domingo, 30 de junho de 2019



I-INTRODUÇÃO


II CRONICAS 20:14-22-14 Então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias o levita, dos filhos de Asafe,
15 e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus.
16 Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis na extremidade do vale, defronte do deserto de Jeruel.
17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco.
O rei de Judá, chamado Josafá estava sendo atacado por um enorme exército de moabitas e os amonitas, o texto fala de uma grande multidão, se multidão já é um aglomerado de muitas pessoas, imagine ao que se referia à grande multidão.
Isto fez com que num primeiro momento Josafá temer muito, por militarmente não tinha poder para enfrentar estes inimigos numerosissimos.
Ao se observar o contexto em que isto acontece, vamos entender que este momento de dificuldade, foi uma conseqüência dos atos de Josafá, que devido à paz e sucesso que acumulava em seu reino, descuidou-se de sua vida espiritual, dando passos errados, se unindo a um rei idólatra e mal, como era Acabe rei de Isarel.
II CRONICAS 18: 1 Tinha, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe.
Logo após se unir, sem estar atento as orientações de Deus, ao chegar em seu reino, foi duramente repreendido, pelo profeta Jeú
II CRONICAS 19:2-2 Mas Jeú, filho de Hanâni, a vidente, saiu ao encontro do rei Jeosafá e lhe disse: Devias tu ajudar o ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do Senhor.
Diante de tudo o que acontece, por esta atitude de Josafá, é preciso refletir na mensagem que o SENHOR deixa ao seu servo.
II- CUIDADO COM OS CONVITES QUE VOCE RECEBE, PARA SE ASSOCIAR A PESSOAS OU SITUAÇÕES.
Muitas vezes nós não damos a devida vigilância que a nossa fé e a nossa vida espiritual necessitam, tanto que há várias advertências sobre sermos sóbrios e vigilantes, e por esse descuido, às vezes não compreendemos, que nos unir a algumas pessoas ou situações QUE PODEM COMPROMETER A NOSSA SEGURANÇA
Josafá era um servo de Deus, um homem temente a Deus, que assume o reino de Judá, se fortalece contra o reino de Isarel, que estava impregnado de idolatria e longe a vontade de Deus, por isso Deus abençoava a fidelidade de Josafá
II CRONICAS 17: 3-4- E o Senhor era com Jeosafá, porque andou conforme os primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não buscou aos baalins;
4 antes buscou ao Deus de seu pai, e andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel.
Josafá então promove um tremendo avivamento, enviando homens de Deus a ensinarem a Lei a todo o povo de seu reinado, o resultado disso era o mover maravilhoso de Deus, que transformava o moradores de Judá e colocava sobre as pessoas que rodeavam a Judá um temor tamanho que não ousavam fazer guerra contra ELE.
Além disso ate seus inimigos traziam presentes para Judá e o seu rei Josafá
II CRONICAS 17:10-13-10 Então caiu o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras que estavam ao redor de Judá, de modo que não fizeram guerra contra Jeosafá.
11 Alguns dentre os filisteus traziam presentes a Jeosafá, e prata como tributo; e os árabes lhe trouxeram rebanhos: sete mil e setecentos carneiros, e sete mil e setecentos bodes.
12 Assim Jeosafá ia-se tornando cada vez mais poderoso; e edificou fortalezas e cidades-armazéns em Judá;
13 e teve grande quantidade de munições nas cidades de Judá, e soldados, homens valorosos, em Jerusalém.
Tudo ia muito bem, até que um determinado dia, após alguns anos de viver toda esta benção de Deus, Josafá se encontra com Acabe que lhe propõe uma aliança, para que juntos a Ramote Gileade, para fazer guerra contra a Síria.
II CRONICAS 18:3-3 Perguntou Acabe, rei de Israel, a Jeosafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote-Gileade? E respondeu-lhe Jeosafá: Como tu és sou eu, e o meu povo como o teu povo; seremos contigo na guerra.
Por ter feito uma aliança com alguém que não temia a Deus, por não ter consultado a Deus sobre isso, Josafá teve sérios problemas: Ele quase perdeu sua vida, quando Acabe o convenceu a ir com as vestes reais a luta, enquanto ele se disfarçaria em um soldado comum.
Mas o rei da Síria queria mesmo era matar ao Rei Acabe e ordenou para que seus soldados o procurassem na batalha e o ferissem.
II CRONICAS 18:30-30 Ora, o rei da Síria dera ordens aos capitães dos seus carros, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, senão só contra o rei de Israel.
Quando viram Josafá com as vestes reais entenderam que era Acabe e fizeram tudo para matá-lo
II CRONICAS 18:31-31 Pelo que os capitães dos carros, quando viram a Jeosafá, disseram: Este é o rei de Israel. Viraram-se, pois, para pelejar contra ele; mas Jeosafá clamou, e o Senhor o socorreu, e os desviou dele.
Mesmo escapando pela graça de Deus da morte certa na batalha, Josafá teve que lidar com o fato de ter irritado a Deus com sua atitude, o que é percebido, quando é duramente repreendido pelo profeta, e informado que haveria conseqüências desta atitude.
II CRONICAS 19:2-2 Mas Jeú, filho de Hanâni, a vidente, saiu ao encontro do rei Jeosafá e lhe disse: Devias tu ajudar o ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do Senhor.
Sabe irmãos, é preciso cuidado a cada passo dado, após decidimos servir a Deus, pois somos chamados para ser separados, de tudo o que desagrada a Deus, somos chamados na Palavra de Deus de santos
ATOS 9:13- 13 Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
E a Palavra santo no grego significa separado, consagrado a Deus, e a igreja foi chamada para ser santa.
I CORINTIOS 1: 2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
Por isso é preciso muito cuidado com as nossas atitudes, nossas alianças, com quem nos unimos, pois podemos estar trazendo para nós um tremendo peso e repreensão de Deus, além de correr o risco de ter a nossa vida colocada em risco.
O mundo sabe quando não pode te tocar, porque você está debaixo da potente mão do Senhor, mas sabe também o quanto se afastar de Deus te torna uma presa fácil.
SALMOS 91:1-7- Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.
2 Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
3 Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa.
4 Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel.
5 Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia,
6 nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.
7 Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.
III- MUITOS PENSARÃO, MAS TENHO ME UNIDO A PESSOAS DE DIVERSAS FÉ, OU DE NENHUMA FÉ E NUNCA ME DEI MAL, ACHO UM EXAGERO PENSAR ASSIM
Irmãos em primeiro lugar se você pensa assim, quero dizer que você não está me contrariando, está contrariando o que diz a Palavra de Deus, quando fala sobre o assunto.
II CORINTIOS 6:14-18-14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?
15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?
16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
17 Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei;
18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.
Todos estamos sujeitos a cair nesta armadilha, pois a característica da sociedade moderna, é que a todo momento, estamos nos comunicando com pessoas de todos os tipos, de todas as religiões e lugares, isso é inevitável.

