domingo, 30 de junho de 2019


I-INTRODUÇÃO

EXODO 3:1-8-1 Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus.
2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia;
3 pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima.
4 E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui.
5 Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
7 Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos;
8 e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu.

Moisés havia fugido do Egito, depois de ter matado um egípcio que agredia um escravo judeu, para que trabalhasse mais rápido, e diante da opressão de seu povo, Moisés resolve assumir a sua descendência judaica, deixando a corte de faraó, onde possivelmente se transformaria em algum momento de sua vida em faraó, já que havia sido adotado pela filha de faraó.

Moisés já estava vivendo na terra de Midiã, onde conheceu Jetro, que lhe deu por esposa sua filha chamada Zípora, de quem teve um filho que deu o nome de Gerson.
Porém a escravidão continuava no Egito, cada vez a carga era mais pesada para os judeus

EXODO 2:23-23 No decorrer de muitos dias, morreu o rei do Egito; e os filhos de Israel gemiam debaixo da servidão; pelo que clamaram, e subiu a Deus o seu clamor por causa dessa servidão.

O povo clama a Deus e Deus ouve e resolve livrá-los da mão dos egípcios

EXODO 2:24-25-24 Então Deus, ouvindo-lhes os gemidos, lembrou-se do seu pacto com Abraão, com Isaque e com Jacó.
25 E atentou Deus para os filhos de Israel; e Deus os conheceu.

Para a libertação do povo, Deus em sua enorme misericórdia decide usar um homem para dirigir esta libertação e orientar o povo o caminho a seguir, este homem é Moisés.
A chamada de Moisés se dá quando ele apascentava as ovelhas de Jetro seu sogro. no campo e trás consigo grandes ensinamentos.

II- DEUS USA SOMENTE GENTE OCUPADA

Deus usa gente que está acostumado com trabalho e com as lutas da vida
A GENTE VÊ QUE Moisés trabalhava para seu sogro Jetro e trabalhava duro apascentando as cabras e ovelhas de seu sogro no deserto, e todos sabemos que pastar com as ovelhas em temperaturas elevadas não era um trabalho fácil.

Amados Deus está atrás de gente acostumada a trabalhar.

Porque a vida espiritual necessita de gente que esteja acostumado a enfrentar obstáculos , a se esforçar para vencer oposições e não desistir.

Nada vai acontecer de espiritual, se somos pessoas acostumadas a estar acomodados na vida, esperando apenas ser servido, é preciso trabalho e dedicação.

ELISEU ERA LAVRADOR E TRABALHAVA DURO

I REIS 19:19-20-19 Partiu, pois, Elias dali e achou Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, estando ele com a duodécima; chegando-se Elias a Eliseu, lançou a sua capa sobre ele.
20 Então, deixando este os bois, correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. Respondeu-lhe Elias: Vai, volta; pois, que te fiz eu?

GIDEÃO ERA AGRICULTOR

JUIZES 6: 11-12- Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas.
12 Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.

JESUS CHAMOU SEUS DISCÍPULOS E DENTRE ELES NÃO HAVIA NINGUÉM ACOMODADO, PARADO, MAS GENTE QUE TRABALHAVA DURO.

MATEUS 4: 18 E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores.
19 Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

Pedro e seu irmão estavam pescando , passaram a noite toda pescando, quando foram chamados por Jesus;

Mateus também chamado de Levi estava na coletoria cobrando impostos

MARCOS 2: 14 Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.

E tantos outros que foram chamados e usados, porque estavam acostumados com trabalho, porque pessoas ocupadas são comprometidas, são diligentes, não perdem tempo e Deus não tem tempo a perder na pregação do Evangelho.

Então meu irmãos é você mesmo que se sente muito ocupado, muito atarefado, que Deus quer usar para manifestar o seu poder, não recuse, não se justifique, apenas aceite seu chamado.

III- NO DESERTO QUE ENFRENTAMOS, SOMOS EXTREMAMENTE USADOS POR DEUS 

Veja que coisa interessante, normalmente nós queremos ir à igreja, trabalhar pelo Senhor, ser instrumentos de Deus quando tudo vai muito bem na nossa vida, pois achamos que assim podemos ser mais eficientes, mais produtivos.

Mas o poder, a graça e a unção são do Senhor e não dependem do meu momento emocional, ou social,

 Se você perceber Moisés era um nobre da corte do Egito, o segundo na sucessão do trono do Egito, homem estudado e experiente

ATOS 7:22-22 Assim Moisés foi instruído em toda a sabedoria dos egípcios, e era poderoso em palavras e obras.

Mas durante seu período na corte Egípcio não foi usado por Deus, que só o chamou quando este estava no deserto com seu sogro Jetro, num trabalho árduo.

EXODO 3:1-2-1 Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus.
2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia;

Percebe que Moisés se torna o grande libertador não no momento de glória, mas no meio do momento em que sua vida era vivida nas dificuldades do deserto.

SABE POR QUÊ?

Porque é no tempo de deserto que aprendemos a depender exclusivamente de Deus, como Paulo nos revela em 

II CORINTIOS 12: 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.

