segunda-feira, 19 de julho de 2021

 


JOÃO 16:13- 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.

Eu quero meditar com você nesta noite sobre a necessidade de todo o cristão ser guiado pelo Espírito Santo de Deus.

Veja que a Palavra de Deus mostra que quando o Espírito Santo fosse concedido a cada um dos que aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador deveriam ser guiados por ELE, esse é um dos papeis do Espírito Santo na vida do cristão, nos guiar em todo tempo.

Quem diz isso é a Palavra de Deus, que mostra que quando o Espírito Santo viesse ELE nos guiaria, creia que não pode haver dúvidas sobre a necessidade de uma vida guiada pelo Espírito, já que é a Palavra de Deus que nos fala isso e a Palavra de Deus é extremamente útil, verdadeira em sem erros.

II TIMÓETO 3:16- 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;

Sabe irmãos quantas pessoas estão indecisas de que direção tomar, inquietas diante de tudo que lhes afeta, desanimadas por que o caminho tem sido duro, sabe irmãos em boa parte das vezes, estamos assim porque não permitimos que o Espírito Santo nos dirija, permitimos que o conhecimento nos dirija, o nosso instinto nos dirija, nossa experiência nos dirija, mas não permitimos ser dirigidos pelo Espirito Santo.

É comum traçarmos planos, estabelecer metas, objetivo, e ai pedimos a Deus que nos abençoe em tudo que já foi traçado. Mas não é isso que a Palavra de Deus nos ensina, estes planos e objetivos devem ser traçados debaixo da direção do Espirito Santo. A Palavra nos mostra que todo servo de Deus deve ser guiado pelo Espírito, Paulo nos adverte a não andarmos guiados pelos nossos próprios pensamentos.

EFÉSIOS 4:17-18-17 Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente,

18 entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

A Palavra mostra que quem vive guiado pelo Espírito Santo é realmente o filho de Deus.

 

ROMANOS 8:14-14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

Esta orientação é muito importante porque mesmo as pessoas nascidas de novo, ainda podem viver ainda por um tempo baseado no entendimento de vida que tinham antes de aceitar a Jesus, tanto que todos somos chamados a renovar os nossos pensamentos, a maneira de enxergar a vida e gerar as nossas ações como servos de Deus, nascidos de novo.

ROMANOS 12: 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Por isso a necessidade de ser guiado pelo Espirito. Ser guiado pelo Espirito é se permitir ser levado e não como de costume acontece de querermos que o Espirito siga nossos planos, somos os seguidores pois o guia é o Espirito. É precisoi que a gente adote este estilo de vida, pois só assim trilharemos os melhores caminhos para nós, que são os caminhos de Deus

A maior comprovação desta verdade foi o inicio do ministério de Jesus Cristo, o messias encarnado, logo após ser batizado por João Batista, ao iniciar seu ministério terreno, já começa desta forma de se “deixar ser guiado pelo Espírito Santo”.

MATEUS 4:1- 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.

Jesus inicia seu ministério, cumpre a Palavra se batizando, desce sobre ELE o Espírito Santo e ELE passa a ser conduzido pelo Espírito, não apenas neste momento, mas por toda sua vida aqui.

Cada passo de sua vida Jesus era guiado pelo Espírito, logo após a tentação, Jesus vai a Galiléia para começar a obra para o qual foi enviado e novamente se vê ELE sendo guiado pelo Espírito

LUCAS 4:14- 14 Então voltou Jesus para a Galiléia no poder do Espírito; e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.

E você e eu andamos guiados pelo Espírito Santo?

Entenda uma coisa se para Jesus isso era fundamental, imagine o quanto é para nós, tanto que partiu de Jesus pedir ao pai, que não nos deixasse sem essa ajuda.

JOÃO 14: 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.

17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.

E  reforçou aos seus discípulos a importância de não se mover sem esta ajuda.

LUCAS 24:49- 49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.

