I-INTRODUÇÃO
II CORINTIOS 9: 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.
O texto nos mostra Paulo ensinando aos crentes de Coríntios que quando nos relacionamos com Deus da forma correta, o SENHOR da mesma forma nos abençoará, e parte deste relacionamento correto com ELE é obedecer, servir,se alegrar não como uma obrigação, mas tendo prazer em fazer isso.
II CORINTIOS 9:7-7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.
Quem se relaciona assim reconhece quem ELE é e o que fez e faz por nós.
SALMOS 126: 2 Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cânticos. Então se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor por eles.
3 Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.
Davi era conhecido como um homem segundo o coração de Deus, entre outras coisas, porque reconhecia plenamente quem era o SENHOR;
I CRONICAS 29:11-12- 11 Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos.
12 Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.
Davi só conseguiu ser quem ELE realmente foi, por causa deste reconhecimento que tudo o que tinha, o que recebia, vinha de Deus, e por isso valorizava tudo o que o SENHOR fazia, concedia a ELE por menor que estas coisas pudessem parecer aos olhos humanos.
Davi não se preocupava em fazer tarefas aparentemente pequenas, depois de ter sido ungido rei por Samuel a mando do Senhor, não se importou em continuar pastoreando as ovelhas, muito menos de ser entregador de encomendas, conforme se vê em:
I SAMUEL 17:17-18- 17 Disse então Jessé a Davi, seu filho: Toma agora para teus irmãos uma refa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos.
18 Leva, também, estes dez queijos ao seu comandante de mil; e verás como passam teus irmãos, e trarás notícias deles.
Davi não desprezava pequenas batalhas e pequenas vitórias, nessas pequenas experiências Davi entendia que eram preparação para o plano maior que era reinar sobre Israel. E as fazia da melhor maneira possível.
O que Davi entendeu é que tudo que acontece na vida de um servo de Deus, ou é enviado por Deus ou é permitido por Deus com um propósito de nos preparar para algo maior que vem adiante.
Podemos encarar que tudo que o SENHOR nos dá ou permite que vivamos são sementes e portanto temos que receber de bom grado, valorizar esta semente, semear, cuidar dela para colher de forma abundante.
No texto que lemos como introdução vemos que o SENHOR dá aos seus filhos semente, com propósitos, e como a tratamos determina o resultado final da nossa colheita.
II – O SENHOR NOS ENSINA A VALORIZAR TUDO O QUE ELE COLOCA EM NOSSAS MÃOS
Normalmente em quase a maioria das vezes as sementes que os agricultores semeiam, são pequenos grãos, de pequeno tamanho, mas quando plantada em terra boa, preparada e tratada, aquela pequena semente produz uma colheita de frutos abundantes, se tornam grande fonte de lucro.
Na nossa vida todos nós desejamos alcançar os maiores voos possíveis, queremos ver nossos sonhos realizados. Normalmente sonhamos com coisas grandes e quando o SENHOR começa a trabalhar em nossa vida, em boa parte das vezes ELE não começa de uma forma grande,ELE começa devagar, nos preparando para alcançar coisas maiores.
Moisés para se tornar o grande libertador de Israel, teve que deixar a corte do Egito onde era um dos príncipes e se retirar para o deserto e se tornar um pastor de ovelhas;
Davi antes de ser rei, teve que ser pastor de ovelhas, desprezado pelos seus irmãos, foi sendo depois foi ser escudeiro e tocador de harpa para o rei Saul, Davi entendia que todas estas pequenas experiências o estavam preparando para ser um dos maiores reis que Israel já teve;
Quantos exemplos assim conhecemos, de pessoas que perceberam que mesmo os pequenos começos, podem gerar grandes coisas: A empresa que produz o IPHONE a Apple começou em uma garagem. O Google nasceu da cabeça de dois estudantes da Universidade de Stanford em 1998, hoje é uma das três empresas mais valiosas do mundo.
Nós precisamos entender que nada começa grande, temos que valorizar aquilo que o SENHOR pôs na nossa mão por menor que seja e trabalhar para que elas se tornem grande.
A Palavra de Deus nos diz isso:
ZACARIAS 4:10-Não desprezeis os pequenos começos
Além de nos ensinar a não desprezar as pequenas coisas, o SENHOR nos faz um chamado para que a gente se alegre e não duvide do potencial do que ELE entrega em nossa mão, porque foi dado por Deus e serve para nos preparar e abençoar para coisas maiores.
Receba com alegria e fé tudo aquilo que Deus deu ou permitiu, porque ao final você verá como as coisas serão transformadas e produzirão em abundância.
ECLESIASTES 7: 8 Melhor é o fim duma coisa do que o princípio;
III- NUNCA DUVIDE DO POTENCIAL DAQUILO QUE DEUS PERMITIU QUE VOCÊ VIVESSE
A dúvida é o grande inimigo das nossas conquistas e está presente em maior ou em menor grau, em momentos da vida de todos seres humanos. Mas é preciso que a gente não a deixe dominar, senão ela se tornará um grande problema na nossa vida e na busca dos resultados que desejamos e buscamos.
