA JÁ FOI DADO

II PEDRO 1:3-4- 3 visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;
4 pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

MAS SE A FÉ ESTÁ DEFICIENTE, NÃO CONSEGUE ALCANÇAR

TIAGO 1:6-7- 6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que dúvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.
7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa,
8 homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.

O QUE LEVA AS PESSOAS TEREM UMA FÉ  DEFICIENTE OU ATROFIADA?

Várias coisas podem levar a isso, vou citar 4 que considero comuns e principais em pessoas nesta situação.

FALTA DE APROFUNDAMENTO NAS COISAS ESPIRITUAIS pessoas que tratam a fé e as coisas espirituais com superficialidade, não se aprofundam, por isso não tem firmeza, sustento apropriado.
FALTA DE DETERMINAÇÃO PARA ALCANÇAR O OBEJTIVO não caminha na direção projetada, qualquer coisa desvia a pessoa do caminho, daquilo que havia decidido a fazer
VISÃO CARNAL DAS COISAS tem gente que diz ter fé mas olhas as situações apenas de maneira natural e com isso distanciam-se da Palavra e por isso não conseguem alcançar seus objetivos. Em tudo devemos usar a fé, ver a Deus como a solução a providencia de todas as nossas questões de vida.

PROVERBIOS 3:6-6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Se a gente olha para as coisas sempre com a visão de fé, espiritual, ELE endireita todas as situações.

FALTA DE CONHECIMENTO ESPIRITUAL Pessoas inconstantes com uma fé dobre é aquela que desconhece sua posição em Cristo, sua herança, sua autoridade, sua provisão e muito mais

I CORINTIOS 3: 22 seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso,

III –MÃOS ESPIRITUAIS DEFICIENTES, NÃO TEM FORÇA PARA LUTAR, PARA PROTEGER AQUILO QUE É SEU

Irmãos uma mão atrofiada não tem força, estrutura para segurar tudo o eu uma mão normal pode fazer. Da mesma forma não consegue ter força para se defender, para lutar.

Espiritualmente falando quando nossas mãos espirituais estão fracas, dficientes, não conseguimos manter as bênçãos, as vitórias, as posições o território conquistado, aí vm o inimigo e se aproveita disso, pois estamos sem força para lutar.

Isso é revelado quando a gente percebe em nossa vida, ou de alguns irmãos que conhecemos, que as coisas começaram a ir bem, tudo dando certo, a gente feliz, mas passado um tempo, as coisas invertem e começamos a perder tudo, as coisas começaram a dar errado, não conseguimos mais ir adiante prosperar em todos os objetivos e perdemos a força para lutar. Fé deficiente porque a Palavra de Deus nos diz que as portas do inferno não podem prevalecer contra a gente, mas o caso é que estamos descuidados de nossa fé e ela enfraqueceu.

Isto faz com que tenhamos dificuldade de se manter na luta, só uma mão forte consegue  lutar, só uma mão forte sabe que qualquer que seja a arma nas minhas mãos eu venço: sendo uma pedra de rio, um cajado, uma queixada de jumento, ou a Palavra de Deus.

Jesus explica bem a questão da fé deficiente na parábola do semeador e como perdemos aquilo que nos é dado, por causa de uma fé deficiente

MATEUS 13:3-9- 3 E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
4 e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram.
5 E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda;
6 mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se.
7 E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.
8 Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.
9 Quem tem ouvidos, ouça.

IV- MÃOS ESPIRITUAIS DEFICIENTES VIVE GUARDADA

Amados na vida real as mãos com deficiência são quase nunca usadas, algumas porque falta força, outras porque perderam e beleza faz com que as pessoas a escondam. Assim é na vida espiritual, tem pessoas dentro da igreja, que vivem esperando por uma ação dos outros para alcançar a sua benção, a sua fé está escondida.

Pessoas que continuam no mesmo estágio de situações eu causam tristeza e frustrações, porque estão esperando apenas pelas soluções do mundo natural, já que não agem com fé e por isso o milagre não acontece.

Mas o que Jesus está nos mostrando aqui, que ELE não quer apenas resolver as situações que tem feito você sofrer, ele veio para restaurar a sua fé, de modo que você possa agir e receber, atingir tudo o que ELE deixou para seja vivido.

O SENHOR quer curar a s deficiências da fé, está foi a pregação dos apóstolos, que se preocupavam com isso e não apenas com a solução dos seus problemas imediatos.
A fé deficiente sempre foi um cuidado dos apóstolos, Paulo fala sobre isso claramente na Epistola aos Tessalonicenses

I TESSALONICENSES 3: 5 Por isso também, não podendo eu esperar mais, mandei saber da vossa fé, receando que o tentador vos tivesse tentado, e o nosso trabalho se houvesse tornado inútil.

E procurou sempre acabar com as deficiências da fé

I TESSALONICENSES 3: 10 rogando incessantemente, de noite e de dia, para que possamos ver o vosso rosto e suprir o que falta à vossa fé?
I TESSALONICENSES 3: 10 rogando incessantemente, de noite e de dia, para que possamos ver o vosso rosto e reparar as deficiências de sua fé?

CONCLUSÃO:

Como sua fé pode ser curada hoje?

Para ser curado em sua fé, é preciso parar de se guiar por pessoas com conceitos humanos e naturais, que vivem querendo explicar as coisas de fé, por meio de visão humana, era sábado e na lei dos judeus não poderia ser feito nenhum trabalho e se o homem se baseasse nele não obedeceria a Jesus e não seria curado.

Hoje porque as pessoas dizem, a ciência fala, os estudiosos criticam a gente continua ficando com a nossa fé deficiente, não sabendo se é ou não possível fazer aquilo que a Palavra de Deus.

Não se importe em se manifestar contrariamente as pessoas que não tem fé. Importa obedecer a Deus e não aos homens. Veja que  Jesus disse a Ele, para que ele estendesse a sua mão e ELE o fez, mesmo sabendo que isso seria concordar com Jesus e discordar dos judeus. Quanto hoje não querem discordar de pessoas e por isso não vivem a fé verdadeira.

Não tenha medo de pedir ajuda, mostrar as pessoas que tem coisa que você não consegue fazer sozinho ainda. As mãos deficientes normalmente não são mostradas por vergonha, por tantas outras coisas, são mantidas discretamente escondidas. Mas ao ouvir a Jesus ele teve também que expor sua deficiência m público. Não tenha medo, vergonha de mostrar que sua fé e deficiente, que você precisa de ajuda dos irmãos, da igreja, mas principalmente de Jesus.

E você  será curado


0 comentários:

Postar um comentário