Ser guiado pelo Espírito Santo significa  nada fazer sem a Sua liderança. Aguardar a Sua direção. Realizar somente o que Ele determina. Fazer as coisas do modo como Ele orienta. Todo o ministério de Jesus foi de alguém que seguia integralmente o caminho apontado pelo Espírito Santo.

É dessa forma que estaremos realizando o completo serviço a Deus, e enfrentando com sucesso a vida e suas lutas..

II- SER GUIADO PELO ESPIRITO SANTO É SABER QUE ANTES DE REALIZAR É PRECISO SE CONSAGRAR

Jesus tinha uma grande missão num espaço pequeno de tempo, tinha que levar a mensagem das boas novas de salvação ao mundo, mas seu ministério duraria apenas 3 anos na visão humana mesmo com todo planejamento e recursos, seria algo muito dificil.

Por isso precisamos estar atentos a direção do Espirito Santo, sejam em situações simples, ou em situações difíceis, pois ELE nos leva a concluir os nossos projetos, mesmo que ninguém ache ser possível, o Espirito nos leva a vida e a paz

ROMANOS 8:6-6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz..

Veja que o Espírito Santo, não instigou a Jesus primeiro preparar sua equipe, não o direcionou para um grande centro populacional para começar a pregar e ser conhecido, ELE o guiou ao deserto para que Jesus  se  preparasse  espiritualmente, e Jesus rapidamente compreende isso, que para grandes vitórias diante das batalhas que teria pela frente era preciso consagração e então jejuou 40 dias e 40 noites.

O primeiro mês e meio do ministerio de Jesus foi investido apenas em consagração.

Irmãos precisamos compreender que uma vida vivida de acordo com a vontade de Deus, necessita de consagração, consagração não pode ser uma opção, mas deve ser entendida como  uma necessidade e uma direção de Deus para os seus filhos.

LEVITICO 20:7-8- Consagrem-se (Santifiquem-se), porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica.

Se consagrar e se entregar a Deus, para que ELE nos use da forma que ele quiser é se dedicar totalmente ao SENHOR,  A partir da consagração, há o entendimento de que a vontade do Senhor deve prevalecer, que seja feita a vontade de Deus sobre o que foi consagrado.

Jesus se colocou em consagração, jejuou e o jejum não muda a Deus, Ele é o mesmo antes, durante e depois de seu jejum, mas, jejuar mudará você, vai  lhe ajudar a manter-se mais suscetível ao Espírito de Deus, nos ajudará a romper com as barreiras e limitações da carne, ele deixará nosso espírito atento pois mortifica a carne e aflige nossa alma.

É também fundamental na preparação das batalhas espirituais que enfrentamos, uma vez Jesus deixou isso claro.

MATEUS 17:21- 21 [mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum.]

E importante para nos manter sob controle do Espírito Santo e receber as respostas de nossas inquietações

ATOS 13:12-13- 2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

3 Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram.

Antes de qualquer coisa, a medida de nosso encontro com Jesus devemos nos consagrar, nos dedicara Deus, através de jejum, oração, meditação na Palavra e obediência e o caminho ficará mais claro.

Em três anos Jesus revolucionou o mundo de sua época, deixou uma mensagem que age e transforma até hoje, porque era guiado pelo Espírito Santo e a primeira coisa que fez na terra foi se consagrar ao SENHOR

III- SER GUIADO PELO ESPIRITO É ANDAR SEGURO MESMO EM MEIO A TANTA INSEGURANÇA

Veja que logo após Jesus ser batizado por João Batista, o Espírito Santo o guia para o deserto, perceba que não há uma só Palavra de Jesus a respeito disso, de ter que enfrentar como primeiro momento de seu ministério um lugar tão perigoso e agressivo, ELE simplesmente foi. Sem medo, lá ficou por 40 dias e 40 noites, sem reclamar e produzindo crescimento para sua vida espiritual.

Todos nós sabemos que o deserto é um lugar de escassez, de extremos, com o enfrentamento espiritual contra Satanás e com certeza seus demônios e ainda cercado com muitos animais perigosos.

MARCOS 1:11- 13 E esteve no deserto quarenta dias sendo tentado por Satanás; estava entre as feras, e os anjos o serviam.

Era um lugar difícil, em meio à convivência difícil, lugares estes que colocariam medo em qualquer pessoa normal, mas Jesus foi tranqüilo, aproveitou aquele tempo para entrar em comunhão intima com Deus, jejuando e orando durante 40 dias e 40 noites, sabe por quê? Porque não foi para lá por vontade própria, mas foi para lá pois o Espírito Santo o enviou.

Irmãos quando andamos dirigidos pelo Espírito Santo, podemos caminhar seguros, convictos, em meio aos momentos. Lugares e situações mais difíceis , agressivos ou violentos que podem vir a nos cercar, na certeza que se O Espírito nos levou até ali, ELE vai nos ajudar a superar esta situação.O Espírito Santo nos tira o temor do desconhecido, do que vamos enfrentar

ROMANOS 8:15- 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!

Não significa que menosprezamos a dificuldade, mas significa que confiamos que o nosso socorro vem.

SALMOS 121: 1 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?

2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Este Salmo foi escrito por Davi, quando soube da morte de Samuel, o grande homem de Deus e um grande amigo de Davi, e começou a ser cantado pelos peregrinos que iam para as festas em Jerusalém e tinha,m que atravessar os montes cheios de salteadores e de idólatras, mas tinham a certeza que por mais difícil que fosse o caminho, o socorro viria do Senhor.

Por isso mesmo no deserto, em meio há tempos perigosos, os guiados pelo Espírito, nossa caminhada é segura, nossos pés caminham firme em tempos de apreensão.

SALMOS 121:3- 3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.

Mesmo que pareça que estamos isolados, ELE em momento algum por menor que seja te deixará sozinho nesta caminhada

SALMOS 121:4-8- 4 Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.

O Espírito te levará por caminhos seguros

PROVÉRBIOS 3:23-26- 23 Então andarás seguro pelo teu caminho, e não tropeçará o teu pé.

24 Quando te deitares, não temerás; sim, tu te deitarás e o teu sono será suave.

25 Não temas o pavor repentino, nem a assolação dos ímpios quando vier.

26 Porque o Senhor será a tua confiança, e guardará os teus pés de serem presos.

IV- SER GUIADO PELO ESPIRITO  NOS DÁ O DSICERNIMENTO CORRETO DE TODAS AS COISAS

Um dos grandes problemas que o ser humano tem é o de não conseguir discernir bem cada coisa. Às vezes não conseguimos enfrentar e derrotar os problemas, porque não discernimos bem as suas causas. Outras vezes sofremos prejuízos, porque não conseguimos discernir bem a oferta que recebemos e elas se tornam em despesas e não em lucro.Em outras vezes vivemos uma vida emocionalmente fragilizada porque não conseguimos discernir bem o que afeta as nossas emoções e as fere.

O discernimento  é fundamental para a vida, fundamental quando se pretende analisar situações, tomar decisões e fazer julgamentos corretos. Muitos dos nossos desacertos e conseqüentes arrependimentos decorrem da falta ou falha discernimento.

Discernimento é a capacidade de compreender as situações, de avaliar as situações, de classificar coerentemente o certo e o errado A Palavra de Deus nos exorta ater este discernimento.

EFÉSIOS 5:8-10- 8 Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.

E este discernimento é dado pelo Espírito Santo de Deus nos ensinando todas as coisas

I CORINTIOS 2: 14-15-14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.

Jesus homem foi ao deserto, lembrando que ELE abriu mão de seus atributos divinos, vivia aqui como homem natural, como eu e você e Satanás usando sua astucia, lançou sobre ELE várias armadilhas, para que Jesus sucumbisse ao erro.

Primeiro questionou mesmo se Jesus dissera quem era e exigiu uma prova, provocando a Jesus para transformar as pedras em pães, Jesus poderia fazer isso, tinha poder para fazer isso, mas não o fez, porque o poder de Deus não é manifesto para proveito próprio e porque não atenderia a influencia do inimigo para que ele agisse, pois sói agia mediante a Deus e ao seu Espírito e sabia que no momento certo o SENHOR traria a provisão

Em segundo lugar Satanás o levou ao pico mais alta da região, que era o pináculo do templo e sugeriu que Jesus se jogasse de lá, Pois estava escrito que o Senhor daria ordens aos seus anjos para que protegessem a Jesus e realmente estava escrito

SALMOS 91:11-12- 11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

12 Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.

Mas Jesus percebeu que Satanás queria induzi-lo a tentar a Deus, ou seja, fazer algo acontecer para saber se Deus faria mesmo aquilo que estava escrito e não o fez, respondendo que tinha entendido que era mais um ardil do diabo, para induzi-lo ao erro.

MATEUS 4:7- 7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. (DEUT 6:16)

Percebe irmão que como homem, Jesus estaria sujeito a desejar tantas coisas naquele momento como, principalmente aquelas que o beneficiariam , : saciar sua fome, demonstrar seu poder para ser exaltado e tantas outras coisas, mas como alguém com discernimento Espiritual, percebeu que não poderia seguir por atalhos, não poderia deixar de ser levado aonde o SENHOR desejava que ele estivesse, pois para isso tinha sido enviado e que no tempo certo, a provisão chegaria, o deserto ficaria para trás e ficou firme. O discernimento de Jesus o livrou de agir de forma errada, de sair do centro da vontade de Deus e de receber a resposta as suas necessidades

MATEUS 4:11- 11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.

V-SER GUIADO PELO ESPIRITO É TER FORÇA PARA SUPORTAR A LUTA E VENCER

Não podemos esquecer que ser guiado pelo Espírito Santo é andar suprido de força e animo, para enfrentar a vida e todas as circunstâncias.

Muitas são as situações que tem poder de nos enfraquecer, não apenas espiritualmente, mas também fisicamente, mas a Palavra nos mostra que o Espírito Santo é a força que nos supre de força suficiente para enfrentar qualquer situação.

FILIPENSES 4:13- 13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Na versão NTLH diz:Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação, posso suportar qualquer luta, posso esperar o tempo certo de agir.

ISAIAS 40:28-31- 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento.

29 Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.

30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão,

31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.

CONCLUSÃO

Você pode estar se perguntando: Mas como ser guiado pelo Espírito?

Primeiro é ouvir o que o Espírito Santo está nos dizendo, lembra que a advertência de Jesus as igrejas, foi para que ouvissem o que pó Espírito estava falando, há um chamado por toda a Palavra para que a gente faça isso.

Jesus mostra isso em vários momentos talvez o mais conhecido seja o texto de Apocalipse, onde Jesus fala a todas as igrejas, há muitas vozes que nos são lançadas, mas devemos conhecer, reconhecer e atender a voz do Espírito

APOCALIPSE 2:7-7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas

Renove a maneira de pensar, quanto mais renovarmos a nossa mente, levando a nossa mente cativa a Deus, mais sensíveis e abertos a voz do Espírito e sua aplicação, se renovamos a mente, estamos abertos a novos conceitos e direção

II CORINTIOS 10:5-5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;

Conheça a Palavra de Deus, porque o Espírito te guiará em toda verdade, conhecendo a Palavra, você reconhece a voz do Espírito e sua direção.

Fazendo estas coisas você estará sendo guiado pelo Espírito Santo de Deus

 

Next
This is the most recent post.
Postagem mais antiga

0 comentários:

Postar um comentário