segunda-feira, 1 de outubro de 2018


INTRODUÇÃO

Nesta noite o SENHOR mandou vir aqui, para quebrar de sua mente e de seu coração, a visão de pequenez e de impossibilidade que você tem aceitado e que tem limitado a sua vida, em nome de Jesus, que nunca te posicionou assim em suas Palavras.

Todos nós somos imperfeitos, todos nós somos imerecedores, mas a grande prova do amor e de cuidado de Jesus para cada um de nós, agindo como um verdadeiro pai é que mesmo assim ELE nos abençoa, nos dá poder e autoridade, para sermos realizadores, VOCÊ DO FUNDO DO SEU CORAÇÃO CRÊ NISSO?

SE VOCÊ DO FUNDO DO CORAÇÃO AINDA NÃO CRÊ NISSO, HOJE VOCÊ VAI SAIR DAQUI CRENDO E REALIZANDO, EM NOME DE JESUS!!

Todas as nossas respostas e nossa confirmação de fé, estão na Palavra de Deus, então me deixe falar um pouco com vocês, a respeito de um personagem muito conhecido da história da fé cristã, o Apóstolo Pedro.

Pedro foi um dos apóstolos mais difíceis de Jesus lidar e ensinar.

Era temperamental, seu temperamento o transformava em uma pessoa impulsiva, muitas vezes querendo fazer e falar aquilo que não era de sua alçada.

Para a gente entender um pouco mais, vamos ver o que os psicólogos falam de temperamento.

Os estudiosos da psicologia classificam o temperamento em 4 tipos diferentes e que são:Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático, todos eles tem seus pontos fortes e seus pontos fracos e caracterizam a vida social de cada um.

SANGÜÍNEO – atores, vendedores, oradores, recepcionistas, desportistas;

Qualidades – comunicativo, destacado, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo, etc.

Defeitos
– Fraco de ânimo, volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso.


COLÉRICO – produtores, construtores, líderes, professor, ditador, político, gerente, líder de movimentos;

Qualidades
– enérgico, resoluto, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso;

Defeitos – iracundo (propenso à ira), sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, autossuficiente, insensível, astucioso.


MELANCÓLICO – artistas, músicos, poetas, inventores, decoradores, filósofos, mestres, contador, esteticista, escritor

Qualidades – habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado

Defeitos – egoísta, amuado, pessimista, teórico, antissocial, crítico, vingativo, inflexível.


FLEUMÁTICO – diplomatas, administradores, professores, técnicos, cientista, líder, médico, artista plástico, dona de casa

Qualidades –calmo, tranquilo, cumpridor, eficiente, conservador, prático, líder, diplomata, bem-humorado.

Defeitos – calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado.
Os psicólogos estudiosos do comportamento classificam o apóstolo Pedro, como Sanguíneo, pois está presente nele, várias características deste temperamento, como veremos a seguir

O sanguíneo é aquele que se ira com facilidade e pega logo fogo; é impulsivo. O termo é relativo ao sangue, que tem ou parece ter aumento da massa sanguínea (dic. Aurélio). É emocionalmente instável. Caracteristicas presentes na vida de Pedro.

A gente vê Pedro no meio dos gentios, comendo e bebendo, com certeza conversando e animando-os, mas em determinado momento muda radicalmente de posição

GALATAS 2:11 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível.
12 Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão.

Em outro momento a gente vê que Pedro falava sem pensar, de maneira impulsiva, isso se vê quando os cobradores de impostos do templo, perguntaram se seu mestre Jesus não pagava os impostos, Pedro imediatamente sem pensar disse que sim, mesmo sabendo que Jesus não tinha esta obrigação por sua posição.

MATEUS 17:24-25- Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as didracmas?
25 Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios?

Foi também de maneira impulsiva que Pedro parte para a violência física ao sacar a espada e cortar a orelha de Malco, o servo do sumo sacerdote e é reprendido por Jesus

JOÃO 18:10 Então Simão Pedro, que tinha uma espada, desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. O nome do servo era Malco.
11 Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu?

Foi Pedro também que disse a Jesus que todos poderiam se escandalizar DELE, mas ele Pedro jamais tomaria esta posição. Em seguida fugiu quando Jesus foi preso e o traiu

JOÃO 18:25-27- E Simão Pedro ainda estava ali, aquentando-se. Perguntaram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou.
26 Um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no jardim com ele?
27 Pedro negou outra vez, e imediatamente o galo cantou.

MAS HÁ ASPECTOS INTERESSANTES DA VIDA DE PEDRO QUE AS VEZES NOS PASSAM DESAPERCEBIDOS:

Pedro foi um dos primeiros discípulos de Jesus. 

Seu irmão André era discípulo de João Batista e este o apresentou Jesus como sendo o Cordeiro de Deus. Depois de passar a tarde com Jesus, voltou a seu irmão Pedro e lhe contou sobre Jesus.

JOÃO 1:40-42-40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus.
41 Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo).
42 E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

Percebe-se que Pedro era alguém que buscava servir a Deus, quando se ouve o que André diz a Pedro, “achamos o Messias”. Entende-se que quem acha algo é aquele que está procurando, e entendemos que tanto André como Pedro estacam buscando o messias.

Isto fica ainda mais nítido, quando Jesus os chamou para seguirem como discípulos eles simplesmente foram, não hesitaram em momento algum. 

A bíblia diz que no mesmo instante eles deixaram tudo e O seguiram 

MATEUS 4:18-20-18 E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos-Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores.
19 Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
20 Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram.

PEDRO ESTAVA PRONTO A ACEITAR O CHAMADO PARA A OBRA.

Não olhou para trás, para o que estava deixando nem para o que poderia perder, simplesmente foi.

Mas Pedro espiritualmente ainda precisava ser muito trabalhado, pois tinha uma visão errada de quem era  Jesus, de sua obra e a forma como fazê-la e ainda possuía atitudes carnais. 

Isso se vê quando tenta a repreender Jesus sobre aquilo que ELE falava sobre sua morte e padecimento, falava de coisas que não entendia, de maneira carnal, sem pensar, a ponto de ser repreendido como agente de Satanás.

MATEUS 16:23-23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.

A gente percebe ainda que Pedro era alguém preocupado com o status, ele pensava muito na posição que ocuparia no reino de Deus, nota-se isso quando:

“Jesus se encontrou com o jovem rico, que queria ter um lugar no reino eterno e disse a Jesus que vinha guardando todos os mandamentos desde sua juventude. Jesus disse para que ELE vendesse tudo e desse aos pobres, ai o jovem rico vai embora triste, pois não estava disposto a colocar o reino de Deus como algo mais importante de sua vida e portanto nunca alcançaria um lugar no reino de Deus.”

Interessante é que após ouvir tudo isso, Pedro que estava junto com Jesus, diz a Jesus que eles deixaram tudo para o seguir, e queria saber o que aconteceria com eles.

LUCAS 18:18-28- E perguntou-lhe um dos principais: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
19 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.
20 Sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe.
21 Replicou o homem: Tudo isso tenho guardado desde a minha juventude.
22 Quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens e reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.
23 Mas, ouvindo ele isso, encheu-se de tristeza; porque era muito rico.
24 E Jesus, vendo-o assim, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
25 Pois é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
26 Então os que ouviram isso disseram: Quem pode, então, ser salvo?
27 Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.
28 Disse-lhe Pedro: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos.

EM TODAS ESTAS COISAS QUE OBSERVAMOS EM PEDRO, NOS REVELAM LIÇÕES ESPIRITUAIS MARAVILHOSAS, QUE NOS IMPULSIONAM A AGIR E CONQUISTAR.

Sabe irmãos o que a gente percebe aqui é que Jesus não busca pessoas perfeitas, preparadas para o servir, que entendam tudo o que Jesus quer fazer em nós e através de nós, sem erros, mas quer pessoas dispostas a a estar próximas DELE, sempre prontas a aprender e trabalhar pelo reino.

Tanto que uma pessoa tão complicada, tão cheia de defeitos, teve um lugar de destaque ao lado de Jesus.

Veja que coisa interessante Jesus sempre levou Pedro nos momentos de grandes manifestações de graça e poder.

a)    Ao pescar um peixe com uma moeda na boca, só Pedro participou deste momento; (MATEUS 17:27)

b)   Na transfiguração no monte, estavam apenas Pedro, Tiago e João; (JOÃO17:1)

c)    Na ressureição da filha de Jairo, junto com os pais no quarto só estavam Jesus ePedro, João e Tiago (LUCAS 8:51)

d)   Quando Jesus foi preso poucos o seguiram e Pedro era um deles, e entrando no pátio da casa do sumo-sacerdote (MARCOS 14:54)

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU POR QUE JESUS TINHA EM TODOS OS MOMENTOS IMPORTANTES, ENVOLVIDO ALGUÉM COM TATOS PROBLEMAS DE CARÁTER, DE TEMPERAMENTO E DE FÉ?

Com certeza isto acontecia porque Pedro, apesar de todos os seus problemas, queria muito estar próximo de Jesus, aprender com ELE, veja que mesmo diante de várias repreensões de Jesus, Pedro se entristecia, mas não desistia, não abandona sua fé, porque queria estar próximo de Jesus, queria fazer aquilo que Jesus fazia.

Isto é notório quando Jesus andando sobre o mar, se aproxima do barco dos discípulos, que era açoitado pelos ventos e pelas ondas, quando Pedro o viu andar sobre o mar, queria realizar aquilo que Jesus realizava e pediu para ir ter com ELE. (MATEUS 14:69)
Irmãos é gente assim que Jesus quer usar, gente imperfeita, mas gente que quer aprender, crescer, ser imitador de Jesus, que deixa Jesus trabalhar a sua fé, o seu caráter.

