terça-feira, 23 de abril de 2019

DEUS PERMITE QUE AS TEMPESTADES VENHAM SOBRE NÓS, PARA QUE POSSAMOS ABRIR OS NOSSOS OLHOS 

MATEUS 8:24-26 E eis que se levantou no mar tão grande tempestade que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.
25 Os discípulos, pois, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Salva-nos, Senhor, que estamos perecendo.
26 Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança.

Veja que a tempestade estava ali, o SENHOR continuava dormindo e com certeza percebia que a mudança no comportamento das pessoas e do barco já não eram iguais, mas permitiu que ELES continuassem tentando resolver a situação.

O Senhor permite que venha sobre nós as tempestades da vida, por alguns motivos,  quero citar aqui os que entendo ser os mais importantes

a) Para que a gente perceba o nível da nossa fé.

A vida é uma batalha espiritual constante, a ponto de várias vezes o SENHOR se referir a nossa lutra nas Escrituras.

Romanos 15: 30 Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus,

2 corintios 7:5 - 5 Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro.

Efesios 6:12 - 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

Filipenses 1: 27 Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho;

Tem muita gente que se acha extremamente preparado para a batalha espiritual que é a vida com o que viveu até aqui, e não tem a mesma atenção do começo da caminhada, não tem a mesma disciplina do começo da caminhada, não tem mais a mesma preparação do começo da caminhada e aí esta o problema.

Veja que os discípulos depois de passar por tantas coisas com Jesus no barco, começaram a declarar palavras de incredulidade, de morte

Mateus 8:25 Os discípulos, pois, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Salva-nos, Senhor, que estamos perecendo.

Saiam de um nível em que viram Jesus curando, expulsando demônios, mas agora so viam a morte na sua vida. Irmãos não podemos descuidar da nossa vida espiritual.

É preciso se manter atento, preparado, disciplinados já que vivemos em guerra, e quem vive em guerra não se acomoda.

II TIMOTEO 2:21 Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.

Paulo exorta aqui a Timoteo a tomar algumas atitudes que o deixariam preparado para toda boa obra, o capitulo fala de: manejar bem a Palavra, evitar contendas e falatórios profanos, fugir das paixões da mocidade, seguir a justiça, a fé o amor e a paz, etc.

b) Para que a gente possa estar preparado para coisas maiores,  lutas maiores e vitórias maiores
Como vamos chegar ao estágio mais elevado da fé,  se não passamos nas menores batalhas
Por isso a luta serve para ver nossas fraquezas,  nossas qualidades,  aonde precisamos nos aperfeiçoar mais.

Os discípulos precisam passar por isso, para verificar suas fraquezas, suas debilidades,  suas qualidades,  em breve Jesus sairia de cena e eles tinham,  que estar preparados para fazer coisas maiores, mas também para os adversarios

I CORINTIOS 16: 9 porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários.
E olha que até ali grandes coisas o SENHOR havia feito no meio do seu povo

JÓ 5: 8-9 Mas quanto a mim eu buscaria a Deus, e a Deus entregaria a minha causa;
9 o qual faz coisas grandes e inescrutáveis, maravilhas sem número.

Veja que Deus é Deus de grandes obras e poder, mas o interessante é o que Jesus disse a nosso respeito:

JOÃO 14: 12 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai;

Veja a diferença de como eles encaravam a tempestade e como Jesus encarava a tempestade
A gente vê o barco coberto pelas ondas e os discípulos com a visão de morte,

Por  outro lado a gente vê Jesus, mesmo diante da mesma situação,  da barulheira,  do barco para lá e para cá dormindo, a ponto de terem que acorda- lo porque se não o fossem o acordar, com certeza eles só acordaria do outro lado em Gadara.

Qual era a diferença, o próprio Jesus expõe isso.

Mateus 8:26 26 Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança.

O problema era a pouca fé.

Boa tarde