Porém como cristãos, devemos ser vigilantes com relação às pessoas com quem temos contato, para não corremos o risco de nos envolver mais profundamente a ponto de desenvolver um relacionamento em jugo desigual.

E esse relacionamento em jugo desigual pode acontecer em uma sociedade de trabalho, em um relacionamento amoroso, e pasme até mesmo dentro da igreja e que com certeza tem a grande chance de prejudicar nosso viver com Deus.

Para entender : “o jugo é uma pedaço de madeira usado para unir bois, ou outros animais, um ao lado do outro, para que estes possam arar o campo”.
 
Para que esse arado seja produtivo e não produza esforço desnecessário, eles precisam estar em sintonia, no mesmo ritmo, com a mesma meta. 

O jugo então representa a união, onde um for, o outro o acompanha, uma vez que estão ligados por esse pedaço de madeira.

Imagino que unir dois animais grandes, como os bois, e fazê-los seguir a mesma linha e andar lado a lado com o mesmo objetivo não seja algo fácil.

Agora, imaginem unir dois animais de raça diferentes, de portes diferentes, de costumes diferentes?

Um boi a um jumento, por exemplo, ou a um cavalo. Seriam animais diferentes, de portes diferentes, criados de maneiras diferentes, cada um com uma função diferente trilhando o mesmo caminho. O boi, talvez esteja acostumado a arar a terra, porém para o jumento, por exemplo, isso é novidade.

Será que eles teriam sintonia? Será que essa união daria certo? O objetivo do jumento é o mesmo que o do boi?

Por isso devemos ter cuidado que a Palavra nos ensina, para não nos unirmos com as pessoas alheias a nossa fé, que podem estar dentro ou fora da igreja.

Não se espante!!!

É possível que mesmo em um relacionamento entre dois cristãos, exista o jugo desigual.
Basta que um deles não tenha a mesma consagração, os mesmos objetivos que a Palavra nos ensina, ou seja, um cristão que tem um viver espiritual saudável, mas se junta a outro cristão que não tem um viver espiritual saudável, não tem comunhão com Deus.

