segunda-feira, 22 de junho de 2015


I-Introdução

 (Isaías 66:5) - Ouvi a palavra do SENHOR, os que tremeis da sua palavra. Vossos irmãos, que vos odeiam e que para longe vos lançam por amor do meu nome, dizem: Seja glorificado o SENHOR, para que vejamos a vossa alegria; mas eles serão confundidos.

Todos nos continuamente enfrentamos muitas lutas,  pessoas que se levantam contra nós, por vários motivos, a nossa própria natureza que milita contra nós nos empurrando a escolher o que é errado.
Mas entendo que uma das mais cruéis lutas que enfrentamosé a luta de quem quer nos desanimar na fé, que quer nos levar a levar a fé como apenas mais um dos meus tantos afazeres do dia.

Os judeus para os quais foram enviado estas Palavras,  estavam nesta mesma situação, estavam sofrendo, foram excluídos do meio do povo por causa de sua fé em Deus, e pela sua dedicação de não se desviar delas, de se consagrar, de não deixar de servir ao SENHOR da melhor forma possível, veja o que diz o texto base.

(Isaías 66:5) - ... Vossos irmãos, que vos odeiam e que para longe vos lançam por amor do meu nome...

Irmãos eu creio que este texto nos quer alertar sobre os tempos em que vivemos e sobre os tempos que virão, e sob a necessidade de não se cansar, de não desistir, quando por causa de nossa fé, sejamos ridicularizados, excluídos.

Hoje está cada vez mais difícil ter uma vida de fé, sem sofrer pressões da sociedade, das autoridades (haja vistas as leis que tentam se impor a nação, contrariando a fé e os bons costumes) muitas vezes da família, que não aceita os valores que damos a vida espiritual, e tentam nos desestimular, nos ridicularizar, e alguns nestas horas balançam, outros retrocedem deixando de ter a mesma comunhão, a mesma consagração, mas o que o SENHOR quer nos mostrar algumas verdades preparatórias para o que há de vir na caminhada:

II- SE VOCE QUER ANDAR DSE MANEIRA FIEL COM DEUS, VIVER UMA VIDA ESPIRITUAL DE ACORDO COM SUA PALAVRA, VOCE VAI LEVANTAR OPOSIÇÃO CONTRA VOCE

(Isaías 66:5) ...Vossos irmãos, que vos odeiam e que para longe vos lançam por amor do meu nome, dizem:

Veja que os judeus estavam sendo aborrecidos por serem  fieis a DEUS,  a sua Palavra, a sua fidelidade.

O pior de tudo é que dentro da mesma fé, pois quem os desanimava eram também  judeus, ou seja teoricamente  todos tementes a Deus, mas só teoricamente  porque os judeus que oprimiam ao judeus fiéis e dedicadados, viviam uma vida de dupla aparência,  Faziam sacrifícios mas sua vida era completamente diferente na prática, sacrificavam no templo mas ao mesmo tempo sacrificavam seres humanos

(Isaías 66:3) - Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem; (sacrifícios humanos aos deuses pagãos)

Apresentavam qualquer tipo de animais nos sacrifícios, ou seja qualquer sacrifício era valido, qualquer ritual para eles tinha o mesmo valor, a lei não permitia sacrificios de cães.

ISAIAS  66:3 quem sacrifica um cordeiro é como o que degola um cão;

Misturavam no sacrifício o profano com o sagrado, ou seja o porco para o judeu era um animal impuro, mas estes ofereciam porque para outras religiões era um animal sagrado

ISAIAS 66:23 - quem oferece uma oblação é como o que oferece sangue de porco; quem queima incenso em memorial é como o que bendiz a um ídolo;

Mas havia os judeus fiéis que se mantinham naquilo que era a lei mosaica, não abriam mão de servir como deveria, sem se importar com o que os outros pensavam ou faziam, e o que acontece começam ser isolados.

Quando você quer viver de verdade a fé, muitos irão te isolar, levantar oposição contra você, não se preocupe com isso se preocupe com a fidelidade do SENHOR, porque você sofrerá perseguições

(II Timóteo 3:12) - E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

Mas os que te perseguem vão de mau a pior

(II Timóteo 3:13) - Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

III – É PARA OS QUE SE MANTEM FIEIS, QUE DÃO VALOR A PALAVRA DE DEUS, QUE DEUS TEM RESPOSTAS

(Isaías 66:5) - Ouvi a palavra do SENHOR, os que tremeis da sua palavra

O Senhor tem respostas para você,  O senhor TEM MANIFESTAÇÕES, OPERAÇÕES SOBRENATURAIS na vida das pessoas que se portam assim, não naqueles que acham que podem ser mais ou menos crentes, que podem servir mais ou menos a Jesus, que podem ter uma comunhão mais ou menos

(João 14:21) - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Veja que quando eles estavam sendo isolados, humilhados,  pelos homens O SENHOR foi ao seu encontro, e falou com Eles, Irmãos manifestações são para crentes fieis, consagrados, que não se preocupam com quem esta a sua volta falam sobre sua fé e sobre sua dedicação, saiba que ELE vem ao teu encontro para te escalerecer, dizer quais são os seus planos, como ELE vai tratar aquela situação.

