terça-feira, 23 de abril de 2019


I-INTRODUÇÃO

GENESIS 13:5-13-5 E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.
6 Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos.
7 Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra.
8 Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.
10 Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar.
11 E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro.
12 Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma.

No momento em que Abrão foi chamado por Deus para sair de sua casa e de sua parentela, O Senhor tinha um plano de constituir um povo diferente, abençoado, com seu coração voltado para a fé, por isso escolheu Abrão que não hesitou e atendeu ao chamado.
Porém Abraão compartilhou seu chamado com seu sobrinho chamado Ló, e este foi consigo na caminhada.

GENESIS 12:4-5-4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
5 Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.

Como Deus havia prometido Abrão começa a prosperar, diz a Palavra que Abrão era riquíssimo

GENESIS 13:2-2 Abrão era muito rico em gado, em prata e em ouro.

Seu sobrinho Ló também prosperava, e com esse prosperar havia uma certa disputa entre os servos de Abraão e os servos de Ló, pelas pastagens, pela terra etc.

GENESIS 13:6-7- 6 Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos.
7 Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra.

Com esta situação aprendemos algumas lições espirituais com Ló e com Abraão, que farão toda a diferença daqui por diante em sua vida.

II – CUIDADO COM SUAS ESCOLHAS NA CAMINHADA QUE DEUS TE CHAMOU A ASSUMIR

Quando Deus falou com Abraão, deu-lhe orientações claras, sobre o que queria que Abraão fizesse, e como queria que Abrão fizesse:

GENESIS 12:1-3-1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.
3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

O Senhor manda Abraão pegar sua esposa e se separar de sua família, da casa de seus pais e ir para uma nova terra, onde ele seria tremendamente abençoado e seria benção para todos os que descenderiam dele, uma promessa não só para Abraão mas para toda sua descendência.

Diz a Palavra que Abraão foi

GENESIS 12:4-4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

A PERGUNTA É PORQUE ABRAÃO LEVOU A LÓ?

Possivelmente porque era Abraão que cuidava de seu sobrinho, ou até mesmo porque confiava em Ló para ajudá-lo nas lutas que teriam pela frente.
O que se percebe é que passado algum tempo, Ló começou a ser um problema para Abraão, tanto que num determinado momento Abraão teve que pedir a separação de ambos.

GENESIS 13:8-9-8 Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.

Havia uma ordem de Deus a Abraão, mas Abrão escolheu levar a Ló, o problema que acontece na caminhada de Abraão, não foi um problema que estava nos planos de Deus, ou que fosse determinado por Deus, mas sim pela escolha de Abraão.

Irmãos quando não prestamos atenção, quando não temos a fé necessária para cumprir o que Deus nos fala, a gente decide algumas coisas que não foram a direção de Deus e começa a arrumar problemas para a nossa caminhada.

Não é o inimigo, não é a permissão de Deus, tem problemas que somos nós mesmos que causamos e aí queremos que Deus resolva e quando a coisa se complica ficamos irritados com Deus, esquecendo que o problema é que estamos colhendo os frutos de nossas escolhas.

Cuidado, para não obedecer a Palavra de Deus parcialmente, cuidado com suas escolhas, mesmo que seus motivos sejam os melhores, como o de Abraão, que queria levar aquele jovem que ele cuidara desde a infância.

III- AS ESCOLHAS SEMPRE PRODUZEM UM RESULTADO

Não é fácil a caminhada da vida, principalmente para nós seres humanos, cheios de imperfeições e segurança, sempre queremos ter alguém próximo conosco, para nos ajudar.
É assim num negócio ao escolher um sócio, é assim no ministério ao colocar alguém a seu lado para liderar, é assim na vida na escolha do cônjuge, é assim na vida social na escolha dos amigos que vão compartilhar a minha vida.

É preciso muito cuidado.

Quem escolheu levar Ló consigo foi Abraão, não foi Deus que escolheu, não foi o diabo que o incentivou, pelo contrário Deus sabia da ligação de Abraão com toda sua família e não escolheu a Ló para ir junto, foi Abraão que escolheu, assim como somos nós que escolhemos,

E ai que está o problema quando escolhemos sem a direção e aprovação de Deus, com certeza escolhemos um problema, tem gente que fala: “Mas estava indo tudo muito bem”.
Irmãos mesmo que estejamos indo bem pode ter certeza que as consequências de nossas escolhas aparecerão.