E isto tem se tornado comum algumas pessoas, ditas cristas não têm um viver espiritual saudável. Vão às reuniões, cultos, conferências ou retiros, mas não têm uma comunhão íntima com Deus, não têm um viver consagrado. 

Por isso é preciso estar atento e buscar orientação em Deus e mis que buscar escutar e obedecer o que Deus fala, Josafá se uniu a Acabe, mas buscou a orientação de Deus, mas não obedeceu e quase perdeu a vida e comprometeu seu futuro.

II CRONICAS 18:6-7,13,15,16 -.6 Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor a quem possamos consultar?
7 Ao que o rei de Israel respondeu a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; eu, porém, o odeio, porque nunca profetiza o bem a meu respeito, mas sempre o mal; é Micaías, filho de Inlá. Mas Jeosafá disse: Não fale o rei assim.
13 Micaías, porém, disse: Vive o Senhor, que o que meu Deus me disser, isso falarei.
15 Mas o rei lhe disse: Quantas vezes hei de conjurar-te que não me fales senão a verdade em nome do Senhor? 16 Respondeu ele: Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne em paz cada um para sua casa.

Mesmo diante de escutar o que o profeta disse, Josafá foi

II CRONICAS 18:28-28 Subiram, pois, o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, a Ramote-Gileade.

Porque será que Josafá embarcou nessa? Porque será que às vezes nós também embarcamos?
Simples tudo estava indo muito bem, Josafá tinha sido mito bem recebido por Acabe, havia muita celebração como se tudo transcorresse muito bem, veja que Josafá teve esta aliança por anos e nada aconteceu, quando voltou a se encontrar com Acabe, foi recebido com alegria e com um tremendo banquete.

II CRONICAS 18:2- 2 Ao cabo de alguns anos foi ter com Acabe em Samária. E Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que o acompanhava; e o persuadiu a subir com ele a Ramote-Gileade.

Sabe irmãos quando o crente se une com o mundo é recebido muito bem, porque conseguiram te retirar do lugar inalcançável pelos seus inimigos. 

Mas esta festa não dura muito e os dissabores da vida acabam te encontrando, mesmo um homem como Josafá, que vivia em paz com seus inimigos, cheios de riqueza e honra, se viu no meio da guerra, e quase morto.

IV- APRENDA A OUVIR E LEVAR EM CONSIDERAÇÃO, AQUILO QUE AS AUTORIDADES ESPIRITUAIS, QUE DEUS COLOCOU SOBRE VOCÊ TE DIZEM.

Sabe irmãos Deus escolheu pessoas e as ungiu com o Espírito Santo de Deus, para que estas sejam seus instrumentos para ministrar a seu povo, ajudá-los a seguir o caminho do Senhor, e que vivem a ministrar em nosso meio, para que a gente consiga cumprir os planos de Deus a nosso respeito.

PROVÉRBIOS 11:14- 14 Quando não há sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança.

Em outra tradução:” Não havendo sábia direção, toda nação é arruinada...”

Por mais que muitos não queiram o SENHOR estabeleceu autoridades sobre a nossa vida

ROMANOS 13:1-2- Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.
2 Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.

Na igreja devemos da mesma forma estar considerando o valor desta autoridade na ministraço que recebemos, existem diversas pessoas, chamadas por Deus para nos liderar

EFÉSIOS 4:11-14- E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,
12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;
14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;

As pessoas que, pela graça, ocupam tais funções, tem autoridade espiritual sobre os demais. Reconhecer esta autoridade é um exercício que nos ajuda não só a nos submeter à autoridade de Deus, mas como a caminhar pela orientação espiritual correta

Saul desagradou a Deus que resolveu retirar o controle do reino de sua mão, e ungiu a Davi como rei, Davi foi perseguido por Saul, teve oportunidade de matá-lo e antecipar o inicio de seu reinado, mas veja o principio que Davi seguiu

ISAMUEL 26: 11 o Senhor, porém, me guarde de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor. Agora, pois, toma a lança que está à sua cabeceira, e a bilha d''água, e vamo-nos.

Uma coisa nestes mais de 38 anos de igreja e mais de 23 anos de pastor, que tenho observado é que as pessoas são alertadas pela Palavra ministrada, pelo conselho dado, sobre pessoas que lideram a igreja, que estão debaixo da fidelidade e interpretação correta do que a Palavra ensina, mas muitos que recebem a orientação, continuam pensando e agindo, como querem, como entendem e não seguem a orientação dada, não respeitando a autoridade espiritual que Deus colocou sobre sua vida.

Se a gente não consegue entender a importância de respeitar esta autoridade, como respeitaremos a autoridade daquele que não vemos (Deus).