Não se desespere se isto não aconteceu ainda, porque ELE vai se manifestar a sua vida.
Veja que ELE o diz em

(Isaías 66:2) - ...., diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.

O SENHOR está olhando para você e tudo o que você está passando,

(Salmos 33:18) - Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia;
(I Pedro 3:12) -  Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.

IV- QUANDO VOCE QUER VIVER A FE VERDADEIRA, PESSOAS TENTAM MOSTRAR QUE A FÉ NÃO É BEM ASSIM, QUE VOCE É RADICAL, E DESAFIAM VOCE QUE ESPERA A MANIFESTAÇÃO DE DEUS A TEU FAVOR-

(Isaías 66:5) - Ouvi a palavra do SENHOR, os que tremeis da sua palavra. Vossos irmãos, que vos odeiam e que para longe vos lançam por amor do meu nome, dizem: Seja glorificado o SENHOR, para que vejamos a vossa alegria; mas eles serão confundidos

Veja que eles queriam forçar os fieis a entender que estavam sendo exagerados, que não era bem assim que DEUS agia, a ponto de desafia-los a clamara Deus por livramento, para que este mostrasse a sua glória, para que eles ficassem alegres por serem atendidos.

Veja menosprezavam o poder de Deus agir, como é feito hoje muitas vezes, quanto te dizem: “Voce não e crente?”, “ onde está o mover de Deus em teu favor”, “Voce não prega que Deus faz milagres, porque ainda não aconteceu em sua vida?”

Irmãos não de ouvidos para estas pessoas, O SENHOR não é homem para que minta e na hora certa as coisas virão sobre você, sobre sua situação, por causa de tua fé, de tua obediência e de tua reverencia.

(II Corintios 4:7) - Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
(II Corintios 4:8) - Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
(II Corintios 4:9) - Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
(I Samuel 12:24) - Tão-somente temei ao SENHOR, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez.
(I Samuel 12:25) - Porém, se perseverardes em fazer mal, perecereis, assim vós como o vosso rei.

V_ VOCE NAÕ DEVE FAZER JUIZO, ISTO PERTENCE A DEUS

(Isaías 66:4) - Também eu escolherei as suas calamidades, farei vir sobre eles os seus temores; porquanto clamei e ninguém respondeu, falei e não escutaram; mas fizeram o que era mau aos meus olhos, e escolheram aquilo em que eu não tinha prazer.

 Veja que os judeus estavam sendo afligidos por se manterem fieias a Deus e com certeza no meio deles havia gente de todo tipo de temperamento, haviam com certeza judeus sanguíneos, coléricos, que em algum momento deveriam pensar em paratir para violência, clamar para que Deus os destruísse, assim como os discípulos de Jesus que queriam descer fogo sobre a aldeia samaritana (Filhos do trovão Tiago e João, filhos de Zebedeu)

Mas não o fixeram, pois quem anda na Palavra, vive as reações que a Palavra nos ensina, as vezes queremos entrar na carne, responder com violência, com maldição para estas pessoas, porém a Palavra nos mostra que isto não cabe a nós. Mas ao SENHOR que dará a justa medida a maldade de cada um

(Jeremias 51:36) -  Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que pleitearei a tua causa, e tomarei vingança por ti; e secarei o seu mar, e farei que se esgote o seu manancial.

Conclusão

Amado na caminhada se levantarão muitas pessoas, tentando desacreditar sua fé, te isolando por causa de sua fé, provocando a Deus  sobre seu poder de transformar situação, mas não se abale, continue fazendo aquilo que você tem que fazer, trate sua fé com zelo e dedicaçãlo, pois o que vem sobre estas pessoas que agem da forma como estes judeus apóstatas agiam é  terrível.
Virá grande tumulto sobre estas pessoas (v7)
A morte eterna para muitos deles (15.16)
Mas sobre os santos
Paz
Abundância de Glória
Carinho

(Isaías 66:10) - Regozijai-vos com Jerusalém, e alegrai-vos por ela, vós todos os que a amais; enchei-vos por ela de alegria, todos os que por ela pranteastes;
(Isaías 66:11) - Para que mameis, e vos farteis dos peitos das suas consolações; para que sugueis, e vos deleiteis com a abundância da sua glória.
(Isaías 66:12) - Porque assim diz o SENHOR: Eis que estenderei sobre ela a paz como um rio, e a glória dos gentios como um ribeiro que transborda; então mamareis, ao colo vos trarão, e sobre os joelhos vos afagarão.
(Isaías 66:13) - Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados.
(Isaías 66:14) - E vós vereis e alegrar-se-á o vosso coração, e os vossos ossos reverdecerão como a erva tenra; então a mão do SENHOR será notória aos seus servos, e ele se indignará contra os seus inimigos.


0 comentários:

Postar um comentário