segunda-feira, 24 de maio de 2021

 



I-INTRODUÇÃO

SALMOS 27:10,13-10 Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.

13 Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra.

Davi escreveu o salmos 27 logo após uma série de livramentos que o SENHOR deu contra seus inimigos, que eram muitos dentre o seu povo e dentre os povos estrangeiros, já que Davi era um grande guerreiro e um grande conquistador e com isso atraiu muitos inimigos.

Davi passou por momentos difíceis em sua vida: Rejeitado por seu pai quando da ida do profeta Samuel até sua casa, de onde o Senhor havia provido um novo rei para Israel e seu pai Jessé, fez passar a todos os irmãos e não mandou chamara a Davi, pois o achava inferior a seus irmãos. Depois já ungido rei, foi a pedido de seu pai ao arraial do Exército de Israel, levar comida e saber notícias de seus irmãos, porém um gigante afrontava ao exército e Davi se dispôs a lutar com ele, seus irmãos então o humilharam chamando de arrogante e presunçoso, que estava ali só para se mostrar superior. Mais adiante foi perseguido por Saul que desejava sua morte e teve que se refugiar em cavernas nas terras dos filisteus. E ainda  quando assumiu o reinado um de seus filhos, chamado Absalão, tentou usurpar o seu trono.

Esses são apenas alguns dos momentos da vida de lutas de Davi. Se analisarmos a luz de nossos sentimentos, emoções e temperamento, creio que muitos de nós teriamos nos frustrado, desanimado, nos prostrado diante da vida e isto não seria nada anormal,  do ponto de vista do olhar natural essa seria uma vida de um derrotado, com poucas chances de se recuperar.

Mas Davi em meio a todas estas lutas e outras mais que não citamos, pode declarar uma verdade maravilhosa, registrada nos salmos 27:13, que diz: Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade de Deus na terra.

P) Como em meio a tantas lutas, e frustrações Davi conseguia se manter animado, convicto, veja que no verso 13 ele diz que “apesar de tudo ele tinha certeza que viria a bondade de Deus “que sairia abençoado, vitorioso?

II – DAVI ENXERGAVA O TAMANHO DO DEUS A QUEM SERVIA E SUA INTERVENÇÃO A NOSSO FAVOR

Sabe irmãos as vezes sofremos, desanimamos em meio as batalhas, porque esquecemos ou não temos a real dimensão do pai que temos no céu e que jamais deixa de intervir na vida dos seus aqui na terra.

Nós precisamos ter esta convicção de que o SENHOR intervém em benefício dos seus aqui na terra,

SALMOS 95: 7 Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas que ele conduz. Oxalá que hoje ouvísseis a sua voz:

Veja que o SENHOR nos conduz, e com isso na caminhada da vida ELE intervém. A intervenção de Deus é fazer com que algo aconteça ou evitar que algo aconteça, eu creio que cada um de nós já experimentou algo assim, outras vezes isto acontece e nós nem atribuímos aquilo que Deus fez, mas foi por sua intervenção que superamos as lutas.

Nós precisamos crer que Deus intervém na caminhada da nossa vida, ELE revela os melhores caminhos, ELE nos dá força para enfrentar os inimigos e as adversidades e quando não enxergamos saída e nem temos força para superar ELE nos traz a salvação não apenas para a vida eterna, mas a salvação da situação que nós nos encontramos.

Veja que Davi começa o Salmos 27 declarando quem é Deus e mostrando a sua confiança NELE.

SALMOS 27: 1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?

Davi sabia que o Deus a quem servia é um Deus que intervém na sua história e é um Deus que guia, salva, protege e fortalece.

Irmãos este é o Deus a quem você serve, tenha convicção em todo tempo que você esteja enfrentando, que o SENHOR está te guiando e estará intervindo para que você, saia desta situação e que em você não haja medo ao enfrentar situações adversas pois ELE está com você enfrentando esta luta.

A intervenção de Deus acontece principalmente quando nós o buscamos e o adoramos, veja o que Davi fala no verso 27:

SALMOS 27:7-8-7 Ouve, ó Senhor, a minha voz quando clamo; compadece-te de mim e responde-me.

8 Quando disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração te disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.

Mesmo em meio a lutas e situações dificeis ore, continue adorando a Deus, pois isso aciona a intervenção de Deus sobre sua vida. Um dia Paulo e Silas foram presos por pregarem a Palavra e os magistrados mandaram dar-lhes acoites com varas e depois os colocaram na prisão preso a correntes. Suas costas em carne viva, eles presos por correntes aos pés, apenas por pregarem a Palavra, isto poderia ter causado revolta, amargura, mas veja que ao invés de murmurar, reclamar, em ter pena de si mesmos o que eles fizeram?

ATOS 16: 25 Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.

E o que aconteceu, o SENHOR interveio na situação que ELES passavam

ATOS 16: 26 De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos.