Não será por isso, que muitas coisas ainda não se resolveram na nossa vida?

Talvez seja por não ouvir conselhos, que ainda estamos enfrentando estas lutas, estes temores?
Um dia o profeta Isaias, expressou sua preocupação, com todas as profecias entregue aos judeus, que não seguiam ou davam valor, ele declara em alta voz.

ISAIAS 53:1- 1 Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor?

Josafá quis ouvir ao profeta, pediu para ouvir o profeta, que lhe disse o que iria acontecer


II CRONICAS 18:15-16- 15 Mas o rei lhe disse: Quantas vezes hei de conjurar-te que não me fales senão a verdade em nome do Senhor?
16 Respondeu ele: Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne em paz cada um para sua casa.
Mas mesmo assim o rei Josafá resolveu não dar voz ao profeta, guiar-se pelos apelos humanos e materiais e foi com Acabe

II CRONICAS 18:28- 28 Subiram, pois, o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, a Ramote-Gileade.

O resultado foi quase a sua morte, a morte de Acaz a derrota para a síria, o exercito de Isarel, desbaratado.

Sabe irmãos como pastor, sinto muitas vezes a mesma coisa que Isaias: “Quem deu crédito ao que estou falando” isso entristece, não por minha causa, pois estou falado àquilo que é para seu bem, mas se você não escutar, colherá as dificuldades da vida e a sua dificuldade nos entristece.
Pare de agir por sua conta e risco e ouço o que a autoridade espiritual que Deus colocou sobre sua vida, está te ensinando.

HEBREUS 13:17- 17 Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

V- AS CONSEQUENCIAS DAS ATITUDES TOMADAS SEMPRE APARECEM PARA NOS VISITAR

Quando a Palavra de Deus esclarece sobre a lei da semeadura e da colheita que tão bem conhecemos

GALATAS 6: 7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

A gente só pensa em bênçãos materiais, mas na realidade a lei da semeadura e da colheita, mostra que todas as nossas atitudes, geram conseqüências.

ECLESIASTES 3: 2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

Estas conseqüências nem sempre aparecem logo, ainda usando a figura de uma plantação, sabemos que a planta leva um tempo para crescer e frutificar, foi o que aconteceu com Josafá, depois de anos, do erro de Josafá, foi que os Moabitas e Amonitas vieram para invadir a Judá, mostrando que a colheita do que plantamos sempre vem.

Pois o SENHOR DETERMINOU ISSO EM SUA PALAVRA

GENESIS 8:22- 22 Enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.

Isso significa que colheremos os momentos de uma má semeadura que praticamos, mas que este momento pode ser amenizado, pode não se transformar numa dor, ou dificuldade constante, quando o SENHOR acha em nós mais coisas boas do que as ruins.

Josafá plantou desobediência, jugo desigual e colheu para si uma frota inimiga enorme, que vinha para esmagá-lo, e todos sabemos o que um estado de guerra provoca: medo, insegurança, dor, falta de alegria, e tatás outras coisas, que são momentos muito ruins, por tudo isso Josafá passou, porém diz a Palavra que NELE foram achadas mais semeaduras boas que ruins.

II CRONICAS 19:3- 3 Contudo, alguma virtude se acha em ti, porque tiraste para fora da terra as aserotes, e dispuseste o teu coração para buscar a Deus.

Em outra tradução diz: “Mas se acharam em ti coisas boas, porque tiraste da terra os bosques e preparaste teu coração para buscar a Deus

Então o SENHOR agiu para que passado um tempo desta ameaça, passado um tempo do sofrimento de Judá e de Josafá ELE pudesse agir, para que o reino de Judá não fosse destruído, mas houve um tempo de aflição, porque a lei da semeadura não falha.

Josafá apavorado, sofrendo promove um jejum e faz uma oração a Deus

II CRONICAS 20:3- 3 Então Jeosafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá.

E o resultado foi que Deus respondeu

II CRONICAS 20:13-15- 13 E todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também os seus pequeninos, as suas mulheres, e os seus filhos.
14 Então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias o levita, dos filhos de Asafe,
15 e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus.

CONCLUSÃO:  

Cuidado com quem você se associa, isso pode comprometer a nossa posição e o nosso futuro;

Não é um exagero se preocupar em não cair em jugo desigual;

Aprenda a ouvir e atender as autoridades espirituais, que Deus coloca sobre sua vida;

Não se esqueça a lei de semeadura e da colheita, pois as conseqüências sempre aparecerão.

 (Mensagem ministrada na Igreja Água Viva em 23/06/2019, pelo Pr. Sergio Luongo)