sábado, 27 de junho de 2015


Todos nós incorremos em erros na trajetória da vida, nenhum de nós fica feliz com isso,  mas por uma série de fatores isto acaba fazendo parte da nossa vida.

O maior problema no entanto está no tratamento que vamos dar ao erro, confessa - lo,  larga - lo,  assumir as consequências rapidamente,  ou vamos tentar dar um jeitinho para que a gente não sofra tanto.

O Salmista Davi pecou adulterando com Bate Seba,  e tentou  dar os jeitinhos para encobrir o seu pecado,  o resultado desse jeitinho,  foi muita dor e sofrimento, a ponto dele escrever no Salmos 32, nos versos 3 a 5:

" Enquanto eu calei os meus pecados,  envelheceram os meus ossos, pelos meus constantes gemidos todo o dia.Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse:Confessarei ao Senhor as minhas transgressões,  e tu perdoaste  a iniquidade do meu pecado".

O caminho mais fácil é reconhecer o erro, assumir as consequências e seguir adiante,  para que o sofrimento cesse.Mas muitos não aceitam este caminho e vivem sofrendo, quero ilustrar está verdade com a estoria do ladrão capturado em pleno roubo e sua decisão diante das consequências:

Um ladrão numa determinada região foi preso,  por roubar de uma fazenda duzentas cebolas, mas ao tentar fugir,  foi capturado  pelo dono da fazenda, que imediatamente o levou até a presença do juiz.

O juiz então pronunciou sua sentença para o ladrão, ele deveria pagar ao fazendeiro, dez moedas de ouro.

O ladrão então reclamou que era uma pena muito alta.
O juiz então deu-lhes duas alternativas: Uma era comer as duzentas cebolas, a outra tomar 20 chibatadas.

O ladrão rapidamente optou pela que parecia mais fácil,  comer as duzentas cebolas, começou a pagar sua pena e quando chegou a 25 cebola,  seus olhos estavam inchados, seu estômago queimava de azia, quando percebeu que faltavam ainda 175 cebolas e que não aguentaria, pediu para trocar sua pena por 20 chibatadas.

O juiz concordou e quando o chicote começou a atingir suas costas,  na décima chibatada, implorou que parasse porque que não aguentaria tanta dor.
O pedido foi aceito e o ladrão então pagou as 10 moedas de ouro.

Veja que coisa interessante, se desde o começo,  tivesse optado por resolver logo o problema, arcando com a consequência e pagando as 10 moedas de ouro,  teria evitado a dor, o mal estar, mas ele preferiu o caminho mais difícil,  de tentar o jeitinho que parecesse menos penoso, que ao fim se mostrou o mais duro e cruel.

Irmãos siga pelo caminho da verdade,  mesmo que aparentemente pareca ser o mais duro, mais penoso, porque com certeza é este que nos livrará de piores consequências em nossa vida.

Um bom e proveitoso dia para você

0 comentários:

Postar um comentário