sábado, 17 de maio de 2014

Moisés é talvez um dos personagens bíblicos mais marcados negativamente pelo povo contemporâneo, é comum nos lembrarmos dele apenas pelas suas falhas, que existiiram, mas nos esquecemos do nível espiritual em que este homem viveu e de todas as experiências incríveis ele construiu junto a DEUS.

Por isso resolvi meditar um pouco sobreisso, porque percebi que há muito o que aprender espiritualmente com Moisés, para nosso crescimento.

Te convido a investir alguns minutos nesta meditação, tenho certeza que você irá se surpreender com Moisés e sua fé.

Para isso vamos usar como texto base, o livro de Exodo:


EXODO 33:7-17

(Êxodo 33:7) - E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
(Êxodo 33:8) - E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.
(Êxodo 33:9) - E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.
(Êxodo 33:10) - E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava.
(Êxodo 33:11) - E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
(Êxodo 33:12) - E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
(Êxodo 33:13) - Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
(Êxodo 33:14) - Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
(Êxodo 33:15) - Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
(Êxodo 33:16) - Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?
(Êxodo 33:17) - Então disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.

Irmãos na última 4. Feira este texto foi usado pela Missionária Adriana com uma mensagem tremenda, falando de Moisés, sua fé inabalável, seu amor incondicional por DEUS, seu amor pelo povo e sua coragem e ousadia, ao se colocar na brecha para aliviar o sofrimento de seu povo, quando DEUS os classificou como “povo de dura cerviz”,.

E este texto ficou em minha mente, e comecei a ler novamente o texto, e o SENHOR me mostrou além de todas os ensinamentos aprendidos na ultima 4.Feira, mais alguns novos ensinamentos, que eu queria compartilhar com vocês, nesta noite.

E esta é uma das grandes maravilhas da PALAVRA DE DEUS, ELA é viva, eficaz, se renova a cada dia, por isso é um manancial de vida, a nossa disposição, onde num único texto temos tantas revelações de DEUS.

Quero compartilhar algumas coisas com você:

Em primeiro lugar vimos que o SENHOR, estava aborrecido com o povo de Israel, pois o considerava um povo de dura cerviz, como já vimos.

Mas o que representa um povo de dura cerviz?

Para que a gente possa entender de maneira bem simples, vamos tentar explicar o que é a cerviz, e que este termo significa.

 No corpo humano, acima dos ombros até um pouco abaixo da cabeça é que ficam as vértebras, responsáveis por todo o funcionamento do corpo, as chamadas vértebras cervicais.

Elas são responsáveis entre outras coisas para dar sustento para  o mover do pescoço.
Os músculos que fazem o movimento e as vértebras, dão o sustento para eles virarem a cabeça de um lado para outro, olhar para o chão ou para cima.
É daí que vem o termo ” Cerviz“, que é considerada a parte de trás do pescoço, que engloba todo este conjunto de músculos, nervos e ossos.

Quando a bíblia diz que uma pessoa tem “dura cerviz” está dizendo  que ela não dobra a cabeça, ouseja não adota uma postura de se submeter  a autoridade, pelo contrário resiste fortemente a submter-se a outrem.

O povo de Israel era assim, o SENHOR dava os comandos a Moisés, Moisés repassava ao povo, mas eles viviam murmurando, entrando em pecados, pois não se submetiam a autoridade do SENHOR.
Quando o SENHOR quer castigá-los, Moisés então se coloca como intercessor entre DEUS e o povo de Isarel.

(Êxodo 32:9) - Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
(Êxodo 32:10) - Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
(Êxodo 32:11) - Moisés, porém, suplicou ao SENHOR seu Deus e disse: Ó SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?

E Então atendendo a intercessão de Moisés o SENHOR reconsidera e faz Moisés levar seu povo até a terra prometida.

(Êxodo 33:1) - DISSE mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.
(Êxodo 33:2) - E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,

Irmãos o que eu queria compartilhar com você é que Moisés uma pessoa normal como eu e você, alguém que errava como nós erramos, alguém que se precipitava como nós nos precipitamos, alguém com um temperamento forte, mas que em determinado momento de sua vida, atingiu um estágio de relacionamento com DEUS, maravilhoso, onde:

  1. Recebia revelação de DEUS
  2. intercedia com DEUS e falava face a face com DEUS como um amigo,
  3. conseguia argumentar com DEUS a ponto do SENHOR, reverter uma decisão em beneficio do povo de Israel,
  4. também recebia uma unção que transformava su próprio corpo físico.