Por isso Davi podia andar sem medo diante de seus inimigos e de suas lutas, a ponto de afirmar:

SALMOS 27: 2 Quando os malvados investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, eles, meus adversários e meus inimigos, tropeçaram e caíram.

3 Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.

Meu irmão creia em todo tempo que você tem um SENHIOR que guia, protege, da força e intervém, então não tema, mas apenas continue orando e adorando que a intervenção vem. Creia como Davi que ainda não tinha conquistado todos os livramentos que precisava, mas por conhecer quem Deus era, seu modo de agir, pode declarar pela fé: “Tenho certeza que viverei até ver a bondade de Deus na terra”, veja que ELE fala de um tempo futuro, baseado em tudo o que cria e por tudo que já havia passado, por isto podia declarar que viveria até ver todas as suas lutas vencidas.

O que Deus já fez por você? Quantos livramentos e bênçãos ELE já derramou sobre sua vida? Creia que esta que você está passando também terá a intervenção de Deus, aleluia.

III- NÓS PRECISAMOS FAZER UMA ESCOLHA, PARA QUE NÓS CONTINUEMOS FIRME ATÉ A VITÓRIA

Davi fez uma escolha, ELE já havia passado por várias lutas, lutas difíceis, a ponto dele declarar que seus inimigos eram malvados, que queriam esmigalha-lo, dilacera-lo, veja que ELE diz que os inimigos queriam comer a sua carne, uma ação violenta contra ele, Davi escolheu enxergar esta batalha de uma maneira diferente.

Davi viu a luta contra estes inimigos a partir do ponto de vista de Deus, ou seja, Davi entendeu que por mais dura que seja a luta, por mais violento que seja o nosso inimigo, o SENHOR está conosco para dar a vitória, e Davi confiou em Deus, confiou que seus inimigos estavam derrotados, que ELE veria a bondade de Deus, veria seus inimigos tropeçando e caindo.

Davi não olhou de forma humana, não comparou sua força com a de seus cruéis adversários, mas olhou, e entendeu que ELE era do Senhor, que era um homem em que sua vida era guardada por Deus e não temeria o que estava enfrentando.

Somos derrotados quando enxergamos as lutas baseados em nossa capacidade, conhecimento e força, ai sobre nós vem uma visão negativa, das nossas impossibilidades e nossa fragilidade e isso nos faz enfraquecer e ser derrotado, pensamos na nossa impotência, na nossa fraqueza, nas nossas limitações e somos presa fácil.

PROVERBIOS 23:7-7 Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é

Irmãos precisamos a cada dia renovar os nossos pensamentos, começar a pensar e enxergar a vida do ponto de vista de Deus, porque os pensamentos geram na vida de cada um de nós: visões, sonhos e imaginações e como pensamos acaba influenciando a nossa vida, influencia o nosso comportamento, nosso modo de falar e nosso modo de crer. Aquilo que a gente pensa acaba levando a gente a crer que aquilo é real e passamos a nos comportar sobre esta dedução de que aquilo é real, isto para o bem e para o mal.

Se você pensa como uma pessoa não redimida no sangue de Jesus, tudo para você é impossível de alcançar. Você imaginou a impossibilidade e isto gerou um pensamento que guia a sua vida, que é o que “você não consegue”. Mas se você pensa sobre o ponto de vista de Deus, que mostra que podemos superar qualquer situação pela fé, você começa a seguir pelos caminhos da vitória.

Ora Davi não pensou na crueldade, no número de inimigos que tinha que enfrentar, mas pensou que ao seu lado tinha um Deus que guia, protege, fortalece e dá a vitória e por isso mesmo diante das lutas pode enxergar sua vitória, animado e esperançoso.

Todos nós temos a tendência ao negativismo em nosso interior, em virtude da queda, que nos separou de Deus, e manchou a nossa autoimagem, por todas as páginas da Bíblia vemos o negativismo explicito na cabeça das pessoas: Moisés chamado por Deus mostra a Deus suas impossibilidades, Os espias chamados a explorar a terra prometida em sua maioria voltam atemorizados achando que seriam dizimados, Elias foge com medo de ser morto por Jezabel, depois de ter derrotado os 450 profetas de Baal, todos eles esquecendo que quem os chamou e enviou foi o Deus onisciente, onipotente e onipresente, que não os chamaria para a derrota. Eram derrotados porque seus pensamentos eram pessimistas, esquecendo-se da graça de Deus, que diz: “Tudo posso naquele que me fortalece”, “Somos mais que vencedores em Cristo Jesus”, vários versículos mostram que não devemos temer os inimigos, porque não estamos sós, não vencemos baseados em nossa força e capacidade, vencemos porque Deus é por nós.

