segunda-feira, 27 de julho de 2015

Os nossos resultados dependem do valor que damos a aliança

I-INTRODUÇÃO

(II Crônicas 14:1) - E ABIAS dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi, e Asa, seu filho, reinou em seu lugar; nos seus dias esteve a terra em paz dez anos.
(II Crônicas 14:2) - E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do SENHOR seu Deus.
(II Crônicas 14:3) - Porque tirou os altares dos deuses estranhos, e os altos; e quebrou as imagens, e cortou os bosques.
(II Crônicas 14:4) - E mandou a Judá que buscasse ao SENHOR Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento.
(II Crônicas 14:5) - Também tirou de todas as cidades de Judá os altos e as imagens; e sob ele o reino esteve em paz.
(II Crônicas 14:6) - E edificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos; porquanto o SENHOR lhe dera repouso.
(II Crônicas 14:7) - Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, e cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda é nossa, pois buscamos ao SENHOR nosso Deus; buscamo-lo, e deu-nos repouso de todos os lados. Edificaram, pois, e prosperaram.

Neste texto nos achegamos ao começo do reinado de Asa, filho de Abias, rei de Judá, que assumiu o reinado após a morte de seu pai.

A Palavra de Deus nos mostra no verso 2 deste capítulo que Asa fez “ o que era bom e reto aos olhos do Senhor”, o resultado disso foi que asa conseguiu que seu reinado vivesse em paz, que desenvolvesse propseridade para a nação e mais que isso a aprovação de Deus.

(II Crônicas 14:1) - E ABIAS dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi, e Asa, seu filho, reinou em seu lugar; nos seus dias esteve a terra em paz dez anos.
(II Crônicas 14:7) - Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, e cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda é nossa, pois buscamos ao SENHOR nosso Deus; buscamo-lo, e deu-nos repouso de todos os lados. Edificaram, pois, e prosperaram.

Mas eu quero falar em algo muito mais precisoso que riquezas, uma benção específica que esteve sobre a vida e o reinado de Asas, que se percebe pela ênfase dada neste capítulo 14 de II Crônicas , como vemos nestes versículos:

II CRONICAS 14:1b – “...nos seus dias esteve a terra em paz dez anos.”
(II Crônicas 14:5b) – “... e sob ele o reino esteve em paz.”
(II Crônicas 14:6b) – “....porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos; porquanto o SENHOR lhe dera repouso. “
(II Crônicas 14:7b) – “ ... buscamo-lo, e deu-nos repouso de todos os lados. Edificaram, pois, e prosperaram.)

 Irmãos quantas pessoas ao nosso redor, tem buscado nada mais nada menos que a paz?
Vivemos num mundo de surpresas, de lutas, de frustrações, para tantas pessoas.
Quantas vezes ouvimos ou já proferimos a frase: “Mas eu só queria um pouco de paz na minha vida, na minha casa,etc”

Foi exatamanmete isso que deus entregou para Asa e o povo de Israel e é isso que o SENHOR promete em sua palavra em toda escritura

(Levítico 26:6) - Também darei paz na terra, e dormireis seguros, e não haverá quem vos espante; e farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada.
(Salmos 37:11) - Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.
(Isaías 26:3) - Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.

(João 14:27) - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
(II Tessalonicenses 3:16) - Ora, o mesmo SENHOR da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós.

Irmãos voce percebe que o SENHOR tem promessa de paz, deseja que você viva em paz e descansado.

Porém esta paz só pode ser alcançado quando estamos emalainça com Jesus, pois a paz é DELE

(João 14:27) - Deixo-vos a paz, a minha paz

E tudo o que é DELE , ELE da aos seus

(Romanos 8:32) - Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

Mas ELE dá para os que estão aliançados com ELE, o que significa esta alinaça?
As alianças que Deus estabelece com os homens são suas livres promessas de sua parte, baseadas em condições que o homem tem que cumprir, foi assim com o rei Asa, que recebeu profeticamente esta revelação

(II Crônicas 15:1) - ENTÃO veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede.
(II Crônicas 15:2) - E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará.