Pedro era assim, Jesus em determinado momento vai lavar-lhe os pés e ele diz que isto jamais aconteceria.  Jesus diz a ele, que se isso não acontecesse, não teria parte no reino dos céus, Pedro rapidamente diz a Jesus que lave anão apenas o pé, mas o copo todo.

JOÃO 13:8 Tornou-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.
9 Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.

VOCE QUER APRENDER, SER CORRIGIDO, SER TRABALHADO POR JESUS, CREIA QUE JESUS VAI TE USAR EM MEIO A ESTE PROCESSO.

Depois de negar a Jesus por três vezes e novamente se encontrar com Jesus na Galiléia, portrês vezes foi lhe perguntado, se amava a Jesus, e por três vezes respondeu a Jesus, triste, mas sem desistir porque sabia que era uma lição sobre sua fé

JOÃO 21:15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos.
16 Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas.
17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queres.
19 Ora, isto ele disse, significando com que morte havia Pedro de glorificar a Deus. E, havendo dito isto, ordenou-lhe: Segue-me.

E Pedro mesmo aprendendo muitas coisas ainda não era perfeito e nem entendia tudo, tanto que sua curiosidade ainda estava aguçada, quando viu o discípulo que Jesus amava o seguindo, na praia perguntou a Jesus o que seria dele

JOÃO 21:20 E Pedro, virando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o que te trai?
21 Ora, vendo Pedro a este, perguntou a Jesus: Senhor, e deste que será?
22 Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu.
23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não disse que não morreria, mas: se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso?

Mas Jesus de novo o ensina que não era de sua conta o que aconteceria com o outro discípulo.

MAS MESMO IMPERFEITO, NÃO TOTALMENTE PREPARADO PEDRO FOI LEVADO A VIVER EXPERIÊNCIAS MARAVILHOSAS COM JESUS E MESMO APÓS A SUBIDA AOS CÉUS DE JESUS.

Veja que coisa maravilhosa as manifestações de Deus a Pedro:
Ao terceiro dia Jesus ressuscitou, e quando as mulheres lá chegaram ao sepulcro de Jesus e o acharam vazio, havia ali um anjo que o deu um recado as mulheres que levassem aos discípulos:

MARCOS 16:4-8- Mas, levantando os olhos, notaram que a pedra, que era muito grande, já estava revolvida;
5 e entrando no sepulcro, viram um moço sentado à direita, vestido de alvo manto; e ficaram atemorizadas.
6 Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o nazareno, que foi crucificado; ele ressurgiu; não está aqui; eis o lugar onde o puseram.
7 Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.
8 E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de medo e assombro; e não disseram nada a ninguém, porque temiam.

Que maravilhoso tinha um aviso especial para Pedro, o único citado nominalmente pelo anjo, para receber o recado de Jesus.

Indo para a Galiléia, depois de pescarem a “pesca maravilhosa”, tiveram o encontro com Jesus, lá na praia, O Senhor disse: “Pedro apascenta as minhas ovelhas”
Mas o mais interessante é que depois disso, Jesus chamou apenas a Pedro, para passearem pela praia:

JOÃO 21: E, havendo dito isto, ordenou-lhe: Segue-me.
20 E Pedro, virando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o que te trai?
21 Ora, vendo Pedro a este, perguntou a Jesus: Senhor, e deste que será?
22 Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu.

Fico imaginando o que Pedro ouviu de Jesus nestes momentos em particular!!!!
Depois da ascensão de Jesus aos seus Pedro experimentou grandes coisas em sua vida e através de sua vida:

Revelações (Ananias e Safira)

Sombra que curava
 
O anjo o livrou do cárcere

Visões do lençol com as comidas 

Foi algo tão maravilhoso, que ELE sabia que muitos como ELE viriam a aceitar a Jesus em sua vida, e como ELE se achariam impotentes para fazer tantas coisas, de ser instrumentos do poder de Deus, que se sentiriam imperfeitos e que precisavam aprender que Jesus os usaria também poderosamente, se ELES fossem desejosos de aprender de Jesus, de ser trabalhador por Jesus, e então inspirado pelo Espirito Santo ele escreve

II PEDRO 1:19-19 E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações;

Nesta noite eu sou instrumento de Deus para te dizer que é você que Deus ama;
É você que ELE quer tirar tuas imperfeições;

Mas ´você que Deus quer usar para realizar grandes e maravilhosas coisas na caminhada.
A pergunta é você deseja isso?

Voce crê nisso, então tome posse em nome de Jesus e continue com fé e ousadia a manifestar a graça e o milagre de Deus na sua vida.


Há muitas pessoas andando ainda em uma visão que que não conseguem ser instrumentos de Deus, que não conseguem realizar grandes coisas, que não estão aptas a viver a abundância de vida prometida por Jesus, porque se acham muito falhas.

0 comentários:

Postar um comentário