segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pedro éra um discipulo extremamente interessante, pois nele podemos enxergar a nós mesmos, com nosso desejo de acertar, mas também com nossos impulsos carnais, a nossa falta de aprendizado da vontade de DEUS, e num determinado momento Jesus trata com Pedro de uma forma toda especial, assim como ELE (Jesus) deseja fazer conosco todos os dias.

Vamos juntos descobrir que tratamento foi esse???

JOÃO 13:1-9 - ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.
JO 13:2 -  E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,
JO 13:3 -  Jesus, sabendo que o Pai  tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,
JO 13:4 -  Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
JO 13:5 -  Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
JO 13:6 -  Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
JO 13:7 -  Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
JO 13:8 -  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
JO 13:9 -  Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.

Este texto nos leva a um período antes da comemoração da páscoa, e Jesus sabia que o momento de cumprir aquilo para o qual ELE foi enviado, o seu sacrifício pela humanidade estava se aproximando, e num momento de muito sofrimento, já que um daqueles que comiam na mesa com Jesus iria traí-lo, Jesus nos deixa um grande ensinamento de amor, de humildade, que é a cerimonia do lava-pés.

Jesus estava mostrando que ao receber aquele ensinamento e colocá-lo em prática nós seriamos bem aventurados. Ora Jesus não falava da cerimonia, do ritual, não significa que hoje nós temos que lavar os pés uns dos outros.  Isto foi necessário naquela época,  porque os calçados por ele utilizados eram sandálias abertas, as estradas, caminhos e ruas de terra batida, o que causava um certo desconforto a quem transitava por elas, tornou-se então costume dar ao visitante água para que o hóspede pudesse lavar os pés,  trazendo com isto conforto alívio aquela pessoa. Este serviço era feito pelo servo mais humilde  da casa.
O que Jesus estava ensinando aqui é que bem aventurado no reino de DEUS é aquele que vive uma vida de humildade, de amor ao próximo e de serviço.

Mas eu quero me apegar a dois  versículos  particularmente ( 7,8) “Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
JO 13:8 -  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

Irmãos este texto me achou demasiadamente a atenção, e eu queria compartilhar com os irmãos aquilo que o Espirito Santo  trazia ao meu coração, nesta meditação.

II – A PRIMEIRA COISA É  QUE  AS VEZES NÓS ESTAMOS RECEBENDO UM TRATAMENTO DE DEUS E NÃO PERCEBEMOS

JOÃO 13:7 – “O que eu faço não sabes agora ...”

Jesus foi até Pedro, para lavar os seus pés, coisa estranha o maior lavando os pés do menor, coisa difícil para entender, ainda mais para Pedro que havia nascido e sido criado num ambiente de respeito de hierarquia, a reação de Pedro foi a de querer impedir aquilo, uma reação comum para aquilo que os olhos humanos podiam ver. Porém Jesus repreende a Pedro mostrando que no futuro ele iria entender.

Irmão nós servimos um DEUS que nos trata.

HEBREUS 12:7 – “Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?


Quantas vezes nós estamos num momento de tratamento de DEUS, e queremos a todo custo alterar a situação, queremos inverter aquilo pelo qual estamos passando, queremos não passar por aquilo, irmãos por mais dificil que seja o nosso momento de tratamento com DEUS é um tratamento muito aquém daquele que nós mereciamos, pois DEUS não nos trata, ou seja não nos retribui na medida que nós erramos ou pecamos.

SALMOS 103:10 – “Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades.”

O que Jesus mostrava a Pedro é que a momentos que nós temos não que impedir a ação de DEUS, mesmo que a gente não entenda,  porque isto pode causar prejuízos na minha vida. O que  eu tenho que buscar é  a revelação daquilo que está acontecendo, em DEUS.

Quantas bênçãos nós não colocamos em risco porque não entendemos o que está acontecendo, e não permitimos o mover de DEUS em nossa vida.