(Êxodo 34:29) - E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele.
(Êxodo 34:30) - Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele.

A segunda coisa que DEUS quer é se revelar a cada um de nós, ter um envolvimento pessoal e individual, com cada um de nós, Moisés montava a tenda e quem queria este envolvimento ia até lá, mas muitos ficavam apenas olhando Moisés pelas costas.

Em que lado nós queremos estar?

E a terceira coisa é que se Moisés chegou a esse nível espiritual, eu e você também podemos chegar, no nível em que DEUS fala face a face conosco, nos conhece belo nome, aonde achamos graça diante dele, nos orienta, aceita nossa intercessão.

Alcançaremos isso desde que tomemos as mesmas atitudes positivas  que Moisés, tomou em sua caminhada e especificamente nesta passagem.

II – AS REVELAÇÕES FAZEM PARTE DA VIDA DE QUEM ABRE MÃO DO COTIDIANO, DO NORMAL, DA ROTINA PARA BUSCAR ALGO MAIS DE DEUS

(Êxodo 33:7) - E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.

Veja que para que houvesse manifestação de DEUS, revelação de DEUS, Moisés montava a tenda “longe” ou melhor “bem longe” do arraial. E quem queria revelação tinha que ir até ela.

(Êxodo 33:7b)....E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial

Amados é preciso para ter mais de DEUS é preciso sairmos do cotidiano, da mesmice, onde cada dia nossa busca é a mesma, nossa oração é a mesma, nossa comunhão, dedicação, sacrifícios são sempre os mesmos, não cresce nosso envolvimento, nossa busca, e o que conseguimos com isso, apenas as coisas básicas da fé.

(I Corintios 3:2) - Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
(I Corintios 3:3) - Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?

As grandes coisas acontecem com quem se envolve mais

(Hebreus 5:12) - Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
(Hebreus 5:13) - Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
(Hebreus 5:14) - Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

III- SE VOCE QUER QUE AS PESSOAS QUE VOCE AMA ALCANCEM SEUS OBJETIVOS, SEJAM ABENÇOADAS, SEJA EXEMPLO CONCRETO

(Êxodo 33:9) - E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.

Não sei se você já ouviu uma frase, um ditado popular muito conhecido que é: “Faça o que eu digo, mas não faça o q     eu eu faço”.

Isto é a consolidação do descrédito do que você diz, porque nem você consegue cumpriri o que fala, como as pessoas irão te seguir, ou seguir seus ensinamentos ou exemplo?

Moisés não apenas falava, mas na prática dava exemplo do que falava, montava a tenda da congregação, ia a tenda da congregação e as pessoas viam de maneira visível e concreta as manifestações de DEUS

Não adianta apenas buscar se as manifestações não forem visíveis para as pessoas ao nosso redor.

(Mateus 7:16) - Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
(João 3:21) - Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

IV- SE VOCE QUER MANIFESTAÇÕES SE ESPELHE EM PESSOAS COMPROMETIDAS, MAS NÃO SE LIMITE APENAS AO MOVER DE DEUS NA VIDA DELA, TENHA SEU PROPRIO ENCONTRO COM DEUS

(Êxodo 33:11) - E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.

O Povo olhava Moisés até que ele entrasse na tenda, mas apenas Josué ia junto.

Veja que Josué seguia o exemplo concreto de Moisés, ia até a tenfa, percebia as experiências de Moisés com DEUS, mas em determinado momento Moisés saia retornava ao arraial e a palavra diz que Josué, nunca se apartava da tenda, ou seja não tinha o mesmo tempo que Moisés, não estava lá apenas para fazer o que Moisés fazia, mas tinha seu próprio encontro com DEUS.

Ai eu pergunto para você, a quem DEUS colocou no lugar de Moisés, quando esse morreu?

(Josué 1:1) - E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
(Josué 1:2) - Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.
(Josué 1:3) - Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
(Josué 1:4) - Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
(Josué 1:5) - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

Conclusão:

Amado entenda nesta noite:

Deus quer se revelar e manifestar em sua vida, porém tem que sair do cotidiano, tem que haver um pouco de dedicação e sacrifício;
Se você deseja que as maravilhas que aconteceram com Moisés sejam também com quem você ama, seja exemplo concreto;
Se você quiser em sua vida viver algo semelhante a Moisés, não se baseie em pessoas, tenha sua própria história e envolvimento cm DEUS






0 comentários:

Postar um comentário