Deus não mandou estar junto com Ló, mas Abraão querendo ajudar, querendo alguém ao seu lado para acabar com as nossas carências, que acabamos decidindo colocar alguém ao nosso lado.

Veja que Abraão prosperou porque era uma promessa de Deus e quando estamos ao lado de pessoas comprometidas com Deus, debaixo do chamado de Deus, todos ao redor são abençoados, foi o caso de Ló que prosperou também.

Ai alguém pensa se prosperou, se está dando certo, não tem mais perigo, não há nenhum risco.

Engano amados passado algum tempo, aquilo que não é direção de Deus, continua sendo uma ameaça, foi o caso de Ló, passados alguns anos começou a contenda, os problemas e Abraão teve que dividir a terra, perder tempo, recomeçar em outra terra, já que deu a escolha a Ló para que ele escolhesse.

GENESIS 13: 9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.
10 Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar.
11 E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro.
12 Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma.

Irmão cuidado com as escolhas, pois aquilo que não foi direcionado, instruído por Deus te levará a problemas mais adiante, Abraão foi para a terra mais difícil de cuidar enquanto Ló foi para a planície, uma terra fértil e bem regada.

Abraão teria mais trabalho na terra menos fértil e regada, teria que fazer mudanças de sua casa, veja quanto tempo perdeu.

Sabe irmãos este é o motivo de muitos ministérios, muitas sociedades, muitas famílias, estarem enfrentando problemas, porque as escolhas não vieram com a aprovação de Deus, mas seguiram outros parâmetros, cuidado com as escolhas.

Pois elas podem impedir a visão total do que Deus te prometeu, como curiosidade o nome Ló no hebraico significa véu, ou seja espiritualmente Ló agia na visão de Deus para Abraão, como se as coisas estivessem encobertas em sua totalidade para Abraão, 
enquanto Ló estivesse com Abraão não conseguiria enxergar tudo o que Deus queria fazer por ELE.

IV- QUANDO VOCE E EU APRENDEMOS A RENUNCIAR A TUDO PELA CONFIANÇA NO SUPRIMENTO DE DEUS SOMOS ABENÇOADOS

Uma coisa interessante é que Abraão era o líder da família, do clã, era o mais velho em idade, era aquele que tinha o chamado que causou a prosperidade tanto dele como de Ló, era a autoridade e portanto pelas leis e costumes antigos, tinha prioridade de escolha, mas ELE permitiu que Ló escolhesse, ou seja renunciou à sua prioridade, porque sabia que Deus qualquer que fosse a escolha estaria abençoando.

Irmãos esta era uma característica de Abraão a renúncia sempre em prol de confiar em Deus, se você olhar na Palavra de Deus, Abraão em sua vida renunciou sete vezes as coisas que tinha direito, pela fé em Deus, para atender a Deus.

1.     Vez renunciou a seu pais, ao ser chamado para deixar a sua terra (GEN. 12:1)
2.    Ele renunciou ficar na comodidade de sua família (Sai da casa do teu pai – GEN 12:1)
3.    Ele renunciou a campina do Jordão, terra fértil (GEN 13:10)]
4.    Ele renunciou a prosperidade de Sodoma, deixando Ló escolher primeiro (GEN 13:11)
5.    Abraão renunciou a si mesmo ao permitir a escolha de Ló (GEN 13:9)
6.    Abraão renunciou a Ismael seu filho com Hagar (Jó 21:9-14)
7.    Abraão renunciou a Isaque, ao decidir oferta-lo conforme pedido de Deus (GEN 22:1-3)
A cada renuncia uma dor, um sentimento de perda, que foi suprido da esperança pela fé em Jesus, quando renunciamos as coisas para obedecer a Jesus não perdemos mas somos supridos maravilhosamente.

LUCAS 14:33-33 Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.

Temos dois exemplos um de um homem totalmente errado que era Zaqueu o publicano que renunciou a tudo que tinha conseguido como fruto de seus atos errados e foi abençoado por Jesus.

E por outro lado o mancebo rico que queria herdar a salvação e Jesus lhe dá uma ordem, vai vende tudo que tens e me segue e ele desistiu de seguir a Jesus.
Pode renunciar pela fé que Deus acrescenta bênçãos inimagináveis

Mais do que pedimos ou pensamos

Hoje, à medida que enfrentamos escolhas, podemos confiar em nosso Pai para nos guiar em Seu caminho. Ele prometeu cuidar de nós e sempre nos dará o que precisamos.
ROMANOS 8: 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?