Jamais deixe a dúvida dirigir o seus pensamentos, a nossa fé, elas existem, nós é que não podemos dar a ela um lugar de destaque em nossa mente, porque elas expressam a nossa falta de confiança em Deus.
A dúvida surge quando não assumimos o potencial que o SENHOR nos deu.
MARCOS 9: 23 Ao que lhe disse Jesus: Se podes!-tudo é possível ao que crê.
O SENHOR mostra que não há impossíveis para quem não duvida.
Devemos entender que as sementes só florescem e dão uma colheita marcante, quando elas caem em boa terra e a boa terra é o nosso coração confiante em Deus e sua Palavra, com isso a produção de uma pequena semente se torna enorme.
LUCAS 8:5-8- 5 Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram.
6 Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade.
7 E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na.
8 Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Um dia o profeta Elias profetizou que por causa da idolatria e afastamento de Deus haveria seca na terra de Israel por três anos. Passado três anos depois que o povo de Deus abandona a idolatria, Elias profetiza que haveria uma grande chuva sobre a nação;
I REIS 18: 41 Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de abundante chuva.
Sem nenhuma nuvem no céu Elias prediz a chuva e não apenas uma chuva qualquer, mas uma chuva abundante. Orou Elias a Deus para que chovesse e mandou seu servo por sete vezes subir ao momento e verificar se havia uma nuvem no céu. Por seis vezes o servo de Elias subiu ao monte e nada viu, apenas na sétima vez ele viu alguma coisa.
I REIS 18:44 Sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem, do tamanho da mão dum homem
Veja que o que Deus havia enviado a Elias era uma nuvem do tamanho da mão do homem. Você já imaginou o que é isso para a dimensão do tamanho do céu? Para muitos no lugar de Elias não representaria nada, seria um momento de dúvida, mas para Elias era muito, porque vinha de Deus e ele sabia que Deus mesmo com um começo tão pequeno iria mandar abundante chuva e manda seu servo avisar ao rei.
I REIS 18:44 b- Então disse Elias: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
O resultado de não duvidar da pequena nuvem que Deus enviava é visto pela manifestação do que aconteceu na região.
I REIS 18: 45 E sucedeu que em pouco tempo o céu se enegreceu de nuvens e vento, e caiu uma grande chuva.
Entenda uma coisa para colher grandes frutos, alegre-se com aquilo que Deus lhes dá neste momento, não destrua sua semente duvidando do que ELA pode gerar, mesmo sendo pequena a Palavra de Deus mostra que se nós nos alegramos nas pequenas coisas, seremos colocado sobre o muito.
MATEUS 25: 21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Meu irmão você pode ter a certeza que se o Senhor te abriu uma porta pequena para os teus sonhos, não duvide se esta porta não parece te levar aquilo que você espere, apenas receba com fé e creia que coisa melhor e maior virá desta porta aberta.
IV –FIQUE CONTENTE COM OS PEQUENOS COMEÇOS, POIS É A SUA PREPARAÇÃO PARA GRANDES REALIZAÇÕES
Muitos de nós ao ver os pequenos começos, as pequenas bênçãos de Deus, o pequeno movimento de Deus em nosso favor, e por ter pedido a Deus a realização de grandes coisas, temos a tendência de não valorizar aquilo que recebemos. Não é incomum diante dessa situação: murmurar, reclamar, não dar o devido valor, aquilo que recebemos.
Entenda uma coisa: foi Deus que nos proporcionou aquilo que temos, então jamais a despreze por menor que seja, seja grato, semeia em oração, semeie com a fé, por que quem dá valor as pequenas coisas está apto a viver e cuidar das maiores também, somos chamados a nos contentar com aquilo que recebemos.
HEBREUS 13:5-5 Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes;
Quando agimos desta maneira o SENHOR não nos abandona
HEBREUS 13:5b-porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
E nos leva a concretização daquilo que desejamos, porque tudo que ele começa ele termina, desde que a gente não abra mão da nossa confiança
HEBREUS 10:35-36- 35 Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa.
36 Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
Os pequenos começos nos preparam para os grandes futuros
CONCLUSÃO
Irmãos aprendemos na Palavra de Deus a valorizar tudo o que acontece em nossa vida, pois ou veem de Deus ou da sua permissão e tudo o que Deus dá ou permite, cooperam sempre para nosso bem, são preparações para coisas maiores.
Aprendemos ainda que jamais podemos duvidar do potencial das coisas que o SENHOR prepara para nós, por menor do que possam parecer, diante de sonhos tão grandes que temos.
E por ultimo entender que temos que nos contentar com tudo o que temos, pois dessa forma a colheita abundante está garantida.
0 comentários:
Postar um comentário