O texto mostra claramente que se não houvesse comprometimento de Asa e do povo com Deus, o SENHOR não estaria com ELE, se afastaria deles

O compromisso, a dedicação, a fidelidade é parte fundamental da aliança

Veja que o  Espirito Santo usa Obede mostrando que:

a)      O SENHOR está convosco enquanto estais com ELE – Isto siginifica comunhão, adoração, obediência , serviço não uma vida mais ou menos, de longe, tanto que o segundo alerta é:
b)      Se buscares, ELE será achado de vós – Buscar é desejo de se relacionar, de ouvir sua voz, de aplicar seus ensinamentos, a terceira advertência é cuidado para não deixar isto em segundo plano, não ter isto como prioridade.
c)      Se o deixares ELE o deixará – significa que abrir mão da comunhão, do chamado, da prática dos ensinamentos, faz com que ELE se afaste de nós.
Lembre-se de alguns versículos, no novo testamento que trazem a mesma verdade expressa:

(Lucas 9:62) - E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

(Mateus 19:21) - Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
(Mateus 19:22) - E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
(Mateus 19:23) - Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.

As vezes não percebemos que um pouco de falta de paz, se estabelecendo em nossa vida pode ser por deixar de cumprir a nossa parte da alinaça:
a)      Deixarmos de andar em comunhão com Deus, deixa-lo em segundo plano
b)      Deixarmos de estar em adoração a Deus;
c)      Deixar de ouvir a sua voz
d)      Deixar de aplicar seus ensinamentos

Asa sabia disso e se determinou a cumprir sua parte na aliança, sabe como?

(I Reis 15:11) - E Asa fez o que era reto aos olhos do SENHOR, como Davi seu pai.
(I Reis 15:12) - Porque tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram.
(I Reis 15:13) - E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Asera; também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.

1.      Acabou com as atitudes que não eram aprovadas por Deus

(I Reis 15:11) - E Asa fez o que era reto aos olhos do SENHOR

Fez o que era reto, o que Deus não gostava, não era mais deixado de lado, era questionado, eliminado, da vida da nação

2.       Acabou com prostituição espiritual da nação,

(I Reis 15:12) - Porque tirou da terra os prostitutos cultuais, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram.

A necessidade de se tirar do meio da igreja os ensinamentos errados, aquelas ações que a Palavra de Deus não permite, que se parecem cmuito com os métodos das falasas religiões.

3.      Fez o que tinha que ser feito, independente  com quem era para fazer

(I Reis 15:13) - E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Asera; também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.

Veja que ele tirou sua vó de ser rainha porque praticava idolatria, fez aquilo que tinha que ser feito, mesmo sendo com sua avó, a rainha.
Muitas vezes não cortamos nossa ligação com pessoas que não estão de acordo com a Palavra de Deus, depois de ensinados , depois de esclarecidos, continuam da mesma maneira, muitos preferem relevar , continuar acertando, fazendo parte, desagradando a Deus, mas deixando seus desejos atendidos

4, Assumiu seu papel de líder espiritual, direcionando as pessoas para o caminho correto

(II Crônicas 15:9) - E reuniu a todo o Judá, e Benjamim, e com eles os estrangeiros de Efraim e Manassés, e de Simeão; porque muitos de Israel tinham passado a ele, vendo que o SENHOR seu Deus era com ele.
(II Crônicas 15:12) - E entraram na aliança para buscarem o SENHOR Deus de seus pais, com todo o seu coração, e com toda a sua alma;
(II Crônicas 15:13) - E de que todo aquele que não buscasse ao SENHOR Deus de Israel, morresse; assim o menor como o maior, tanto o homem como a mulher.

É lógico que hoje não é assim a morte de quem não busca ao SENHOR, mas a frustração de vida, quando se associa com pessoas que não tem temor do SENHOR

Conclusão:

Irmãos quer paz  e prosperidade, realizações mantenha a alainça com o SENHOR
Limpe tudo o que atrapalha sua comunhão com deus
Não pense apenas no seu prazer, assuma seu papel de líder espiritual
Busque ao SENHOR e leve que está ao seu redor a buscar ao SENHOR







0 comentários:

Postar um comentário