SALMOS 44-3-4-3 Pois não foi pela sua espada que conquistaram a terra, nem foi o seu braço que os salvou, mas a tua destra e o teu braço, e a luz do teu rosto, porquanto te agradaste deles.

4 Tu és o meu Rei, ó Deus; ordena livramento para Jacó.

5 Por ti derrubamos os nossos adversários; pelo teu nome pisamos os que se levantam contra nós.

6 Pois não confio no meu arco, nem a minha espada me pode salvar.

7 Mas tu nos salvaste dos nossos adversários, e confundiste os que nos odeiam.

Temos que escolher entre renovar os nossos pensamentos e pensar a partir do ponto de vista de Deus sobre nós, ou olhar pelo nosso olhar natural que é negativo e ver apenas derrotas, fraqueza e impossibilidade nesta noite, esta escolha é sua e minha e dela depende a nossa trajetória diante das lutas e dificuldades

III- SE VOCE DECIDIU OLHAR PELO PONTO DE VISTA DE DEUS, CREIA ISTO É UM PROCESSO, TENHA PACIENCIA E PERSEVERANÇA QUE VOCE VAI CHEGAR LÁ

Nós começamos a no tornar negativos após a queda, mas isto foi se agravando com o passar do tempo, com o crescimento do pessimismo por todo o mundo, todos os dias e todas as horas somos bombardeados por uma visão pessimista, em virtude da violência crescente, da pobreza que atinge uma boa parte da população mundial, a ciência que evolui em áreas perigosas que trazem muito medo e incerteza a nós (armas químicas, bacteriológicas, etc.) nas notícias veiculadas diariamente nos desanimam em todas as áreas e passamos a conviver com um pensamento negativista e incrédulo.

Individualmente em virtude das mudanças tão rápidas que acontecem hoje as pessoas não acreditam mais em sua capacidade, até mesmo os adolescentes e os jovens estão abandonando os estudos achando que isso não vale a pena, a falta de emprego também afeta a vida emocional das pessoas no que diz respeito a esta onda de negatividade que assola a vida do ser humano. O que a gente percebe é que homens e mulheres, por causa do negativismo, a cada dia vem desistindo de tudo: desistem de seus sonhos, seus ideais, sua fé, sua família (a cada minuto há 45 divórcios no mundo), porém o que Davi nos ensina é que devemos lutar contra este negativismo e incredulidade.

E você pode estar se perguntando como?

Primeiro entenda que você se tornou negativo não foi de um dia para o outro, mas sim foi um processo, então entenda que isto não vai mudar de um dia para o outro, é um processo que exige de mim e de você esforço em:

Renovar a nossa mente, nossa maneira de enxergar a vida e de pensar

ROMANOS 12:2-2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Não dar atenção aos pensamentos negativos, afaste-o de você como você faz com as coisas que te incomodam e isto se faz pensando nas coisas boas, nas coisas do SENHOR

FILIPENSES 4:8-2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Antes de agir enfrentando as lutas que estão por vir, lembre-se de como Deus tem sido bom com você em sua trajetória.

LAMENTAÇÕES 3:21- Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança

E o que me dá esperança é a fidelidade de Deus, o cuidado diário de Deus por nós e as misericórdias do Senhor que nos acompanham todos os dias.

LAMENTAÇÕES 3: 22 A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim;

23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

Persevere em mudar, renovar a sua mente. Isto é um processo, um trabalhar diário e em breve as coisas vão mudar, se você abrigar os pensamentos corretos. Aa gente só se sente triste quando tem pensamentos tristes, para você se sentir de determinada forma, você primeiro tem que pensar daquela forma.

Se nós abrigarmos pensamentos de fé, de vitória, de Cristo em nós, nós vamos nos sentir assim, vencedores, abençoados, até o ponto que nenhum pensamento negativo ou incrédulo vai ocupar sua mente e vamos agir mediante  este pensamento.

Davi teve resultados porque abrigou o pensamento que viria a bondade do Senhor e agiu baseado nesta verdade e pela fé que tinha em um Deus que guarda, guia, que fortalece e conseguiu superar os maiores desafios.

A escolha e nossa, em desenvolver a renovação da nossa mente, então não desista, não é imediata, mas é algo que vai sendo construído dia-após- dia.

CONCLUSÃO

Irmãos o salmista nos ensina a olharmos para a vida sempre pela perspectiva de Deus e só faz isso quem tem o correto entendimento de quem é Deus e sua forma de agir em nós.

Jamais se esqueça que você tem um Deus que te guarda, que te guia, que te fortalece e que intervém na caminhada da sua vida para te edificar.

Renove a sua mente, retire todo negativismo, enchendo a sua mente dos pensamentos corretos, da Palavra de Deus, lembre-se que isso é um processo, não acontece do dia para noite, então persevere até conclui-la e tenha certeza que VOCE VERÁ A BONDADE DE DEUS NA TERRA.

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário