I-INTRODUÇÃO
II TIMOTEO 4:16-17-16 Na minha primeira defesa ninguém me assistiu, antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado.
17 Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão,
Paulo escrevia a Timóteo e mostrava que naquele momento seus amigos, aqueles que diziam que estavam com ELE, os haviam abandonado, com medo das perseguições, e tudo o que isso provocaria em suas vidas, decidiram então abandonar a Paulo e seu compromisso com ELE e com a fé.
Mas veja que coisa interessante, Paulo ao invés de ficar nervoso, irritado, desejando uma vingança punitiva a estas pessoas, faz uma oração para que o SENHOR não os imputassem este erro, este abandono.
II TIMÓTEO 4:16 b-...antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado.
Paulo faz esta oração porque sabia que o comprometimento com Deus e sua obra é algo muito serio e precioso e um dia será cobrado pelo SENHOR de cada um de nós. É tão importante que Jesus mostra que aqueles que são aprovados, reconhecidos como servos e amigos de Deus, são aqueles que são compromissados com ELE
JOÃO 15:14-15--14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.
O comprometimento é tão importante não apenas na vida espiritual, mas é também um dos diferenciais que as empresas exigem de seus empregados na sua caminhada dentro da empresa,pois o sucesso é fundamentado neste comprometimento.
Comprometimento significa lealdade aos propósitos com quem o com o que nos comprometemos, é reconhecida por alguns resultados que a vida de quem se comprometeu revela, tais como: dar o máximo de sí para concluir as coisas que estão sob sua responsabilidade, ser fiel, honrar seus compromissos e regras com os quais você se comprometeu.
Precisamos ser comprometidos com o SENHOR, sua palavra e ordenanças, porque servimos um Deus que leva o comprometimento a sério, o SENHOR é comprometido com cada um dos seus em todo tempo.
Ele tem uma aliança conosco e um compromisso de nos guiar, nos guardar, nos proteger, nos fortalecer, nos curar e nos suprir em todas as nossas necessidades, ELE reafirmou isso em sua Palavra.
DEUTERONOMIO 29:10-12-Vós estais, hoje, todos perante o Senhor, vosso Deus: os cabeças de vossas tribos, vossos anciãos e os vossos oficiais, todos os homens de Israel, os vossos meninos, as vossas mulheres e o estrangeiro que está no meio do vosso arraial, desde o vosso rachador de lenha até ao vosso tirador de água, para que entres na aliança do Senhor, teu Deus, e no juramento que, hoje, o Senhor, teu Deus, faz contigo.
Quem não se compromete na realidade não assumiu seu papel e a qualquer momento pode decidir não continuar, recuar e mudar sua direção. E na fé se houver um recuo isto gera também o afastamento de Deus e sua provisão sobre a nossa vida.
Porém quando assumimos o comprometimento com Deus, Deus começa a operar em nós uma série de manifestações necessárias para a nossa caminhada segura e feliz.
II- QUANDO ASSUMIMOS A NOSSO FÉ COM COMPROMETIMENTO COM DEUS PASSAMOS A CAMINHAR POR ESTE COMPROMISSO E NÃO PELO APOIO HUMANO.
Sabe todos nós gostamos e talvez pensamos que sem as pessoas ao nosso lado não conseguiremos obter bons resultados, mas precisamos entender que comprometimento e compromisso que assumimos é com Deus e com sua obra e não com pessoas, portanto quando acontecer de nos achar sozinhos na caminhada, devemos entender que nós que nos comprometemos temos que continuar caminhando, mesmo que outras pessoas decidirem não ir conosco.
Vários homens comprometidos com Deus, mostram que não baseavam seu comprometimento pelo numero de pessoas junto com eles.
Daniel para três vezes por dia sozinho em meio a muita oposição;
Elias ficou por longo período orando e sacrificando sozinho;
Jeremias orava e clamava a Deus chorando sozinho a beira do rio;
Paulo mostra que no momento de maior necessidade que ELE tinha, sendo julgado como um criminoso, foi abandonado por todos,
II TIMÓTEO 4:16 a- 16 Na minha primeira defesa ninguém me assistiu, antes todos me desampararam...
Mas ELE continuou pregando, ensinando, ministrando mesmo em meio a dor e a prisão. E qual foi o resultado disso?
Paulo mesmo revela o resultado de não ter deixado seu comprometimento, de continuar fazendo o seu melhor para o reino de Deus.
II TIMÓTEO 4:17- 17 Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão,
Quando que esta intervenção de Deus veio sobre a vida de todos os homens e principalmente de Paulo, que é a base de nosso estudo?
Quando mesmo que sozinho, mesmo que em meio a lutas e dores, Paulo continua comprometido com Deus e com a sua Palavra, continua operando em meio a todas estas dificuldades, pode ser que até emocionalmente e materialmente estivesse sofrendo dificuldades, mas ELE continuava fiel ao seu compromisso com Deus, aí o SENHOR O FORTALECEU, DEU-LHE FORÇA, LIVROU-O DA BOCA DO LEÃO.
Não foi só com Paulo, lembrem-se que isso aconteceu muito tempo antes, quando o rei Nabucodonosor, mandou edificar uma estátua para que todos em seu reino se prostrassem e a adorassem e quem não o fizesse deveria ser sacrificado, sendo jogado na fornalha de fogo ardente,
DANIEL 3:4-6-4 E o pregoeiro clamou em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e gentes de todas as línguas:
5 Logo que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado.
6 E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro duma fornalha de fogo ardente.
Os três amigos de Daniel, se recusaram a curvar-se a estátua que o rei da babilônia mandou edificar para ser adorada, por causa de seu comprometimento com Deus e com sua obra.
DANIEL 3:14-18- 14 Falou Nabucodonosor, e lhes disse: E verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
15 Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro duma fornalha de fogo ardente; e quem é esse deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonosor, não necessitamos de te responder sobre este negócio.
17 Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei.
18
Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem
adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
O
rei então enfurecido manda não apenas jogar aqueles homens na fornalha, mas
também que aumentasse a temperatura da fornalha sete vezes mais, os amigos de
Daniel foram jogados dentro dela, a temperatura era tanto, que os homens que
jogaram Sadraque, Mesaque e Abednego, foram mortos pelo calor.
DANIEL 3:22-23- 22 Ora, tão urgente era a ordem do rei e a fornalha estava tão quente, que a chama do fogo matou os homens que carregaram a Sadraque, Mesaque e Abednego.
23 E estes três, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
Quando assumiram seu compromisso com Deus e não se curvaram a Estatua o SENHOR nosso Deus foi com eles, os livrou de todo dano, nada lhes aconteceu, nem mesmo o cheio de queimado ficou sobre sua roupa.
DANIEL 3:25-27- 25 Disse ele: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.
26 Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Logo Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.
27 E os sátrapas, os prefeitos, os governadores, e os conselheiros do rei, estando reunidos, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os corpos destes homens, nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem sofreram mudança os seus mantos, nem sobre eles tinha passado o cheiro de fogo.
O livramento e as operações de Deus com aqueles que se mantém no seu compromisso com ELE, com sua Palavra e com seu reino é tamanho, a ponto de um Rei pagão e incrédulo declarar:
DANIEL 3:29- 29 Por mim, pois, é feito um decreto, que todo o povo, nação e língua que proferir blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro deus que possa livrar desta maneira.
Perceba uma coisa meu irmão um dia o SENHOR te encontrou te recebeu com a salvação, mas também te chamou e te incumbiu de uma tarefa, então assuma este compromisso em tempos bons ou ruins, faça o que ELE te chamou a fazer, obedeça, mova-se pela fé e você vai ver todo o livramento e provisão que ELE fará sobre a sua vida.
CONCLUSÃO
O SENHOR deseja homens e mulheres comprometidos com sua Palavra não apenas pessoas que de maneira superficial se relacionem com ELE, veja o que ELE diz:
MATEUS 15: 8 Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.
Pense nisso e decida a não apenas falar mas mostrar o seu comprometimento com Deus: renunciando ao seu eu, cumprindo as ordenanças de Deus, perseverando em todo tempo e espere o agir de Deus maravilhosamente em su
0 comentários:
Postar um comentário