No deserto sabemos que de Deus vem à provisão, o alimento, a proteção, mas acima de tudo e neste momento que nos tornamos mais íntimos de Deus.

FOI NO DESERO QUE DEUS FALOU FACE A FACE COM MOISÉS, 

EXODO 33: 11 E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda.

NO DESERTO DA VIDA QUE DEUS FEZ ALIANÇA COM GIDEÃO

JUIZES 6: 11 Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas.
12 Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.
13 Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã.
14 Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?
15 Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
16 Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem.

Se está no deserto meu irmãos, creia que Deus está te guiando neste momento, para se manifestar a ti de forma maravilhosa e te mostrar os planos que tem a teu respeito.

IV- E NO MEIO DO DESERTO QUE VOCE PERCEBERÁ SINAIS QUE DEUS QUER TER UM ENCONTRO CONTIGO, PARA PLANEJAR O TEU FUTURO

Moises estava apascentando suas ovelhas e cabras, quando de repente ele vê algo muito estranho, uma sarça começa a arder, porem sem se consumir.

EXODO 3:2-2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia;

Gideão estava no deserto e um anjo se manifestou a ele no meio do lagar

JUIZES 6: 11 Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas.

Jacó estava dormindo quando teve a visão de uma escada que subia até os céus

GENESIS 28: 10-13- Partiu, pois, Jacó de Beer-Seba e se foi em direção a Harã;
11 e chegou a um lugar onde passou a noite, porque o sol já se havia posto; e, tomando uma das pedras do lugar e pondo-a debaixo da cabeça, deitou-se ali para dormir.
12 Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
13 por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência;

Paulo antes de começar seu ministério esteve muitos anos no deserto, onde recebeu a manifestação e as revelações de Deus

GALATAS 1:15-17-15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,
17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.
18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias.

Você tem estado atento aos sinais de que Deus quer te falar e mudar a tua história, ou tem estado ocupado demais tentando apenas resolver suas situações, da sua maneira, com sua própria força.

O que eu e você precisamos é quando ouvimos ou vemos o sinal de que Deus está nos chamado para falar conosco, temos que atender a este chamado. Moisés viu a sarça queimando sem arder, ele poderia tomar muitas direções:

Poderia achar que era coisa da cabeça dele e ir embora;

Poderia não dar importância e continuar o que estava fazendo;

Poderia ficar com medo e fugir;

Mas o que ELE fez?

EXODO 3: 2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia;
3 pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima.

Moisés achou intrigante aquela situação e decidiu chegar mais perto para ver o que acontecia, quando decidiu valorizar o que via, Deus falou com ELE.

EXODO 3:3-6-3 pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima.
4 E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui.
5 Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.

E Moisés se transformou num enviado de Deus cheio de poder e muitos sinais aconteceram através de sua vida.

Se queremos ser vencedores, ultrapassar o deserto, temos que nos envolver com as manifestações de Deus e dar crédito ao que Deus fala.

Sabe que cada fato estranho pelo que você passa no momento do deserto, que você não valoriza, pode ser um sinal, um chamado de Deus? Pense nisso.

V- DEUS NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM SUAS DEFCIENCIAS, ENTÃO IGNORE-AS E SIRVA A DEUS COMO ELE TE CHAMA

Às vezes nós achamos que devemos ser perfeitos para entregar a vida a Jesus, depois pensamos que devemos nos preparar imensamente para servi-lo em alguma área do trabalho do reino e tudo isso vai atrasando o mover de Deus sobre nós, esquecendo que este trabalho é do SENHOR e não nosso.

Você já deve ter ouvido uma frase que diz: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos” em primeiro lugar isto é uma verdade, segundo esta frase não está na Bíblia foi  dita por Albert Einstein, mas a Palavra de Deus tem inúmeros exemplos de que essa frase é uma verdade

Moisés se sentia fraco para fazer a obra de Deus e o que o Senhor disse a ele.

EXODO 3: 10-12- Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel.
11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
12 Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte.

Gideão estava com medo de enfrentar os midianitas  porque se achava muito pequeno para tal ordem, o que o SENHOR lhes disse

JUIZES 6: 14-16- Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?
15 Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
16 Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem.

Isaias foi chamado para ser um instrumento profético de Deus, e disse que não poderia por causa de seus defeitos, o que Deus fez então.

ISAIAS 6: 1-8- No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo.
2 Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava.
3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória.
4 E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça.
5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!
6 Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
7 e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.
8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Você nas mãos de Deus é grande, chamado para fazer grandes coisas, não olhe para você, apenas olhe para o autor e consumador de sua fé e diga: EIS ME AQUI SENHOR

CONCLUSÃO

Deus se move na terra por meio de crentes ocupados, que tem muita coisa para fazer, é estes que Deus tem chamado para ser seu instrumento;

A minha vida e a sua vida, podem não estar as mil maravilhas, podemos estar enfrentando muitas dificuldades, mas aí também o SENHOR nos torna muito usados por ELE.

No deserto em meio a dificuldades, sinais nos são dados, da bisca de Deus em querer a nossa atenção.

Deus não está preocupado com suas deficiências, isso ELE muda;

(Mensagem ministrada na Igreja Água Viva em 16/06/2019, pelo Pr. Sergio Luongo)