Era exatamente isso que Pedro estava fazendo, veja o versículo ( 8) – “Disse Pedro: Nunca me lavarás os pés” e qual foi a resposta de Jesus: “Se eu não lavar, não tens parte comigo”

Se Pedro continuasse irredutível teria perdido a benção

O que devemos fazer neste caso é  confiar no SENHOR e esperar.

PROVÉRBIOS 3:5 – “ Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.”


III –A SEGUNDA COISA QUE JESUS NOS ENSINA É QUE ESTE ENTENDIMENTO SÓ VEM NO MOMENTO CERTO, QUANDO ESTAMOS PREPARADOS

JOÃO 13:7 – “Respondendo Jesus disse: O que EU faço não sabe-as agora, mas tu o saberás depois”

Deus tem um plano de revelação gradual das suas verdades a medida que eu vou conseguindo suportar .

JOÃO 16:12 - Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

O que temos que fazer é buscar a maturidade  o  entendimento daquilo que está acontecendo, das coisas Espirituais

PV 2:3-5 –   Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
PV 2:3 -  Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
PV 2:4 -  Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
PV 2:5 -  Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.

 O SENHOR quer revelar,

ISAIAS 45:2-3 – “Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
IS 45:3 -  Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.


O problema é que na maior parte das vezes somos como meninos e meninos ainda não conseguem entender e fazer uso correto de todo o conhecimento.

I CORINTIOS 3:1-2 – “E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,

Quando seria está revelação, este entendimento para Pedro?
Quando  Pedro buscasse a Plenitude  do Espirito Santo para a sua vida

I CORINTIOS 2:10 – “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.”

O SENHOR não deixará de revelar coisa alguma aos seus


AMÓS 3:7 - Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

Mas Pastor aqui diz que é só para os profetas.!

II CORINTIOS 2:9-10 – “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
1CO 2:10 -  Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

É PARA TODOS AQUELES QUE O AMAM, ALELUIA!

IV- POR ULTIMO JESUS ESTAVA ENSINANDO PARA PEDRO QUE ELE SÓ PODERIA PARTICIPAR DA BENÇÃO SE ELE PERMITISSE QUE JESUS CONTINUASSE  TRATANDO A PEDRO

JOÃO 13 :8-9 – “Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
JO 13:9 -  Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.

Jesus,  o Filho de Deus, respeita as características que DEUS nos dotou quando nos formou a sua imagem e semelhança. E uma destas características é o livre-arbítrio, Jesus fala para Pedro: “Pedro se tu não permitires que eu faça o que tenho que fazer contigo, tu não tem parte comigo”. Jesus hoje quer mudar a minha e a sua vida, quer nos capacitar,  quer nos dar vida e vida abundante, quer nos ensinar todas as coisas, mas eu preciso permitir que ele faça isso.

E como eu faço isto?
Da mesma forma que Pedro, permita que ele tenha o domínio da sua vida por inteiro. Se entregue aos seus cuidados com fé, reconhecendo que ele é o Filho de Deus o nosso Salvador, e o resto ele fará.

Pedro  se entregou, por inteiro, imediatamente após entender aquilo que Jesus falava, veja o (v.9) : Respondeu Simão Pedro: Senhor, não apenas os pés, mas também as mãos e a cabeça “

CONCLUSÃO

Meu irmão,  minha irmã, meu amigo, minha amiga, nós estamos aqui porque o SENHOR nos orientou a não nos deixar de congregar, como era costume de alguns.
Mais que isso ele disse que aonde estivesse dois ou três reunidos em seu nome, ali estaria ele no meio de nós. O SENHOR está neste lugar mostrando para mim e para você que o SENHOR nos trata, que o SENHOR quer nos revelar todas as coisas, mas é preciso que nós permitamos que ELE tenha liberdade de agir em nossa vida.

Seja em que área for o SENHOR PODE E QUER TE DAR VITÓRIA mas é preciso que nós o autorizemos a trabalhar na nossa vida.

Outra coisa que aprendemos é que antes de nós entrarmos em qualquer questão nas coisas espirituais, nós precisamos buscar a respostas no SENHOR. Confiar, poruqe o SENHOR vai fazer a sua obra.
 




0 comentários:

Postar um comentário