segunda-feira, 22 de outubro de 2018


I-INTRODUÇÃO

ISAIAS 40:28-31-28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento.
29 Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.
30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão,
31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.

Através do profeta Isaias o Senhor fala com seu povo o quanto ELE os ama e quanto é grande seu poder.

O povo em virtude de seus pecados, havia sido levado cativo pela Babilônia, mas o SENHOR revela a seu povo, seu poder de mudar a história, se estes novamente voltassem a andar em seus caminhos, mostrando que ELE é soberano.

A Palavra de Deus relata o SENHOR como soberano:

I TIMOTEO 6:15-15 a qual, no tempo próprio, manifestará o bem-aventurado e único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores;

JUDAS 1:4- 4 Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.

APOCALIPSE  6:10 E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?.

Jesus é o soberano, será que entendemos o que isto significa?

Soberano como definição é o que ocupa o primeiro lugar, é supremo, magnífico, mas absoluto, aquele que tem autoridade superior a de todos.

O Soberano age com soberania , que significa autoridade suprema, sem outra que possa invalidá-la, o SENHOR é portanto soberano tanto diante das nações, como diante do mundo espiritual e todo o reino espiritual do mal.

II- VOCE TEM DADO OUVIDO AO QUE A PALAVRA DE DEUS DIZ PARA VOCÊ?

Veja que ele inicia o verso 28 com duas perguntas contundentes: 

ISAIAS 40:28-28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento.
Não sabes? Não ouvistes?

Estes versículos nos constrangem a fazer uma verificação interior em cada situação que vivemos e como reagimos a ela.

Estas duas perguntas nos querem revelar se não sabemos e entendemos o que a Palavra de Deus tem nos ensinado.

É como se ele estivesse nos repreendendo por ter ouvido, escutado, estudado, mas ainda não absorvemos aquilo que a Palavra de Deus diz: a nosso respeito, as nossas atitudes, as conseqüência das coisas, mas também a respeito do seu poder, da sua interação com a nossa vida.

É como se ele estivesse nos perguntando: “E ai quando você vai entender, que há um Deus que se importa contigo, que te ajuda, que te fortalece e parar de viver tão triste, derrotado, revoltado e amargurado?

E esta é muitas vezes a situação que nos colocamos, porque não entendemos quem é Deus, seu poder e a nossa posição diante dele, e é hora de entender isso, para que a gente seja confortado, para que a gente tenha força para prosseguir em rumo da nossa vitória, afinal a uma promessa a respeito disso:

SALMOS 118:15- 15 Nas tendas dos justos há jubiloso cântico de vitória; a destra do Senhor faz proezas.

I JOÃO 5:4-4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

O Senhor neste momento estava falando com os judeus no cativeiro, mostrando que se eles entendessem tudo o que ELE lhes dissera, e vivessem sobre sua Palavra o SENHOR os tiraria do cativeiro.

Mas esta promessa não era apenas para eles,  é para nós também, quando entendemos, e colocamos em prática estas coisas o cativeiro é quebrado.

DEUTERONOMIO 30: 1-5- Quando te sobrevierem todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que pus diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações para onde o Senhor teu Deus te houver lançado,
2 e te converteres ao Senhor teu Deus, e obedeceres à sua voz conforme tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, de todo o teu coração e de toda a tua alma,
3 o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todos os povos entre os quais te houver espalhado o senhor teu Deus.
4 Ainda que o teu desterro tenha sido para a extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e dali te tomará;
5 e o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.

Para o cativeiro cair e a prosperidade nos alcançar, é preciso apenas à gente ter a convicção de quem é Deus e agir cumprindo a sua orientação, a bênção será ainda muito maior.

DEUS é soberano, que age com soberania, sem poder maior que o DELE ou que possa confrontá-los.

Timóteo chama de único soberano, interessante Timóteo percebeu que só Jesus é soberano, e você.

III- NÃO IMPORTA QUANTAS SEJAS AS LUTAS, QUANTAS VEZES VOCE PRECISAR ELE ESTARÁ SEMPRE PRESENTE

O Senhor neste exato mostra que o SENHOR jamais se cansa de nós, das enrascadas que nos metemos, e muito menos perde o interesse em cada um de nós, por mais errados que tenhamos sido até ali, ELE está sempre pronto e preparado para nos ajudar, veja o que ELE diz.

ISAIAS 40:28 B- ...Ele não se cansa, nem se fatiga...

O versículo mostra que o SENHOR não se cansa, de sustentar aqueles que estão caídos, fracos, muito menos se cansa das circunstâncias em que nos enfiamos, ou nas quais somos envolvidos e muito menos perde o interesse em nós porque somos atrapalhados, mas está sempre disposta a nos ajudar.

O ser humano eu e você nos cansamos, quando repetidamente socorremos as pessoas que incorrem no mesmo erro, ou não aprendem as lições, mas Deus é misericordioso e quer agir na nossa vida em todo tempo.

Isto fica bastante claro quando o SENHOR conta a parábola da ovelha perdida, aonde ele se esforça para recuperar uma das cem ovelhas que tinha, mostrando que todas elas são importantes, tem o mesmo valor.

MATEUS 18: 14 Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que venha a perecer um só destes pequeninos.

Deus quer ver uma igreja cheia de gente que o encontrou como Senhor da sua vida, mas também se importa com aquele pecador que está do lado de fora, andando por caminhos errados, para o SENHOR não tem ninguém que não possa ser transformado.

Nós, muitas vezes, desistimos facilmente das pessoas; justificamos dizendo que elas não têm mais jeito, mas Deus não desiste de ninguém, Ele acredita que, por mais que, pareça difícil a situação daquela pessoa, nada é impossível para o Seu amor.

Temos até gente que criou uma justificativa para desistir, criando um ditado popular que diz: “Pau que nasce torto vai morrer torto”, mas para Deus “pau que está torto se endireita!”

Na Palavra de Deus está cheio de gente sobre a quais Deus poderia ter desistido mas não o fez:

Deus não desistiu de Abraão quando ele mentiu por causa de Sara?

Deus não desistiu de Moisés quando ele ficou dando desculpas para não cumprir o chamado de Deus?

Deus não desistiu de Saulo quando perseguia a sua Igreja?

Deus não desistiu de Elias quando, se sentindo sozinho, pediu para morrer?

Deus não desistiu de Davi quando adulterou e tramou a morte de Urias?

Deus não desistiu do profeta Jeremias, quando inseguro se disse incapaz o exercício profético?

Deus não desistiu de Pedro quando por três vezes negou a Cristo?

Todos podem ser transformados por Deus, que até o ultimo momento deseja a nossa salvação, nossa transformação.

EZEQUIEL 33: 11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel?

O nosso papel como servos de Deus é o de anunciar, de repreender, de mostrar o caminho correto, sob pena, de nós sermos julgados culpados pela morte daquela pessoa.

EZEQUIEL 33:2-6- Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir à espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um dos seus, e o constituir por seu atalaia;
3 se, quando ele vir que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;
4 então todo aquele que ouvir o som da trombeta, e não se der por avisado, e vier a espada, e o levar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.
5 Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele. Se, porém, se desse por avisado, salvaria a sua vida.
6 Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e vier a espada e levar alguma pessoa dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da mão do atalaia.

IV- SO ELE SABE COMO ENCONTRAR O CAMINHO DE PESSOAS TAO PROBLEMÁTICAS

Veja que o SENHOR não desiste porque ele sabe encontrar com sabedoria a melhor e mais eficiente forma de alcançar estas pessoas, nós muitas vezes falamos que não sabemos mais o que fazer, que nossas idéias e pensamentos não conseguem mais achar um caminho para mudar o que está ocorrendo. 

O inimigo sabe o que vamos fazer, quais os limites de nossa estratégia, até onde conseguimos ir, por tudo o que já demonstramos: temperamento, conhecimento, maturidade na fé, etc.

Mas com o SENHOR é diferente, veja o que Isaias diz a respeito disto.

ISAIAS 40:28 C - .... E inescrutável o seu entendimento.

Em outra tradução diz:”....e não há quem esquadrinhe o seu entendimento, ou a sua sabedoria”

Percebe que o senhor age e os inimigos, não conseguem discernir seus métodos e caminhos e por isso ELE pode se achegar a situação e com sua sabedoria, promover a libertação.

A sabedoria de Deus é insondável, ELE alcança o mais profundo da essência do problema, e descobrindo as causas a que promovem aquele problema e resolve.

Por isso mesmo que na nossa mente humana finita, as vezes até incrédula com a mudança de situações ou pessoas, creia a sabedoria de Deus é insondável e realiza coisas que você nem imagina.

Deus não desiste de nós por que:

SEUS PROPOSITOS NÃO MUDAM

O propósito de Deus era ter filhos segundo sua imagem e semelhança e abençoá-los de todas as formas possíveis,para que eles reinassem em vida.

ROMANOS 5:17-17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

Sabe o que este texto está nos mostrando é que fomos destinados pelo SENHOR a reinar, destinados a ter sucesso, a prosperar, a viver de forma abundante, independente de onde viemos, de nossa condição social, familiar, ou seja lá o que for.

Mas o mais maravilhoso disso é que nós não precisamos conquistar estas coisas, mas sim como o texto diz apenas recebê-las, receber tudo o que Deus conquistou na cruz por nós.

ROMANOS 5:17-17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

Cremos na abundante graça de Jesus sobre nós, que nos da não porque merecemos, mas por seu amor.

E andamos conforme ele nos capacitou justificados por seu amor e não pelo que fazemos, o dom da justiça é recebido pela fé, somos justificados pela fé

DEUS AMA A TODA SUA CRIAÇAO

Deus é pai, e como pai ELE não deixa de nos amar, e um pai jamais se esquece do filho

ISAIAS 49: 15 pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.

Então meu irmão entregue a situaçao a Deus e deixe ele agir mediante sua sabedoria.

V- O QUE VOCE PRECISA É EXERCITAR SUA FÉ DESCANSANDO NELE

O SENHOR sabe que os tempos são trabalhosos, que as lutas cansam, e prova disso é o que Isaias registra, em:

ISAIAS 40:30- 30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão,

Neste texto ele mostra que a força do homem é limitada, até os mais fortes como os jovens, cairão diante de tanta pressão e lutas, mas nos revela que o SENHOR reparte conosco a sua força e coloca-nos não apenas de pé, mas revigorados, para voar como as águias as maiores alturas.

ISAIAS 40:31- 31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.

O SENHOR está nos prometendo forca para chegar ao fim da jornada, para andar a uma velocidade maior ( correr) sem se cansar.

Mas para isso ELE fala algo interessante que é:

ISAIAS 40:31- Mas os que esperam no SENHOR

“A língua portuguesa as vezes não faz uma tradução correta do que dizem os originais em hebraico, neste caso especificamente, esperar no hebraico é “cave”“ que significa atar ou ligar juntos, sendo torcidos.

Significa buscar ao senhor, nos ligar a ele, de tal forma, que seja impossível, desligar, desejo imenso de só fazer a sua vontade.

Veja que em nenhum momento a Palavra de Deus nos exorta a nos acomodar, mas há buscar a Deus e nos ligar a ele como um fio retorcido.

CONCLUSÃO:

Irmão por mais difícil que seja a sua situação, você tem ouvido o que a Palavra de Deus diz a teu respeito, você tem entendido, que não precisa viver uma vida de fracasso, derrotado pelas tentações, sofrendo com duvidas e inquietações, com perdas financeiras, com relacionamentos destruídos, família afetada pelas contendas, você foi chamado para reinar em vida.

Não importa quantas ou o tamanho de suas lutas, o SENHOR sempre estará presente, Deus não desiste de você , nem de suas causas.

Só ELE pode encontrar o caminho da solução daquilo que te incomoda, seus caminhos são inescrutáveis.

Apenas receba pela fé aquilo que ELE conquistou na cruz e reine em vida.

0 comentários:

Postar um comentário